Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Daniel UDI

Membro Pleno
  • Posts

    165
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Daniel UDI postou

  1. Obrigado, Zurca, É exatamente essa a minha dúvida, se é um fio de entrada ou saída de sinal, se soubermos como usá-lo, poderemos aplicar esse uso em projetos. O verde eu sei, é tranqüilo, só aterrar para a fonte ligar. Essas características, como baixo custo, leveza, facilidade de aplicação e grandes capacidades de corrente, além de boa confiabilidade tornam essas fontes muito mais interessantes em alguns projetos. Gostaria de saber, bem como disponibilizar a todos o CONHECIMENTO de como utilizar tais dispositivos, usando o MÁXIMO de todos os seus recursos, sejam funcionais ou de segurança, como é este fio... Muito obrigado a todos que estão colaborando!!
  2. Rapaz, essas fitas plásticas costumam ser bem caras, até onde eu sei só se consegue isso diretamente com a Yamaha do Brasil, o que acha, goldvec? E ainda tem um agravante, este teclado pelo que me lembro é antigo, provavelmente fora de linha, talvez não seja fácil encontrar nem no fabricante. Qualquer novidade poste aí!!
  3. Meu amigo Kaarell, Fico muito agradecido pelo apoio. Eu trabalho com isso faz só um ano e meio mais ou menos, você tem MUITO mais experiência do que eu. Vejo outros posts seus aqui no fórum e percebo o quanto você entende de eletrônica. Apesar de tudo, deixo aqui um oferecimento de auxílio, se necessitar de qualquer ajuda com as fontes ATX, é só postar, talvez eu possa ajudar. []'s!
  4. Capital?? Que tipo de peça necessita, amigo? Procure na Sta. Ifigênia.
  5. Não, cara não sabia pra que serve o dio cinza, ou acha q só porque trabalho com essas fontes tenho que saber absolutamente tudo sobre elas??? Ao amigo Silvio, obrigado pelo esclarecimento. Mas quanto ao uso deste fio, se eu levá-lo ao nível alto a fonte não dá a partida, é isso? Uma vez que a fonte opera normalmente com este fio desligado... Muito obrigado!
  6. Olá, pessoal! Eu trabalho com manutenção de fontes chaveadas AT e principoalmente ATX, e estou familiarizado com todas as cores dos fios de saída delas, menos um. Alguém poderia me explicar pra que diabos serve o fio cinza, no conector que vai a placa mãe? Ele é denominado pelos fabricantes "+5V/+3,3V ok". ´ - Qualquer dúvida sobre a manutenção de fontes AT/ATX, postem aqui também, será um prazer responder! Muito obrigado a todos!!
  7. Cara, O transistor comum (ou bipolar, como queira) só conduz corrente num sentido, adotando se o sentido convencional, do coletor ao emissor, e essa corrente é controlada pelo terminal "base". Sendo assim, não é difícil supor que este semicondutor só pode trabalhar com corrente contínua, que trafega os elétrons num único sentido. Já o Triac, semicondutor da família dos tiristores, é composto de dois cristais PNPN em paralelo, disparador em comum, e é um elemento que conduz corrente nos dois sentidos, isto é, pode trabalhar com corrente alternada, sendo por isso, muito usado para comutar tensão de lâmpadas 127/220V, Dimmers e PWM's para motores e cargas resistivas em geral. Você nunca poderá utilizar um transistor comum (TIP's BC's etc.) para acender uma lâmpada como menciona. Como 99,9% dos circuitos integrados, como o 555 trabalham apenas com tensão contínua, suas saídas utilizam, ou transistores convencionais (maioria dos CI's Lineares) ou transistores de efeito de campo de porta isolada (MOS-FETS), no caso de CI's digitais e microcontroladores. Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida poste aí!!
  8. Olá! muito obrigado pela presteza, amigo. Trabalhei 2 anos numa empresa de manutenção aqui da cidade, e se houver algum, me avise e eu encaminho o aparelho diretamente para lá, a minha ideia é postar minhas experiências com esses teclados por aqui. Grande abraço, qualquer coisa, poste aí, a gente se fala!
  9. Muito legal a iniciativa do amigo goldvec, Também tenho bastante experiência com teclados e pianos eletrônicos, principalmente nas marcas Roland, Yamaha e Cassio. Sempre que puder ajudarei o pessoal por aqui. Valeu amigo!
  10. Cassiano, onde podemos encontrar o éter, em que concentração devemos usar? A acetona não poderia danificar a lente da unidade? Lembrando que esta não é vidro, e sim acrílico. Abraços. Paz do SENHOR a todos!!
  11. Já ouvi falar desse método para "consertar" a unidade... Me disseram q funciona muito bem, mas eu nunca testei. Será que funciona com unidades de DVD's também? Estou com um Panasonic parado aqui em casa por caus ade uma unidade, se funcionasse seria muito bom!!
  12. Amigo, faça o seguinte, por favor: Verifique com um multímetro que resistência há entre a linha de 5Volts (saída) e o terra. Se houver uma resistência muito baixa, cerca de 10 ohms ou menos, sei o que está causando o problema. É que eu tenho uma fonte que estava exatamente com esse problema e com multímetro animei consertá-la, descubrindo esse curto na saída de +5V.
  13. Caro amigo, O grande problema é que o ganho do transistor diminui muito a medida que nos aproximamos de sua freqüência máximo de trabalho. Veja bem, um 2N3055 tem um ganho típico de 15. Se você operar ele em cerca de, digamos 750KHz, o hfe (gahho) na prática diminuirá para cerca 8,5. Além disso, o trasistor 2N3055 é indicado para saídas de potência em audifreqüência, e não radiotransmissão. Se quiser um bom trannsmissor de AM, veja o esquema abaixo, que utiliza um MOS-FET IRF630 como saída. Esse transmissor é barato e de fácil montagem. Aliás, você sabe que um transmissor de AM necessita de uma antena de no mínimo 70 metros de extensão, né? Até mais, dúvidas poste aqui. A antena você pode fazer assim: As bobinas têm as seguintes características: L1: 100 espiras de juntas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento. L2: 80 espiras unidas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento. O capacitor junto à bobina L2 deve ser ajustado para máxima potência de saída, observada com a ajuda de uma lâmpada de 12V ligada na saída como carga. Ademais, deve-se lembrar que apesar de AM, é um projeto crítico, deve-se elaborar um bom circuito impresso em placa de fibra, no entando, a freqüência de saída é estavel, dado o uso de cristal.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!