boa tarde amigo, vai algumas dicas para você.
primeira - independente da internet que chega para você via cabo, a que você distribui tem uma perca significativa por vários fatores, vai alguns deles.
1 - interferencia de propagação do ambiente, (paredes, lajes, portas fechadas, etc..) quanto mais interferencia menor será o desempenho.
2 - interferencia de sinal ( canal do roteador), para 2.4 você tem além de velocidade de transmição reduzida, ainda a quantidade de canais disponiveis baixa, ou seja, imagina o tanto de vizinhos que usa uma rede 2.4, junto com outros milhares de provedores piratas propagando sinal, disputando o mesmo canal junto com você. se tiver a possibilidade de usar 5.8 seria uma solução.
3 - você esta repassando um sinal por 2 dispositivos para chegar ao dispositivo final, ou seja, roteador gvt, roteador tp-link para depois chegar nos seus dispositivos, uma rede que ja e ruim, ficando mais ruim ainda.
segunda - existem no mercado, roteador/modem, (nem olhei a especificação se o seu e esse tipo), onde você pode configuralo como modem e roteador, assim você eliminaria o modem da gvt, e você teria certeza que a internet que estaria chegando será exatamente a que você irá propagá-la.
terceira - nunca uma rede sem fio pode ser comparada com uma rede cabeada, mesmoq ue você use aqueles dispositivos (supostos 300 mb), se nao for equipamento profissional, sem chance de você chegar a este valor. Então o que você puder usar de cabo para conectar seus dispositivos, faça, isso eliminará várias dores de cabeça.
quarta - existe alguns dispositivos que conseguem repetir o sinal, teria que colocar vários na área de cobertura onde o sinal estaria chegando fraco, para poder amplificar o sinal naquela área específica (ex. entre lajes). lembrando que quanto mais dispositivos, pior será o resultado final da sua rede.
quinta - troque suas antenas de 2 db para no mínimo 5 db, ja e fácil de achar as de 7 db com o mesmo tipo de conector dos roteadores.
existe muitos outros fatores que influencia na qualidade da sua rede sem fio, aconselho sempre a usar equipamentos de qualidade melhor, onde você possa configurar a potencia de transmição via hardware ou via software, a maioria dos roteadores residenciais, tem uma potencia máxima de 100 miliwats, (os mais tops residenciais), sem fazer propagandas, mas a ubiquiti tem alguns produtos excelentes (https://www.ubnt.com/unifi/unifi-ap-ac/), lembrando que, nao adianta você investir em toreadores, sendo que seus equipamentos nao tenha uma boa conectividade sem fio também.
espero ter ajudado, um grande abraço.