Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serjey Martins

Membro Pleno
  • Posts

    413
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Serjey Martins postou

  1. Se está com o orçamento apertado e vai montar um PC (ou seu PC suporta) tente pegar um processador com um chipset integrado bom, como o Ryzen 5 5600G. Caso queira algo pra quebrar o galho melhor que o vídeo integrado, uma boa opção é a recém lançada placa de vídeo RTX 3050, vi anúncios na faixa dos 2.5k. É a melhor opção custo-benefício de entrada no momento. Caso queira algo mais forte, aí vai ter que pular para a casa dos 4k-5k e tentar pegar uma RTX 3060, RTX 3060Ti ou Radeon RX6600XT. Eu prefiro as RTX pois a Nvidia tem um desempenho superior em Ray Tracing e tem o DLSS (que dá um boost no FPS renderizando o jogo numa resolução maior e convertendo para uma maior por IA) que também é melhor que o Fidelity FX das AMD.
  2. Olá pessoal, boa tarde. Apesar de mexer com PCs há muitos anos, eu nunca me aventurei muito no mundo do overclock. Porém, comprei um i7 9700k e queria justificar o preço dele rs Eu fiz um OC pelo Intel Xtreme Tuning Utility (XTU) que ficou excelente para o meu uso. Coloquei todos os núcleos com o turbo em 4.9 GHz (original era 4.6) e fiz um undervolt para 1.275 como o sistema trabalhando com algoritmo estático. Consegui um desempenho legal e reduzi as temperaturas. Fiz um teste de estresse de 5 horas nessa configuração, rodando a 4.9Ghz e o processador chegou a no máximo 77 graus. Contudo, quando eu reinicio o sistema, muitas vezes a tensão que ajustei no XTU não é aplicada. Por isso, tentei fazer os mesmos ajustei na BIOS da placa-mãe (Gigabyte Z390 M Gaming), para ser algo mais definitivo sem precisar ajustar cada vez que ligar o PC. Mas estou com problemas. Quando coloco o CPU Vcore na BIOS na mesma tensão que ajustei no XTU (1.275) o windows nem inicia. Preciso jogar a tensão em valores bem mais altos para iniciar, e aí já sai daquele ajuste perfeitinho. Gostaria de saber porque esse ajuste funciona perfeitamente no XTU e não funciona na BIOS da placa? Há alguma outra configuração na BIOS que eu preciso fazer para dar certo? Minha intenção era continuar com o clock alto no turbo e manter as temperaturas frescas.
  3. @Lucas Martin Silva pode sim, de 2 formas: a limitação do barramento e a limitação da capacidade do chipset lidar com frequências altas. Alguns chipsets e processadores são limitados de fábrica a trabalhar com alguma frequência. Por exemplo, o Core i3 9100 trabalha com memórias de até 2400mhz. O i5 9400 lida com até 2666. Essa é a limitação de fábrica. Contudo, processadores e chipsets de placa-mãe mais caros conseguem lidar com frequências maiores, principalmente aqueles que tem o clock destravado (na intel é a série K). Nesses casos, você precisa ler as informações do processador e do chipset para ver até quanto eles lidam. Ainda assim, não é garantia que vão conseguir lidar com a velocidade que você quer. Cada chipset e processador é único e tem desempenho diferente de outro do mesmo modelo. Dois Core i7 9700k aguentam velocidades máximas diferentes, mesmo sendo o mesmo modelo. Aí é questão de você testar e ver até onde aguentam. Contudo, velocidade de memória não é algo que faça uma diferença muito grande no desempenho geral. Se você conseguir colocar a 3600 ou 3200, mantendo o XMP, já está ótimo.
  4. @rey30t cara, assista esse vídeo do canal Linus Tech Tips: No final, ele conclui que, na maioria das vezes, não dá problema nenhum, mesmo se misturar marcas e frequências diferentes.
  5. @Guido Minasse as memórias RAM não atingem a velocidade informada na caixa se você não for na BIOS e ativar o perfil XMP - extreme memory profile
  6. @Rodrigo Yung cara, se o pente novo não funcionou no slot da sua memória antiga, vá até a loja que comprou e peça para trocarem ou o dinheiro de volta. Quanto ao outro slot, pode ser apenas sujeira o que está impedindo de funcionar. Como estava sem memória, fica exposto e pega poeira. O ideal é fazer uma limpeza com álcool isopropílico e uma escova macia. Depois de limpar, teste a memória antiga nele. Sobre a BIOS, dá pra resetar dentro das configurações ou pela placa-mãe (removendo a bateria e encostando um objeto metálico (com o PC desligado) no jumper cmos da BIOS).
  7. Deu tudo certo na instalação e configuração das memórias. Apesar de terem a etiqueta de 3000 MHz, elas rodaram tranquilamente a 3600mhz, nos mesmos timings e tensão das 3600 de fábrica. Acredito que era aquilo que falei, os chips que compõem todos os pentes são os mesmos Micron E-Die, então elas são praticamente idênticas. Fiz todos os testes principais já: passaram no teste do Memtest86, suportaram o teste de estresse do Aida64 e ainda aguentaram uma boa jogatina de Resident Village por 2 horas e até agora nenhum problema. Segue aí embaixo a foto das danadas.
  8. @Marcelo_gs Oi Marcelo, bom dia. Eu comprei essas 3000 porque essa linha de 3600 da Crucial está fora de estoque nos sites, só achei usado no ML e bem caras, e ainda sem RGB. Aí ia destoar do visual do meu PC. Como as 3000 já funcionam com 1.35v, não tem perigo significativo de queimar. E as velocidades também não são o mais fundamental para mim. Posso reduzir e deixar todas funcionando em clock mais baixo. Mas pelo histórico desses chips micron e die, estou com bastante esperanças no OC. Os pentes chegam hoje.
  9. Oi Gabi, tudo bem? Então, eu tenho um pouco de experiência com essa configuração, talvez possa te ajudar. Tenho um i7 9700k em uma placa Z390M Gaming e tenho outro PC aqui parado com um i5 9400 na B360 Plus. Apesar de eu estar curtindo muito o i7 9700k hoje, se fosse montar um PC Gamer hoje, eu iria de AMD, com um Ryzen 5 ou 7. Acho que você vai encontrar um custo-benefício melhor, pois a AMD está em um momento melhor no mercado do que a Intel. Talvez pegando um chip com vídeo integrado ainda seja possível para você segurar mais um pouco antes de comprar a placa de vídeo. Outra coisa, se você for de Intel, é bom casar o nível dos componentes. Esse chipset B360 é um intermediário pra básico, casa melhor com o Core i5 9400. Você vai estar desperdiçando um pouco o potencial do i7 o colocando nessa placa. Mas tente pegar o processador Intel pelo menos da 10ª geração (core i5 10400 / core i7 10700). Da nona para a décima a Intel, para competir com a AMD melhor, liberou o hyper threading (a tecnologia que permite 2 instruções por ciclo de clock) para todos os processadores (o core i7 10700, por exemplo, é 8 núcleos/16 threads, enquanto o meu i7 9700k é 8 / 8). Então eles tem um custo-benefício melhor que os da nona geração (o único da nona geração que tem hyper threading é o i9 9900).
  10. Cara, você precisa especificar que pentes são, qual processador. Como o amigo aí em cima disse, trocando o pente atual, que está funcionando, para o outro slot já vai responder a você se o problema é no slot. Mas há inúmeras possibilidades. Recomendo começar (se não for problema no slot) verificando as configurações da BIOS. Veja se não há algum over na memória ou outra configuração que modifique o funcionamento da memória. Às vezes, resetando as configurações da BIOS, alguns problemas podem ser resolvidos.
  11. Oi pessoal, tudo bem? Quero compartilhar uma pré-experiência para saber o que vocês acham. Eu tenho 2 pentes de memória brancos de 8GB Crucial Ballistix Sport LT RGB DDR4 3600 (XMP)- chip Micron E-Die. Agora, adquiri por achar um bom preço e o visual combinando mais 2 pentes dessa mesma linha de memória, só que pretos e com velocidade de 3000 no XMP. Ainda não chegaram. Minha dúvida é se eu conseguirei colocar esses novos, de velocidade inferior, rodando nos mesmos 3600 dos pentes que tenho com os mesmos timings e tensão (1,35v). Em teoria, acho possível, pois esses chips Micron são muito bons de Over e estão presentes em ambas as memórias, as que tenho e as que comprei agora. Os timings do XMP não são muito extremos: 16-18-18-38, já vi gente colocando até mais baixos. Então também acho possível os pentes de 3000 aguentarem. Será que vai dar certo?
  12. Aqui os valores do Smart e do teste de superfície:
  13. Pelos valores do Smart o HD não é antigo pra ser falha consequente de vida util. (315 Start/Stop Count)
  14. Comprei um notebook não faz muito tempo, e a alguns dias ele apresentou um problema estranho. Quando fui liga-lo ele comecou a demorar muito pra iniciar, quando iniciou, apresentava problemas no Windows e estava lento, o processador não parava de trabalhar. Achei que fosse o Windows formatei e continuou igual. Formatei com outro SO, pareceu resolver mas apresentou problemas com arquivos faltando, corrompidos. Nisso eu fiz uma série de testes. Teste de estresse no processador, tudo OK, teste na memória, tudo OK, ai quando passei o ScanDisk ele detectou alguns clusters defeituosos e corrigiu o problema (uns 13 clusters). O computador ficou ok, mas deu o mesmo problema de novo (processador trabalhando sem parar, arquivos do windows faltando), formatei e instalei o Win em outra parte do HD e deu o problema. Agora formatei, instalei o Win, passei o ScanDisk (encontrou mais 2 clusters defeituosos) e por enquanto está OK. É so uma confirmação, mas é problema do HD mesmo? E porque mesmo com o Scandisk botando em quarentena os clusters defeituosos não estava resolvendo?
  15. hauiihsiahsuihauis, vai ver a bexiga estourou hehe..nossa nesse eles ficam até doentes, evoluiu muito o the sims então.
  16. Uma coisa que fiquei curioso, falaram que no 2 os sims envelhecem, mas eles morrem de velhice também?
  17. Esse tá falando que o Jetico é o melhor, alguem já utilizou isso ou foi a fabrica desse programa que patrocinou o teste?
  18. Tenho a mesma duvida do Ricardo. Meu mouse, que está na assinatura, tem por padrão a conexão USB. Mas ele veio com um adaptador para PS/2. Eu optei por utilizar o adaptador, até porque a conexão USB estava dando uns problemas no mouse. quando apertava tecla do meio, em vez de ele abrir o indicador que faz rolar a página ao movimento do mouse ele botava em evidencia outra janela em execução. Bem, mas o principal é saber se com o adaptador a performance vai ser de PS/2.
  19. Hehe, falei isso porque quando era menor quebrei a porta do gabinete do meu pai assim, acho q foi quase do inconsciente a ideia da frase. Mas claro que ia ser jóia se fosse um ima ao invés desse engate. Sobre o LCD tambémém estranho, um gabinete com estilo tão top desse podia vir com LCD. Talvez tenha sido pra economizar custos (visto que esse é um gabinete muito barato em relação aos outros gabinetes de primeira linha) ou como você citou não acharam um espaço adequado pra colocar, ou ainda se esqueceram na hora de elaborar o projeto (pouco provavel rs).
  20. Acho que foi o melhor gabinete que eu já vi. Isso porque ele combina beleza com eficiencia técnica. Não é só um daqueles gabinetes vistosos, mas um refrigerador de componentes. Sobre a pergunta de alguem acima, é de plastico sim. Um amigo da minha mãe tem um desse (foi vendo o dele q fiquei interessado num igual). Mas acho q se tomar cuidado, sem dar porradas na porta, não tem problema. Olha galera, se eu tivesse entre esse e o Viper, ficaria com o Blue Eye, o visual pode não ser tão chocante quanto o do Viper, mas aquelas ventoinhas combinadas (frontal, lateral e traseira(todas com leds azuis )) tornam ele mais eficiente no quesito ventilação. Bem falou aí galera!..
  21. Realmente esse HD que fosse aberto seria quebrado ou teria seu tempo de vida reduzido, porque um grao de poeira q encste num disco de polimero girando a 7200 rpm pode danificá-lo. A luz não interfere não. Sobre um comentário acima, o HD não é fechado à vácuo. dentro dele fica ar (praticamente 100% limpo, mas tem ar).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...