×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Martins

Membro Pleno
  • Posts

    83
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Tudo que Martins postou

  1. Marylias. Não é necessário construir macro. Use a formatação condicional no menu "Formatação". Seleccione as células pretendidas e estabeleça as suas 5 condições (valores de 1 a 4 e célula vazia). Para "O valor da célula é igual a 1" escolha o formato da célula amarelo. Se for igual a 2 escolha azul turquesa e assim sucessivamente. Espero ter sido útil
  2. Se em B1 estiver o valor mensal de 100; Se em B2 estiver a taxa de juro mensal de 0,005878. Formate a coluna A como "mmm-aa", isto é mês e ano. Inicie, por exemplo, em A6 com o mês Abril de 2004. Copie, arrastando por aí a baixo (canto inferior direito da célula). Na linha 62 temos o mês de Dezembro de 2008. Em B6 coloque a seguinte formula: =(B5+$B$1)*(1+$B$2) (A célula B5 deve estar vazia). O resultado é 100,59 (por arredondamento). Copie a formula, arrastando por aí abaixo, até à linha 62. Em B62 teremos 6.787,44 como capital mais juros, salvo erro e omissão. Ignorei os arredondamentos. A formula tem a seguinte explicação: O capital 100 (está em B1), do próprio período, é adicionado ao capital e juro acumulado do período anterior (B ... +$B1$1), vencendo o seu conjunto juros durante um mês (1+$B$2). Espero ter sido útil.
  3. Fernanda: De génio nada tenho. Mas talvez possa ajudar. Primeira etapa: Para criar a lista com 3 opções seleccione a coluna pretendida com excepção do título. Vá ao menu "dados" e executa a sequência "validação de dados", critério de validação por "Lista" e em "origem" escreva, separado por ";" as suas opções: Em execução;Não executado;Finalizado. Assim à direita de cada célula da coluna aparece uma seta que, clicada, ajuda a escolher uma das 3 opções. Segunda etapa: Vá ao menu "Formatar" escolha "formatação condicional" e estabeleça a condição "valor da célula" é igual a "Em execução" e em "Formato" escolha o sombreado e/ou a cor pretendidos. Assim quando a escolha for "Em execução" a célula adquire o padrão escolhido. Utilizo o excel97. Com maior ou menor variante os "excel" mais modernos devem ter esquema parecido. Fique bem.
  4. Na célula B4 escreva =B2/B1 Com o rato fixo na célula B4 arraste para a direita para a fórmula se reproduzir em C4, D4, E4, etc. Para o efeito o rato deve ser posicionado no canto inferior direito da célula em causa. Quando isso suceder a marca do rato passa para o sinal "+". Nessa altura carregue na tecla esquerdo do rato e não largue. Arraste para a direita ao longo da linha até onde desejar reproduzir a fórmula e largue a tecla esquerda. Formate as células da linha 4 em %.
  5. Sendo assim temos que voltar atrás. Use o DVD Shrink e faça a reautoração do filme (na aplicação exite um botão chamado "Re-author"), utilizando a taxa de compressão que melhor lhe convier. A aba "Compression settings" ajuda-o nessa tarefa. A barra dá-lhe a dimensão do novo ficheiro. Não se esqueça de fazer a selecção da legenda e do áudio entre os vários que possam estar disponíveis (tecla direita do rato com o cursor colocado em cima do ficheiro com o filme). Então, agora sim, utilize o programa que lhe indiquei: o "VOB2MPG". Espero que tudo corra bem.
  6. Utilize o programa "VOB2MPG" que faz a conversão que V. pretende.
  7. Muzode: Passe o vídeo para o PC. Para cortar partes utilize para um programa que não faça o "re-encode" do seu ficheiro de vídeo, pois se o fizer ele vai perder qualidade, para além de demorar muito tempo. Um programa bom e simples de usar é o Vídeo Splitter da Boilsoft, mas existem outros.
  8. Martins

    Fórmula Básica Excel

    Íkaros: Na linha onde quer começar escreva a seguinte fórmula: =30150- LIN(A1)*150 & " até " & 30000-LIN(A1)*150 Depois é só arrastar por aí abaixo, colocando e fixando o cursor no canto inferior direito da célula. Se colocar inicialmente na linha 1 então na linha 200 tem o intervalo "150 até 0" pois 150 * 200 = 30000. Fique bem.
  9. Se os dias são seguidos escreva apenas o primeiro dia numa célula. De seguida arraste essa célula, fixando-a pelo canto inferior direito (aparece o sinal +), pela coluna abaixo (ou ao longo da linha para a direita). Desta forma os dias vão sendo inseridos de forma sequencial.
  10. Seleccione as células onde estão os dados. Vá ao menu “Dados” e escolha “Texto para colunas”. Aparece o assistente de conversão. Escolha “delimitador” e seleccione o botão “seguinte” No delimitador digite o carácter constante que, de acordo com o seu exemplo, é “-“ . Este delimitador funciona como ponto a partir do qual os caracteres seguintes passam para a coluna da direita. Na janela da simulação aparece o resultado. Se estiver correcto clique no botão “seguinte” e conclua.
  11. Sugestão: =SOMA.SE(intervalo; critérios; intervalo_soma) Intervalo é o intervalo de células que se deseja calcular. Critérios são os critérios na forma de um número, expressão ou texto, que definem quais as células a serem adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 123, "António", etc. Intervalo_soma são células a serem realmente somadas. As células em intervalo_soma são somadas apenas se as suas células em intervalo corresponderem aos critérios estipulados. Se a coluna com os nomes dos clientes for a “A” e se os valores estiverem na coluna “B” temos, por exemplo, para obter o total dos valores do cliente António, admitindo que há 1000 linhas preenchidas com os dados de todos os clientes: =SOMA.SE(A1:A1000;"António";B1:B1000) Coloque esta formula, por exemplo, em D2.
  12. Às tantas V. diz: “.... escolher um mês que não tem o dia 31, ele não aceitasse, mostrasse uma mensagem” Se me permite vamos trabalhar com listas. Assim não vai ser necessário apresentar uma mensagem, uma vez que os meses sem 31 dias nem sequer aparecem na lista. O que proponho é que se a pessoa digitar na célula dos dias números de 1 a 30, nas células do mês, que em princípio estão à direita, abre-se uma lista com os 12 meses do ano. Se a pessoa digitar o dia 31 abre-se uma outra lista que apresenta apenas os meses que tem 31 dias. Numa zona afastada da folha de cálculo faça duas listas: uma com os 12 meses de Janeiro a Dezembro; outra com os meses de 31 dias. Dê um nome a cada uma das listas (Inserir -> nome -> definir), por exemplo “Trinta” e “Trintaum”. No menu validação de dados escolha “Por lista” e na “Origem” escreva a seguinte formula: =SE(E1=31;Trintaum;Trinta) [Convém afinar o modelo para resolver a questão dos dias de Fevereiro, que nos anos comuns tem 28 dias. Ou seja se a pessoa digitar 29 (atenção aos anos bissextos). 30 ou 31 o mês de Fevereiro não aparece nas listas pendentes. Sugestão: crie 3 listas] Espero ter sido útil.
  13. Há o DVD Flick. (http://www.dvdflick.net/download.php). Mas, quanto a mim, não atinge o estatuto do ConvertXToDVD
  14. No menu "DADOS" escolha "VALIDAÇÃO de DADOS". Estabeleça então os seus critérios de validação e mensagem de situação de erro. Utilizo o Excel97 mas penso que o 2000 é igual ou parecido.
  15. Se B2 < B1 então B2 pertence ao dia seguinte. Logo, caso se verifique esta condição, tenho de somar a B2 24 horas. Caso contrário é uma subtracção normal. =SE(B2>=B1;B2-B1;(B2+24)-B1)
  16. Parece que V. quer editar o arquivo. Abra o arquivo com a senha que conhece. A seguir aceda ao documento na modalidade "somente leitura". Guarde o documento com outro nome e feche. Ao abrir este novo documento a segunda senha deixa de ser exigida, podendo ser introduzidas as alterações pretendidas. Utilizo o excel97.
  17. Serve para validar dados. Ou seja nas células onde essa funcionalidade foi estabelecida os dados admitidos são pré-estabelecidos, por exemplo através de uma lista. Menu "Dados" -> "Validação" -> "Validação de dados".
  18. Provavelmente a coluna "A" está formatada como "texto". É preferível que as células sejam formatadas com o formato "geral" ou "numérico" antes de os dados serem introduzidos. Se assim for e para resolver proponho que copie a coluna A para uma ao lado que esteja livre, por exemplo a F. Marque a coluna de faça Cópia. Para colar na coluna livre (a F) vá a "colar especial". Aqui em "colar" seleccione "valores" e em "operação" marque "adição". Apague o conteúdo da coluna A e copie normalmente o conteúdo da sua nova coluna (a F) para a coluna A. Veja também que a célula "A54" tem um espaço entre o A e 54, o que não é correcto. Fique bem.
  19. Allex: Posicionado na célula que pretende colorir use a formatação condicional disponível no menu "Formatação". Na janela que abrir estabeleça a condição (No excel97 poder ser uma fórmula - exemplo =SOMA(B1:B5)>10 - ou o valor de uma célula - =$D$1="SIM"), no seu caso a situação de ter sido processado (Informação obter de uma célula ou da conjugação de várias). Clique no botão "Formatar" dentro dessa janela e estabeleça, por exemplo, a cor verde como é seu desejo. Passe bem.
  20. Quando V. cria um documento novo o WORD vai buscar o modelo a um ficheiro padrão a partir do qual são criados os novos documentos. Este ficheiro chama-se NORMAL.DOT e encontra-se na pasta Programas/Microsoft Office/modelos. (Estou a referir-me ao office97). Edite esse documento e introduza o cabeçalho e rodapé que V. quer. Grave esse documento modificado e feche. A partir desse momento todos os novos documentos normais vem com o cabeçalho e rodapé que foram introduzidos.
  21. A função CONTAR(), e outras existentes no EXCEL, servem quando apenas existe uma condição, o que não é o caso do seu problema. De facto a sua questão envolve duas condições que têm que se verificar em simultâneo: A coluna B ser “VDP” e a coluna C ser “x”. Temos que usar então um fórmula de matriz envolvendo a função SOMA. A ideia é somar o número de vezes em que na coluna B está “VDP” e na coluna C está “x”. Introduza então, na célula onde quer que apareça o resultado, no seu exemplo em C22, a seguinte expressão =SOMA((B5:B18="VDP")*(C5:C18="x")) Mas como é uma fórmula de matriz depois de digitada não carregue na tecla ENTER como habitualmente se faz. Estas fórmulas são inseridas premindo CTRL+SHIFT+ENTER. Depois V. vai constatar que fica {=SOMA((B5:B18="VDP")*(C5:C18="x"))} As chavetas { } são indicação de matriz. As coisas não funcionam se as chavetas forem introduzidas através do teclado. Há que ter cuidado com este tipo de fórmula pois se não foram bem manipuladas levam a leituras erradas. Espero ter sido útil.
  22. Para os salários coloque a fórmula =(c2-b2)/b2 na célula onde quer o resultado, por exemplo em F2. Formate essa célula com a opção "percentagem". Se o resultado for positivo isso significa que em Fevereiro o valor dos salários cresceu, por exemplo, 20% em relação a Janeiro. Se o resultado for negativo, por exemplo -25%, isso significa que em Fevereiro houve uma redução nos salários de 25% relativamente a Janeiro.
  23. Nielp103 Se bem percebo a sua questão V. deve usar a fórmula que indicou : soma.se() Esta função pede 3 variáveis : Intervalo, Critérios e Intervalo_Soma. Imagine a coluna B com as cores e a coluna D com os valores correspondentes de cada cor, como vem no seu exemplo. Ao lado, seja na coluna F, a partir da linha 2, construa um quadro com um número de linhas compatível com as cores existentes. Na coluna G indicaríamos o resultado das somas por cores. Seja F2= azul, F3=Verde, etc. Assim em G2 colocaríamos a função =soma.se(B2:B1000;"azul";D2:D1000); em G3 colocaríamos a função =soma.se(B2:B1000;"verde";D2:D1000), e assim sucessivamente. Espero ter sido útil.
  24. Luísa. Passe o seu arquivo para um DVD usando o DVD Flick que é gratuito, é bem simples e trabalha com mpg.
  25. Proposta: =SE(A1<1001;0;SE(A1<1501;10;SE(A1<3001;15;"Falso"))) Veja a particularidade de o seu "and" não aparecer. Como vê temos "SE" aninhados. O segundo "SE" só é executado se a condição do primeiro não se verificar. Ou seja se A1 >= 1001. Se o A1 = 1200 o resultado é 10, pois a condição do segundo "SE" é verificada. Exactamente porque se verifica a segunda condição a terceira não é sequer testada. Caso fosse o computador ficaria baralhado uma vez que a terceira condição também é verdadeira, ou seja 1200 <3001 e neste caso o resultado seria 15. Teste o seguinte: =SE(A1<1001;0;SE(A1<1501;10;SE(A1>2001;15;"Falso"))) Atribua a A1 o valor de 1800. Veja o resultado. Bom raciocínio.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.