Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Feral

Membro Pleno
  • Posts

    1.101
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Mesmo usando apenas 4 pistas (o que dá basicamente metade do antigo PCI-Express 1.0)? E isso assumindo que nenhuma outra pista PCI-E seja necessária para outra peça dentro do note. Meu medo é porque a Dell (e potencialmente outras montadoras sigam o mesmo modelo) está com novas linhas de notebooks e usando placas dedicadas bem mais potentes que a média usual (GT750 e 8850M), mas ao mesmo tempo, *todas* as linhas que usam placas dedicadas estão usando processadores Haswell série U (que em tese foram feitos para não serem usados junto a placas de video dedicadas), o que soa fortemente como um contrassenso.
  2. Uma dúvida sobre os i7 Haswell: O artigo diz que os modelos terminados em U e Y possuem um controlador PCI-Express 2.0 com apenas 4 pistas totais, enquanto os demais possuem um controlador PCI-Express 3.0 com 16 pistas. Isso significa que GPUs externos sofrerão gargalo (teoricamente) se usados em conjunto com processadores terminados em U/Y, em comparação aos demais? Colocando de outra forma, isso significa que processadores terminados em U/Y são inadequados ao uso em conjunto com GPUs externos?
  3. Acho que o mais importante, que muitas vezes passa batido, foi a mudança do Philips Twin Eye (do Advance original) pra um sensor Avago ADNS. Ouço uma montanha de críticas ao PTE, e o meu Advance "1" fresca bastante com alguns softmats (ele "desvia" a cada clique, quando o material é muito "fofo").
  4. O buraco é mais embaixo. Você está propondo (na verdade, exigindo. Mas vamos fingir um pouco mais de civilidade) que o artigo seja retirado porque "a fonte apresentou um problema que não pode ser testado ou verificado pela metodologia atual do Clube do Hardware". Não estou dizendo que a fonte não tenha esse problema, mas entende como isso dá uma abertura de precedente bastante problemática? Remover ou alterar artigos por causa de coisas que não estão cobertas pela metodologia de teste? Isso significa poder remover qualquer teste bor basicamente qualquer motivo, bastando que alguém peça. E esse alguém pode ser a concorrência, ou alguma entidade querendo fazer lobby, ou então querendo prejudicar o Clube do Hardware ou influenciar o mercado. É basicamente instaurar a "livre censura" no CdH, por esse precedente. E convenhamos, isso é consideravelmente pior do que admitir que a metodologia tem falhas, e cabe ao consumidor prestar atenção nisso antes de comprar. Porque a metodologia usada pelo Clube do Hardware está publicada nesse site, pra todo mundo ver. Se você leu a metodologia de teste, compreendeu, viu que o teste não cobre todas as facetas e não recorreu a nenhum outro lugar pra pesquisar antes de comprar o produto, sinto muito, o erro foi SEU. Se você não leu a metodologia, você não tem qualquer direito de reclamar. Reviewers não têm bolas de cristal e não podem afirmar "este produto é impecável, sem falhas e nunca dará problemas"; sempre haverá margem pra problemas que eles não podem testar. Cabe a você ler a metodologia, entender onde ela é falha, e pesquisar em outros lugares pelo resto da informação. Continue por esse seu pensamento, e os legistas vão rir da sua cara.
  5. 5 anos? Você está realmente se referindo a esse artigo? Porque ele é de Janeiro de 2010. Menos de 3 anos. E não é querendo dar uma de advogado do diabo, mas o CdH não testa as fontes sob algumas outras condições (picos de energia, baixa tensão AC, ripple propagado pela rede elétrica, etc), então o "selo de recomendação" não está à prova desse tipo de problema. E outra é que eles testam apenas UMA fonte (às vezes mais de uma quando necessário, mas dificilmente mais de duas amostras). Eles não têm como ficar testando uma amostra grande de cada produto pra verificar taxa de falha, ou ainda testar por tempo prolongado pra "ver se a fonte dura". Nesse ritmo, o CdH só teria uns dois ou três testes de fonte a cada ano. Cabe ao "consumidor informado" pesquisar essas informações extras em outro lugar, e não culpar os sites de reviews porque caíram na armadilha da falta de uma informação que esse site não é capaz de fornecer, pela metodologia dele. Tó aí meus dois centavos.
  6. Outra excelente alternativa é o CM Storm Sentinel (especialmente o II e o Zero, que corrigiram alguns problemas do primeiro Advance). É mais bonito (ou pelo menos mais neutro), visualmente mais customizável (com a opção de mudar a cor do mouse pra cada perfil, ou simplesmente desligar a cor; além do visor OLED com a tag customizada), tem recursos bastante similares (8 botões + 9 funções extras através de combinação, além de poder armazenar macros)... ...E de quebra ainda é mais barato (55 dólares, contra 70 desse trambolho). E outra coisa que conta negativamente é o suporte da marca. A Genius é terrível pra drivers e suporte de produto em geral.
  7. Se o cooler for de vocês mesmo (ao invés de ser uma amostra que tem que ser devolvida etc), vocês podem fazer o "experimento maluco" de mandar alguém serrar a base ao meio pra analisar se há mesmo os três heatpipes, ou se é propaganda enganosa? Tipo serrar na metade (visto de cima) em um eixo X, e se não encontrarem nada, serrar no eixo Y (porque o primeiro corte pode ter ficado paralelo aos heatpipes). Tudo em nome da ciência?
  8. Tem PFC mas não tem proteções bem-reguladas e é rotulada de forma desonesta. Ao contrário da C3Tech série DSA, essa da 3R Systems não explode. Vale frisar que enquanto a C3Tech é uma "fonte de 450W rotulada a 600W", a iCEage é uma fonte de 550W rotulada a 450W por questões de eficiência. E isso faz toda a diferença.
  9. Se não for vendida a 150 reais, não vende. Fato. Aqui em Recife, onde fonte de potência real é um artigo raro e caro, já é possível encontrar as Corsair CX400 e VX450 por 190 e 250 reais, respectivamente. Se uma fonte da mesma faixa de potência mas sem PFC é vendida por mais que 150, fica injustificável concorrer com essas outras. Ainda mais em outros lugares do Brasil (como o sudeste), onde as OCZs e Seventeams das séries mais decentes são mais comuns e mais baratas. E é curioso ver como ela vai cair exatamente na faixa média de preço das C3 Tech...
  10. A fonte ficará mais sucetível a picos de energia vindos da rede elétrica. É recomendável então que você ligue essa fonte em um filtro de linha varistorizado, e não direto na tomada (e muito menos em um estabilizador). Por alguns motivos:A homologação 80Plus exige ainda um fator de potência de pelo menos 0,90. Uma fonte sem PFC (crreção do fator de potência) como essa dificilmente (na prática, nunca) atingirá isso. Essa fonte tem um fator de potência que, nos testes, ficou entre 0,60 e 0,70, bem abaixo do mínimo necessário. Ainda que ela tivesse PFC passivo ou ativo, e que eventualmente tivesse o fator de potência correto, a homologação no 80 Plus é paga. Os fabricantes precisam pagar para que suas fontes recebam o selo caso passem no processo de avaliação. Como a homologação é cara, o fabricante talvez acabasse tendo que repassar esse preço pro consumidor, aumentando um pouco mais o preço da fonte. Como o objetivo deles é fazer uma fonte low-cost, eles provavelmente ainda abririam mão da homologação. Só lembrando que, como a metodologia do CdH é mais rígida que a da 80Plus, é provável que essa fonte aí conseguisse o selo 80 Plus Bronze pelo procedimento oficial (caso tivesse o fator de potência correto).
  11. Bom, meu caso tem umas implicações um pouco diferentes do normal. No meu caso, eu já tenho a fonte e não há meios ou dinheiro pra eu conseguir comprar outra junto com a nova configuração, então eu meio que vou ter que fazer o oposto do normal; montar a configuração em cima da fonte. A fonte é uma Cooler Master Extreme 600 RP-600-PCAR, comprada nos EUA, já na versão com cabeamento revisado (ela vem com dois cabos PCI-E de 6 pinos ao invés de um só). A configuração desejada é a seguinte: - AMD Phenom II X2 550 Callisto (Pretendo tentar mod para X4 95B Deneb) - ECS A780GM-A Ultra - 2x 2GB Kingston HyperX DDR2-800 CAS 4-4-4-12 (custam, em SP, pouco a mais do que módulos Kingston value na minha cidade, então to pensando em pegar). - Samsung HD322HJ 320GB SATA-300 - XFX Radeon HD4850 512MB GDDR3. Além dessas peças, eu uso um HD externo Firewire e alguma quantidade de dispositivos USB, que eu joguei dentro da calculadora de consumo. Quanto a potência, eu sei que é suficiente. Ainda que a CM Extreme tenha potência real na faixa dos 450W, ela sobra bastante em cima do consumo dessa configuração. Mesmo quando eu coloquei o Phenom II X4, um HD extra (pretendo fazer um arranjo RAID 0 futuramente), todos os dispositivos USB/FW e mais alguns coolers, o consumo mal passou de 300W. Meu medo está nas linhas de +12V. Eu procurei em diversos lugares a corrente mínima pra a HD4850 nas linhas de +12V, e não achei nada conciso em lugar nenhum. A etiqueta da fonte mostra uma corrente de 18A em cada uma das duas linhas de +12V. Olhei o teste da Seventeam ST-420BKV (para comparar com a minha, que é uma BKP) e da CM Extreme Power Plus 500 (para comparar com outra fonte da CM) e vi que ambas fornecem o que a etiqueta mostra, referente às linhas de +12V (15A na BKV e 18A na CM, ambas nas duas linhas). Sei que não existe "lógica" a se usar nesses casos, mas tudo me leva a arriscar que a minha CM Extreme 600 aguentaria fornecer pelo menos os 18A dela em cada uma das linhas, e que a corrente combinada deve ser na casa dos 25A pelo menos. Eu já pesquisei e procurei em outros fóruns e a maioria das respostas que eu ouvi foram dos tipos "ah, a potência dá conta" (sem olhar a corrente) ou "essa fonte é péssima. Fuja dela" Acontece que esses dois tipos de resposta não me servem. Eu preciso saber da parte da corrente, não da potência. E eu não posso trocar de fonte, então ou é essa, ou eu reduzo minha configuração. Sei que a CM Extreme 600 não é uma fonte conhecida por ser um exemplo de boa fonte; mas eu ia comprar ela por 50 dólares (nova, tava em promoção) e no final das contas acabei ganhando ela (meu tio ia trazer pra mim, mas acabou me dando de presente), então me saiu de graça e portanto não me venham com "Troque de fonte. Ela é ruim". A eficiência dela pode ser baixa, a potência pode não chegar nem perto dos 600W e ela pode usar um projeto antigo, mas ao menos é sólida, estável e não custou nem perto do preço de uma fonte dessa faixa de potência. Então, preciso da opinião de profissionais no assunto (esperaria que o Faller pudesse opinar), ou ao menos de gente que já tenha conseguido experiências parecidas com a mesma fonte. Preciso saber se essa fonte vai segurar essa config. See não, eu vou abaixar a config, e não comprar uma fonte nova. Simples assim.
  12. Uma curiosidade: a dissipação de calor dele seria suficiente para ser usado SEM a ventoinha (obviamente em um processador de TDP menor)? A teoria seria a mesma de um Arctic Cooling Accelero S1/S2 (sim, cooler feito para VGAs): silêncio extremo, mas ainda assim dissipando calor suficiente. Seria possível?
  13. Isso sem contar que a própria C3Tech PSH-750 custa menos e é um produto melhor. Já cheguei a ver ela aqui em Recife (onde componentes costumam ser muito caros, especialmente fontes de alimentação) por 440 reais, um mês atrás.
  14. Essa do link é a revisão 2.0. A placa que está no mercado Brasileiro é a revisão 1.1, que tem circuito com 3+1 fases (tanto que só suporta processadores com TDP de até 125W, enquanto a 2.0 suporta até 140W). É bem provável que a placa vista no artigo seja também da revisão 1.1, porque a 2.0 aparentemente não chegou no Brasil. http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2814

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...