Fui instalar meu novo HD Western Digital vermelho de 2Tb. Na partição de um dos HDs Seagate de 3Tb tinha 746 Gb... não alocados, sem uso a uns 2 anos quando o comprei o Seagate de 3Tb ST3000DM001. Tomei um susto. Como não vi aquilo antes? E eu aqui me mordendo buscando espaço.
Então fiz os cálculos das partições existentes e vi que eu já tinha 2.72Tb dividido nas três partições existentes. F + C + H. Sinistro, concordam?
Outro detalhe. Nos 746 Gb não alocados, os comandos (botão direito do mouse) eram todos inacessíveis (transparentes) ao entrar no Gerenciador de discos (diskmgmt.msc) do Windows 7 Ultimate 64. Li em algum site que precisava instalar o Seagate Wizard para liberar os 746 Gb não alocados. Ao fazer isto e dar algum comando, a nova partição não alocada (sem letra) criou uma cópia instantânea de uma outra partição com 746Gb (H), já cheia. Fiquei sem entender zorra nenhuma. A nova partição chamou-se DISCO LOCAL E.
Primeiro cliquei no "Media Builder inicializável" que veio no Seagate Wizard. Deu algum sinal sonoro em meu fone, mas nada mudou. Fechei este executável e abri o Seagate Wizard. Lá cliquei no "Gestor de Capacidade Expandida" e no "Adicionar novo disco", tentando descobrir como liberar os 746 Gb. E pimba !!!! Eis que me surge a janela no windows de um DISCO E acessível. E o Seagate disparou... ficou em janela pequena mostrando uma barra de load e a mensagem "copiando arquivos". Tentei fechar, pois não havia dado comando algum de copiar nada. Mas só fechou via control/Alt/Del, no Gerenciador de tarefas. Gastei 1 minuto ao todo. E eis que ao abrir o DISCO E... lá estava uma cópia perfeita do meu DISCO H. Fiquei sem entender nada... copiou 746 Gb em uma partição instantânea e em apenas 1 minuto?
Para ter certeza que não estava olhando no lugar errado, desconectei/despluguei o cabo sata dos outros HDs menores (320Gb e outro de 750Gb, dos quais ficam 698Gb acessíveis após formatado) e os discos virtuais (do Daemon Tools) para ver o que ficava ao final. O Driver G na imagem corresponde ao CD/DVD-RW.
Só mantive plugado o cabo sata dos meus dois HDs de 3Tb ST3000DM001 e o novo Western Digital Red (ainda não alocado, ainda virgem).
Resultado:
- os 1862,89Gb não alocados (GPT) do Western continuam lá - virgens, sem nenhuma letra/partição. Intactos.
- Um Seagate de 3Tb (2.72Gb) (formatado NTFS com única partição GPT) continua lá (100% DRIVER D - Auvarus). Tudo intacto.
- No outro Seagate ST3000DM001 de 3Tb (2,72Tb) as partições que sobraram ( DISCOS F + C + H) totalizam os 2.72Tb ao total. Este é o seagate misterioso, pois nele apareceu o DISCO E copia do DISCO H.
Ou seja... estes 746Gb realmente são 746 Gb extras em um dos Seagates, uma partição que apareceu do nada e ultrapassando os 3Tb impressos nas etiquetas.
Devo ficar feliz ou assustado com isto? Riscos de perder algum dos dois drivers (E e H) se tentar apagar/formatar totalmente um deles? Ou até perder os dois? Não liguei nenhum Raid na Bios. Não uso isto. Todos os HDs foram comprados lacrados e zerados.
Abaixo, seguem os cálculos das partições do HD Seagate, printscreen da minha tela mostrando o que apresento e os sites conversores que uso para transforma Tb em Gb e vice-versa, fazendo os cálculos.
------------------------------------------
HD Seagate 3Tb ST3000DM001 (formatado em NTFS e particionado em MBR)
Disco F = (1.90 Tb... equivalente a...)
= 1.945,6 Gigabytes (1945 Gb)
Disco C = 99,8 Gigabites (Instalado o Windows)
Disco H = 746 Gigabytes
------------------------------------------------------------------
Total 2.971,4 Gigabytes (que dá 2,72 TB... completo portanto o HD de 3Tb)
Somado ao novo DISCO E de 746 Gb cujo copiou o DISCO H (também 746 Gb) pré-existente.
2.971,4 Gb + 746 Gb = 3537,4 Gb ou 3.45 Tb
Conversores:
http://mon-ip.awardspace.com/bytes_conversor.php
http://www.converter-unidades.info/conversor-de-unidades.php?tipo=bytes
Ao que pesquisei, HDs de 4Tb após formatados tem 4.000.787 mb ou 3.9Tb... ou seja... o meu transformou-se quase em um Hd de 4Tb.
Na imagem do Aida64, o DISCO E que aparece como Disco nº4 - AVDST3000DM001-9YN166 (746 GB), tem algo haver com este programa que veio com o Seagate. O Acronis. AcronisVBusVirtualDisk. Mas se é virtual, aonde ele arrumou um espaço que não existe para copiar uma partição inteira, tão rápido e com arquivos independentes? Não faz sentido.
O novo DISCO E não é um mero reflexo/espelho do DISCO H, pois quando deleto ou adiciono diferentes dados a cada um, os dados permanecem lá e funcionam normalmente. Mesmo após reinicar o PC... fica tudo lá, bonitinho e inteiro. O que foi deletado ou adicionado em cada um deles, permanece como deixei. Fiquei até medroso de formatar/particionar o novo Western Digital Red.
Pode ter algo haver com o número ou tamanho de pratos do HD? E aí... alguém tem uma explicação lógica ??
Como resumo, na imagem são dois HDs Seagate de 3Tb, um em MBR (3 partições + 1 extra) e outro em GPT (inteiro, sem particionar). Um terceiro HD de 2Tb Western Digital Red em GPT, mas ainda não particionado/alocado. Os demais HDs foram desconectados para evitar confusões. A placa-mãe é uma ASRock Z77 Extreme 4.
Obs: o relato acima foi de algo incidental que ocorreu comigo. Se alguém seguir os mesmos passos e der ***** perdendo seus dados, não me culpem. Eu mesmo até agora estou sem entender os "porquês" e procuro respostas antes me dar como sortudo ou azarado. Não vou me aventurar com meus dados confiados a esta nova partição extra, por enquanto. Enfim...