Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

J0n3s

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Bom dia, galera! Minha configuração atual é a seguinte: - AMD Phenom II X3 720 BE (2.8GHz); - 4GB DDR3 Corsair; - 2 HDs SATA II (não lembro a marca agora, mas um deles é "Green" label); - 1 DVD - RW Sata; - Placa mãe ASUS M4A78VTD - EVO; - Periféricos USB: HD externo 500GB; teclado, mouse, adaptador bluetooth, leitor de cartões e mesa digitalizadora (tablet); - Gabinete Cooler Master CM 690II,, com 4 fans 120mm; - Fonte ICE AGE 500W; Antes eu usava uma placa de vídeo HD 4850, e o micro funcionava perfeitamente, inclusive com o 4o core desbloqueado e OC no processador para 3,2GHz. Depois troquei a placa de vídeo para uma HD 6950, e o micro começou a apresentar problemas, reiniciando às vezes (blue screen), e principalmente ficando sem iniciar (a fonte liga, mas o micro não dá sinal de vida, ou o micro começa a iniciar e trava antes de entrar no windows). Minha dúvida é a seguinte: será que a minha fonte não está aguentando a configuração? Qual fonte seria mais recomendada? Depois que o micro liga (levo uma meia hora ligando e desligando, até ele funcionar), ele funciona sem problemas, inclusive rodando jogos pesados como o The Witcher II, mas sempre dá problema quando desligo e volto a ligar após um tempo. Valeu, e desculpem pelo post longo.
  2. A memória é indiferente. Pode testar com a ddr3 que está no outro computador sem problemas. Você está usando o vídeo onboard? Já tentou com uma outra placa de vídeo? Algumas placas estão vindo com problemas no vídeo onboard, então pode ser isso. O micro está ligando normalmente (o led de power fica aceso, e a fonte continua funcionando), apesar de não ter imagem? Outra coisa... você montou o micro sem os isolantes entre a placa-mãe e os espaçadores do gabinte, certo? Provavelmente não tem nada a ver, mas não custa nada testar a placa fora do gabinete. Isso já aconteceu comigo, mas com outra configuração, e há anos atras. O micro não ligava de jeito nenhum. Desmontei tudo e montei fora do gabinete, em cima da caixa de papelão da placa mãe, e funcionou. Descobri que um dos espaçadores dava mau-contato com a placa-mãe... Posta os resultados.
  3. Na BIOS, verifique se o processador está em [AUTO], assim como as opções de overclock. No site a ASUS há uma versão do EPU mais recente que a que veio no CD da placa, tente atualizar o EPU engine; Se você tiver conhecimento, dê uma olhada no estado do cooler do processador. Pode ser que ele esteja muito sujo, e por isso não consiga alcançar maiores velocidades (isso também pode ser a causa do ruído excessivo que você ouvia). Use um pincel (zerado, não um que você já tenha usado antes pra pintar algo) para remover o pó que se acumula nas pás do fan. Pode ser que melhore.
  4. Opa! Acabei de instalar o ICE AGE Prima Boss II na M4A785TD-V EVO. A instalação foi um pouco mais trabalhosa do que eu imaginei, porque as instruções não são muito precisas (ou eu sou meio lerdo pra isso, mesmo). Tive que ver e rever o "manual" umas três vezes antes de instalar o cooler. Não é complicado, apenas trabalhosa. Antes de mais nada, não perdi nenhum slot de memória, porque montei o cooler invertido. Meu gabinete não é muito grande (é um wise case, mas não sei o modelo. Tem um sensor de temperatura e um visor azul na frente que mostra a temperatura interna), e tem uma "janela" atrás para colocar mais um fan, que estava vazio. Como o Prima Boss é grande, coloquei o cooler virado para o fundo do gabinete, puxando o ar de trás, direto de fora (ficou um espaço de mais ou menos 10 cm entre o cooler e o fundo do gabinete). Aproveitei e coloquei o "desvio" (uma peça de plástico para desviar o fluxo de ar que sai do cooler) jogando o ar para as memórias, pra resfriar as memórias também. Testei aqui por uma hora, rodando o Prime95: Cooler original: idle - 38º / full - 59º Prima Boss II: idle - 34º / full - 46º (depois de uma hora de Prime95). Ah! O cooler é mais silencioso do que eu esperava. Deixei o controle ajustado para 90%, e não me incomoda muito. Agora, partir para o overclock!
  5. O windows está instalado no HD Samsung HD 322HJ - 7200 RPM, 16MB buffer. O meu deve chegar hoje. Como ele é compatível com AM2/AM2+, deve caber tranquilo. Só estou preocupado com o acesso aos slots de memória.. Depois que eu instalar posto o resultado! EDIT: Uma outra dúvida: Desbloqueei o 4 núcleo do meu Phenom II X3 720 BE, e ele está funcionando bem. Estava gerando um relatório completo do meu micro com o Everest Ultimate, e percebi pelo relatório que a tensão do processador estava em 1,55V. Fiquei assustado e fui dar uma olhada na BIOS. Não fiz over nenhum, e todas as configurações estão em [AUTO], inclusive as voltagens. Voltei pro Windows e rodei o Prime95 por uns 10 minutos, enquanto monitorava a tensão com o CPU-Z e a temperatura com o Hardware Monitor (porque ainda estou com o cooler padrão). A tensão chegou a 1,3V, mas por apenas um segundo, permanecendo em 1,28V na maior parte do tempo. Parei o Prime e abri o Everest de novo, só pra comparar as leituras de temperatura, e notei que com o Everest aberto a tensão do processador oscila um pouco mais, chegando a picos de 1,5V. Será que isso é um erro do Everest? Não consegui comparar com o CPU-Z porque as oscilações são rápidas, e não dava para ver os dois dados ao mesmo tempo.
  6. Sim. Primeiro, quando o Win 7 já estava instalado, fiz os procedimentos para mudar a configuração do HD para AHCI (mudei a BIOS, alterei uma chave no registro para forçar o Windows a reconhecer os HDs novamente - pois ele dava BSOD quando mudava a BIOS para AHCI - e atualizei o driver com o disponível no site da AMD), mas a pontuação continuou a mesma. Depois, como eu queria criar uma imagem do sistema "limpo" para backup, formatei o sistema, mantive a BIOS setada em AHCI e reinstalei o Win 7 do zero. Não usei os drivers atualizados durante a instalação porque havia esquecido de copiá-los para o backup antes de formatar. O Windows instalou o driver genérico para AHCI, e daí foi só atualizar com os drivers da ATI/AMD. Mesmo assim, não houve mudança na pontuação, continuo com os mesmos 5,9 de sempre... Nem a dica do "UDMA 6" funcionou, antes ou depois de formatar. Tentei também os procedimentos deste artigo da MS: http://support.microsoft.com/?scid=kb%3Bpt-br%3B922976&x=6&y=11 Alguém tem alguma ideia? Valeu!
  7. Cara, voltei o tópico página por página, até a página 169, onde você fala para mudar a configuração do HD na BIOS para UDMA 6... Fiz isso, mas a pontuação do Windows continuou 5,9. A decepção só não foi maior porque o índice do processador subiu após o desbloqueio do 4º núcleo, sem over. Os drivers do AHCI estão atualizados, inclusive cheguei a formatar e reinstalar o SO com a BIOS setada para AHCI, mas nada da pontuação melhorar. você tem mais alguma dica? Poderia postar uma foto da config da BIOS da sua placa (ou colocar as configurações relacionadas aos HDs)? Meus HDs são um Samsung HD322HJ, e um Caviar Green WD7500. Obrigado.
  8. Você já tentou voltar as configurações de memória para o padrão? Pode ser que o problema esteja sendo causado pela alteração de tensão da memória. Outra coisa, já testou os dois módulo de memória, colocando um por vez, pra ver se não é este segundo módulo que está com defeito?
  9. Eu li em algum lugar, agora há pouco, que essa temperatura "AUX" na verdade é a temperatura do soquete do processador. Como no meu caso o sensor de temperatura da cpu para de funcionar quando eu libero o 4o core, vou usar esse AUX pra monitorar o processador. Testei aqui com o PRIME e a diferença desse AUX pro processador é de 5º C, em FULL.
  10. Comigo aconteceu a mesma coisa. Inclusive formatei o micro e reinstalei o Windows 7 já com os discos em AHCI, e a nota permaneceu a mesma, mesmo depois de atualizar o driver... Vai entender...
  11. Acabei de atualizar a BIOS aqui também, mas o Everest continua mostrando 0º C na CPU (Também atualizei o Everest para última versão do site). Será que tem alguma coisa a ver com a forma como se desbloqueia o núcleo? As opções que eu deixei foram "Auto", depois "Enable", "Manual" e "Enable" para os 3 cores (Core 2, Core 3 e Core 4).
  12. Galera, uma dúvida. Acabei de comprar e instalar essa fonte (IA500HP80), mas assim que eu liguei o filtro de linha, com a chave da fonte na posição "on", ela deu um baita estouro! Na hora imaginei que tivesse queimado a fonte, mas daí pensei um pouco, e lembrei que a tensão aqui do escritório é 110V, a fonte veio chaveada pra 110V e eu havia acabado de tirar outra fonte do mesmo equipamento, funcionando normalmente. Mudei a chave pra 220V, liguei o filtro de linha e a fonte deu sinal de vida, voltei a chave pra 110, liguei-a novamente, e ela funcionou normalmente (estou usando o micro pra escrever esta mensagem). Isso já aconteceu com alguém? É normal? Imaginei que algum capacitor estivesse com carga armazenada e liberou logo que eu liguei a chave, mas não faz sentido... Também não acho que algum capacitor tenha estourado, uma vez que a fonte aparentemente está funcionando perfeitamente. Tem algum programa que eu possa usar para monitorar as tensões, sem ser na BIOS? Valeu!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...