Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ruts

Membro Pleno
  • Posts

    46
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. E o teste? Onde está? Não achei ... Lamento muito que o nível do Clube do Hardware caiu muito desde uns tempos pra cá. Esse artigo confirma isso. Apresenta um texto mal elaborado e parece que foi elaborado há algum tempo, pois não apresenta os dados mais recentes, além de ser muito superficial. Nem a introdução concorda com o texto. Desculpem se ofendi alguém.
  2. A instalação reconhece um hd só. Acho que o erro foi o seguinte: não basta habilitar na bios. Quando tu habilita na bios ele habilita a controladora raid. A tela da controladora é uma que aparece logo depois da tela da bios e antes do sistema operacional. Tu tem que entrar ali e configurar. Só então tu vai ter raid. Até aí tu tem dois hds separados. Entra ali e diz que tipo de raid tu quer, quais são os hds que tu quer usar e coisa e tal. Sacou? Acho que é isso.
  3. Eaee povo É com muita satisfação que venho aqui postar uns resultados que o luciano pediu e que obtive depois de arranjar tempo e dinheiro pra migrar pra o sistema RAID. Fiz uns testes para comparar as diferentes implementações. 1o aproveitei para comparar hds sem raid. Esse samsung 80gb ide era o que eu usava, hoje tá com meu irmão. Liguei os 3 hds na mesma máquina, um na controladora ide outro na sata do chipset (via) e outro na controladora sata dedicada da promise. Já se percebe a vantagem da controladora sata em relação à ide e também a superioridade da controladora do chipset. A controladora promise obteve resultado inferior ao da ide. Incrível! ------------------------------- #SINGLE: HD SAMSUNG SATA + VIA BURST SPEED: 109.6 MB/s AVERAGE READ: 51.4 MB/s RANDOM ACCESS: 13.7 ms HD SAMSUNG SATA + PROMISE BURST SPEED: 82.1 MB/s AVERAGE READ: 51.1 MB/s RANDOM ACCESS: 13.6 ms HD SAMSUNG IDE + VIA BURST SPEED: 92.9 MB/s AVERAGE READ: 51.0 MB/s RANDOM ACCESS: 13.4 ms ------------------------------- Em seguida liguei os dois sata na controladora ide e fiz o espelhamento para testar a performance do RAID1. Eu achava que o resultado seria um pouco superior na hora da leitura, achando que a controladora leria dos dois hds ao mesmo tempo. Não sei porque não teve acréscimo nenhum de performance. Nem perdi meu tempo ligando na controladora promise. ------------------------------- #RAID1: VIA BURST SPEED: 110.9 MB/s AVERAGE READ: 51.3 MB/s RANDOM ACCESS: 13.8 ms ------------------------------- Depois de um backup de dados para o hd ide e uma formatação básica fiz testes com o raid0. No caso percebe-se um bom ganho com o uso da controladora do chipset. No caso da promise a performance ficou inferior senão igual ao de um hd ligado sem raid na controladora via. ------------------------------- #RAID0: PROMISE BURST SPEED: 104.5 MB/s AVERAGE READ: 80.9 MB/s RANDOM ACCESS: 13.7 ms VIA BURST SPEED: 140.1 MB/s AVERAGE READ: 96.0 MB/s RANDOM ACCESS: 13.7 ms ------------------------------- Observações: - Usei partições no RAID0 Esqueci da perda de performance. Vou aproveitar que estou de férias e vou refazê-lo sem particionamento. - Ferramentas: placa mãe k8v se deluxe; windows xp pro; hd tach; hd samsung hd080hj sata; hd samsung sp0802n. ABRAÇOS!!!
  4. Saquei o nó que estava me dando. O problema é que a minha placa mãe (asus k8v se deluxe) tem dois controladores raid. Um incluso no chip da ponte sul (via) e outro adicional (promise). O via suporta dois hds sata e o promise dois sata e dois ide. A placa suporta raid 0+1, mas pelo visto só na controladora promise, onde é possível ligar 2 hds. A questão agora é: qual a melhor controladora pra usar? A via que está inclusa no chipset ou esta outra que é dedicada? Outra dúvida que tenho é quanto à capacidade. Pode me dizer se estou certo? Num raid 0 os dados ficam divididos entre os dois hds. Ou seja, a capacidade final será a individual dos dois hds somada. Num raid 1 os dados são espelhados então a capacidade final será a mesma capacidade individual dos hds. É isso? Abraço! Valeu pela ajuda.
  5. Uma pequena dúvida na hora que é pouco citada quando se fala em RAID, aonde ligar fisicamente os hds na placa mãe? A minha por exemplo tem 4 portas RAID: sata1, sata2, sataraid1 e sataraid2. Ligo 1 no sata1 e outro no sataraid1 ou os dois no sataraid? E outra, tem como particionar e usar só a metade de um hd com RAID (essa parece meio absurda, mas estou há poucos dias de comprar um segundo hd pra começar a brincar e resolver esses absurdos)? Abraços!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...