Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DanielRodrigo

Membro Pleno
  • Posts

    112
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

10
  1. Ola @tadzyoobrigado pela ajuda! A preocupacao não é como evitar - e sim se é possível uma fonte não ser danificada numa sobrecarga / surto eletrico - e outras pecas serem. Em outras palavras - a duvida é se é possível a fonte sobreviver sem dano ao surto e repassar uma carga suficiente para danificar outros componentes. isso é algo muito tecnico - mas ate onde sei - a funcao de uma fonte é reduzir / converter a tensão BASE da rede eletrica para uma tensão "suportavel" pelos demais componentes. no caso em geral uma tensão de 110v é convertida para 24v.. por exemplo - (não sou tecnico) - isso numa operacao normal. mas se a tensão for mais alta? 180v, 280v.. qual o limite de suporte da fonte - e se ela aguentaria a carga maior - mas por sobrecarga - repassaria ao invés de 24v uma tensão muito mais alta - recebe 280v (suporta) - mas repassa uma carga de 50v suficiente pra destruir todo resto. Obrigado @pepse pela ajuda! Preciso ter uma certa certeza disso pois usarei como contra-argumentacao junto a concessionaria de energia. Eles estão indeferindo pedidos de indenizacao onde a fonte não foi danificada. Existem diversos relatos na internet sobre o assunto. Todos no mesmo padrão. Já sei q isso é uma grande mentira pois o surto eletrico não se propaga apenas via rede eletrica. Ele pode ser propagado via coaxial ou ate mesmo via HDMI - no meu caso evidente - ja que atingiu 3 equipamentos interligados - basta um deles ter tido a sobrecarga para refletir nos demais. porém, ter uma certeza de q tambem a fonte pode não ser danificada - e mesmo assim repassar energia a mais - e danificar - da um respaldo maior a uma contestacao - ja que é um fato - tive o surto, assim q voltou a luz - a TV que sempre funcionou não ligava mais - alguma coisa aconteceu, não foi do nada q ela parou de funcionar.
  2. Caros, estou com uma duvida. = Recentemente tive um problema com uma sobrecarga em casa = que danificou 3 equipamentos interligados via HDMI. Gostaria de saber se toda sobrecarga OBRIGATORIAMENTE danifica a fonte do equipamento ou se é possível a fonte não ser danificada atingindo somente a placa principal. Pergunto isso, pois a assistencia tecnica esta me cobrando o conserto apenas da placa principal da TV. E dai veio a duvida. Obrigado!
  3. @Ricardov valeu! @Elder Nauvirth no post do forum da AVS que coloquei tem um vídeo sobre tb mostrando uma animacao com os fios de cobre. Claro que quando você compra um cabo de fibra optica - você imagina ser 100% fibra optica - mas ta demonstrado que não - a venda é feita como sendo fibra optica - mas "se esquecem" desse pequeno detalhe. Como falei - o vendedor de confiança que me vende cabos a anos (MAS não ME VENDEU ESSE DE FIBRA porque na epoca ele não tinha - eu comprei esse cabo uns 3 anos atras quando instalei a TV que deu o surto) - ele disse que os cabos HDMI precisam de 5v obrigatoriamente para funcionar - pelo que entendi é protocolar da tecnologia. Logo- a fibra tinha que de alguma forma transportar a carga (ai eu não sou tecnico pra saber o porque ou como ou etc.. so repassei o que ele me disse... q todo cabo, mesmo de fibra ira transmitir os 5v) ai tecnicamente é o que você comentou - tem uma diferenca entre Cabo DE Fibra Optica para Cabo COM Fibra Optica.. DE a gente entende como PURO - COM a gente entende que TEM a FIBRA mas pode ter outros componentes - no caso o cobre. so que ninguem fala sobre isso.. você compra o cabo não sabe se ele é puro ou não. Pelo menos na caixa do cabo q comprei não FALA NADA.. mas pesquisando pelo internet - achei alguns cabos que usam uma FONTE EXTERNA como carga para transmitir a fibra - mas esses modelos na verdade devem ser os modelos anteriores - onde a energia era passada com essa fonte. Agora nos cabos novos a gente so acha esquemas como o que você colocou: ou seja - mesmo sendo fibra - ao que parece - não existe um cabo "PURO" - ele sempre vai transmitir energia pelo cobre a parte - então de nada adianta investir pesado em cabos de fibra se a ideia é evitar surtos em cadeia como é o meu caso. O negocio é tentar fazer o bloqueio no coaxial e rezar....rs
  4. @Ricardov obrigado pela ajuda - primeiro sei que voce quer ajudar e isso não tem preço - de verdade, não sei como agradecer. não so pela ajuda, como pelo tempo q você acaba gastando ao invés de se dedicar a outras coisas pra voce. so que eu eu não tenho como te dar informações que eu não tenho. Não tenho como explicar pra voce como foi feito o aterramento, como é o solo, etc.. o que posso dizer é que foi bem feita. porque ao mesmo tempo que você se preocupa com isso - se ignora o ponto crucial - eu tive o mesmo problema nos mesmos equipamentos em instalações diferentes - e da mesma forma - não tive qq tipo de problema por menor que seja - em qq outro equipamento - ao longo dos ultimos 30 anos - so tive 2x o mesmo problema nos mesmos equipamentos em instalações diferentes. As duas instalações sao ruins ou é algo que ocorre so com esses 2 equipamentos que esta causando o surto? Pra mim parece claro que o problema não esta na instalacao eletrica e sim no COAXIAL - que imagino ser a unica outra fonte de energia q existe ai. A unica duvida que me resta é porque o outro conjunto de TV/decoder NET não foi atingido. E porque as duas vezes foi o mesmo conjunto? Unica coisa em comum q explica isso é a marca SONY - as duas tvs eram SONY - ou as polegadas. as duas eram 65"- a outra tv é uma SAMSUNG 42". a impressao que tenho é que se eu pegar esse mesmo conjunto e colocar em qq lugar - daria o mesmo problema.
  5. @Ricardov novamente, obrigado pela ajuda! Achei que estava claro no segundo paragrafo do post - mas então pra deixar claro - a instalacao eletrica é NOVA, feita do ZERO, e ATERRADA. e pra complementar - o problema é recorrente - NOS EQUIPAMENTOS - e não na instalacao. A instalacao antiga (Na mesma casa tenho DUAS INSTALACOES) -tb era aterrada, tudo perfeita -tudo como material eletrico de ponta e qualidade recomendada, melhor do mercado. É por isso q praticamente descarto que o problema seja de origem eletrica (quer dizer o surto é eletrico, claro, mas o que quero dizer é que não foi ocasionado pela rede eletrica). - nenhum outro equipamento foi atingido NOS DOIS SURTOS - os mesmos equipamentos foram atingidos NOS DOIS SURTOS - mesmo em INSTALACOES DIFERENTES (devidamente aterradas, construidas, e feitas com material de 1a linha) - nesse segundo surto - nenhum filtro ou fonte foi atingido. Os filtros (individuais) da TV e do decoder da NET estão funcionando. O tecnico que realizou a vistoria da Enel na quarta - tb atestou que a fonte da NET esta funcionando. O decoder da NET mantem o led de standby ligado quando energizado. - no primeiro surto - os filtros foram atingidos - porque parte dos equipamentos estavam ligados neles. (Ate por isso como medida - nessa nova instalacao coloquei tomadas independentes no rack - tenho 1 tomada para cada equipamento. E ainda uso filtros internos nos racks para TV e decoder.) e existe uma diferença de 10 anos entre os dois surtos. (isso é importante tb, porque nesse meio tb ja caiu luz, ja voltou, ja piscou milhares de vezes, inclusive o poste ja deve ter estourado outras vezes - o que quero dizer é que não é um "100%" de ocorrencia - mas que aparentemente o "raio" caiu duas vezes no mesmo lugar.. .. como figura de linguagem... porque da segunda vez não HOUVE OCORRENCIA DE RAIO - não ouvi raio e nem chovia na hora, mas choveu de leve 1h antes)
  6. @Henrique - RJ oi, bom dia! sim, com certeza é um poste com transformador - mas não temos arvores grandes por la - a minha rua tem duas quadras apenas - o meu lado da rua a outra quadra é uma area gigante de campo aberto tombado como patrimonio (com arvores, e algumas casas antigas, etc etc etc)- mas na minha rua mesmo, sao poucas arvores. o meu vizinho de fundo - e no caso do comodo - de PAREDE - é uma substacao da concessionaria. Mas ela não esta ligada aos surtos - claramente o som do estouro vem da rua - e da pra perceber que é um dos postes à direita da rua - na direcao da area tombada. não vi dessa vez qual foi o poste, mas quase certeza que é o que fica na esquina do outro lado rua na mesma quadra da area.. o mesmo poste da outra vez. Ah aqui tem outra informacao que pode tb contribuir pro misterio.. O DECODER DA NET TEM UM PROBLEMA CLASSICO COM TVS SONY - eu como usuario da SONY e da NET - sempre convivi com isso. Durante anos e anos - o controle de volume do decoder da NET na TV SONY era INEXISTENTE! não dava pra aumentar o volume ou diminuir o volume da TV - pelo decoder da NET (q tem o botao volume) - você so tinha duas opções - LIGADO ou MUTE (DESLIGADO). se você quiser aumentar o som - tinha que aumentar pelo controle da TV - o SOM DA TV (não esse do decoder). A NET sempre justificou isso como um bug com as TVS SONY.. por alguma razao o HDMI não dava suporte.. etc etc etc. essa era a desculpa oficial. como o problema de surto aqui ocorreu via HDMI com decoder NET e TV SONY.. pode ter algo relacionado.. porque a outra TV SAMSUNG q compartilha um Decoder NET - usando a mesma conexao coaxial nada sofreu. @Mr. Caio Augusto eu pergunto as coisas pra loja e tenho a ligeira impressao que o cara q responde, responde pra me agradar e não pra solucionar o problema..rs - do tipo - eu pergunto qual é melhor ? ele fala o da caixa preta - ai eu pergunto - mas porque esse da caixa preta é mais barato? ai o outro vira o melhor..rss o cilindrico q você fala é do de R$ 18. o mais barato de todos - o domestico seria qual? o com caixa preta suponho - por pelo q entendi dos vendedores - exigir o aterramento.. essa então seria a melhor solucao. a duvida q tinha era se precisava comprar o DPS tb (a caixa preta com tomadas) ou se poderia ligar direto na tomada ou se poderia ligar naqueles adaptadores simples (da clamper mesmo) - com dps. (porque não me sinto confortavel mais em ligar 3 tomadas num lugar so.. então comprar um DPS com 3 tomadas pra mim é inutil) - prefiro ligar cada tomada num dps a parte.
  7. @Ricardov e @Mr. Caio Augusto Primeiramente, muito obrigado pela ajuda! - a questão principal - ou uma delas - e que deixa o caso intrigante - é que é a SEGUNDA VEZ que tenho o mesmo problema com praticamente os mesmos equipamentos - porém EM INSTALAÇÕES DIFERENTES - apesar de ser na mesma residencia - isso em cerca de 10 anos de distancia. O primeiro surto ocorreu exatamente durante as Olimpiadas de Londres - Lembrei agora que estava fazendo os primeiros testes de gravação em HD (e as olimpiadas foram um dos primeiros events HD) - usando uma estrutura de gravação importada com alguns meses de uso. - esse primeiro surto ocorreu durante uma chuva forte - não vou nem dizer que chegou a ser uma tempestade - MORO EM SP/SP - sao chuvas que nos aqui da capital estamos acostumados a ter no fim do dia. algumas vezes fortes, aquelas de alagar tudo - mas sem raios/trovoes, etc. constantes. Durante a chuva, escutei um forte estrondo na rua - como se fosse uma explosão - e a luz caiu. Pode ate ter sido um raio que atingiu um poste aqui na rua. - o segundo surto - foi a seco - havia chovido uma garoa "grossa" mas bem leve algumas horas antes - mas atingiu provavelmente o mesmo poste. o mesmo barulho - mesma situacao - acabou a luz na hora. etc. - dessa vez 10000000000000% de certeza - porque foi semana passada - não houve raio/trovao - nem chuva tinha. Se, talvez uma garoa muito fina, imperceptivel. não acredito que seja problema nas instalações - que como disse - SAO DIFERENTES - a primeira em 2012 - o problema ocorreu num comodo, com a instalacao original da casa - a segunda - na ultima sexta - num comodo com uma instalacao que não tem 3 anos - e foi feita do zero - inclusive o comodo tem uma caixa de energia exclusiva com dijuntores praticamente individuais para o comodo todo. Ja prevendo o problema - eu pedi para que o Rack tivesse na sua area 12 tomadas individuais - para ligar todos os equipamentos em tomadas unicas - algumas protegidas com uma segunda camada - que é um filtro de 3 tomadas (onde so 1 era ocupada em geral - as outras 2 ficavam para conectar algum equipamento temporariamente - dentro do rack - pra não ter que ficar arrastando ele toda hora pra se ter acesso as tomadas no fundo) - todos os equipamentos fixos do rack estavam ligados nas tomadas individuais - TV e Decoder NET - em filtros. E ai vai o que me chamou a atençao - Eu tenho 4 comodos na casa, mais sala, cozinha - e area externa com lavanderia, etc - nas duas vezes - nenhum outro equipamento sofreu qualquer dano. Eu tenho 3 comodos e a sala com TV e decoder - mas diferentes: 1- TV SONY 65" + decoder NET + decoder Sky + antena UHF EXCLUSIVA pro comodo - mas compartilhada com outra TV SONY 32" q uso como monitor e tv alternativa. 2- TV SONY 55 + decoder Sky + antena UHF compartilhada 3- TV SAMSUNG 42" + decoder NET + antena UHF compartilhada 4- TV SONY 42" + decoder Sky + antena UHF compartilhada os dois surtos atacaram EXCLUSIVAMENTE o SET 1... a diferença é q os equipamentos obviamente não sao os mesmos - mas era a mesma coisa, uma TV SONY 65" ligada a um decoder NET e um decoder sky - e antena UHF exclusiva (as outras tvs compartilham a mesma antena). Essa antena divide o sinal com a TV 65"e a TV 32"q tem no comodo. o primeiro surto - como mencionei - estava capturando videos das olimpiadas de londres em 2012 - então - eu tinha uma estrutura - ligando a TV 65" / NET - com a TV 32" (que era o monitor) - e um macbook + rede de HDs em RAID. (ah esqueci - tinha tb, claro a placa de captura) - A NET dividia o sinal por um divisor HDMI - e mandava ela pra TV 65" e pro monitor 32" - como eu estava capturando o sinal - mudei o HDMI do monitor pra placa de captura - e liguei o notebook no monitor via HDMI - criando assim uma rede de equipamentos todos interligados por HDMI. agora - eu tinha apenas a NET > TV 65" > PS5 em ambos os casos - na TV 65 tinha ainda o decoder SKY e um HT (o mesmo ate hoje) - que sobreviveram os dois surtos. Outra sobrevivente é a TV 32"- que teve perde apenas nos conectores HDMI 1 e 2 - mas manteve o HDMI 3 e 4. = acredito que o surto veio via coaxial da NET nos dois casos - e por algum motivo não atacou a TV SAMSUNG 42" do outro comodo - que usa a mesma conexao da NET - bem como tb - o modem de internet e o aparelho de telefone - mas nos dois casos atacou a tv SONY de 65". ( o primeiro caso não lembro se ela estava ligada - no segundo - 1000% q estava desligada, porque eu desliguei antes pra ir jantar) - o surto atingiu o decoder NET - trafegou pelo cabo HDMI - no primeiro caso - foi pro divisor - e pro macbook - dando PT na placa de energia - e nos HDs - e escapou por HDMI para TV - danificando o controlador do HDMI 1 - e por consequencia do HDMI 2 que é o mesmo - mas não a parte eletrica da TV de 32 (q continua funcionando ate hoje) - o divisor ainda mandou o surto pro HDMI da TV de 65". O Segundo surto - de novo veio pelo coaxial da NET - e subiu pro controlador HDMI 1 da TV e saiu pelo controlador HDMI 2 ate o PS5. O PS5 não danificou 100% - ele esta BIPANDO na hora de ligar - talvez porque ele esteja com a placa HDMI queimada. DETALHE O PS5 USAVA HDMI COM FIBRA OPTICA. que não deveria trafegar energia... mas o importante no meu caso é justamente aquela historia: UM RAIO não CAI DUAS VEZES NO MESMO LUGAR.... no meu caso caiu EXATAMENTE no mesmo lugar - mesmo o lugar sendo outro (MUDEI DE COMODO, MUDEI DE INSTALACAO - mesmo assim - os mesmos equipamentos foram os UNICOS atingidos da casa toda..) - isso q me chama mais a atencao.. por isso q eu vou minimizando cada vez mais a questão DA INSTALACAO ELETRICA em si - porque a impressao que dá é - que se a TV e o decoder NET estivessem ligados em qq lugar da casa - o resultado teria sido o mesmo - sendo na INSTALACAO ELETRICA ANTIGA ou na NOVA. Encontrei esse equipamento que faz o bloqueio de surtos no HDMI - porém, ele provavelmente é 1.4 - e como todos não tem garantia alguma de funcionar.. como o HDMI não produz energia por conta (o surto não surge no HDMI) - acho q os fabricantes não se preocupam muito em criar uma solucao para ele - mas o fato é que uma sobrecarga - pelo menos no meu caso - encadeou perda de varios equipamentos ligados por HDMI. Acho q vale investir em camadas pra controlar o surto no coaxial - mas seria bom termos uma camada no HDMI tb.. porém.. não vejo a industria muito disposta a isso. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2206391047-HDMI-surge-protector-dispositivo-de-proteco-de-energia-esd-_JM?matt_tool=40343894&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413655&matt_ad_group_id=133855953276&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=584156655519&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=506332309&matt_product_id=MLB2206391047&matt_product_partition_id=1413191055026&matt_target_id=pla-1413191055026&gclid=CjwKCAjw9NeXBhAMEiwAbaY4ljGWncZfiEUlBzoFyvOIopOzb6C--Cq-2bhPnpJO71iNLoo1BUIx1RoChzUQAvD_BwE SOBRE ENERGIA TRAFEGAR OU não SOBRE CABO DE FIBRA... que é o misterio do PS5.. eu não acredito que o surto tenha sido pela rede eletrica.. PODE TER SIDO, não descarto.. mas o fato dele BIPAR me chama atencao.. e considerando o historico do HDMI em rede - creio muito nessa possibilidade... Claro que coloquei isso tb - porque lembrei que o cabo do PS5 era fibra - que teoricamente, concordo não deveria transmitir energia ne... mas... não é o que parece e ai Encontrei isso: https://www.avsforum.com/threads/fiber-optic-HDMI-cable-to-protect-system.2934492/ meu cabo de fibra é exatamente esse - mas 3M: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1964950303-cabo-HDMI-21-fibra-otica-optica-8k-4k-120hz-5-metros-_JM#position=3&search_layout=stack&type=item&tracking_id=eed6e506-d002-495a-a091-93b3d52090ff não encontro nada sobre a estrutura dele na web..
  8. @Elder Nauvirth obrigado pelas dicas - então, tecnicamente a melhor opcao seria a caixa preta - por causa do aterramento certo? sobre o HDMI de Fibra - esqueci de complementar depois -como coloquei no topico - era uma pergunta e não afirmaçao - porque não tinha certeza.. mas conversei com um vendedor de confiança - q vende tb o produto (não a mesma marca q usava) - e ele informou que mesmo o de fibra conduz energia tb. (cerca de 5v). então o tal "misterio" - foi resolvido - porque o cabo mesmo sendo fibra conduz energia tb - e ao que parece a TV recebeu o surto e transmitiu via HDMI pros aparelhos. mas ainda fica alguns misterios.. (q nesse momento é o mais importante, acho - chorar o prejuizo é o de menos - e mais importante é tentar entender o que ocorreu pra tentar uma solucao pro problema e evitar q ocorra de novo). Hoje recebi a visita de vistoria da ENEL - q deu ok pro processo. Mas uma novidade: o tecnico q fez a vistoria - chegou a FONTE DO DECODER DA NET - e a novidade - ELA não ESTA QUEIMADA! É a segunda vez q tenho esse problema - da primeira eu fui mais descuidado - liguei tudo num mesmo filtro de linha etc.. porque não tinha escolha - era uma tomada so pra TV, notebook, etc.. filtro era a unica solucao. COM O PROBLEMA _ reformei nesse meio tempo outro comodo - e fiz a instalacao eletrica do zero la.. e coloquei no rack da tv, na parede 10 tomadas independentes - todas numa caixa de força tb independente com disjuntores, etc.. tudo certinho.. mesmo assim o problema se repetiu. - A filtro de linha EXCLUSIVO da NET e a fonte estão PERFEITAS.. não sofreram nada. Mas o decoder so acende o led de standby (vermelho) e não responde. - A TV não liga - nem sinal de vida - mas o filtro EXCLUSIVO que ela estava TB ESTA OK - retestei esses dias e esta funcionando. - o PS5 liga, BIPA - mas não faz mais nada, não acende o led azul. quase morto. Ele estava ligado direto na tomada - individual. os outros passavam por um filtro de linha individual (cada filtro tem mais duas tomadas q usava apenas pra não ter que afastar o rack toda vez q precisava de uma tomada extra - e que na hora estava sem nada ligado como 99% do tempo.) assim, estando todos os filtros integros - e a fonte da NET funcionando ok - ou a sobrecarga entrou pelo COAXIAL da NET ou o COAXIAL da antena UHF - ou pelo PS5 ligado na tomada... (a unica entrada "unica" - mas acho bem improvavel). = se entrou pelo coaxial da NET - porque o outro ponto da NET q tenho em casa não foi danificado? - ele esta numa TV Samsung 42 polegadas.. sera por isso? = Se entrou pelo coaxial da antena UHF - porque q TV de 32" q tenho do lado da TV de 65"- e que recebe o mesmo cabo da antena - não foi danificado? = como os filtros de linhas da net e da tv estão ok - assim como a fonte da net - praticamente eliminamos a chance da sobrecarga ter vindo via tomada... ai so me resta os coaxiais mesmo.. mas fica esse misterio dos demais pontos não terem sido afetados..
  9. @noB pior que ninguem na "loja oficial" da Clamper sabe a diferença das peças.. parece que eu falo com as paredes la.. ou eles sao tecnicos de mais ou eu sou leigo de mais.. primeiro me foi dito que o metalico era pra Empresa e o caixa preta para Residencial... mas a diferença entre eles não é bem essa.. a caixa preta tem um engate para tomada.. a duvida é se o engate pra tomada realiza algum processo de desvio da sobrecarga q o metalico não faz, etc.. etc.. etc... a esperança é algum expert aqui do forum dar alguma luz..rs achei essa peça tb... que é similar a peça metalica - com a diferença que custa R$ 18 conta R$ 128 do outro..rss
  10. @noB primeiramente obrigado por dedicar seu tempo a me ajudar - li ontem o post todo e pesquisei as infos q você sugeriu - A funcao do nobreak é pra isso mesmo - aqui em SP (e olha q meu vizinho de fundo é a substaçao de energia da regiao..rs) - convivemos com "piscas" - principalmente depois que a Enel assumiu o serviço. É inaceitavel você passar horas num projeto no computador e por causa disso - perder parte do projeto (eu ja mantenho o salvamento automatico pra evitar isso, mas mesmo assim - nem sempre da tempo dele salvar tudo). O Nobreak para PC tem a questão da fonte com PFC Ativo - o que exige onda senoidal - mas eu utilizo o simples a decadas - com o mesmo objetivo - combater "piscas" e desligar em segurança caso acabe a luz - tempo relativamente insignificante para causar traumas no equipamento. Digo por experiencia propria - não apenas por teoria do terror que os fabricantes impoe, claro, com a ideia de vender o produto mais caro. Comecei a usar tb na SKY e no videogame - no meu caso PS - na SKY - porque se você é assinante sabe que ela leva 15/20 minutos para subir o servico toda vez que desliga a energia - então por causa de uma "pisca" - você ficar 20 minutos parado.. e ai obviamente - aproveito a carga para a TV e o PS. Que tem outro problema - talvez o mais serio de todos - o sistema da sony utiliza algum tipo de criptografia - que caso não seja desligado em perfeitas condicoes - exige uma restauraçao ao ser religado - uma especie de "remontagem de dados" - que ela executa toda vez q você desliga errado. A cada vez, isso piora, ate você perder o equipamento. Ja ocorreu comigo isso. Claro, no PS4 - o HD era convencional - você abria a gaveta - trocava e boa - ficava so com o prejuizo do HD. no PS5 - o SSD é SOLDADO.. se corromper - não tem o que fazer.. claro, não sao meia duzia de quedas q causa o problema, mas muitas - e uma hora, a conta pega. Estou providenciando protetores contra surto para todos os equipamentos - inclusive o coaxial da NET e da TV aberta (que acho serem os problemas) - vale lembrar que eu tenho ouros comodos na casa - e nenhum deles sofreu o mesmo dano que esse - que na verdade - tb como disse - não É O MESMO COMODO do primeiro caso - é 100% novo - com novas instalacoes eletricas - e independentes - mas o conjunto de equipamentos é o mesmo. Eu assino SKY e NET - NET porque assino a 20 anos - não é um plano completo - mas pelos 20 anos tenho algumas mordomias - mas nele esta meu telefone fixo e internet - a TV acaba sendo um plus q mantenho para quando chove ter uma alternativa. A SKY é minha operadora principal - q uso ela em outros locais (posso move-la quando vou pro interior ou pra praia) - então alguns comodos tem NET e outro SKY - e o unico comodo com a combinacao NET/SONY é esse que deu o problema 2x. - comodos com NET/SAMSUNG - nada sentiram - comodos com SKY/SONY - idem - inclusive o comodo que deu o primeiro problema anos atras - hoje é SKY/SONY - e nada deu de errado ela. o unico comodo NET/SONY - e que tinha todo cuidado do mundo com tomadas independentes, etc..e outros cuidados - e mesmo assim.. voltei a perder equipamento. Os demais comodos não tem nada disso.. é tudo ligado em filtro coletivo - "T"s - etc etc. Por isso - desconfio que o problema seja a NET/SONY. A NET sempre reportou que tem problemas com a transmissao de dados via HDMI para TVs SONYs - e sempre teve problemas com um BUG relacionado ao controle de volume do decoder nas TVs SONYs - começo a desconfiar que esse bug possa ser maior do que isso.. por algum problema q ela tenha com o HDMI e a SONY. Misterio esse que ja não tera mais solucao - pois a SONY saiu do pais - e minha nova TV não sera mais SONY - logo, provavelmente não teria mais problemas..rs alguém sabe a diferença desses produtos?
  11. alguém conhece alguma AT Autorizada Sony - que emita tb o laudo tecnico - em SP/SP? Ja liguei em 2 e nenhuma emite o laudo tecnico - o que na pratica é complicador geral (eu tenho uma empresa que faz o laudo de confiança - não sei se ainda estão funcionando, pois não é todo dia q preciso disso..rs) - mas seria muito mais fácil mandar para uma AT AUTORIZADA que faria tudo - laudo - ja emitiria o orçamento e faria o reparo - ainda mais se tratando de uma TV Sony - por causa das peças de reposicao - que se pra uma AT autorizada ja é difícil, pra uma não Autorizada - vai gerar laudo de PT - o que tb não seria legal pra propria concessionaria - q vai pagar pelo aparelho todo e não so pelo reparo. Uma das ATs me disse que não é necessario o Laudo - que basta o orçamento informando a causa e as peças para reparo - que esta sendo aprovado, mas ela mesmo as vezes falava que "o seguro' aprovava - e outras quando eu falava que não era seguro - o meu caso - e sim com a concessionaria direto - e ela fala q tb aprovava.. não muito confiavel.. E não da pra eu ir na confiança - pegar o orçamento - sem laudo - dar ok no reparo - reparar - e depois não conseguir reembolso porque não tinha o laudo - e não conseguir mais laudo porque ja foi reparado. Enfim.
  12. Acho que aqui é a seção mais adequada por se tratar de eletronicos em geral - caso não seja, desculpe. Estou tendo um problema recorrente (tive o mesmo 10 anos atras da mesma forma - porém, em instalações diferentes - mesma casa, mas agora num comodo novo - com toda instalacao novinha - feita do zero, aterrada, etc - e independente da outra) - assim descarto totalmente algum problema na instalacao. 10 anos atras perdi: - 1 TV 65" SONY (PT) - 1 decoder NET (PT) - 1 chaveador HDMI (PT) - 1 macbook (danificou a placa de energia - e carbonizou a fonte - não chegou a deforma-la, mas havia um pouco de fuligem - fonte original da Apple, q em geral é de qualidade) - 2 HDs externos ligados via usb/thunderbolt no macbook - 1 TV 32" SONY (danificou uma das placas controladoras HDMI) - mas continuava ligando e funcionando, so não funcionava o HDMI. Na ultima sexta perdi: - 1 TV 65"SONY (ainda vou ter o laudo) - 1 decoder NET (acende o led de liga/desliga - mas so fica vermelho) - 1 PS5 (beepa, mas não liga) Em ambos o caso - UM POSTE DE LUZ EXPLODE - no primeiro durante chuva intensa - no segundo - sem sinal de chuva aparente, porém, choveu levemente antes (mas sem raios/trovoes) - todos os equipamentos danificados estavam interligados via HDMI entre si. No primeiro caso - mais complexo - o decoder NET estava chaveado num divisor HDMI para ligar a NET nas duas TVs. A TV menor de 32" servia de monitor - onde estava ligado o Macbook - que estava ligado aos HDs - a TV de 65" ligava no decoder NET pelo divisor. - nos dois casos - sobreviveram os mesmos equipamentos ligados na TV 65"- o decoder SKY (q ja foi trocado por outro motivo) - e o Home Theater que continua o mesmo - ambos estavam ligados via HDMI. Diferenças: - no primeiro caso - Eu liguei os equipamentos num mesmo filtro de linha - que tambem queimou. (na verdade havia uns 2, 3 filtros) - no segundo caso - os 3 aparelhos estavam ligados em tomadas independentes - TV num filtro, NET em outro filtro - e PS5 direto na tomada. So não estavam num NOBREAK - porque tive que envia-lo para manutenção duas semanas atras. não vou ficar chorando o leite derramado - acho que o importante agora - como num acidente aereo - é tentar identificar as causas do acidente - para que ele não ocorra DE NOVO daqui 10 anos. Apos o primeiro caso - eu imaginei que o problema seria o uso do filtro de linha para todos os equipamentos. (na verdade havia uns 2, 3 filtros) - por isso - projetei essa solucao no novo comodo - com varias tomadas - para que cada equipamento tivesse uma tomada propria. E não resolveu. - pra mim, no primeiro caso - ficou claro que a descarga eletrica seguiu via HDMI - pela TV de 32" polegadas ter tido apenas o HDMI afetado. Mas começo a desconfiar q a descarga não veio da fonte de energia e sim do cabo coaxial da NET. O poste de energia estourou - o cabo da net vem de la - recebeu a descarga extra - e enviou. - porém, agora eu tenho 2 pontos da NET - e outro ponto não foi afetado. esta funcionando tudo 100% - decoder e TV 42" (SAMSUNG). - agora, APENAS O FILTRO DA TV QUEIMOU. o filtro da NET não (ate por isso ela ligou o led vermelho) - o PS5 tb da "um sinal de vida" bipando - apesar de não ligar - sinal q não vou um dando grande. Mas a TV esta completamente morta. De novo - sobreviveram o decoder SKY e o Home Theater - ligados em outros filtros. TODOS OS EQUIPAMENTOS ESTAVAM DESLIGADOS (ou stand by) na hora. Menos os decoderes da NET e da SKY q estavam ligados. num primeiro momento imaginei que a descarga veio pelo cabo da NET - entrou no decoder, passou pelo HDMI - atingiu a TV - e o PS5 - a tv tem duas controladoras HDMI - um para cada par de HDMI - e ai minha suposicao - é que o decoder NET e o PS5 dividiam o mesmo controlador - e a SKY e o HT o outro controlador. e OK.. porém.. e segundo ponto da NET - porque a outra TV/decoder não teve problema? e.. como explicar o filtro de linha da TV queimado? ao mesmo tempo - ok - foi então o filtro de linha - entrou a descarga pela TV - danificou a NET e o PS5 via HDMI - ok - mas porque não danificou a SKY e o HT (alias, de novo eles sobreviveram) - ? outra coisa q tb contribui para o misterio - lembrei agora - o cabo HDMI do PS5 é de fibra optica - ele conduz tb energia eletrica? (todos os demais sao cabos de otima qualidade, mas convencionais - alias, sinal de que se conduziu a descarga não valeu a pena pagar mais caro por eles tb.) o que vocês acham que pode ter ocorrido e quais solucoes adotar para solucionar o problema? - existe alguma forma de acabar com o SURTO VIA COAXIAL (motivo do topico) - ja que via eletrica - estou ja adotando nobreaks. obrigado pela ajuda! DAniel
  13. Ola Estou tendo um problema com o meu windows - ele esta desligando o monitor a cada 5 min. SOU UM USUARIO AVANÇADO (não expert) - entao as coisas tradicionais eu ja verifiquei (posso ter esquecido algo) - como as configurações de Economia de Energia, etc. etc. (eu nunca usei isso - sempre configurei ela como NUNCA) - e continua assim. Não sei mais o que pode ser o problema - que não ocorria antes - mas por algum motivo começou a ocorrer - basta deixar o computador sem uso durante 5 min - e ele desliga o monitor - basta voltar a mexer no mouse ou teclado - q ele reativa... PPPPPPPPPPPPPPPPOREM - se fosse assim ate que ok - mas em algumas vezes - não sei porque tb - (ocorreu ja 2x em algumas dezenas/centenas) - ele não VOLTA. AI não tem o que fazer, preciso reiniciar o PC (e eventualmente perder todo trabalho feito - esse é o grande problema - mesmo sendo 2x em centenas, perder tudo é um problemao). A solucao que tenho encontrado é deixar um vídeo passando ou ele em algum site de vídeo. assim, engano o sistema e ele não desliga.. so que muitas vezes esqueço disso ne.. Enfim, estou quebrando a cabeça pra tentar descobrir o que pode ser - e se alguém tiver uma ideia, agradeço! (Meu processador é um i9 com vídeo integrado - e eu não uso placa de vídeo - o controle é feito pelo i9).
  14. Valeu @Basole! Obrigado por compartilhar seu tempo em tentar me ajudar com uma solução. não sou expert em VBA, mas entendo um pouco da linguagem. Vou estudar o que voce sugeriu e tentar desenvolver algo aqui! muito obrigado!!!
  15. Ola, Preciso da ajuda de um expert de excel pra tirar uma duvida de um usuario limitado como eu..rss É o seguinte: Eu tenho um arquivo TXT com 6 linhas. 4 linhas sao descartadas (não preciso delas) - e duas linhas contem os dados que preciso importar. Essas linhas sao numeradas sempre começando com 02 e 08. E eu tenho toda descrição / layout - das linhas - ex: 02DANIEL SÃO PAULO 574849484949848119292 etc... 08AZUL MARINHO XYZ etc.. assim - Linha 02: NOME: caractere 03 ate 15 (tamanho 13) CIDADE: caractere 16 ate 30 (tamanho 15) NUMERO DO PEDIDO: caractere 31 ate 35 (tamanho 5) ORDEM: caractere 36 (tamanho 1) etc.. ou seja - não existe tabulação no arquivo - nem marcação - alguns campos tem "espaço" - q não verdade sao caracteres vazios - os campos fixos como numero do pedido, etc. - q tem um tamanho exato - sao ligados um no outro sem caractere vazio - as vezes gera uma sequencia de numeros com varios campos como coloquei no exemplo. Assim não tenho como tabular, nem separar por nada.. espaco, nada.. é linha continua.. (apesar de as vezes ter espaços) quando jogo o arquivo excel - ele so me deixa CARREGAR ou TRANSFORMAR OS DADOS. quando eu tinha o arquivo TABULADO - ele abria uma serie de opções na tela de importacao - entre elas: POSICAO: e eu jogava nela as posições das colunas direto (sao 22 colunas..) - entao eu ja tinha isso guardado e so dava um copy-paste la: ex: 2, 4, 8, 22, 40, 63, 122, .... e pronto! tudo colunado certinho. Agora com o arquivo sem TABULAÇÃO ele importa o txt para uma janela de configuração dos dados. Eu ate descobri que existe na barra de ferramentas a opcao: "DIVIDIR COLUNAS". Mas ainda não consegui uma forma de dividir tudo de uma vez - como fazia com os dados tabulados. Pelo que vi - ate conseguiria fazer de 1 em 1.. por caracteres, etc.. Mas uma coisa que eu fazia num clique (So colocando e copiando a sequencia q tinha ja marcado) - agora levo minutos fazendo. Existe alguma forma de importar isso - e separar as colunas mais "dinamicamente" ? Eu tenho a posicao de todos os caracteres ja. o problema é ter que inserir 1 por 1.. obrigado!!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...