Só complementando, o raid ele divide a informação nas unidade, mas se o tamanho for pequeno ele será gravado apenas em uma unidade não ganhando performace alguma, e ainda ocupando espaço.
Eu uso divisão de 4 kb (que é a menor), se eu for gravar um arquivo de 1 kb, ele será gravado em 1 unidade, porém ele usará 16 kb de espaço. Eu perco 15 kb de espaço e não ganho desempenho algum.
Mas um arquivo de grande, ele será dividido igualmente nas unidade, ae sim eu começo a ganhar performace.
raid ajuda mas não é mil maravilhas. Porém se perde o Trim.
Eu não desativei pois o computador ficou mais lento, pesquisando na época de instalação descobri que alguns programas não são customizados para trabalhar sem a memória virtual, inclusive há casos de programas e jogos que não rodam.
Nunca tive problemas com os meus SSDs, só um pouco de trabalho na hora de atualizar os firmwares, mas normal, pois tive que rodar eles em outro pc individualmente para poder atualizar sem desmontar o arranjo raid.
Meu arranjo montei em dezembro do ano passado ou janeiro, por ae.
O que me motivou era o tamanho, eu calculei meu gasto de HD em torno de 160 GBs, então para ficar tranquilo teria que ser uma unidade de 240.
o Custo da unidade de 240 na era igual ao de 4 unidades de 60 na época, então por que não ganhar a performace?
Para um usuário comum, 60 gbs já atende, ou 2x de 60.
Mas fique atento, por que Raid se perde o Trim, que mantem as unidades sempre na melhor performace, no meu caso, o raid tem benefícios melhores que o trim.