O que eu acho que mais descaracterizou os jogos do Mario, além da retirada do Luigi, foi o fato deles terem desabilitado a opção 2 players. (sanado no Mario Party que é multiplayer - 4 jogadores simultâneos). Super Mario Sunshine eu não cheguei a jogar.
Bom, concordo com o Danelon - em partes. A Nintendo sempre fez jogos de classe e qualidade bem elevados. Super Mario 64 e os Mario Party eram os que mais faziam sucesso no N64. Aí veio o Zelda: Ocarina of Time - assisti o comercial, babei pelo jogo e comprei o console. Depois veio Zelda: Majora's Mask, Donkey Kong 64, Super Smash Bros, Pokémon - e convenhamos, são os jogos mais caprichados do N64 e suas formúlas perduram até hoje (NGC e Wii). Só que não é só a Nintendo que tem jogos fabulosos.
A Sega quando se dispõe a fazer um jogo, faz caprichado. (exemplo disso é o Bleach: o do NGC é praticamente o Anime para jogar e o do PS2 que foi feito pela Sony não é a mesmo coisa... Não usaram nem o Anti-alias para melhorar os gráficos). A Sammy/Arc System Works (Guilty Gear, Hokuto no Ken fighting, NeoGeo Battle Coliseum) também tem jogos super caprichados (tanto é que a Arc tá lançando o Guilty Gear Accent Core pro Wii).
Não duvido se o Wii tiver como os jogos mais fenomenais os títulos da própria Nintendo, mas as outras softhouses também tem que correr atrás, porque o Wii é um dos mais vendidos e se quiserem abocanhar um pouco desse lucro, terão que fazer jogos tão bons ou melhores que os da Nintendo.