Olá pessoal.
Semana passada mudei para NET e como já tinha um roteador WIFI não pedi um modem com esse recurso. Meu roteador está configurado para funcionar de fábrica com DHCP, e quando instalaram o modem lá, foi só ligar e tudo funcionou perfeitamente, contudo, ontem a internet parou de funcionar. Após resetar tanto o modem como o roteador inúmeras vezes, pluguei o cabo do modem direto no PC e funcionou perfeitamente. Pluguei de novo no roteador e nada, o roteador consegue conectar em DHCP mas não consegue acessar a internet, tampouco rotear para a rede interna. Pensei que seria o óbvio: o modem está de alguma forma bloqueado para o MAC do meu PC, então clonei no roteador tanto o MAC, quanto o Host e MTU size do PC, mas de nada adiantou, de novo funcionava no PC mas não no roteador. Note por favor que entre cada teste eu resetei as configurações do modem para as de fábrica de modo a apagar quaisquer MACs registrados nele, sendo que de fato apenas o MAC do meu PC constatava lá após clonar no roteador. Fiz então o oposto, deixei o MAC do meu roteador no padrão, e clonei ele no meu PC, e para minha surpresa o PC pôde acessar a internet sem nenhum problema com o MAC do roteador, e de novo tentei plugar o cabo no roteador com o MAC padrão, mas nada. Verifiquei novamente os MACs registrados no modem e apenas aquele MAC constava (portanto apenas um MAC conectara à ele como esperado visto que estava clonado no PC). Após inúmeros testes descartei a possibilidade do problema ser conflito de MACs na rede interna também. Nessa hora cheguei a única conclusão que me parecia possível: o roteador pifou. Contudo, hoje conectei ele à outra conexão DHCP, e para minha total surpresa ele está funcionando perfeitamente!
Gostaria de ajuda para tentar resolver este problema, uma vez que a NET não dá suporte para equipamentos de terceiros. De alguma maneira alguma coisa está diferente no roteador que permita que o modem o identifique e bloqueie a internet, não sei se é bem isso que ocorre, mas o fato é que não funciona por alguma razão que não consegui identificar, absolutamente todas as configurações estão idênticas ao PC, mas o roteador não consegue acessar a internet. Troquei também o cabo do roteador e não é o problema, e o mais estranho é que parou de funcionar de repente após uma semana funcionando perfeitamente. Eu acho até que isso pode estar sendo bloqueado na infraestrutura da NET, por exemplo, o modem passa alguma informação extra sobre o hardware que de alguma forma eles podem identificar e então bloqueiam a internet, eu só não sei o que exatamente, mas esta teoria tem suporte na constatação de que o bloqueio de fato não parece acontecer no modem, visto que quando eu mudo do PC para o roteador (e vice versa), com exatamente as mesmas configurações (MAC/Host/MTU), alguns pacotes conseguem passar pelo roteador antes de bloquear, e quando é o oposto alguns pacotes bloqueiam no PC antes de liberar. Eu só não entendo porque a NET iria se dar o trabalho de manter um sistema complexo desses para bloquear o acesso dos clientes, mas acho que é bem possível visto que eles querem a todo custo vender os equipamentos deles.
O modem em questão é um Motorola SBV5121 (consignado), e o meu rotador é D-Link DIR-300. Eu sei que é velho mas é o que eu tenho e não gostaria de comprar outro visto que ele funciona perfeitamente.
Obrigado.