Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rafaelrvr

Membro Pleno
  • Posts

    36
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Olá, pesoal. Tive um probleminha recentemente e gostaria da ajuda de vocês. Tinha 2 pentes de memória Corsair Vengeance LPX CMK8GX4M1A2400C16 de 8gb e 2400mhz, funcionando perfeitamente. Decidi nessa última semana comprar mais dois pentes idênticos e ficar com 32gb. Porém vi que começou a dar erros de Signatura Violation na Bios e erro de Checksum, e suspeitei que fossem as memórias. Fui na Bios da minha Asus Prime B450 Gaming/BR e vi que os 4 pentes são idênticos, porém 3 possuem um checksum 1b0e e apenas um tem um checksum ccb9. Suspeitei que poderia ser alguma incompatibilidade dela com as 3. Isso porque quando troco as memórias de slot, acontece do PC não ligar. Ou então quando deixo apenas as 3 memórias 1b0e ligadas, funciona normalmente, mas quando troco a memória do slot B1 pela ccb9, o PC não inicia. O PC só ligou quando deixei a memória ccb9 no slot A1. Por isso gostaria de perguntar a vocês: O que é checksum? Essa incompatibilidade é possível ou isso tudo é só uma coincidência? Essa memória está com defeito? Outra coisa que fiz foi mudar as frequências de 2400mhz para 2133 mhz e não tive mais problemas de erro. Pode uma placa-mãe não suportar uma grande quantidade de memória numa certa frequência? Tem alguma coisa que posso fazer para testar e ter certeza qual é o problema de não funcionar os 32gb em 2400 mhz? Agradeço por qualquer ajuda que puderem oferecer. Abraços!
  2. Olá, pessoal! Eu tinha uma placa-mãe Asus M5A99fx Pro R2 e um processador AMD FX-9370. Devido a placa-mãe ter queimado, comprei uma MSI 99Fxa-gaming, que também suporta processador de 220w. Só que essa placa da MSI é mais limitada para configurar esse meu processador em relação à finada ASUS; então percebi que o Turbo Core só é ativado se estiverem habilitadas as funções AMD Cool' n Quiet e Core C6 State. O problema é que com o Turbo Core ativado (elevando um core de 4.4 ghz para 4.7 ghz), o pc trava com um pouco de uso. Mas se eu desabilitar o Turbo Core (desabilitando as funções do cool' n quiet ou Core c6 State na BIOS) o pc fica estável e não trava (na verdade trava, mas é muito difícil). Gostaria de saber se é possível solucionar isso ou se é mais uma limitação da placa-mãe da MSI. Alguém tem ideia de como posso descobrir qual o problema? Não é nem questão de querer deixa-lo ativado. É mais pra entender a placa-mãe e deixar o PC mais estável e bem configurado. Não gosto de nada travando. Abraços!! Obs: Uso hidro cooler, não deve ser problema de aquecimento. E a BIOS não deixa eu mexer nos multiplicadores e nem nas voltagens do processador e NB. Somente posso mexer nas memórias e nas frequências de NB e HT, deixando mais difícil achar a solução, para mim. hehehe
  3. Não deve ser queda de energia em razão de outros aparelhos da casa continuarem ligados normalmente. Se houvesse queda de energia o meu mini system, por exemplo, perderia a configuração de data e hora. O que não ocorre. Na realidade eu não sei onde poderia estar a causa disso. Também imagino não ser do Windows. Poderia ser algo relacionado à fonte do PC? Ela poderia ter um sistema de corte de energia depois de um tempo de ser desligada ou algo parecido? (não sei muito sobre o sistema de uma fonte de energia) Ela é uma fonte Cougar de 1050W Abraços.
  4. Olá, pessoal. Estou com uma dúvida em relação á Inicialização Rápida do Windows. Depois de um certo tempo com o computador desligado, o PC não mantém a Inicialização Rápida e "desliga por completo". Quando eu o ligo, o PC faz o boot completo. Como percebi isso? Eu costumo tirar as bolinhas rodando durante o boot, pela opção "Nenhum Gui na Inicialização" do msconfig, por causa da imagem de boot do MSI. O correto, depois de desligar o pc, era que as bolinhas rodando não aparecessem ao iniciá-lo novamente, mas o que ocorre é que as bolinhas voltam a aparecer. Outro ponto também que notei que havia algum problema era que quando se desliga o PC pela Inicialização Rápida, o correto era que LED do cooler do processador continuasse aceso, porém, depois de algumas horas desligado, o LED se apaga. Ou seja, depois de um certo tempo com o pc desligado, acontece algo como se ele sofresse um corte de energia (desligava por completo) e, ao liga-lo, as configurações salvas eram perdidas e iniciava com as configurações padrão. Desativando a Inicialização Rápida, tudo ocorre perfeitamente. O LED do processador é desligado (normal), porém as bolinhas rodando continuam ocultas, como eu gostaria que fosse. Mas eu gostaria de manter essa opção ativada e não consigo achar a razão dele não se manter ativo depois de algumas horas. Alguém teria alguma ideia do porquê que isso ocorre e o que eu poderia fazer pra corrigir? Obs: Não estou usando filtro de linha, pensando que poderia ser uma proteção do mesmo. Está ligado direto na tomada, por enquanto. Agradeço desde já! Abraços e um feliz natal adiantado!
  5. Aa, sim. Um detalhe importante, hehehe. Pelo site da AMD, ela diz que todas as placas da série 7000 suportam/suportariam, mas apenas para questões secundárias, como economia de energia e videos (http://support.amd.com/en-us/search/faq/219). Mas para jogo, infelizmente a 7870 não suporta. porque o freesync funciona com cabo DP 1.2a, que, se não me engano, sua placa não tem suporte. Abraços!
  6. Primeiramente agradeço ao Dipnlik pela dica e fico feliz que tenha dado certo, mas infelizmente pra mim ainda não funcionou. Fiquei testando de várias maneiras, mas no fim deixei o jeito que estava mesmo. Pena. Agora, sobre o problema do luizfagner27, eu diria pra testar usando a demo Windmill da AMD (caso não usa). O freesync funciona automaticamente quando ativado pelo driver da amd. Veja pelo afterburner (ou fraps mesmo) quantos fps está rodando o windmill. Ele deve funcionar na faixa dos 38 à 60 fps (com o driver beta e com o monitor como o meu), se estiver com fps fora dessa faixa, ative o VSync pra sincronizar com os hertz do monitor (se estiver acima dos 60 fps), ou veja se algum programa está forçando os fps para baixo (tipo 30 fps), como no afterburner ou pelo próprio driver da amd (nas opções de controle de taxa de quadros). Ou ainda, veja em Propriedades do Adaptador de Vídeo, na aba Monitor, qual a frequência que está funcionando o monitor. Deixe em 60hz, por exemplo e vai testando. Nos retorne com mais detalhes dos testes que você fez, pra gente ver quais os possíveis problemas. Abraços!
  7. BatistaJunior, eu tenho exatamente o mesmo processador e a mesma placa-mãe que você. Ele é muito bom, apesar do preço. E imagino que seu problema possa ser duas coisas: Seu cooler e sua fonte. Você disse que tem um air cooler, o que é quase que proibido para este processador, pois ele não dá conta, mesmo sendo de alto desempenho. 65 graus Celsius é muito para ele. O meu é o water cooler que veio no box quando comprei e deixo a temperatura do líquido na faixa dos 43 graus Celsius no máximo, e procuro não deixar meu processador passar dos 60 graus Celsius. No manual da placa-mãe diz que para o uso dos processadores de 200w é necessário refrigeração reforçada, se a refrigeração não der conta, o processador vai diminuir seu desempenho pra manter a temperatura. talvez seu processador chegaria a uma temperatura muito mais alta, mas ele está diminuindo seu desempenho pra manter os 65 graus. Outro caso pode ser a fonte. Eu usava uma fonte de 750w e ainda sentia que não era suficiente, mas dava conta. Uso também uma R9 290 desde 2014 e nunca tive problemas de gargalo, com a VGA indo à 100% normalmente. Quando minha fonte queimou (por tempo de uso mesmo, era velhinha) e comprei uma Cougar 1050w, senti que o computador começou a fluir muito bem e com segurança. E meu processador nunca passou dos 60% de uso em qualquer jogo. Sempre rodei tudo e muito bem, conforme a capacidade da R9 290, claro. Veja se sua fonte está conseguindo supri sua configuração. Por isso recomendo a olhar esses dois pontos e ver se tem algo que pode melhorar. Abraços.
  8. Olá pessoal! Gostaria de saber se tem algum jeito de adicionar o arquivo executável do jogo Gears of Wars 4 no perfil do Rivatuner Statisctic Server, pois eu gostaria se ajustar manualmente o FPS do jogo e outras coisas do tipo, para teste mesmo. Porque quando tento adicionar, aparece o erro dizendo que precisa de permissão do administrador do arquivo e tudo mais. E mesmo eu alterando toas as permissões e proprietários possíveis, essa mensagem persiste. Eu consigo adicionar o Killer Instinct e Quantum Break, porém não consigo com o Gears of War 4. Alguém tem alguma ideia de como passar por esta mensagem e adicionar o jogo no Rivatuner? Agradeço desde já! Rafael Vanhoz
  9. @avcasares Que engraçado essas informações "diferentes" em cada lugar. Baixe o HWInfo e olhe as especificações do monitor por lá. Imagino que ele dá a especificação correta, hehehe. Como estão os testes? Espero que tenha gostado do monitor. E eu travo os fps pelo driver da AMD. Tem um "Controle de Destino da Taxa de Quadros" lá, aí eu crio um perfil pro jogo que desejo mudar e escolho o fps máximo nessa opção. Ou então, caso não funcione, eu uso o Riva Tuner, que vem junto com o MSI Afterburner. Com ele também dá pra travar os fps do jogo. Uma abraço!
  10. @avcasares, tudo tranquilo? Então, fiquei mexendo nas configurações do monitor nada mudava. O problema persistia. Até achei que seria alguma problema da minha placa de vídeo (R9 290). Mas então imaginei que seria algum bug do driver mesmo, por ser beta. O driver que me mandou também deu alguns erros na instalação. Então deixei com o driver beta e em 60 hz. Não tive escolha, hehehe. Fora esse detalhe, o freesync está funcionando muito bem. Alguns jogos (de tiro, geralmente) eu coloco pra rodar em 37 fps (igual o Evil Within, que era fixado por padrão) por causa que tenho o "mal do movimento", e jogos com movimentos muito rápidos e "fluídos" me deixam com mal estar. E o mais legal é que com 37 fps + freesync, o jogo fica tão suave que nem sinto muito a diferença comparando com 60 fps. Achei isso muito bom pra mim. No geral eu gostei bastante do monitor da AOC que comprei, em razão do preço e do que ele me oferece. O freesync deixou meus jogos bem suaves e sem aqueles gargalos e tearing, e até o momento me agradou bastante, mesmo eu não podendo colocá-lo em 75hz com esse driver beta. É uma pena, mas pra mim ainda é vantajoso. O que você pode fazer é procurar em algum lugar que mostre o alcance real do freesync do AOC Sniper. Olhe o exemplo do meu monitor sem o driver beta. O alcance real dele é de 48-60hz, mesmo dizendo nas propagandas que ele vai até 75hz. Na verdade só o monitor é, o freesync não (isso eles não informam!! hehehe). Com o driver beta ele vai de 35-75hz. Porém com 75hz ele dá esses problemas de tela preta. Então o deixo em 60hz. Para você, que quer comprar um monitor com freesync, olhe esse site da AMD que tem vários monitores compatíveis. Daí vai olhando o preço de cada um e escolha o que te agrada mais. Um detalhe que achei importante e que não levei em consideração, é o suporte pra LFC, que é o Low Framerate Compensation, que deixa o jogo ainda suave mesmo com variações de fps abaixo do minimo suportado pelo freesync. Mas de qualquer forma, por experiência, eu recomendaria os Monitores da AOC mesmo, sem receio. http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/technologies-gaming/freesync valeu!!
  11. Olá pessoal! Possuo um monitor AOC Speed G2260VWQ6. Ele pode ser executado em 75Hz, mas o "range" do seu freesync é de 48 à 60 FPS, então sua frequência, por padrão, é de 60 Hz. Por acaso eu achei no site europeu da AOC (e só tem lá) um driver beta que aumenta o freesync para 35-75 Hz. Eu instalei para testá-lo. Ele funciona mas possui um problema: quando ponho meu monitor em 75 Hz, todos os jogos e vídeos que rodam com fps menores que isso (tipo um vídeo em 30 fps) começam a dar uns glitches; começam a "piscar" em preto na tela. As vezes a tela preta fica toda e não volta, sendo necessário fechar o jogo ou até mesmo reiniciar o PC. Isso só é resolvido quando mudo o monitor para rodar em 60 Hz. Aí fica tudo perfeito, só que não dá pra testar as "coisas" em 75 Hz, hehehe. Gostaria de saber se alguém já testou esse driver e passa pelo mesmo problema, e se sabe se tem uma solução pra isso e poder por esse monitor em 75 Hz com freesync sem erros. Pra quem queira, o driver está nesta página aqui: http://aoc-europe.com/en/products/g2260vwq6 Desde já obrigado! =)
  12. Boa noite, pessoal! Estava querendo deixar meu PC dar boot todo em UEFI sem usar o modo de compatibilidade para Legacyrom nos PCI-E, pois minha Radeon R9 290 não suporta. Então entrei em contato com a fabricante (HIS) perguntando se havia uma Bios com UEFI que ela suportasse. Me responderam que não. Mas depois de uns 5 dias, recebi um e-mail deles com uma Bios em anexo dizendo que poderia funcionar. Bom, Usei o Atiflash e troquei de bios. Entretanto, não funcionou, minha placa não dava boot. Voltei à bios anterior (com muito trabalho) e está normal de novo. No site do TechPowerUp há a minha placa e uma lista de bios compatíveis para ela e, entre elas, há uma bios da Saphire que diz ter suporte para UEFI (e as características da bios são iguaizinhas) O que gostaria de saber é se para uma "MBA Board" (minha placa é a referência), suportaria uma bios com UEFI, podendo desabilitar o CSM, ou se mesmo colocando uma bios dessa, não resolveria, pois precisaria de algo a mais (um componente no hardware, talvez). Queria tentar novamente colocando a bios da Saphire, mas não queria passar por todo o trampo para ressucitá-la de novo, por isso gostaria de uma opinião antes (caso alguém já tenha tentado ou entende do assunto). Afinal, o boot do pc ficaria significativamente mais rápido com o CSM desabilitado? Esse é o único motivo de eu querer fazer isso, hehehe. Obrigado desde já por qualquer sugestão que puderem oferecer. =)
  13. @GabrielLP14 , obrigado pela resposta! Imagino então que isso seja normal, já que não tenho qualquer problema de instabilidade, nem nada. Estou fazendo alguns testezinhos de estresse, e realmente ele sobe aos pouquinhos pra 76, 82, 84w...Eu que não tinha reparado nisso antes. xD. O cooler que uso é um hidro-cooler que veio junto com o box do processador. Não queria arriscar a usar um air-cooler num processador como esse em um lugar quente como Ribeirão Preto. Preferi pagar um pouco mais caro, hehehe. Abraços.
  14. Olá pessoal! Tenho uma dúvida simples (mais curiosidade) sobre o real consumo de energia do meu processador AMD Fx-9370. Sei que ele é de 220 watts e tenho uma placa-mãe Asus M5A99FX Pro R2 para que dê conta do recado. Mas uma coisa me deixou curioso, que é o consumo de energia dele. Como eu poderia ver o real consumo do meu processador quando em full load? Pergunto isso pois, verificando o HWInfo64, mostra que o processador utiliza "apenas" 73 Watts no máximo. E isso me deixou curioso. Isso é assim mesmo (tanto do sensor quanto do HWInfo64 que podem não ser muito precisos/eficientes) ou meu processador não chega a utilizar todo seu potencial? Agradeço desde já por qualquer sugestão que possam oferecer. Obs: Envio uma imagem de exemplo de como estão sendo mostrados os consumo do meu processador (as opções de economia de energia na bios estão habilitadas); Obs 2: Peço desculpas caso já tenha um tópico sobre isso. Dei uma pesquisada rápida e não tinha encontrado algo do tipo. Por isso resolvi criar este.
  15. @gandallfinho Muito obrigado pela resposta! Mas infelizmente nenhuma das alternativas do link deram certo. Uma pena! Estou desinstalando e instalando mais uma vez. Mas não creio que seja esse o problema. Bom, vou continuar fuçando pra ver se encontro o problema. =)

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...