Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WOZ Dods

Membro Pleno
  • Posts

    14.176
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de WOZ Dods em Qual cabo de força devo usar na fonte do meu PC Gamer? foi marcado como solução   
    @TheVoid188 Bitola 3 x 0,75, como este: https://www.kabum.com.br/produto/66733/cabo-de-forca-md9-1-5m-3x0-75-7131?gclid=CjwKCAjwjbCDBhAwEiwAiudBy3lnqKtZ_sO5QwPjDjF3LMbk0-Mb12OjOWymk1SR0CXsp90Fr8lj_BoChM0QAvD_BwE
    Tem de vários comprimentos, mas a bitola tem que ser essa.
    Cabos de má qualidade que podem derreter durante uso prolongado são mato no mercado. A bitola do cobre que passa por dentro do cabo é imprescindível para evitar isso. O diâmetro do cabo não é relevante se internamente tiver tão pouco cobre que não consiga passar corrente sem derreter. Procure aqui no fórum sobre "cabo do PC derreteu" e verá as catástrofes.
  2. O post de WOZ Dods em Computador para jogos e edição de vídeos até R$ 3000 foi marcado como solução   
    @iniciantev2 Com 3000 reais hoje você vai montar um PC muito mal montado. Com 3800 você monta um PC que já dá para jogar bem e poderá ser melhorado depois. Infelizmente esses são os preços hoje. Recomendo que junte um pouco mais de dinheiro até poder comprar algo bem comprado que não vai lhe dar dor de cabeça depois. Esses PCs montados, como os colegas já disseram, são feitos com sobras de estoque e refugos de garantia, não compre.
    Quando falo de um PC de 3800 reais, esse abaixo é um exemplo do que você teria em relação a componentes e desempenho. Daria para economizar uma mixaria no gabinete, apesar de que por esse preço não dá para encontrar nada tão completo no mercado hoje, e daria para economizar mais uma mixaria na fonte, talvez uns 300 reais no total. O resto tem que ser esses tipos de componentes mesmo para valer a pena.

     
     
    Esse abaixo é o que dá para montar com 3000 reais. A CPU é fraca, mas quebra o galho. Se quer algo melhor, uma CPU e GPU como as do orçamento anterior seriam suficientes para jogar jogos atuais com bom desempenho e o PC poderia ser melhorado depois.

  3. O post de WOZ Dods em Scythe Fuma 2 é compatível com Gigabyte B450 Aorus M? foi marcado como solução   
    @ThiagoVideo Sim, é compatível. Instale na posição correta, removendo as ventoinhas antes para facilitar:
     

     
    veja o número 2 de "realizando a montagem"
  4. O post de WOZ Dods em pc liga e a ventoinha vai a 70% pelo msi foi marcado como solução   
    @Yago Netto Configure a curva de desempenho da ventoinha usando o MSI Afterburner mais recente para 30% a 40° e 100° a 70°. Se seu gabinete for bem ventilado (pelo menos uma ventoinha de 120 mm para entrada de ar no painel frontal e uma similar atrás para saída de ar) você dificilmente vai ter problemas de aceleração das ventoinhas. Mudar manualmente à força é um erro e não deve ser feito, pois você certamente vai estressar sua GPU desnecessariamente. 
  5. O post de WOZ Dods em GPU em 75 graus foi marcado como solução   
    @Revolker O bom e velho spec delta... Se as ventoinhas estão nas posições e orientações (sentido de passagem do ar) originais, recomendo que passe a ventoinha mais alta do painel frontal para o painel superior mais ao fundo, na orientação de saída de ar. Isso vai equilibrar melhor o fluxo de ar. Além disso, se suas ventoinhas não estiverem todas ligadas na fonte, tente aumentar a velocidade delas na BIOS. Dependendo da sua placa-mãe ela pode ter uma configuração de curva de velocidade das ventoinhas. Se tiver, coloque o primeiro ponto da curva a 50% a 40° e 100% a 60° (do chipset) ou 50% a 40° e 100% a 70° (se for na temp da CPU). Assim você terá as ventoinhas em maior velocidade.
  6. O post de WOZ Dods em Temperatura do i5 8265u/MX110 chegando a 90 °C é normal? foi marcado como solução   
    @fuwateatime As temperaturas estão elevadas. Tem que corrigir isso. Primeiro vá nas opções de energia e coloque no modo "equilibrado". Jamais use o modo "alto desempenho", pois ele não aumenta o desempenho, só a temperatura. Depois entre no jogo e coloque ele para frame rate máxima de 60 FPS, ou se ele rodar apenas abaixo disso então a 30 FPS e veja se as temperaturas melhoram (tem que fechar e reabrir o HW monitor para começar a medir novamente).
    Se não bastar, recomendo que reduza os recursos gráficos do jogo até ele parar de superaquecer. Ideal seria se estivesse na casa de 70° ou abaixo, mas alguns notebooks não conseguem essas temperaturas.
     
    É importante sempre usar o notebook em uma superfície plana, de preferência que dissipe bem o calor, se possível com uma base de resfriamento (notepal). Marcas boas para notepal são Cooler Master, Deepcool, Aerocool, Thermaltake e talvez mais uma ou duas. As nacionais e genéricas são descartáveis, então não recomendo. Usando a base e com as configurações reduzidas você deve conseguir manter temperaturas mais saudáveis. 
     
    Se tiver instalado windows 11, versão de windows não oficial da microsoft (versão alterada), instale a versão oficial original da microsoft para evitar problemas: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
    Se não tiver feito isso ainda, vá no site do fabricante do notebook, abra a página do seu modelo específico, baixe todos os drivers na sessão de suporte dele, instale um por um (exceto BIOS) e reinicie. Depois disso abra o windows update, mande buscar atualizações, quando encontrar clique em opcionais e marque todas e mande instalar também. Reinicie e repita os passos de atualização, repetindo a reinicialização até não ter mais nenhuma atualização normal ou opcional disponível. Aí você testa o jogo novamente.
  7. O post de WOZ Dods em Notebook Lenovo S145 disco a 100% de uso afetando o desempenho foi marcado como solução   
    @ViiniiHitman Já solucionei o problema em vários PCs de clientes utilizando SSDs. Claro que em todos esses casos o sistema foi instalado e imediatamente otimizado por mim, daí outros fatores que influenciam na sobrecarga de leitura são amenizados. Com otimizações eu consegui reduzir a sobrecarga do meu PC doméstico (que não tem SSD) de 8 a 10 minutos de atividade anômala para menos de 4 minutos. Ainda é um grande transtorno, mas bem menor e mais tolerável agora. Recomendo que faça uma instalação limpa do seu sistema exclusivamente para sua placa-mãe atual (muitas pessoas reaproveitam sistemas de outras MBs e isso é péssimo para a estabilidade do sistema). Depois siga os passos do tópico abaixo para otimizá-lo e garantir que o impacto desse problema seja mínimo.
     
     
  8. O post de WOZ Dods em Saldão da Informática é confiável? foi marcado como solução   
    Tentou conectar no HDMI? Todo HDMI é intercompatível, não precisa conectar 2.0 em 2.0. Se o cabo for compatível com as especificações do monitor, ele vai funcionar perfeitamente.
    O problema de comprar um monitor de 240 Hz é que se você não conseguir manter entre 50% e 70% dessa taxa de atualização em FPS constantes, você vai perder a função FreeSync. FreeSync só funciona se seu frame rate for pelo menos nessa faixa, abaixo de 50% (ou 120 FPS, às vezes bem mais) ele é desativado.
    Se seu foco não for de jogos de tiro competitivos 240 Hz não vai lhe trazer qualquer ganho. Só nesse tipo de jogo que você ganha tempo de resposta. Em outros jogos, mesmo os online que não são de tiro e competitivos, você verá basicamente zero diferença. Se estivesse falando sobre resolução ou tempo de resposta ou algum outro fator a discussão seria diferente, pois ainda haveria possibilidade de ganhos, mas taxa de atualização não é sinônimo de performance. Se algo, é justamente um limitador de performance.
     
    Lojas, fabricantes e vendedores sempre vão lhe mostrar vários números quando anunciarem seus produtos. Cabe a você entender a relevância desses números e se eles representam realmente algo positivo ou não. Muitas vezes números inflados não vão acarretar em ganho nenhum para o usuário, especialmente se ele não precisar da função específica que é contemplada por aquela especificação. A título de exemplo, muita gente por aí compra SSDs como quem compra carro de corrida, olhando só a velocidade máxima, mas não entende que justamente como carro de corrida, o tráfego que pessoas comuns vê é basicamente uma rua de bairro com velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. A menos que estiver em uma pista de corrida, ou no caso do SSD em um servidor de dados ou fluxo de trabalho específico, não verá qualquer ganho em relação a qualquer outro, jogando dinheiro fora então por algo que nunca fará uso.
  9. O post de WOZ Dods em Fonte recomendada para Ryzen 3 3300x e Rx 6600 xt foi marcado como solução   
    @CooperPF Seu sistema atual consome de 300 a 350W, então 500 teoricamente são suficientes. O problema é o modelo de sua fonte, que é de má qualidade e de baixa durabilidade. Pessoalmente eu não ligaria uma GPU tão cara em uma fonte tão medíocre e problemática: https://www.techpowerup.com/review/thermaltake-smart-RGB-500-w-230v/12.html
     
    Recomendo que compre uma Pylon 550 ou 650 ou até maior dependendo do preço. Compare com o preço da core reactor antes de fechar, pois essa é muito superior.
  10. O post de WOZ Dods em Limpeza e troca de pasta térmica corretamente, como fazer ? foi marcado como solução   
    @Isadora Anastacio Minhas recomendações estão todas consolidadas no tópico abaixo. Por favor leia com carinho.
     
  11. O post de WOZ Dods em Sugestão de placa-mãe, memória, SSD e cooler/water cooler para Ryzen 9 5900X foi marcado como solução   
    Se você quer jogar com qualidade, quanto melhor sua GPU mais desempenho você vai ter. Como já disse o R5 5600X é mais que suficiente para qualquer GPU hoje, então esses mais de 1000 reais adicionais do 5900X seriam muito bem vindos para uma GPU melhor. Por outro lado, você pode estar querendo comprar uma CPU com maior longevidade e que não vai requerer upgrade tão cedo. Nesse caso o 5800X seria uma decisão mais acertada a meu ver. Entenda que quanto maior o patamar de desempenho de qualquer componente, mas ele custa por desempenho. Fala-se do "point of diminishing returns", que significa que a partir de um certo ponto os ganhos vão só reduzindo em relação ao preço. Nesse caso específico o desempenho dos dois será basicamente o mesmo para jogos. Para máquinas virtuais, Blender, programas de arquitetura e de edição de vídeo, o 5900X terá um ganho substancial. Até para streaming ele seria melhor, mas o 5800X já seria um investimento mais acertado para games e para estas mesmas atividades se desempenhadas apenas a nível de curiosidade e treinamento (se não for para trabalho).
     
    Enfim, 5600X para 5800X o ganho será pequeno. 5800X para 5900X será quase nulo.
    Fui rever a última review que li do 5600X e retiro o que disse. Do 5600X para o 5900X o ganho de desempenho é basicamente nulo:

    https://www.tomshardware.com/reviews/amd-Ryzen-5-5600x-zen-3-review/4
     
    Resumindo, mesmo se for pegar uma RTX 3090 o 5600X é o limite de poder de processamento que você vai precisar para jogos atuais. Talvez na próxima geração de jogos você tenha algum ganho por serem otimizados para multi cores, mas ainda duvido que acima do 5600X você terá ganhos substanciais.
    Qualquer SSD M.2 NVMe pega em qualquer placa-mãe com este slot que suporte NVMe. Não tem nenhum tipo de impedimento que eu conheça em relação a compatibilidade. Escolha, compre, instale, use.
    QVL significa "quality vendor list" e essa lista é apenas para referência (está escrito nela), indicando modelos que estavam disponíveis e foram testados no desenvolvimento/fabricação da placa. Não é humanamente possível testar todos os modelos existentes de SSD, mesmo por que todo dia sai um novo de uma ou outra marcas. O que os fabricantes dizem é: olha, testamos estes aqui e temos certeza que funciona perfeitamente. Se testar algum outro e não funcionar, entre em contato com o fabricante ou conosco.
     
    Em resumo, não existe tabela de compatibilidade nem para memória, nem para SSD. A única coisa do tipo que existe é para processador.
  12. O post de WOZ Dods em Montagem de computador utilizando um I5 10400f e uma GTX 1050 2gb foi marcado como solução   
    @Lucas Henrick Recomendo as mesmas coisas desse outro tópico:
     
    Não, não terá gargalo. Segundo tópico que questiono essa sua afirmação e vou explicar o que é gargalo:

    Gargalo é quando o processador não tem desempenho suficiente para a GPU fazer o trabalho dela e atingir seu desempenho máximo. Com um 10400F ele consegue rodar até uma RTX 3050 ou 2060 sem gargalo algum. Teria que ver testes para saber se ele vai além disso, mas até esse patamar tenho certeza. Além disso, quando há desempenho sobrando no processador NÃO EXISTE GARGALO. Um processador com excesso de desempenho é a situação ideal, pois ele permitirá upgrade de GPU posteriormente e ele ter desempenho sobrando não acarreta em anomalias na qualidade dos jogos como aconteceria em um gargalo de verdade.
     
    Gargalo é no seu caso, onde tem um 9400F com uma RTX 2060. Seu processador é fraco, é de uma geração onde a Intel ainda estava tentando enganar os consumidores por 8 anos a fio. Foi quando os Ryzen começaram a ganhar mercado e ela ficou acuada e teve que lançar a 10ª geração com um ganho substancial para continuar competitiva. Um 10400F não se compara a um 9400F. Primeiro que o 9400F não tem hyperthreading, então ele tem apenas 6 núcleos e 6 threads, isso enquanto o 10400F tem 6 núcleos e 12 threads. Isso por si só já coloca ele em outro patamar. Seria equivalente a um Ryzen 3 3300X em desempenho a um 3300X, que em testes segurou bem a GTX 1660 e a RTX 2060.
    Mesmo assim o gargalo vai depender muito de certos fatores, e o seu por exemplo poderia ser mitigado aumentando a qualidade gráfica dos jogos.
  13. O post de WOZ Dods em Montagem de computador utilizando um I5 10400f e uma GTX 1050 2gb foi marcado como solução   
    @Lucas Henrick Recomendo as mesmas coisas desse outro tópico:
     
    Não, não terá gargalo. Segundo tópico que questiono essa sua afirmação e vou explicar o que é gargalo:

    Gargalo é quando o processador não tem desempenho suficiente para a GPU fazer o trabalho dela e atingir seu desempenho máximo. Com um 10400F ele consegue rodar até uma RTX 3050 ou 2060 sem gargalo algum. Teria que ver testes para saber se ele vai além disso, mas até esse patamar tenho certeza. Além disso, quando há desempenho sobrando no processador NÃO EXISTE GARGALO. Um processador com excesso de desempenho é a situação ideal, pois ele permitirá upgrade de GPU posteriormente e ele ter desempenho sobrando não acarreta em anomalias na qualidade dos jogos como aconteceria em um gargalo de verdade.
     
    Gargalo é no seu caso, onde tem um 9400F com uma RTX 2060. Seu processador é fraco, é de uma geração onde a Intel ainda estava tentando enganar os consumidores por 8 anos a fio. Foi quando os Ryzen começaram a ganhar mercado e ela ficou acuada e teve que lançar a 10ª geração com um ganho substancial para continuar competitiva. Um 10400F não se compara a um 9400F. Primeiro que o 9400F não tem hyperthreading, então ele tem apenas 6 núcleos e 6 threads, isso enquanto o 10400F tem 6 núcleos e 12 threads. Isso por si só já coloca ele em outro patamar. Seria equivalente a um Ryzen 3 3300X em desempenho a um 3300X, que em testes segurou bem a GTX 1660 e a RTX 2060.
    Mesmo assim o gargalo vai depender muito de certos fatores, e o seu por exemplo poderia ser mitigado aumentando a qualidade gráfica dos jogos.
  14. O post de WOZ Dods em Montagem de computador utilizando um I5 10400f e uma GTX 1050 2gb foi marcado como solução   
    @Lucas Henrick Recomendo as mesmas coisas desse outro tópico:
     
    Não, não terá gargalo. Segundo tópico que questiono essa sua afirmação e vou explicar o que é gargalo:

    Gargalo é quando o processador não tem desempenho suficiente para a GPU fazer o trabalho dela e atingir seu desempenho máximo. Com um 10400F ele consegue rodar até uma RTX 3050 ou 2060 sem gargalo algum. Teria que ver testes para saber se ele vai além disso, mas até esse patamar tenho certeza. Além disso, quando há desempenho sobrando no processador NÃO EXISTE GARGALO. Um processador com excesso de desempenho é a situação ideal, pois ele permitirá upgrade de GPU posteriormente e ele ter desempenho sobrando não acarreta em anomalias na qualidade dos jogos como aconteceria em um gargalo de verdade.
     
    Gargalo é no seu caso, onde tem um 9400F com uma RTX 2060. Seu processador é fraco, é de uma geração onde a Intel ainda estava tentando enganar os consumidores por 8 anos a fio. Foi quando os Ryzen começaram a ganhar mercado e ela ficou acuada e teve que lançar a 10ª geração com um ganho substancial para continuar competitiva. Um 10400F não se compara a um 9400F. Primeiro que o 9400F não tem hyperthreading, então ele tem apenas 6 núcleos e 6 threads, isso enquanto o 10400F tem 6 núcleos e 12 threads. Isso por si só já coloca ele em outro patamar. Seria equivalente a um Ryzen 3 3300X em desempenho a um 3300X, que em testes segurou bem a GTX 1660 e a RTX 2060.
    Mesmo assim o gargalo vai depender muito de certos fatores, e o seu por exemplo poderia ser mitigado aumentando a qualidade gráfica dos jogos.
  15. O post de WOZ Dods em Deixar todas as fans em full speed o tempo todo foi marcado como solução   
    @RonaldoDuarte11 Como disse, o modelo da CM foi até campeão em testes, mas ele formava condensação e isso foi percebido depois de as vendas começaram. Lançaram também uma versão revisada que evitava esse problema, mas o consumo era alto demais. Não dá para contestar, placas de peltier tem consumo altíssimo e a nossa realidade atual é de tentar reduzir cada vez mais o consumo.
    @JoãoPauloJP Cara, se você não tem experiência no processo de instalação, qualquer mínimo erro pode ocasionar esse tipo de problema. Um encaixe errado, pois todo cooler vem com kits e sistemas para vários modelos diferentes de processador, um plástico ou proteção esquecidos, até uma pasta térmica ressecada ou aplicada em quantidade ou com método inadequados podem ocasionar isso.
     
    Se deu errado, revise, mas dessa vez revise tudo. Se já fez várias vezes e várias vezes deu errado, tem algo errado no seu processo. Coolers são blocos de metal que não tem com apresentar defeito a menos que a ventoinha não funcione, mas mesmo nessa situação não aqueceria tanto. Meu cooler mesmo se eu desligar a ventoinha ainda mantém a CPU abaixo de 80° em stress.
     
    Você já assistiu vídeos ensinando o processo todo? Desinstalou e reinstalou do zero? Reaplicou a pasta térmica toda vez que removeu? Revisou a pressão dos parafusos? Leu o manual com carinho?
     
    Nota: das últimas TRÊS vezes que eu falei aqui no fórum que a pessoa podia ter esquecido de tirar o plástico de proteção do cooler quando foi instalar, em todas as pessoas disseram a mesma coisa. Tempos depois vieram dizer que desmontaram e só então descobriram que realmente tinha um plástico, que não tinham visto quando instalaram...
    Já instalei uns 200 coolers diferentes, alguns casos mais de 40 do mesmo modelo. Estou lhe afirmando com segurança, sim, sua instalação está errada. Seu processador poderia estar com o diodo queimado, funcionando errado, mas isso é raríssimo e a única vez que eu vi pessoalmente ocorrer simplesmente não marcava temperatura nenhuma. Erros de montagem são extremamente comuns, de instalação são quase garantidos com gente novata. Já vi um caso de um cara que colocou pasta térmica no soquete, vi outra que colocou pasta térmica em quantidade tão pequena que nem sujou o heatspreader... Outro dia fui utilizar uma pasta antiga e não percebi que tinha degradado (pasta original da CM). Tive temperaturas como as suas. Desmontei, limpei, passei Ice Fusion, pronto. Temperaturas normais e um tubinho de pasta antiga no lixo. 
     
    Sério reveja.
  16. O post de WOZ Dods em Watercooler Corsair “Hydro Series H45” - Correta Ligacão foi marcado como solução   
    @FLeonidas Se sua placa-mãe não tem header específico para a bomba, recomendo que coloque ela no CPU_FAN justamente pelas mesmas questões que o @Imakuni falou, mas também por que a bomba, para durar e funcionar corretamente, tem que ter velocidade de operação fixa ou pouca oscilação. Deixar ela oscilando apenas entre 80% e 100% seria ideal. Além disso as ventoinhas do radiador podem ser conectadas aos mesmos headers do restante do gabinete, com sua velocidade atrelada à CPU. Isso vai garantir que em momentos de aumento de temperatura seu airflow continue dinâmico já que ao contrário de coolers a ar um WC influencia severamente o fluxo de ar do restante do gabinete.
     
    Dito isso, observe a posição correta de instalação abaixo. Se quiser algo realmente durável que nunca vai lhe dar dor de cabeça, vai custar menos e vai ter desempenho similar, compre um Scythe Kotesu Mark II ou Scythe Fuma 2, dois air coolers que tem desempenho similar a water coolers de duas vezes ou mais o seu preço.
     

     
    Ah, e toda ventoinha conectada no header de 3 pinos pode não ser controlada via PWM, mas isso não quer dizer que ela não tenha a velocidade controlada. Controlar via DC é menos preciso, mas funciona do mesmo jeito e header de 3 pinos é 100% compatível com ventoinhas de 4 pinos. Use um FH-04 para cada 4 ventoinhas ou um FH-10 para até 10 com alimentação pela fonte e controle pela placa-mãe.
  17. O post de WOZ Dods em Possível gargalo de memória RAM foi marcado como solução   
    SSD não vai interferir no desempenho. O que você precisa é do seu sistema estável, com drivers atualizados do site do fabricante da placa-mãe e de um sistema limpo e atualizado. Fora isso evitar programas externos que causam interferências no jogo.
  18. O post de WOZ Dods em A RTX 3070 ti da pallit precisa de Suporte? foi marcado como solução   
    @Cristian Yuri Machota Suporte de GPU não é necessário a menos que você tenha muita paranoia de a placa empenar. É raríssimo uma GPU ser danificada pelo empenamento natural que ocorre. Se você souber posicionar seus cabos de alimentação para que eles não puxem a placa para baixo aí fica quase impossível de acontecer por sinal.
     
    Comprou fonte adequada para segurar esse monstrinho? 
    Seu gabinete é o maior problema, por ser pequeno ele restringe um pouco a ventilação. Espero que tenha muitas ventoinhas e fique de olho nas temperaturas. Evite deixar essa GPU ficar acima de 70° se quiser que ela dure bastante.
  19. O post de WOZ Dods em A RTX 3070 ti da pallit precisa de Suporte? foi marcado como solução   
    @Cristian Yuri Machota Suporte de GPU não é necessário a menos que você tenha muita paranoia de a placa empenar. É raríssimo uma GPU ser danificada pelo empenamento natural que ocorre. Se você souber posicionar seus cabos de alimentação para que eles não puxem a placa para baixo aí fica quase impossível de acontecer por sinal.
     
    Comprou fonte adequada para segurar esse monstrinho? 
    Seu gabinete é o maior problema, por ser pequeno ele restringe um pouco a ventilação. Espero que tenha muitas ventoinhas e fique de olho nas temperaturas. Evite deixar essa GPU ficar acima de 70° se quiser que ela dure bastante.
  20. O post de WOZ Dods em A RTX 3070 ti da pallit precisa de Suporte? foi marcado como solução   
    @Cristian Yuri Machota Suporte de GPU não é necessário a menos que você tenha muita paranoia de a placa empenar. É raríssimo uma GPU ser danificada pelo empenamento natural que ocorre. Se você souber posicionar seus cabos de alimentação para que eles não puxem a placa para baixo aí fica quase impossível de acontecer por sinal.
     
    Comprou fonte adequada para segurar esse monstrinho? 
    Seu gabinete é o maior problema, por ser pequeno ele restringe um pouco a ventilação. Espero que tenha muitas ventoinhas e fique de olho nas temperaturas. Evite deixar essa GPU ficar acima de 70° se quiser que ela dure bastante.
  21. O post de WOZ Dods em Fonte Gigabyte GP-P450B suporta Ryzen 5 3600 + RX 6600 saphire? foi marcado como solução   
    Sim, teria que trocar. A questão sobre a troca de CPU é que o 3600 sumiu do mercado e quando você encontra ele custa muito mais do que vale. Um 5600X terá mais desempenho a curto, médio e longo prazo e permitirá usar esta GPU pretendida bem como aceitará futuros upgrades. Lembre-se, gastar bem é gastar uma vez só. 
    Ainda sim o que eu recomendei foi só isso, uma recomendação. O custo adicional seria facilmente coberto pela venda dos seus componentes antigos e o ganho efetivo em desempenho e durabilidade seria bem vindo.
     
    A preocupação é SEMPRE sobre segurança e qualidade. Entenda que fontes de má qualidade danificam seu PC aos poucos. A má filtragem, a falta de proteções, causa falhas prematuras em componentes que vão durar 3 anos quando poderiam durar 10 sem qualquer problema. Não importa o que a pessoa presume, o fato é que vai jogar dinheiro fora se usar fonte de má qualidade quando poderia economizar muito com uma fonte minimamente decente que nem custa caro, pois hoje a Pylon 550 e a 650 estão com ótimos preços.
    Enfim, fica a seu critério. Tenho 20 anos de experiência no ramo e sempre aviso clientes sobre os riscos das fontes de má qualidade. Anos depois mostro para os cabeça duras o quanto eles teriam economizado nos componentes que tiveram que trocar por causa das fontes péssimas. Nenhum único PC que montei com fontes de qualidade perdeu componentes prematuramente. 
    Seja como for, para saber se a potência é suficiente basta calcular, mas também tem mais sobre o assunto do que só dar conta. Tem a eficiência também que é reduzida se a carga for acima de 70%, aumentada entre 50% e 70%...
     
    Para calcular use: https://outervision.com/power-supply-calculator
    Eu hoje só monto PCs com fontes Gold, mas isso é frescura minha. A Pylon tem garantia razoável (acho que 3 anos) e qualidade de fabricação incontestável. Pegue ela de 550 ou 650, fica a seu critério, mas sempre compare os preços. É comum uma mais potente custar o mesmo ou até menos que os modelos mais simples e potência a mais não faz mal.
    Detalhe, no aliexpress muita gente tem comprado o 5600X mais barato que o 3600 aqui. Claro que tem que procurar. E a previsão é de que o preço dele caia bastante por aqui, já que no resto do mundo caiu faz tempo e o Brasil, com nossos lojistas espertos, não acompanhou.
     
    Esqueci de falar... Se quiser trocar seu kit e gastar menos, tem a opção do Core i5 12400F em kit com placa-mãe B660M DS3H. Procure e veja o preço. Para jogos terá desempenho similar ao 5600X, mas o custo hoje é menor.
    Não sou exatamente fã de Intel, mas tenho que admitir que essa última geração, quando pareada com DDR4, está valendo a pena. Também tem o fato de que nosso mercado viciou em vender Ryzen a preços equivocados... fazer o quê.
    Olha o kit aí: https://www.kabum.com.br/produto/308602/kit-processador-intel-core-i5-12400f-placa-mãe-gigabyte-b660m-ds3h-intel-LGA-1700-matx-DDR4-m-2-NVMe
    Ixi, esgotou...
     
    Comprando separado sai basicamente o mesmo ou até um pouco a mais que o R5: 
    placa-mãe Gigabyte B660M DS3H DDR4, Chipset B660, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 - R$ 1.099,00
    Processador Intel Core i5 12400F 2.5GHz (4.4GHz Turbo), 12ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1700, BX8071512400F - R$ 1.299,00
     
    VS
     
    PROCESSADOR AMD Ryzen 5 5600X, 6-CORE, 12-THREADS, 3.7GHZ (4.6GHZ TURBO), CACHE 35MB, AM4, 100-100000065BOX - R$1.797,90
    placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 549,99
     
    Tem outros kits, mas tenho meio que alergia a placa-mãe com dois slots de memória. Seja como for, para Ryzen só tem que tentar pegar chipset 5xx com update de BIOS sem CPU (q-flash plus da gigabyte, BIOS flashback "alguma coisa" da ASUS, não lembro o nome do da msi).
  22. O post de WOZ Dods em Quantos cobrar pela montagem e manutenção de PCs? foi marcado como solução   
    Eu cobro 150 reais pela formatação, mas tudo que está naquele meu tópico de preparação do PC eu faço com cada um, e ainda faço uma preventiva, tudo dentro desse valor.
     
    Antes eu cobrava 100 reais, mas um cliente ficou chateado comigo por que contratou um técnico que cobrou um valor absurdo dele e não resolveu o problema, gastando horas do tempo dele à toa, eu cheguei lá, resolvi rapidinho com a substituição do roteador problemático, ele ficou super satisfeito, mas achou "burrice" minha cobrar tão pouco com a qualidade do meu serviço. Só revisei meus preços duas vezes, uma foi essa, a outra por que o dono de uma empresa não aceitou me pagar o valor que eu ia cobrar, justamente do mesmo jeito... kkkkk
    Cobro hoje 250 para montagem, 150 formatação, outros pormenores depende muito.
  23. O post de WOZ Dods em Computador liga, mas não dá vídeo foi marcado como solução   
    Na caixa vem escrito que é compatível com Ryzen 3000. Toda MB atual precisa de update para 5ª geração. Não use a versão Agesa 1.2.0.5, ela é problemática, pegue a .4. O Q-flash Plus precisa de um pendrive formatado em fat32 e com o arquivo de BIOS descompactado e renomeado para GIGABYTE.BIN para funcionar. Além de tudo isso, tenha paciência, o processo leva de 5 a 10 minutos. Deixe a luzinha piscar até parar.
    Não existe lista de compatibilidade de memórias. Isso é um erro de interpretação das pessoas. O que existe é QVL (quality vendor list), que é uma lista de "referência" de memórias que foram testadas na fabricação/desenvolvimento da placa-mãe. Toda DDR4 é compatível com sua placa-mãe, exceto as de servidor com ECC. Esquece isso de lista de compatibilidade, não existe há duas gerações de DDR.
    Não, não tem relação. Sua MB precisa de update de BIOS. Não precisa desconectar nada da MB para fazer, apenas use o Q-Flash Plus.
  24. O post de WOZ Dods em Qualquer cabo de força serve na fonte? foi marcado como solução   
    @PurpleAlwaysWin Procure modelos que declarem ser bitola 3x0,75. 
  25. O post de WOZ Dods em Dúvidas quanto ao RMA da TeraByte foi marcado como solução   
    @Gonçal Se ele optar pela devolução do dinheiro, o valor tem que ser corrigido e tem que dar para comprar outra GPU hoje. Se houve alta de preço eles tem que bancar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...