Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

diagoras

Membro Pleno
  • Posts

    68
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Ai, que vergonha já sei o que aconteceu aqui... Quando instalei o Catalyst 12.1 no XP, ele desabilitou meu segundo monitor sem que eu soubesse, consequentemente baixando o clock da memória do vídeo e a temperatura. Fiquei maravilhado e postei aqui a minha surpresa com o driver. Eis que ontem me dei conta que no XP, ao habilitar o segundo monitor no XP a GPU se comporta igualzinha no Seven, elevando o clock da memória de vídeo de 300 para 1050MHz Então é isso, colocou 2 monitores pra funcionar a GPU eleva o clock, tanto no XP quanto no Seven.
  2. Opa! Achei o causador do problema da memória em 1050MHz em idle da 6870. No Seven, diferente do XP, ao habilitar um segundo monitor (no meu caso uma TV com imagem do monitor duplicada), ele automaticamente joga o clock da memória lá pra cima, 1050MHz. Sem motivo, pois minha TV nem ao menos estava sendo utilizada, somente configurada pra quando fosse. Essas configurações são feitas no AMD Vision Engine Control Center (novo Catalyst Control Center ¬¬, vide screenshot). Agora vou ter que ver se tem um jeito de deixar o segundo monitor habilitado e ao mesmo tempo manter a GPU memory clock em 300MHz quando em idle, como no XP. Provavelmente foi mancada da AMD e quem sabe alguém reporte o problema e num driver futuro isso seja corrigido.
  3. É, esqueci de dizer que aquela temperatura era no XP SP3 x86. No Seven SP1 x64 Ultimate ele deixa em 1050 e não consigo baixar, 10ºC a mais (shot), um absurdo! Alguém sabe o motivo desse uso todo da memória de vídeo em idle no Seven? Tem como resolver? O Catalyst é o 12.1 também.
  4. 17ºC no quarto? Quem me dera... O modelo da minha é aquele Dual Fan, ajuda um pouco. Agora que eu percebi essa mudança na temperatura... nossa! Que grata surpresa. Em Full eu fico relaxado com a temp, o que me acaba é o Fan gastando em idle pra nada Bom mesmo deveria ser poder desligar a GPU e ficar só com a OnBoard. Enfim, eis uma shot do GPUZ.
  5. Minha 6870 da assinatura mantinha uma temperatura de 47º em idle e 55º em full. Depois do Catalyst 12.1, notei que a temperatura baixou bastante, para 36º em idle. Notei que a diferença se deve ao fato de que agora, quando a GPU está ociosa, ela baixa o clock da memória de 1050MHz para 300MHz. Se abrir algum site, como o Youtube ou algum programa que exija mais da placa, ele volta pra 1050MHz. Alguém confirma a mudança? Ótima mudança por sinal.
  6. Se fosse pela média, que pra mim faz mais sentido, ficaria com 7.04. A máquina é a da assinatura.
  7. Tenho a 6870 Dual Fan e como sempre me preocupo com a questão do desgaste do Fan. Consegui uma foto da tampa mostrando os coolers por trás, e parece que não há como lubrificá-los. O que parece ser a tampinha de borracha, tá mais pra plástico sólido. Alguém já desmontou esse modelo e pode confirmar?
  8. Eu tô entre o modelo da XFX com 1 Fan e o de 2 Fans, ambas pelo mesmo preço. Pergunto: qual é a mais 'cabeça' fria? Será q algum desses modelo permite lubrificar os fans?
  9. Olha, realmente é de lascar ;/ Retirei o Fan da placa de vídeo, e assim como o do colega, não havia o orifício para lubrificação. Na verdade esse fan da XFX 4870 "oval" parece ter sido projetado pra não ser lubrificado ;/ O eixo não aparece, mesmo forçando um pouco o deslocamento das partes. Fica óbivio que essas partes foram encaixadas de forma unidirecional, ou seja, uma vez fixadas dificilmente você consegue separá-las sem danificar a peça. Não quero derramar óleo de qualquer jeito, acho q seria uma solução por curto espaço de tempo. Mas se não tem como atingir o eixo sem desencaixar essas peças, fica quase impossível resolver. Estou bastante desanimado, então se alguém tiver alguma ideia, favor postar. Olha, ainda sem solução. Reportei o fato ao fabricante e continuo esperando uma resposta. Ideal seria disponibilizarem peça pra substituição, mas... Olha q aqui na minha o Fan ficava quase sempre em 25% e eu pegava pra jogar vez ou outra. Então pergunto: Vale a pena investir numa placa da XFX se a bos... do FAN é insubstituível e deixa de rodar em menos de 2 anos? ;/ Vou abrir tópicos relacionados a isso em outros sessões do fórum, afim de saber se outros modelos apresentam esse mesmo problema, que eu considero um crime contra o consumidor. Se você vende a placa, tem que vender o Cooler separadamente por um tempo razoável, mesmo após tal modelo sair de linha. Não acham coerente?
  10. Alguém conhece algum método para lubrificar Ventoínha de VGA? A minha é 4870 oval da XFX e já está pedindo lubrificação. Olha que eu já rodei essa internet inteira e não acho um material que seja conclusivo. Gostaria de saber se há um procedimento (melhor jeito de fazer), os materiais usados (chaves, graxas) e se alguém aqui já fez.
  11. Pistigrilo, estou querendo comprar justamente esse Phenom II X4 955. Ainda não sei se vale mais a pena um processador com menos núcleos e maior clock. Em quantos FPS fica o Dragon Age com tudo no máximo em 1920x1080 aí? Qual é o teu Windows?
  12. Eu queria saber a corrente exigida pela placa de vídeo XFX ATI Radeon HD 4870 512MB. Se alguém tiver a informação, por favor postar aqui.
  13. Antes eu tinha uma 9600 GT 512MB (57,6 GB/s), aí troquei pela HD 4870 512MB que todos aqui conhecem bem. A base do sistema (vide assinatura) permanece a mesma, o mesmo com o O.S., Windows XP SP3. Na maioria dos jogos eu tive um ganho de performance gritante, como não poderia ser diferente. Entre eles posso citar: Dead Space, Lost Planet, Borderlands, Modern Warfare 2. Já em outros eu tive pouco ganho, pois já estavam rodando bem na 9600. Entre eles: Street Fighter 4, Devil May Cry 4, Gears of War, Need M. Want., Pes 2010. O que me deixou intrigado foi a queda de performance em alguns poucos. São eles: Batman Arkan Asylum, Bionic Commando e principalmente o Assassins Creed. Não sei se o tal do "gargalo" aparece mais em alguns jogos do que em outros, mas pra esses aí que eu lembrei agora, o negócio piorou. Estou com o Catalyst 10.2. O processador eu pretendo trocar pelo Phenom II X4 955. Se alguém já teve problema semelhante, favor compartilhar aqui a experiência. Pode ser gargalo no processador ou é questão de compatibilidade nvidia x ati?
  14. sniperfox, baixa o GPU-Z e vê a quantas anda a temperatura da placa. Pode ser que o gabinete não ajude muito na refrigeração. Aqui no meu por exemplo, eu usava 1 HD bem em baixo do gabinete e a temperatura ficava em torno de 71ºC 2D e 80ºC 3D. quando comprei outro HD, coloquei os 2 em baixo e a temperatura da GPU subiu muito... uns 77º 2D e bateu 90ºC jogando. Parece que ela puxava o calor dos HDs. Enfim, tive que reorganizar os HDs separando-os, hj a temperatura voltou ao normal e a rotação do cooler fica sempre em 33%. quanto a fonte ter prejudicado a placa, pode até ser, mas verifica a temperatura antes. Eu uso uma fonte seventeam 460bkm e não estou lá muito satisfeito, melhor 500w.
  15. DVI-I é? Puts, será? Eras... que decepção, tomara que essa informação não proceda, senão meu DVI-D não vai dar conta. Curioso é o fato do DVI-D carregar informação digital exclusivamente e o recurso supostamente pedir um padrão que carrega informação analógica (será possível?). E sobre esses teus 3 adaptadores, eles não vieram da caixa das placas? Não são originais? Deveriam servir, não? Já tentaste ligar isso tudo numa tv lcd e ver se sai o tal do som 7.1?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...