Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

leo_bsb

Membro VIP
  • Posts

    262
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1

1 Seguidor

Sobre leo_bsb

  1. Para quem escreveu para esse grande site no início dos anos 2000 fico triste de ver esse lado sumir. De qualquer forma é algo que já vem acontecendo em vários outros, como hardocp por exemplo. Muitas vezes o fórum é confuso e podemos não ter a melhor resposta para dúvidas, mas vivemos os tempos da grande rede social. Parabéns Gabriel, sucesso sempre.
  2. achei o teste fraco, pois deixou de considerar aspectos importantes na refrigeração de PCs (já ignorados nos testes dos coolers): - não realizaram multi montagens; a diferença de temperatura por uma montagem errada, com a mesma pasta térmica, pode ser superior a diferença de desempenho. Sem pelo menos 5 montagens não dá pra afirmar nada. O ideal seria mais, entretanto o pessoal do XtremeSystems fez o cálculo estatístico e já dá pra chegar em um bom número com 5 montagens. - o teste ignorou um aspecto crucial em várias pastas térmicas: o tempo de cura. Alguns compostos precisam de horas pra apresentar um bom desempenho. - não há ambiente controlado. Sem o controle preciso da temperatura ambiente não há resultado confiável. Como já falei, a diferença de desempenho é tão pequena que o primeiro lugar na tabela pode mudar simplesmente por uma variação de temperatura ambiente, como aquela da tarde para a noite. Já falei isso aqui no fórum e fui criticado. A posição dos administradores é "isso é o melhor que podemos fazer". Entretanto o próprio Gabriel já falou exatamente o contrário com relação aos testes com fontes de alimentação por exemplo, onde o CdH não se contenta em fazer o que todos fazem: ele realmente TESTA as fontes. Esse não é o caso dos testes com coolers e afins. Minha sugestão: se não conseguem fazer direito, não façam nada. Deixem para os sites com melhor infraestrutura.
  3. taí ó, ótimo review de líquidos para watercooler: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?p=4560248#post4560248
  4. vai nessas mantac mesmo, acho um ótimo custo benefício. PVC não racha, pelo menos aqui em casa nunca rachou. Elas não pegam sol, duvido estragar. Embaçar, todas embaçam. A bomba você já comprou? se já comprou vou te mostrar o mod. Eu tenho uma 355 parada tb.
  5. pra você saber se está realmente fazendo diferença você precisa primeiro: - ambiente com temperatura controlada. - termometro com precisão de pelo menos 0,1oC (tem uns minipa que dá pra usar na água e pro ar ambiente). você precisa de pelo menos dois desses. - wattimetro pra medir a potência do aquecedor de aquário. A tensão na tomada muda e a potência dispendida na resistência elétrica flutua junto. O ideal é ter uma fonte AC regulável pra você garantir a mesma potência sempre). - além disso você precisa medir a temperatura nos blocos. Nada adianta você conseguir um líquido melhor que a água e ele perder em desempenho ao passar pelos blocos. Daí pra testar blocos você precisa de outra resistência pra simular uma CPU, um tubo de 30g de pasta térmica, um bom bloco CPU e muita paciência pra fazer pelo menos 5 montagens pra reduzir o erro estatístico de uma má montagem e fazer pelo menos 30 min de teste em cada montagem.
  6. acho esses preços da waz um absurdo total. - a bomba é ótima, mas precisa do mod e um top pra funcionar bem mesmo. - o reservatório é dispensável, se quiser economizar use uma conexão T - a mangueira 7/16 é muito boa pra usar com conexões espigão de 1/2". A ligação fica bem justa e evita vazamentos. Agora, esse preço da mangueira está ABSURDAMENTE caro. Eu compraria mangueira cristal Mantac de 1/2" e guardaria seu dinheiro pra gastar em peças que realmente fazem diferença. - essas mangueiras de silicone tem parede muito fina e dobram muito fácil. eu prefiro as de pvc mesmo. A Mantac tem umas coloridas com trama sobre a mangueira que ficam muito legais.
  7. ah, entendi, usar o peltier como uma resistência. acho que não é muito controlável, ele gasta mais energia de acordo com o refriamento do lado quente, então perde-se a estabilidade da potência pra testar vários líquidos ou blocos, por exemplo
  8. sim, muito provavelmente a bomba não rodará 100%, se você comprar uma bomba de qualidade, tipo laing ou eihem, é possível que você consiga os dados técnicos sobre os líquidos aprovados, sua viscosidade e e capacidade de danificar a bomba. sobre os líquidos, reitero que esses testes já foram feitos, se você pesquisar vai achar esses dados. se você montar ou comprar um heat exchanger até poderá usar peltier. O problema é que as pastilhas de peltier não vão bem com overclock de processadores modernos quad e hexa core. Você precisa aliar vários em um heat exchanger e resfriar a água do watercooler. Daí já não compensa pelo gasto de energia, onde um phase change já é mais vantajoso e tem melhor desempenho. Ou seja, montar uma geladeira no PC. Na minha opinião pessoal não vale o gasto de energia pelo desempenho a mais. No final das contas vale mais a pena investir em um processador mais caro ou placas de vídeo mais porrada ao invés de gastar horrores de energia elétrica para sempre.
  9. aquecedor de aquário é a melhor pedida, você precisa de algo que meça a potência do aquecedor na tomada, algo como um kill-a-watt, pra poder comparar com um processador. acho perda de tempo o teste com diferentes líquidos, isso é dado disponível na internet. melhor custo/benefício, além da fácil disponibilidade e segurança, é água destilada. Não precisamos reinventar a roda. boa sorte.
  10. sim, você precisa levar as duas coisas em consideração. - radiadores do tipo condensador não são bons pra pressão interna da água no sistema e também pela dissipação do calor pelas aletas. - radiadores com filetes muito concentrados exigem fans muito potentes e consequentemente barulhentos. O termo que os gringos usam é FPI (fins per inch, ou filetes por polegada). Quanto maior esse número mais restrito pra passagem de ar. Veja as especificações do swiftech, seria uma boa média pra você comparar com algum nacional que você ache pra comprar. Lembro que os gringos usam o radiador de ar quente de um carro chevrolet nos EUA, que deve ser parecido com o radiador de ar quente do corsa. Ele era muito bom, o problema era o fan necessário pra bom desempenho, muito rápido e barulhento. Ou seja, o heatercore gringo era muito restrito pro ar.
  11. o problema não são os tubos chatos ou redondos, são essas passagens seriais. Com tubos chatos você tem desempenho melhor mas ainda precisa de outra detalhe: o lance é fazer câmaras nas pontas do radiador, onde você une metade dos tubos de passagem, fazendo um radiador de dupla passagem e melhorando o fluxo interno. vou olhar essa MP, eu estava viajando e posso ter passado batido.
  12. esses radiadores do tipo "condensador" não são bons para watercooler. são muito restritos. procure um de ar quente ou invista um pouco mais e compre um swiftech. você terá o desempenho esperado por um valor justo.
  13. Esses watercooler selados e baratos geralmente tem desempenho igual a air cooler high end. Basta conferir nos testes sérios. Alguns são bons mas não tem desempenho de um bom dissipador. O que eu não gosto nesses modelos sãs as desvantagens do watercooler aliado a um desempenho que não é extraordinário. Você agrega mais pontos de falha ao sistema de refrigeração sem agregar melhor desempenho que um air cooler do mesmo preço. Com eles você continua correndo risco da bomba vazar, de uma conexão se soltar e a água vazar, do bloco (geralmente de plástico) rachar e vazar, etc. Com um air cooler TOP de linha, do mesmo preço desses kits, o maior risco é uma ventoinha parar. Até nesses casos, como uma boa ventilação do gabinete, os danos não serão permanentes, ou até você poderia usar mais de uma ventoinha. Veja que esses são riscos REMOTOS em boas marcas como corsair MAS podem acontecer e não há como negar isso. No novo corsair modelo 80 as conexões são rotatórias e sabidamente vez ou outra esse tipo de conexão vaza. Portanto pense bem se esses sistemas são pra você.
  14. Nesse esquema original dela somente 3/8. você pode instalar um TOP nessa bomba, oferecendo mais desempenho e a possibilidade de usar conexões diferentes. Tenho um desse parado, me mande MP que a gente conversa. um radiador tão pequeno pra watercooler não existe. Os menores que eu ví a venda eram de 80x80 e o desempenho era tão ruim que abandonaram a ideia. O menor que você encontra hoje em dia são os 120x120 e se procurar muito pode achar uns antigos de 92x92, que são bem ruins tb. se for pra pegar bom e barato vá de swiftech. esse bloco não presta pra nada. Talvez você consiga usar as placas pra instalação com algum outro bloco que você consiga. O trabalho que você tem pra fazer um bloco que realmente tenha desempenho bom não compensa se você pensar que pode comprar um XSPC rasa ou um dtek fuzion usado por menos de $50. o reservatório é bom, já tive um desses. Está meio em desuso mas é bom.
  15. essa bomba se não estiver zuada vale quase os 200,00 aqui no brasil. o resto é brinde. esse bloco eu usaria pra atirar na cabeça de alguém que me encher muito o saco, ou então como chaveiro ou peso de papel.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...