Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dito

Membro Júnior
  • Posts

    18
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Eheheh bem observado, o led já é um diodo, mas o diodo só retifica a tensão dele em diante, ou seja, você só teria retificação de meia onda depois do led, o que não serviria para nosso caso. Nesse circuito se faz necessário o retificador logo entrada de tensão (saída da rede) para que a partir dele a tensão já saia retificada . Caso contrario o semi-ciclo negativo iria queimar o LED.
  2. ô gente vocês me lembraram de uma coisa muito importante! A retificação! Os leds não aguentam tensão reversa acima de 5V se não me engano. Parabéns a quem lembrou do diodinho retificador. E me desculpem pelo lapso. A gente vai aprendendo coisas mais complicadas na faculdade e vai esquecendo as coisas simples, aí dá nisso, vez ou outra a gente comete falhas.
  3. Mole, mole. Primeiro você vai calcular valor da resistência para o led que você vai usar. Usando a velha lei de ohm... R=V/I , dados: corrente do led I=20mA, tensão do led V1=2V e Tensão da rede V2=120V, temos que: V=V2-V1 R=V/I R=(V2-V1)/I R=(120-2)V/20mA R=5,9Kohms como não temos o valor 5,9kohms para vender no comércio, pulamos para 6,3kohms Já temos o valor do resitor. Agora precisamos calcular a potência que será dissipada nele. P=V^2/R P=(V2-V1)^2/R P=(120-2)^2/6,3k P=2,2W. Como não temos valores de resitor para essa potência, escolhemos com potência maior, assim resitores com potência acima de 3W são suficientes. A ligação é simples, liga o resitor na pata maior do led. Isola direitinho com fita isolante e não fita crepe. Depois mete na tomada e sede feliz. PS. Eu considerei a tensão do led como 2V e a corrente de funcionamento dele como 20mA, mas há leds "neon" que trabalham com mais tensão e mais corrente. Assim sendo, se ficar muito fraco, refaça os cálculos usando 25 ou 30mA e a tensão de 2,5 ou 3V. O melhor mesmo é obeter essas informações com o vendedor do led que você irá comprar. Caso queira colocar mais de 1 led, basta fazer vários circuitinhos de led + resistor e ligá-los em paralelo. Abraços.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...