Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ursinhomalvado

Membro Pleno
  • Posts

    67
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @Imakuni Obrigado pelas dicas. Em relação a cota, já faz um tempo que aumentou para USD 1.000,00. Aproveitando um pouco a cota da minha esposa não terei problema em trazer os 3 itens, só tenho que cuidar com o volume pra caber numa mochila. Eu escolhi Intel e Nvidia porque IA tem mais opções nestas plataformas e tudo é lançado primeiro para elas.
  2. Postei um tempo atrás minha primeira pretensão, agora está mais perto da viagem para o EUA e estou revendo o que comprarei para montar o PC novo. Pretendo trazer placa-mãe, processador e placa de vídeo de lá. Agradeço comentários e sugestões sobre alternativas. Meus objetivos: Rodar o Stable Diffusion (IA Gerativa de Imagens), por isso a placa com 12GB de memória de vídeo. Jogar a 30 FPS já está ótimo pra mim. No mínimo precisa de upscaling para a TV que é Oled 4K. Ter o PC mais silencioso possível e visual clean já que fica na sala ligado na minha TV. Processador: Intel Core i5 13600K ou i7 13700K (tenho dúvidas se vale pagar mais para os objetivos descritos acima) placa-mãe: GIGABYTE B760M AORUS Elite AX - Micro ATX (Bluetooth e wifi são importantes, o mouse BT fica um pouco longe) Placa de vídeo: ZOTAC Gaming GeForce RTX 4070 Super Twin Edge DLSS 3 12GB GDDR6X 192-bit 21 Gbps PCIE 4.0 RAM: CORSAIR - VENGEANCE 32GB (2x16GB) 5600 MHz DDR5 CL40 Intel XMP Desktop Memory SSD: SSD 1TB Kingston Fury Renegade com Dissipador, PCIe 4.0 NVMe M.2, Gen4x4, Leitura: 7300MB/s e Gravação: 6000MB/s. Tenho um SSD Sata e um HDD que devo mover do PC velho pra este. A MB parece já ter dissipadores... Cooler: MSI Water Cooler MSI Mag Coreliquid M240, ARGB, 240mm. Escolhido porque era o melhor preço naquele momento. Fonte: MSI MAG A850GL PCIE5, ATX 3.0, 850W, 80 PLUS Gold link Case: Cooler Master QUBE 500 (o que me atraiu foi a estética e a facilidade de montar. Tudo desmonta para minhas mãos grandes acessarem todos os conectores. Alguma ideia de quantas outras ventoinhas eu deveria comprar e quais?) Também está na lista um Meta Quest 3. Pretendo transmitir jogos da Steam pra ele sem fio, por isso a MB com wifi 6E. Não sei se passando pelo roteador (TP-Link Archer X 50) é pior ou mesmo se é possível uma conexão direta do PC para o Quest.
  3. @Pepse Minha preocupação com o barulho é porque meu PC atual, um Mini Itx bem velhinho com uma GTX 1060, até pra ver vídeos no Youtube as vezes parece que vai "decolar". Obrigado pelas dicas.
  4. Olá amigos. Estou avaliando montar um PC com a configuração abaixo. Meus objetivos: Rodar o Stable Diffusion (IA Gerativa de Imagens), por isso a placa com 12GB de memória de vídeo. Jogar a 30 FPS já está ótimo pra mim. Ter o PC mais silencioso possível já que fica na sala ligado na minha TV. Processador: Intel Core i5 13600K (EUA) link placa-mãe: Gigabyte Z790 AORUS Elite AX Rev. 1.2 (Micro ATX) (EUA) link Placa de vídeo: ZOTAC Gaming GeForce RTX 4070 Twin Edge DLSS 3 12GB GDDR6X (EUA) link RAM: CORSAIR - VENGEANCE 32GB (2x16GB) 5600 MHz DDR5 CL40 Intel XMP Desktop Memory SSD: SSD 1TB Kingston Fury Renegade com Dissipador, PCIe 4.0 NVMe M.2, Gen4x4, Leitura: 7300MB/s e Gravação: 6000MB/s. Tenho um SSD Sata e um HDD que devo mover do PC velho pra este. Cooler: MSI Water Cooler MSI Mag Coreliquid M240, ARGB, 240mm Fonte: MSI MAG A850GL PCIE5, ATX 3.0, 850W, 80 PLUS Gold link Case: Cooler Master Silencio S400 (Mini ITX ou Micro ATX) 2 Fans (Espaço GFX 319mm) link Minha dúvida mais importante é em relação ao silêncio. Não sei se o water cooler é realmente mais silencioso e se placa de vídeo com duas ventoinhas faz mais barulho do que com três. Agradeço qualquer sugestão de substituição no sentido de atender meus objetivos e/ou reduzir custo. Processador, placa-mãe e de Vídeo pretendo trazer dos Estados Unidos, o resto comprar aqui.
  5. Saudações. Tenho uma TV LG C1 conectada por cabo no roteador TP-Link Archer AX50, ontem apareceu um pedido de espelhamento de tela de um celular RedMi desconhecido. Recusei com o controle remoto. Fui verificar minha rede para ver se encontrava alguém usando sem autorização. Negativo, todos os endereços Mac foram identificados como aparelhos dentro da minha casa. Pesquisei para descobrir se é possível fazer espelhamento a partir de redes diferentes. Todas as respostas que encontrei dizem que não. A única exceção seria usando Apps de terceiros instalados tanto na TV quanto no celular (o que não é o caso). Minha dúvida é como este celular apareceu na minha TV e se minha rede está segura. Grato pela atenção.
  6. Tenho uma LG Oled C1 e desde que chegou vinha utilizando o App LG Smart Share para acessar vídeos do computador. No LG SmartShare no PC sempre foi possível pedir a execução de um vídeo na TV, o que abria automaticamente o App de mídia da própria TV. De um tempo pra cá o App SmartShare do Windows tornou-se incapaz de identificar a TV na rede, impossibilitando a execução direta. Ainda era possível escolher o servidor de mídia criado pelo App através da TV e executar os vídeos por lá. Agora isso também não funciona. Consigo navegar pelas pastas do servidor mas os vídeos ficam apenas "carregando". Como alternativa instalei o Plex Media Server, que tem App pro PC e pra TV. Funcionou por uns dias, mas agora também só navega nas pastas, mas fica "carregando" e não executa os vídeos. Como forma de verificar se o problema era na TV, instalei o Plex no celular. Mesmo resultado, mostra os arquivos mas na hora de tocar fica apenas carregando. Não toquei nas configurações de Rede ou compartilhamento de mídia do Windows 10. Ao verificar Opções de Streaming de Mídia tudo parece bem, a [LG] WebOS TVOledC1PSA está marcada como Permitido. Alguma dica? Alguém já teve ou está com este problema?
  7. Meu PC é um Mini ITX e hoje fiquei pensando se a placa de vídeo, que é pequena com apenas uma ventoinha, poderia ser mais silenciosa se fosse maior, com mais ventoinhas que poderiam teoricamente girar mais devagar. Alguém conhece algum teste que indica se há diferença?
  8. @Edvaldo J. Frederico Obrigado por responder. Veja que para o disco do sistema eu tenho todos os usuários da sua imagem, mas no disco antigo tenho apenas "Todos". Veja que se peço Propriedades de uma subpasta, tenho três usuários, mas não consigo fazer modificações. Eu cheguei a seguir parcialmente a sugestão do site da MS e criei outro usuário, ainda que não tenha achado opção para criar usuário "Local", precisei usar outra conta da MS que tenho. Na conta desde outro usuário até é aberta uma janela para solicitar a senha, mas no fim dá erro e não muda as permissões também.
  9. Comprei um SSD e aumentei a memória do PC. Fiz uma nova instalação do zero do Windows 10 e removi o HDD antigo. Neste mesmo PC já tinha um outro HD com algumas pastas. Consigo ler e modificar o HDD em si, mas as pastas que já existiam agora são apenas leitura. Pesquisei e li as instruções da Microsoft, mas ou as opções que dizem pra modificar estão cinzas ou quando aparece o Escudo, indicando que deveria pedir minha senha, apenas dá erro. A senha não é pedida e não consigo aplicar as modificações de segurança na pasta que quero. Tentei substituir as permissões das subpastas pelas permissões do HDD mas uma a uma as pastas vão dando erro.
  10. @Fuzion200 É barulho de coisa batendo, por isso até pensei que era o HD morrendo. Eu uso o HWMonitor, ele mostra a temperatura e a rotação em RPM e percentual em relação ao máximo. @Dion10 Acabei pedindo no Aliexpress. Vai demorar um mês, mas custou 1/3 do preço... paciência...
  11. Meu computador começou a fazer um baita ruído. Depois de desligar os HDDs e ventoinhas do sistema, retirei a placa de vídeo e o problema sumiu. Não me ocorreu que pudesse ser isso já que a placa parecia normal. Monitorei a temperatura e velocidade do cooler da GTX e tudo parecia normal, exceto pelo barulho depois de 1-5 minutos após ligar o PC pela primeira vez no dia. Com a placa instalada, tudo funciona, mas o barulho é insuportável. Dei uma pesquisada e achei caro, então estou aqui pra perguntar se é isso mesmo e se a troca é complicada. Só achei por hora no mercado livre e custa absurdos R$ 122,00 uma ventoinha (minha placa tem apenas uma).
  12. Faz sozinha a cada certo número de horas ligada, mas não custa fazer manualmente uma vez a cada 15 ou 30 dias. O processo é iniciado após desligar a TV.
  13. @Edvaldo J. Frederico Boa tarde. A única experiência que tive com cabo HDMI longo foi péssima, tanto que abandonei o uso. Eventualmente o cabo captava alguma interferência eletromagnética e isso gerava ruído no áudio e, se me lembro corretamente, também na imagem.
  14. Descobri que é possível fazer ajustes melhores no Painel de Controle da NVIDIA (acesso na bandeja do sistema, ao lado do relógio, na barra de tarefas do Windows). No item "Monitor", em "2.Escolha a Resolução", configurei a resolução para "4K x 2K 3840 x 2160 (nativo)" e "60Hz" Ainda em "Monitor", no item "3.Aplique as configurações a seguir", mudei de "Utilize configurações de cor padrão" para "Utilize configurações de cor da NVIDIA". Depois, em "Formato de Cor de Saída", troquei o "RGB" por "YCbCr444". Ainda que toda a pesquisa que fiz indique que RGB e YCbCr444 sejam equivalentes, a mudança na reprodução de vídeo foi grande. Permaneceu o mesmo nível de detalhe nas áreas claras (que em SDR ficam estouradas, mas em HDR apresentam detalhes) e permitiu muito detalhe nas áreas escuras, que antes eram totalmente pretas. Os tons de pele também ficaram um pouco mais naturais. Testei novamente com o Red Dead Redemption 2 e Shadow of the Tomb Raider. Minha conclusão até o momento é que HDR em jogos está mais para uma promessa. Nestes dois jogos, ativando o HDR, o resultado é péssimo. Também consultei a NVIDIA perguntando se na GTX 1060 6Gb existe um limite em 4K a 60Hz com 8bits. Responderam que sim, esta placa suporta apenas HDMI 2.0, por isso 8bits é o limite para 4K@60Hz. Espero que estes relatos ajudem mais alguém que use o mesmo equipamento que eu, e que esteja buscando ajuda.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...