Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vitorf

Membro Pleno
  • Posts

    33
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. também acho que seria um exagera, mas se a ideia é pra ventilar outra coisa td bem. Aliás, não deixe o cooler encostado no HD se ele for liso. Faça uns pezinhos nele pra ter um espaço mínimo pra circular o ar..... Acho que você sabe que um cooler tira o ar de um lado e joga pro outro.... Ou ele tb tem aquela placa metálica(radiador) normalmente usada nos processadores junto? Se eu fosse você comprava o de 500mA se a diferença for pequena. Tem-se uma maior margem de segurança e se quiser usar depois pra outra coisa tem mais chances de servir. Já a ideia de utilizar um interruptor é meio ruim. Vai ficar gastando energia elétrica se ele ficar na tomada direto, mesmo desligado. Quanto à opção do transformador eu não aconselho pra ele sem nenhum conhecimento de eletrônica. A não ser que ele tenha um multímetro e saiba alguma coisa de como funciona um trafo, um diodo e um capacitor. Fora que um trafo pode ter o secundário com tensão superior à 12V... Sem falar nessa do trafo e diodo sem capacitor. Coitado do cooler.
  2. Primeiro, desculpe ter te confundido ainda mais. E a ideia das pilhas realmente é *****. mas se quiser tentar pode ligar usando uma bateria quadrada de 9V. basta ligar o preto no pino maior e o vermelho no menor. Quanto ao seu carregador, tem que verificar nele onde é positivo e onde é negativo. geralmente tem isso desenhado na carcaça. Os fios não usados devem ficar isolados. algo do tipo: ou então: Essa indicação em baixo a esquerda. Pode ser que não rode pela tensão ser baixa. Daí o melhor a fazer é comprar no camelô mais perto um desses "adaptadores" ou "eliminadores de pilha/bateria" ou como chamarem na sua cidade. Algo assim: Achei esses pra vender na net: Eu comprei um por R$10,00 no camelô. Essas coisas são bem vagabundas, mas pro que você quer é tranqüilo.
  3. O seguinte, para ligar um cooler você precisa de 12V em corrente contínua (CC ou DC em inglês) e na tomada você tem 110V ou 220V em corrente alternada (AC). Imagino que não tenha muita ideia da diferença. para ilustrar mais ou menos é o seguinte: Na corrente alternada a tensão("tensão") varia 60 vezes por segundo(daí os 60Hz da rede no brasil) ficando positiva e negativa toda hora. Já na corrente alternada não, a tensão é sempre constante: A fonte do computador pega esses 110V ou 220V e transforma em 0V, +5V e +12V CC, sem contar com algumas outras "voltagens" que vão pra placa mãe. O mais fácil seria você abrir o PC e colocar um fio saindo com 12V saindo pra esse cooler. Mas não é indicado pois qualquer interferência que você fizer pode danificar a fonte a assim o PC todo tb. Além de acabar com a gaiola de faradey que a carcaça acaba propiciando. Daí você terá que fazer um circuito simples que primeiro reduz essa tensão usando um transformador próprio pra isso. Algo do tipo 110/220AC->15AC. Depois você deve retificar isso com diodo e capacitor, ficando em aprox 14DC. e aí ligar um regulador de tensão que é um CI que mantém a tensão em 12V DC. Nisso você pode ligar o cooler. Se é barato? Se você mesmo fizer não deve sair por mais de 30reais supondo que as lojas locais sejam caras. Mas para montar, você terá que no mínimo saber soldar e ter um ferro de solda e estanho. Se não quiser ter trabalho tem três opções: 1- ligar em 8 pilhas comuns(pode ser AAA, AA, ou das grandes mesmo). Pra isso é só comprar os suportes pras pilhas e ligá-los em série. 2- Comprar uma fonte de 12V qualquer. 3- arranjar uma fonte de PC velha que funcione e usar ela pra ligar só o cooler. Qualquer coisa pergunte.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...