Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zhorfeu

Membro Pleno
  • Posts

    72
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Cabe aqui uma questão, Hellier: você verificou a latência dos módulos q possuia anteriormente e tinha configurado corretamente no CMOS Bios para que eles funcionassem em Dual Channel? Pelo que consta em literatura a respeito, se a placa-mãe não reconhecia a totalidade das memórias instaladas algum problema existia com relação aos módulos e nesse caso, somente a questão de latências diferentes poderiam causar essa falha. Outro detalhe considerável em relação a essas placas-mãe, é a questão de configuração dos slots no CMOS Bios. Ela tem uma sessão exclusiva somente para essa funcionalidd e que é bom se inteirar sobre os aspectos mencionados, obviamente observando o manual do respectivo modelo de placa q se possui. Não querendo criar polêmica, mas no meu pc uso um módulo de memória de 4GB Kingston juntamente com outro de 4GB Markivision, DETALHE: Ambos de mesma latência e configuração no CMOS Bios de acordo. Minha placa-mãe é a M5A78L-M LX (não /BR). É reconhecido a totalidd das memórias instaladas quando instalo o Windows 7 x64Bits e somente 3GB quando instalado o W7 x32Bit. em qq outro OS, como Ubuntu, 32 ou 64 Bit, não existe esse tipo de problema.
  2. Primeiramente, aqui está o link da placa-mãe M5A 78L-M LX/BR no site da ASUS: http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78LM_LXBR/#CPUS Aqui o download do MANUAL em Português (ASUS M5A 78L-M LX): http://baixadorgratis.webnode.com.br/products/asus-m5a78l-m-lx-/ Aqui as Especificações Técnicas referente a memórias no site da ASUS para M5A 78L-M LX/BR: Memória 2 x DIMM, máximo de 8GB, DDR3 1866(O.C.)/1600(O.C.)/1333/1066 MHz ECC, Non-ECC, Un-buffered Arquitetura de memória: Dual Channel * Consulte www.asus.com.br ou o manual do usuário para a lista de vendedores qualificados de memória. * Devido à limitação do sistema operacional, quando for instalada uma memória total de 4GB ou mais, o Windows® 32-bit poderá reconhecer apenas 3GB. Instale um Windows® 64-bit quando você quiser utilizar 4GB de memória ou mais em sua placa-mãe. *AMD CPU FX Series nesta placa-mãe suporta até DDR3 1866 MHz como sua frequência padrão de memória. * AMD AM3 série 100 e 200 suporta até DDR3 1066MHz. OBS: A ASUS menciona em seu site um problema que não é devido a seu produto, as placas-mães, tão pouco da AMD, seus processadores. O problema que alguns usuários aqui estão encontrando, o não reconhecimento da capacidade total de memórias instaladas é devido unicamente ao Sistema Operacional da Microsoft, ou seja, a uma configuração Default (Padrão) do sistema Windows 7 de 32 Bit que designa somente uma parte do total para funcionamento de outros programas e o restante, a grosso modo considerada por alguns como "não reconhecida pelo sistema" é direcionada somente para processos do Windows. O que erroneamente é considerado uma falha de placa-mãe, da versão de BIOS instalada e até dos módulos de memória, nada mais é que uma configuração padrão do sistema operacional Windows 7 / 32 Bit. Se você como Hellier, talyuli e kalwe estão enfrentando problemas nesse sentido basta optar por instalar o Windows 7 x64 Bit para acabar d vez com eles e desfrutar do poder d fogo desse conjunto. Espero ter ajudado!!!
  3. artalmeida, a título de informação, a questão relevante nessas placas não tem a ver com elas não reconhecerem o processador FX 6100 da AMD, pois os suportam. Tem a ver com a questão da versão da BIOS q vem instalada na placa-mãe q você adiquiriu. E isso está diretamente ligada a questão do ano em que foi fabricada e o país de origem do fabricante. Ela pode não reconhecer o processador devido a versão da BIOS ser antiga, algumas impedem q ele funcione em sua capacidd total, mas funcionará na configuração Default (padrão de fábrica), como foi meu caso. O sistema funcionou, mas depois d instalado o SO, verifiquei q o processador era identificado como um AMD inferior. Identificado o problema, bastou baixar a versão + atual no site da ASUS e fazer a atualização. Se tiver muita dificuldd em fazê-la, no cd d instalação da placa-mãe tem um software do fabricante q se encarrega de fazer isso automaticamente (para isso é necessário que a placa de rede esteja instalada. O driver você encontra no cd de instalação). Se mesmo assim achar difícil, consulte um técnico. Recomendo antes de qualquer decisão precipitada, a leitura do manual da placa-mãe.
  4. Para Leandro805, aqui está o link da placa-mãe M5A 78L-M LX/BR no site da ASUS: http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78LM_LXBR/#CPUS Na “Lista de Suporte CPU” referente a placa realmente não se encontra a definição do seu processador como suportado por ela. Mas aceita os Phenons X6 1035, 1045 e 1065 e como o seu se enquadra na categoria e já foi reconhecido e funcionou, não haverá problemas por isso. Se tivesse q dar algum, já teria acontecido (tipo ela não reconhecê-lo e não funcionar). Tá tranquilo. Com meu antigo sistema tb tive esse problema, quando na lista de suporte de cpu’s não encontrava o nome do meu processor. Mas estava entre as categorias mencionadas. Instalei e funcionou. depois foi incluso na lista do site. Qto a wrockv, a ASUS possui várias versões dessa placa-mãe. Aqui nesse link você’s podem ver todas as versões dela: http://br.asus.com/Search/?SearchKey=M5A78L-M%20LX Verifique no manual da sua placa-mãe qual a versão e procure as informações adequadas no site (link acima). LEMBRETE A TODOS: A versão mais atualizada da BIOS para essa placa-mãe, no uso com o processador AMD FX-6100 (six-core), é a 1003. No caso de dúvidas, procure mais informações no link da versão da sua placa no site da ASUS acima.
  5. Caro talyuli, você tem poder de fogo com essa placa e o FX-6100. Tenta instalar o W7 de 64 Bit. Ele é mais rápido e garanto q vai gostar dele na sua máquina.
  6. kalwe você precisa fazer um ajuste dos slots de memória na BIOS. Essa placa é bem versátil e disponibiliza muitas opções de configurações em vários níveis (processador, memória, tensão, clock, núcleos, etc). Seguinte, entrando na BIOS (POST), vá até a aba "Advanced", escolha a opção "Chipset". Dentro dessa janela escolha "NorthBridge Configuration / DRAM Controler Configuration" e habilite a opção " Enable Clock to All DIMMs". Nessa opção você habilita ou desabilita o clock de todos os slots DIMMs. Creio q possa ser esse o problema uma vez que menciona que o sistema reconhece os 6 GB instalados. No primeiro funcionamento do sistema, após a instalação, a placa carrega valores por Default, onde esse item é desativado. Veja bem, sou apenas um usuário que possui uma placa igual a sua. Esses dados são do próprio manual. Só que tenho uma versão dele em português ficando mais fácil entender o funcionamento. Gostaria q postasse aqui depois de tentar essa opção para constatar se resolveu a dica. Isso tb irá contribuir para outras pessoas e para a questão q evoquei aqui de desvendarmos as utilidades disponíveis nela. Espero ter contribuído com sua dúvida. abraços.
  7. Embuido do mesmo propósito do companheiro "rafacwb", deixo aqui minhas impressões sobre esse conjunto de placa-mãe e processador para futuros internautas e membros q possam passar por problema semelhante. Inicialmente gostaria de constatar q essa placa tb funciona com o modelo FX-6100 (FD6100WMGUSBX). Montei num pc um sistema com essa mesma config d placa/processador e 4 GB de memória Kingston (veja descrição na minha assinatura). Não tive problemas com essa questão de atualização de BIOS porque minha placa veio com a última versão disponível para download no site do fabricante, instalada. Porém, gostaria de ressaltar q essa placa-mãe possui em seu CD de drivers, um utilitário chamado ASUS EZ Flash 2 q se encarrega de fazer a atualização automaticamente. Para isso, basta fazer o download da última versão de BIOS disponível no site da ASUS para o modelo da sua placa, gravá-la num pendrive formatado em FAT16 ou 32 e acionar o software. No manual pode-se encontrar maiores detalhes do procedimento. A última versão da BIOS para o modelo M5A 78L-M LX (observe que não se trata da versão "M5A 78L-M LX /BR"), é a 1003. Ela funciona perfeitamente estável com meu sistema q tem tb o Windows 7 Ultimate 64 Bit instalado. Gostaria tb, e aí não sei se é o caso de abrir novo tópico, isso fica a critério do moderador, de aproveitar para levantar a discussão de outros recursos disponíveis tanto na placa como no processador. Para começar quero citar a questão do Overclock, q nesse conjunto ASUS MA578L-M LX - FX-6100, parece muito fácil de se executar. Lembrar tb q após a conexão do processador na placa e instalação do SO, na BIOS recomenda-se escolher a opção Load Setup Default para carregar os ajustes padrões e garantir a compatibilidd e estabilidd do sistema. Detalhe: Isso faz com que o processador, no meu caso, SIX-CORE, funcione como Dual Core, ou seja, inicialmente ele terá somente dois núcleos ativos. Os demais núcleos só serão ativados através da BIOS, pela devida seção responsável pelos ajustes (consulte Manual). Bom, ficarei no aguardo de comentários de entusiastas, q assim como eu, gostem e possuam esse conjunto e querem se aprimorar e fazer bom uso do que tem em mãos.
  8. Eu tenho dados q gostaria de recuperar no hd, mas tb d nada adianta ter uma hd q não é reconhecida. É preferível recuperar o hd. Tenho o Ontrack, posso recuperar dados mesmo depois d formatado. Vou tentar com o partition magic para ver o q acontece.
  9. Como faria isso se o Windows não reconhece o hd? Com o partition magic eu consigo dar boot pelo cd e entrar no prompt do DOS? Creio q assim conseguiria formatar o hd, uma vez q ele é reconhecido pela BIOS.
  10. PC DIAG, o q aconteceu com meu HD foi o segte: Comecei a receber do SMART da BIOS msgs q estava acontecendo algum tipo d problema com o hd, nada específico no aviso e q providenciasse um backup e a troca d hd. Como havia recém instalado ainda nem havia terminado d particioná-lo. Havia somente 3 partições d 100 GB cada. Providenciei alguns programas do fabricante para diagnóstico d problemas com o hd. Pensando nisso, resolvi terminar d particionar e formatá-lo. Ele dividido seria melhor para identificar a região problemática afim de isolá-la, permitindo a utilização do restante, uma vez q 1TB é muita coisa e já havia obtido sucesso com outro hd d menor capacidd. Pois bem, mãos a obra. Tudo estava indo bem até chegar a nona (9ª) partição. Não consegui terminar d formatá-la sendo preciso reiniciar o pc porque além d não terminar d formatar os 100 GB definidos parece q o pc ficou num estado d inércia, bem lento. Após a primeira reiniciação, com Windows 7 instalado, voltei a formatação da partição e recebi outra msg, desta vez do Gerenciador de discos, informando problemas com a formatação do disco, algo relacionado a quantidd d partições, mas como já estava no final, resolvi tentar ir até o fim e depois verificar essa questão. Resultado: o mesmo problema anterior aconteceu. Reiniciei e tentei uma terceira formatação, só q sem sucesso novamente e com um agravante, desta vez o hd foi reconhecido normalmente pela BIOS, mas depois d carregado o Windows ele não aparecia. Suas partições desapareceram e não consegui mais acessá-lo pelo Gerenciador de discos nem formatá-lo. Depois d alguma pesquisa pela net, descobri q esses hd's gdes e os da Samsung dão problema quando se faz muitas partições, ou seja, eles não toleram muitas partições podendo dar problemas inclusive como esse q aconteceu com o meu, o d não serem reconhecidos pelo Windows. O q tinha pensando inicialmente era conseguir uma forma de desfazer o particionamento inicial, i.e., apagar as 8 partições q consegui fz antes do problema e reformatar, dividindo-o no máximo em 3 ou 4 partições. Meu problema é como fz isso sendo q o W7 não o reconhece.
  11. PC DIAG, porque não funciona. Aqui mesmo existem outros membros q obtiveram sucesso com outros hds d fabricantes diferentes. Qual seria o inconveniente da aplicação dessa técnica?
  12. Gostaria d sb se alguém pode me ajudar. Comprei um HD Samsung d 1 TB e aconteceu o mesmo problema citado neste tópico com o Seagate. Estou tentando resolver com base nas informações daki. Dúvida: É recomendável o procedimento para o hd da Samsung? Problema: O cabo CA-42 q comprei possui 5 fios e após abrir o conector USB, verifiquei q na plaquinha do circuito impresso não consta a identificação dos mesmos, ou seja, qual é RX. TY e GND. Tb não estou conseguindo indentificá-los da forma citada. Tenho uma dificuldade: Como acessar o Hyperteminal após fz a configuração necessária. Alguém poderia me explicar melhor como devo fazer nesse passo? Grato.
  13. J.Junior, gostaria d sb alguns detalhes: Minha placa é semelhante a sua, GA-945GZM-S2 Rev. 3.x. Processador tb é o E2180, com memória DDR2 1GB/533MHz. Faço Ovc e facilmente atinjo 2,50 GHz estáveis apesar d não usar direto essa otimização. Para usar esse processador, cujo FBS é 800 MHz, fiz atualização da BIOS p/ versão FH, recomendada pela Gigabyte. Quero fz um upgrade d memória pensando no Ovc. Estou pensando em adquirir um módulo DDR2 2GB d 800 MHz d frequência. Andei pesquisando e vi comentários q já sabia. Q essa placa não funciona com módulos dessa frequência, como o fabricante tb informava q não funcionaria com 667 MHz. Isso é relativo. Como montei meu pc, pesquisei bastante antes d adquirir o módulo atual e resolvi respeitar inicialmente o limite do fabricante q recomendava módulos d 400/533 MHz. Mas quando fiz o Ovc, facilmente o FBS subiu para além desse vlr, atingindo os 667 MHz, limite estável para clock da minha memória e para o processador tb, FBS em torno dos 2,50 GHz. Já vi muitos resultados sobre Ovc com esse processador e outras placas, bem como com outros processadores. Mas a questão central q quero abordar é d pura matemática. quando se aumenta o índice do FBS do processador, automaticamente vão subir todos os outros relacionados, memória, slots PCI e PCI-Exp., a não ser q se tenha como travá-los. Na minha placa-mãe, posso fz isso com os slots PCI. O FBS da memória não tem jeito. Raciocinando com base nesse princípio, Eu posso comprar esse módulo despreocupado, porque no máximo, não vou conseguir fazê-lo funcionar em sua capacidd máxima d 800 MHz. Mas com ele, posso conseguir um ganho d potência estável em meus Overclocks futuros inclusive, com aumento da porcentagem de otimização e sem desgaste físico da minha memória. você concorda com esse raciocínio?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...