Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fcmartins

Membro Pleno
  • Posts

    46
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por fcmartins

  1. Só para deixar registrado, tenho 2 unidades desse modelo e enfrentei problema com as duas.

    Uma unidade, passados 2 meses do fim da garantia de 2 anos passou a apresentar o seguinte problema: se deixo ligado vários dias, com ou sem carga, ele derruba o disjuntor do circuito em que está ligado.

    Esse nobreak é muito pouco usado, deixo ligado alguns equipamentos de laboratório que não consomem nem 100W quando estão em uso e o nobreak passa a maior parte do tempo ocioso.

    A outra unidade, comprada há 1 ano, ainda em garantia, é usada em um computador simples com fonte OCZ e monitor LED de 23″. Quando é ligada passa a acender o led de sobrecarga, preciso desligar e ligar novamente o nobreak e o defeito passa.

    O defeito ocorre quando ligo o computador e ocasionalmente.

  2. Hbianchi,

    Não há problema em usar cabo elétrico para conectar as barras, a cordoalha é usada por ser mais econômica do que usar cabos elétricos (e ajuda na dissipação por estar exposta).

    Se você vai adicionar mais barras no aterramento após a derivação, o cabo usado no aterramento do circuito deve ser de bitola compatível com a bitola dos cabos que partem do padrão. Também deve instalar protetores, já que há a possibilidade desse aterramento TN-S virar TT em caso de perda do neutro.

    • Curtir 1
  3. Desenterrei a haste de aterramento feita pela Elektro junto ao meu poste e o que achei foi uma cantoneira de aço de no máximo 50 cm.

    Poste da rua ou o poste do seu medidor? A Companhia não instala a haste no seu padrão, quem faz isso é você antes de solicitar a ligação de energia.

    Não é grave essa barra pequena, em aterramento a união faz a força, o seu aterramento está conectado ao da rede e dos seus vizinhos.

    • Curtir 1
  4. Achei essa pergunta na internet, agora não me recordo de quem foi, e transcrevo aqui para análise e crítica:

    "Pesquisando sobre aterramento... TN-S é o mais aceito e alguns dizem que o TT é perigoso e que até foi proibido em alguns países. Acerca do sistema TN-S, muito se diz que o condutor neutro deve ser separado em neutro e proteção no quadro de distribuição, de onde seguiriam independentes para os pontos de carga. Certo dia observei um sistema TN-S bem interessante, porém não sei se correto: o neutro encontrava-se aterrado na caixa de medição, com uma haste de aterramento. Próximo dali (5 m), foram instaladas mais três hastes em forma de triângulo, as quais foram interligadas com a haste de aterramento do neutro, sendo que já deste ponto seguiam para o quadro geral o condutor neutro e terra independentes. Vejo que dessa forma há uma maior capacidade de proteção pois, apesar dos condutores neutro e terra estarem em curto, não há o uso do condutor neutro para a função de aterramento em nenhuma parte do circuito, estando este cumprindo somente sua função original. Contudo, pergunto: esse tipo de ligação é aceito?"

    Se elas estão interligadas e os condutores terra e neutro seguem separados, não deixa de ser TN-S.

    • Curtir 1
  5. SRVaughan,

    Se a sua instalação elétrica tem duas fases, o ideal é trocar esses disjuntores monopolares por um bipolar no padrão.

    Está correta a ligação do neutro e terra no padrão e você pode usar esse terra no seu chuveiro, porém, os fios do neutro (azul) e terra (verde) devem partir separados do padrão e no seu chuveiro você vai utilizar o terra (verde). O Rau escreveu um excelente tutorial na primeira página desse tópico detalhando esses conceitos.

    Realmente, os chuveiros vêm com um fio de bitola mais fina do que o esperado, acredito que pelo DR ser obrigatório nas instalações, os fabricantes passaram a economizar no fio. Se você tiver DR instalado no circuito do chuveiro você pode usar um fio de bitola inferior, já que em caso de fuga (choque elétrico) o DR desliga o circuito com uma corrente muito baixa, antes que esta danifique a fiação.

    • Curtir 1
  6. Sobre o aterramento, o correto é passar todos condutores fase/neutro/terra pelo mesmo caminho, isso é um dos tópicos relacionados com compatibilidade eletromagnética e descargas atmosféricas. Se for impossível, pelo menos o neutro e fase devem seguir pelo seu caminho correto, juntos e o terra você faz da forma que relatou, derivando direto da haste e indo pro quadro, mas se possível que o terra se encontre de forma mais breve possível com o mesmo percurso de fase e neutro, melhor!

    Rau, na ligação dos interruptores de luz eu teria que passar o neutro e o terra pela caixa do interruptor se fosse seguir à risca essa recomendação? É que a maioria dos eletricistas só passam a fase pela caixa, o cabo do neutro acaba seguindo uma caminho mais curto.

    • Curtir 1
  7. Não sei se te entendi, mas a APC chama esse recurso de Master Outlet na qual você liga o seu PC nessa tomada e ela comandará outras que estão atreladas a ela ou seja, quando você desliga o PC, ela detecta o baixo consumo e desliga as outras tomadas, deixando apenas ligadas aquelas especificas que estão fora do grupo de desligamento. A APC tem outros modelos com esse recurso. Se não é essa recurso, ele tem desligamento automático quando acaba a energia, o software comanda a hibernação do PC e pelo menos na versão anterior, quando o PC desligava, depois de algum tempo o nobreak desligava tb, não testei nesse modelo ainda.

    Alguns modelos da Microsol quando estão sem receber alimentação da rede desligam o nobreak se não tiver nenhum equipamento puxando carga, p/ preservar a bateria.

    Na Atera tem dele, foi lá que comprei. Ficou fora de estoque alguns dias, mas já voltou:

    http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BE600N-BR

    Eu moro perto da Atera, daria até p/ retirar, mas achei mais barato nesse site:

    http://www.pccomputadores.com.br/comprar/no-break_apc_be600n-br_600va-360w_bivolt-120v_usb_6_tomad.html

  8. Muito obrigado pela resposta. Realmente é problemático termos de nos preocupar com a instalação da companhia e da vizinhança na hora de arrumar o aterramento em uma residência.

    A casa da minha avó é no Ipiranga, um bairro bem populoso de SP, então acho pouco provável que não haja aterramento do neutro nas outra residências, a instalação aqui é que é antiga e não houve a preocupação na época.

    • Curtir 1
  9. Uma dúvida em relação a tensões de passo no esquema TN-S:

    Na casa da minha avó (atendida pela Eletropaulo), dei uma olhada no poste e aparentemente não há aterramento no poste. Os equipamentos (chuveiro e torneira elétrica) internos estão instalados sem ligação com aterramento.

    Estou pensando em fazer um upgrade da instalação e instalarei uma haste de aterramento (com caixa de inspeção e aterragel), DR e passarei a fiação de aterramento, porém, o poste de luz está instalado na entrada da residência bem ao lado do portão de entrada, portanto eu teria que fazer a instalação da haste em uma área em que há circulação de pessoas.

    Há possibilidade de choques elétricos nesse caso? A área é toda cimentada com piso de ardósia, eu iria instalar a barra de cobre e a caixa de inspeção nessa área. Outra possibilidade seria instalar o aterramento em um jardim próximo (cerca de 10 metros) em que também há circulação, mas reduzida.

    Quais seriam minhas opções? Será que nesse caso é melhor deixar a instalação como está? Mudar o poste de lugar não é opção.

    • Curtir 1
  10. Aqui, achei um fórum (em chinês/japonês/coreano sei lá), explicando como faz o cabo.

    http://forum.coolaler.com/showthread.php?t=161890

    Nesse caso foi usado um conector, que se não me engano, se chama "mini modu".

    Eu montei o cabo com o conector latch, comprei o conector latch 10 pinos (R$ 0,30), flat de 10 vias (~R$ 2,00 m), 1 fêmea RCA e 1 fêmea Din 4 pinos (S-Video). Não testei, porque ainda não comprei a placa-mãe.

    O conector latch é bem fácil de montar: você coloca o flat nos dentes, aperta o conector com um alicate e pronto.

    O único problema de montar é a falta de um espelho traseiro. Ou fica os fios soltos saindo de dentro do micro ou fura-se o gabinete p/ montar os 2 conectores de vídeo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!