Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

skull

Membro Pleno
  • Posts

    69
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. As lâmpadas insectilux tem a função oposta, que é a de não atrair insetos.
  2. Qualquer bateria, e mesmo as pilhas, se descarregam sozinhas com o tempo. A corrente de fuga que possa existir para o solo será inferior a fuga interna do eletrólito da bateria. Então não faz muita diferença. O que pode acontecer é a caixa da bateria estar suja e isso aumenta a fuga de corrente entre os polos.
  3. De fato, estes multimetros digitais "top de linha" são uma maravilha. Como tem processador interno eles podem fazer amostragem da entrada e te dar todo tipo de informação. Adoraria ter um Mas de volta á realidade, não tenho dinheiro para comprar uma destas máquinas super-turbinadas quase alienígenas. Tenho um digital razoável e um bom analógico, embora antigo. Uso o digital para medidas rápidas e aonde é necessária alta impedância de entrada. Mas o analógico é superior em sinais variáveis, quanto acompanhar os movimentos da agulha te dá uma ideia muito melhor do que está acontecendo do que tentar traduzir numeros correndo num visor digital ( claro que a tela gráfica do TEKTRONIX do Ferreira é mais vantajoso , para quem pode se dar ao luxo de compra-lo ) Os dois sistemas tem suas vantagens e desvantagens e se complementam ( um se referencia pela tensão e o outro pela corrente ), então é bom ter os dois.
  4. Não. Precisa ser diodo de sinal. Eu uso o OA85, mas não sei se ainda é fabricado. É um circuito passivo. É uma pergunta interessante, nunca tentei. Acho que depende de a oscilação ter potência suficiente para acender os LEDs
  5. Isso não é estranho. No meu osciloscópio também não aparecem, pois é um aparelho que vai até 20MHz e as ondas do FM usam frequëncia cinco vezes maiores que isso. Para ver a oscilação é preciso um osciloscópio de pelo menos 100MHz, que custa os olhos da cara Para saber se está oscilando pode-se usar uma bobina captadora, por exemplo fazendo uma bobina de umas duas voltas de fio numa forma de 3 cm e ligando uma das pontas no jacaré da ponteira do osciloscópio e a outra ponta da bobina ligada por um diodo de radiofreqëncia à ponta de teste do osciloscópio. Se houver oscilação se medirá uma pequena tensão DC no osciloscópio ao colocar a bobina próximo ao circuito.
  6. Bom... Respondendo às suas peguntas do início do post, a oscilação é feita pelo transistor ( lógico! ), pela bobina com o variável em paralelo ( que determionam a frequëncia ) e pelo capacitor C3, que faz a realimentação entre a saída ( coletor ) e a entrada ( emissor ), pois o circuito é polarizado em base comum. Para o circuito oscilar é preciso uma carga razoável no coletor ( as quatro voltas de fio devem ser suficientes ) e que uma porcentagem certa do sinal da saída volte para a entrada via C3. Um valor muito grande ou muito pequeno para este capacitor pode inpedir a oscilação. Quanto a calcular pela técnica, existem modelos matemáticos para isso, mas são muito compelxos, com muitos fatores variáveis. E nas frequëncias de FM até a maneira como os terminais dos componentes são dobrados altera o funcionamento, inutilizando o cálculo. Acho que é por isso que os livros de eletrônica geralmente não mencionam o cálculo de osciladores, se limitando a descrever os tipos. você disse que o circuito não oscila de jeito nenhum, mas como você está testando ele? è por meio de um rádio ou por algum instrumento? Como estão as voltagens do circuito? Tipo.. A votagem sobre o resistor R4 é maior que zero e menor que a tensão da bateria? A tensão da base é igual a tensão do emissor mais 0,65 volts?
  7. Aquele capacitor junto ao transistor está com as "pernas" muito compridas. è como se fosse um indutor a mais, o que em altas frequëncias atrapalha muito. Tente encurtar os terminais.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...