Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rl_korosi

Membro Pleno
  • Posts

    528
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que rl_korosi postou

  1. Tudo bom turma, Estou com essa tv Philips 14CN4417, arrumei o vertical que estava fechado, substituí os eletrolas das fontes de fly e fontes de 5V, os caps Philips, arrumei a sintonia que haviam mexido nas bobinas, porém ela dá um erro "F1" nos LEDs de segmentos no visor dos canais. Ela funciona normal durante horas. Quando ligo na tomada ela já dá F1 direto. Alguém com experiência nesse tv pode ajudar? Inicialmente achei que fosse a bateria, troquei as tensões estão OK e nada. Li em alguns lugares que era problema no circuito do Controle Remoto, mas já troquei o eletrola, soldas e nada... As fontes de 5V, 8V, 12V e 25V estão bem. Uma luz é bem vida rs
  2. @BCP @Luan Victrolas. Só para dizer o desfecho, não consegui ter certeza se era para esta tv descer toda a cor, então acabei alterando o resistor R610 para 470k o que permitiu regular o P601 até a tv ficar branco e preta, porém com este método apresentou instabilidade no sincronismo de cor. Como não estava vendo mais forma de "consertar", acabei regulando para a menor cor possível e qua mantinha a estabilidade, a tv fica com a cor bastante esmaecida, mas não branco e preta, e quando o usuário sobe a cor, ela fica bem vibrante. O cliente aceitou assim, numa futura oportunidade farei teste com outras tvs com o mesmo chassi.
  3. @Luan Victrolas. Estou desconfiado que seja característica mesmo, tenho um conhecido que tem uma vou perguntar para ele. Fiz um teste com o R612, mas nenhuma evolução. Vou verificar se esta tv abaixa mesmo toda a cor para prosseguir, valeu!
  4. @Luan Victrolas. Os trimpots de bias do tubo estão bons, a imagem da televisão está perfeita, não tem alterações de cores, simplesmente a cor não "desce". É como se o potenciômetro de ajuste da cor estivesse ruim, porém já foi feita a troca e continua a mesma coisa! Se eu fizer uma transmissão em branco e preto, a imagem fica branca e preta perfeitamente! Esta tv me deixou bem confuso.
  5. Olá, Gostaria de perguntar se alguém teve este problema: Espou com uma Tv Philco 384 (esquema) que não abaixa a cor (não fica branco e preta). Quando o controle está no mínimo ela ainda tem cor e quando coloca-se no máximo chega a borrar um pouco. Já troquei o potenciômetro, o IC601 (amp de croma), IC602 (oscilador), os capacitores eletrolítios, P601 (CAC) e o C615 (pino 11 do IC601) e continua da mesma forma! As tensões dos CI estão dentro do esperado e o color killer opera normal. Se alguém tiver uma ideia fico agradecido!
  6. Creio que seja a melhor forma, vou arranjar um controle remoto e fazer as alterações, valeu!
  7. Olá pessoal, Estou com esta TV LG 14FK3RS (https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/lg-esquemas-tv/lg-14fk3-l2-mfl42047705(po)-chassis-mc059d-22364/) com um deifeito chato. Após 1 hora ligada (antes não acontece) quando temos uma imagem escura a trama fica avermelhada e quando a imagem clareia a trama fica normal, incluindo as partes pretas (fica bem preto). A quantidade de vermelho é proporcional a claridade da imagem. Não há outras distorções. Isto ocorre apenas com sinal. Quando está sem sinal ela apresenta tela preta (ao invés de azul como é comum nos televisores) e fica bem preto sem resquícios de vermelho, o que descarta problema no tubo. Já testei com vários sinais de entrada (pc, video cassete, dvd), incluindo transmissão pelo canal 8, todos com o mesmo sintoma. Esta TV chegou com dois capacitores estufados (C850 e C822) e o CI vertical estourado. Troquei-os e também todos os outros capacitores do vertical e dos 180V (C401) voltando a funcionar, porém com este infortúnio. Já troquei o transistor Q903 (vermelho) e verifiquei o R529 (alimentação do bloco de RGB do processador) e está ok. Grato quem puder ajudar com alguma dica.
  8. Não encafifa muito com isso não... o tubo vai gastar mesmo, o prolongamento da vida útil não é tão grande. Se eu fosse você, comprava uma outra TV e guardava, tudo bem que os componentes gastam com o tempo, mas ainda assim acho que é mais viável do que ficar capando a alegria de usar a TV!!
  9. Pra dizer a verdade nunca soube de nenhum caso de fósforo gasto (exceto por imagem estática por muito tempo na tela ou uso da tv com problemas de deflexão, ou seja, mal uso), geralmente os problemas que ocorrem em tubos são de outra coisa, como cátodo fraco, grade ou foco gastos, gases no tubo, etc... As tvs existem há muito tempo, se este fosse um problema relevante, existiriam artigos/textos/livros/casos a respeito! Eu não encucaria com isso não.
  10. Há quem remende, mas minha opnião é pela troca do fly ainda mais este que aparenta já ter sido remendado. Se o silicone está tão impregnado, talvez nem compense troca o tubo hein....
  11. Nunca ouvi falar nem soube de algum case de danos causados por sol no fósforo da tv! Já a poeira doméstica, em geral, não traz grandes problemas, mas em áreas de alta tensão ela pode ocasionar fugas.
  12. Olá pessoal, Estou com uma TV Sanyo modelo 6705 bem antiga com problema na fonte após queima do horizontal. Esta TV tem a fonte baseada em diodo zêner, mas não consigo resolver, se alguém tiver alguma experiência maior e puder ajudar agradeço. Resumindo: 1. Peguei esta TV sem funcionar, então troquei TODOS os capacitores eletrolíticos e a TV funcionou bem, apenas com a tela um pouco escura. 2. No horizontal, um antigo técnico trocou um dos capacitores do horizontal, por quatro caps de óleo em paralelo. 3. Troquei por caps de poliéster conforme esquema (tensão e capacitância). 4. Porém a TV não deu mais sinal de vida, o horizontal queimou na hora . 5. Antes de trocar o transistor, por precaução, isolei a fonte do resto da TV para testá-la. 6 Porém a fonte está alta (270V ao invés de 220V) e não é possível regular pelo potenciômetro. 7. Medi todos os semicondutores na placa e nenhum aparenta estar ruim. 8. Ainda assim troquei o regulador de potência (Q903) o driver (Q321) e o sensor de ondulação (Q323). 9. Testei os zêneres (D326 e D323) com a fonte ligada e estão medindo 6V em seus terminais, que é o valor correto. 10. Já troquei o potenciômetro VR321, o R321 que fica entre o coletor e o emissor do regulador e o R326, na base do driver. Todas destas ações não alterou em nada os valores do circuito. No mais o que eu poderia fazer é sair trocando componente, mas se alguém puder dar uma sugestão melhor fico muito grato. O esquema da fonte está anexado. Obrigado, Rogerio Korosi
  13. Achei! O danado que estava com problema era o Q706 com emissor-base em curto. Estava mesmo na linha de alimentação do micro e percebi por estar com a tensão no emissor e na base iguais! Obg!
  14. Olá Bc! Pois é acho que deve ter danificado algo, mas estou mexendo nela agora com mais calma. Consegui um TAT2002 ela funciona, mas não desliga o horizontal. Já vi que não deve ser o LA7860 porque as tensões que chegam nele estão ok para um TV que deve estar ligada. Já o micro, quando desligo a TV, está sendo alimentado por 2V5 (deveria ser zero acredito) e a saída que chaveia o pino 25 do LA7680, através de um transistor, também fica em 2V5 e acaba que nunca desliga. Vou seguir a tensão de alimentação dele que deve ter gato ai, mas se não achar nada muito fácil de trocas vou desistir dela.. hehe
  15. Bom dia pessoal, Perdoem-me o texto grande, mas acredito que elucide melhor. Estou com uma TV CCE acredito que HPS2090 (O selo do modelo apagou) pois usa o fly TAT2002. (https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/cce-esquemas-tv/cce-hps-2070f-2090f-1270/) Desanimei com esta TV, mas como é de um colega que estimo queria alguma dica de algum colega mais experiente antes de dar PT. Esta TV chegou a mim sem ligar, detectei que o fly estava ruim, pois sem o fly no circuito, o LA7680 oscilava normal e os 5V apareciam). Coloquei um fly antigo para teste e voilá! a TV funcionou perfeitamente, cores, contraste, stand by, ligava e desligava, etc... Também troquei os capacitores da fonte, das fontes do fly e todos do vertical (eletrolíticos). Porém, este fly estava com vazamento e não achei na hora um TAT2002 novo. Coloquei um TAT2004 que a princípio cairia bem. Porém a TV com ele, a tensão chega só até o STR. Coloquei o fly velho, ela funcionou mas com os seguintes problemas: 1. O vertical está reduzido, mesmo liberando os Trimpots no máximo. 2. Quando ligo a TV na tomada ocorre tudo ok. Após ligar a chave liga/desliga (que é de DUAS posições, diferente do esquema HPS2090/70) a TV liga normal tem os 5V normal. Porém ao desligar, ao invés de cair os 5V para 0V, ele cai para 2V5 e o horizontal e filamento continuam acionados, porém sem trama. Fiz o seguinte: Acabei trocando o Q403, sem sucesso. Ao retirar os resistores de proteção dos 25V e 12V (pinos 7 e 9 do fly) e a TV liga e desliga normal (porém sem trama, claro) Acabei também retirando o CI vertical (LA7837) e recolocando os resistores acima e a TV insiste em ter problemas. Reparei que o LA7680 esquenta, mas dá para tocá-lo, não sei se é normal. É estranho ser ele porque a TV opera normalmente, somente não desliga o horizontal. Já deixei ela ligada umas duas horas pra ver se o problema vem a tona, mas ela fica operando como se estivesse tudo ok... Só uma última observação, esta TV tem como liga/desliga, uma chave que liga ou interrompe fisicamente os 10V4 para o Q710 da fonte zener de 5V, o que deixa mais estranho. É isso, eu esgotei minhas possibilidades mais viáveis de reparo, ou talvez trocar o LA7680??? Acho uma pena dar PT numa TV por causa de uma presepada :V :V e esta TV tem uma imagem muito linda. Agradeço a quem gastou tempo no tópico!
  16. Seria tela plana? Algumas TV tela plana distorcem a cor ao se subir ou descer muito o screen (apesar que a sua tela parece "envelhecida" como algumas de circuito de segurança). Ela foi dando o problema gradativamente ou subtamente? Acho que vale a pena abaixar o screen (dá pra notar as linhas de retraço), mesmo que a tela fique escura, e verificar os capacitores do placa do cinescópio. E mesmo verificar pelo menos o cap principal da fonte e os demais do horizontal, que podem dar problemas no brilho da tela quando problemáticos!
  17. Olá novamente, desculpe a demora, conserto de TV é a pena um hobby e tive pouquíssimo tempo ultimamente. Também esquentei muito a cuca com esta TV e acabei mexendo em outra TV neste meio tempo para aliviar e acabei consertando-a, inclusive que já tinha pedido ajuda por aqui (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/584009-tv-philco-ford-imagem-estranha/). Breve ponho um vídeo dela lá no YT :V Porém nesta valvulada, troquei os resistores da fonte principal. BCPetronzio, sim uma das válvulas que troquei foi a válvula "dump". Fiz a medição do Yoke, e julgo estar ok: 20 ohms para o horizontal e 20 ohms para cada "metade" do vertical, totalizando 40 ohms. O que eu pude perceber, é que o "arame" acopla diretamente o yoke vertical (e não o horizontal) ao terra tanto do tubo quanto ao circuito. Ainda tenho o mesmo problema. Ainda vou verificar o circuito vertical também e uns conjuntos resistor-capacitor (os capacitores já troquei) que ela tem antes de alguns circuitos como o próprio horizontal e vertical... Pelo que li, um flyback aberto (e não em curto) pode causar faiscamento no tubo... tentarei fazer algum teste sem o esquema. Também tenho medo que seja o tubo, será que pode ser? Abraços
  18. Desmontei todo o conjunto do Yoke, não há nenhum indício de curto... No momento não poderei medir resistência, farei em breve. Esqueci de avisar que, a tela da televisão acende e tem imagem (tela cinza, sem sintonia) sem deformações; apenas "chacoalha" com o faiscamento. Se regular o horizontal em frequência bem baixa - ~5KHz - quase não há faiscamento e uma tela cinza fica fixa sem deformações). Wls Ricardo farei um teste com multímetro neste Yoke breve!
  19. Bom dia pessoal, Peço a ajuda para um televisor Philco Valvulado, modelo "3D" 40632, Chassis B-123. Não encontrei em lugar algum seu esquema, nem na Santa Ifigênia! É uma TV muito antiga, mas gostaria de saber se alguém pode dar uma dica neste defeito: Após o oscilador horizontal entrar em operação, na válvula retificadora de MAT e entre a carcaça e um pequeno circuito no pescoço do tubo ocorrem faíscas. Eu fiz um vídeo que ilustra melhor: Este é um televisor que ganhei e estava para há muito anos. Não havia vestígios de reparos. Mas havia o fusível queimado. Fiz os seguintes procedimentos: 1. Antes de ligar na energia, troquei todos os capacitores eletrolíticos e óleo. 2. Substituí as válvulas de MAT e Amortecedora (que tinha uns farelos dentro). 3. Cheguei a colocar um divisor de tensão entre o oscilador horizontal e a saída só para testar, pois suspeitei de excesso de tensão. Nada funcionou! A onda do oscilador H não está deformada. As faíscas diminuem com a frequência do horizontal... Eu nunca havia pego um problema destes e pelo que estudei em livros poderia ser a válvula amortecedora ou o flyback... Pelo que pude ver (estou sem esquema) o flyback está ok... Não testei o circuito do pescoço do tubo, terei de desmontar o aparato, compensa ou pode ser algo mais simples? Poderia se problema no tubo CRT?? Ou alguma outra dica de testes?? Obrigado por ler!
  20. Somente alguns comentários quanto ao seu circuito original: você fez uma fonte de meia onda (um diodo) o que fariavocê ter apenas metade da senóide. E circuito em série, a corrente é a mesma para os LEDs , ou seja 277mA (e não 800mA). O circuito segerido pelo colega fazendo uso de uma ponte de diodos é ótima. Mas, eu usaria um capacitor de poliéster no lugar do resistor (R1). Também seria necessário o capacitor de filtro (10uF sugerido) dito na discussão, mas ausente no circuito final. O Capacitor pode ser facilmente entendido como calcular neste link: http://newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/566-fontes-sem-transformador-art045.html- tem uma parte com exemplo. No mais tem este outro link, http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/985870-resolvido-ligando-20-leds-na-tomada-ajuda-pfor/, que foge um pouco, mas tem dados interessantes! Wls
  21. Hum, verdade.. vou providenciar um e contos os resultados! Wls!
  22. É sem o capacitor! Ela "funciona" assim. Eu testei com capacitores de poliéster e cerâmicos. O capacitor original era de 680nanoF (cod 684). Eu testei tambéns alguns valores de capacitor com valores próximos a 200 picoF a fonte começa a diminuir bastante... Também troquei o capacitor de desacoplamento do Yoque horizontal, mas o resultado foi o mesmo, então mantive o antigo devido a sua capacitância grande. Inicialmente suspeitei da própria fonte pois achei que não estava aguentando uma possível aumento da corrente devido a elevação da CC na saída do horizontal, mas desacreditei um pouco desta ideia pois a fonte me pareceu bem parruda... apenas troquei os capacitores. Obrigado! Edit: agora reparei que a TV parece "carregada" mesmo sem o cap não é mesmo? Pois os pulsos do horizontal perecem "curtos"...
  23. Boa noite, Ganhei uma TV Colorado B&P Modelo Itaipu com um problema que não liga com o capacitor de largura (saída do horizontal) conectado no circuito (já foi trocado). A fonte fica muito ruidosa e não consegue alimentar a TV. A retificação é feita sem trafo, e não arria, mantém os 300Volts sempre. Eu tenho algum conhecimento nestes circuitos, mas não consigo entender o porquê deste defeito. Notei que ela tem circuitos não convencionais e as alimentações dos circuitos são feitas todas pelo Flyback. Também na saída do horizontal é ligado ao CAG através de um resistor - nunca vi isso. Não consegui o esquema dela, tirei alguma parte na unha. Coloquei a fonte (de entrada) anexada. Posso tirar de outras partes. Curioso que sem o capacitor, o televisor liga com som e imagem (porém esticada para cima e para baixo e curta na lateral - foto anexada). Testei sem conectar o CAG à saída horizontal e nada. Já troquei os capaciotores da fonte, e alguns eletrolíticos que pareciam ruins do vertica e do horizontal. Gostaria de ver esta tv funcionando, se alguém já teve um problema destes (não achei nada na net parecido), peço ajuda!!! Seria o transitor de saída? Ele parece funcionar sem o capacitor. Também anexei a forma de onda da saída do Horizontal com e sem o capacitor! Obrigado! Rogério.
  24. Gente, limpar placa com água só em último caso, é como se injetasse adrenalina num recém defunto. Além disso deve-se secar muito bem antes de ligar e corre-se o risco de oxidação. Alguns componentes como capacitores abominam água. Para esses casos deve-se usar álcool isopropílico limpa e não oxida. Quanto ao CAR-80 peço que comprem, espirrem sobre uma superfície isolante e meçam a resistência, só isso. Gente, vamos procurar fazer as coisas do melhor modo e sabendo o porquê!
  25. Não use CAR-80! Ele limpa contatos mas é condutivo e faz sujeira! Serve para só para carburadores e mesmo assim deve ser retirado após o produto agir, como diz o rótulo! Descobri da pior maneira possível! Existem produtos específicos para PCIs. Eu atualmente uso um tal de "TekSpray" para contatos elétricos e PCIs! Surpreendeu-me é muito bom. Abraços

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...