Provavelmente essa tremedeira (como o Lauro já disse) é provocada pela escolha errada na variação no modo de entrelaçamento de linhas. Leia esse post do Fantasma (MR Walker) que anteriormente foi dirigido a mim:
Field order (field dominance ) - As imagens de vídeo do tipo interlaced são compostas por dois campos, um somente com linhas ímpares e outro somente com linhas pares, exibidos de modo alternado na tela do monitor ou TV. Quando se edita um vídeo, é importante saber qual campo é montado primeiro, se o par ou o ímpar. Isto porque não existe um padrão para montagem do quadro de uma imagem de vídeo: em alguns sinais, o campo par é desenhado primeiro, depois o campo ímpar, formando assim um determinado quadro de imagem. O quadro seguinte continuará com a alternância, ou seja, par-ímpar-par... e assim por diante.
programas de edição-não-linear possuem uma opção para indicar de que tipo é o vídeo em que se está trabalhando, se é um vídeo upper field ou um vídeo lower field. Se o ajuste estiver incorreto, será montada uma imagem com as linhas trocadas de posição, o que afeta principalmente imagens com perfis inclinados e imagens em movimento, através de um efeito denominado combing.
Em um dado exemplo a posição correta é a da esquerda; onde, as linhas ímpares são montadas primeiro (upper field) e as pares em seguida, para formar a imagem de uma barra inclinada.
Algumas placas de captura de vídeo geram vídeo com field dominance do tipo upper, outras com field dominance do tipo lower. Os formatos de vídeo DV (MiniDV, DVCAM, DVCPRO e Digital-8) possuem field dominance do tipo lower field. Não é possível saber, ao assistir um determinado vídeo que apresenta problemas de combing, se ele é do tipo upper ou lower; o que se faz geralmente é alterar a opção upper/lower no software e observar a imagem verificando se o problema foi corrigido. Esta tese foi defendida por mim no Infórum quando se aventou a possibilidade de fluxos de vídeo originados da TV Broadcasting usarem um determinado field order (x) e arquivos oriundos de VCR utilizarem foutro field order(y).
Esta opção geralmente possui uma terceira, além de upper/lower: a opção off. Neste caso, o software não toma nenhuma decisão de montagem de um campo ou outro em primeiro lugar. Esta opção deve ser selecionada se o arquivo de vídeo for utilizado exclusivamente em microcomputadores, onde as imagens são sempre exibidas no modo progressive scan ao invés do interlaced, quando as linhas são montadas na sequência, uma após outra, como web-streaming ou aplicações em CD-ROM por exemplo.
Escolhida uma opção (upper ou lower), a mesma deve ser mantida durante todo o processamento do arquivo de imagem.
MUITA ATENÇÃO: Se outros arquivos de diferentes fontes forem acrescentados durante a edição, também deverão ter o mesmo tipo de dominância.
Fonte: Fazendo vídeo/Mr. Walker
lower field (F2 Dominant) - Tipo de arquivo de vídeo onde o campo das linhas pares (chamado F2) é desenhado primeiro na imagem, seguindo-se o campo ímpar. O nome decorre do fato das linhas pares estarem abaixo (lower) das demais, considerando-se as linhas completas (e não a meia linha do campo par que na verdade inicia-se na mesma posição horizontal).
Fonte: Fazendo vídeo
Upper field (F1 Dominant) - Tipo de arquivo de vídeo onde o campo das linhas ímpares (chamado F1) é desenhado primeiro na imagem, seguindo-se o campo das linhas pares. O nome decorre do fato das linhas ímpares estarem acima (upper) das demais, considerando-se as linhas completas (e não a meia linha do campo par que na verdade inicia-se na mesma posição horizontal).
Fonte: Fazendo vídeo
Na prática sempre que capturo de Videocassetes configuro os softs que uso - principalmente o Movie Factory2 / 3 / 4 da Ulead - para Deinterlaced Output, eliminando gasps, flickers e combs. Esta norma foi adotada após verificar que mesmo alternando o Ordem de Campo, tanto para Upper quanto para Lower os artefactos permaneciam na quase totalidade das vezes. Como não tenho o costume de capturar from camcorders não tenho como analisar as características dos vídeo originados delas, solicitataria ao amigo fazer os devidos testes.
Soçarba...
Mr. Walker.
NOTA: - Transcrito do "Glossarium do Fantasma"
Embora essa detalhada explicação sobre as opções de entrelaçamento de linhas tenha sido esclarecedora, mesmo assim, não resolveu o meu problema. Consegui resolver somente após instalar e utilizar o Plugin Mainconcept Pro para Adobe Premiere Pro para compactação de AVI para MPG2.
Boa Sorte.