Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

almamater2OO6

Membro Pleno
  • Posts

    117
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por almamater2OO6

  1. Desculpem reabrir o tópico. 

     

    Para monitorizar as células corretamente estou a pensar em comprar umas placas made in china para o efeito. 

    A ideia é ter no mesmo projecto 1 pack de 2 baterias (2S 3A Li-ion Lithium Battery 7.4v 8.4V 18650):
    2_S_3_A_Li_ion_Lithium_Battery_7_4v_8_4_

    e outro de 4 baterias (4A-5A PCB BMS Protection Board for 4 Packs 18650 ~16V):
    4_A_5_A_PCB_BMS_Protection_Board_for_4_P

    Se usar um dos packs para alimentar por exemplo um Micro que por sua vez controla o funcionamento de uma carga (motor DC, etc.) alimentada pelo outro Pack, terei de ligar os Grounds de ambos os packs?
     

    adicionado 20 minutos depois

    Ou seja, seria algo assim:

     

    Ligacao.png

  2. Olá, uma pequena dúvida, para testarmos condensadores com um multímetro (na função de medir capacitâncias), temos sempre de os descarregar ? ou apenas temos de o fazer quando se tratam de grandes condensadores?

     

    Por exemplo, para testar um condensador 10uF 16V convem sempre descarregar tb? Se tiver uns 1.2V armazenados será que danifica o multimetro ou pode fazer com que a leitura seja incorrecta? 

     

    Já agora, para descarregar multimetros uma resistência de 20K 5W ou 20R 5W?

     

    Obg. 

  3. :mellow: oh.. troquei tudo hoje quando li e sim tem razão, em série é o que quero.

     

    Obrigado.

     

    O Alarme que tenho ele testa até 8S, tem 1 pino de GND e os restantes são para os positivos das células, como vou usar no total 4 células vou controlar cada uma delas com este alarme, quando disparar é porque alguma delas baixou da tensão configurada (diria que ~<2.9V).

  4. Olá,

     

    Queria controlar um carro telecomandado com 1 Arduino\Motorshield e estou a ver qual a melhor opção a nível de baterias.

     

    Como tenho aqui várias células que retirei de baterias de notebook, existe algo de errado se fizer:

     

    Alimentação Motor: 2 Células ligadas em série e fico com ~7.2V   [Pack 1]

    Alimentação Arduino\Motorshield: outras 2 Células ligadas em série também com ~7.2V  [Pack 2]

     

    Ligo o Ground do Pack 1 ao Ground do Pack 2, ligo depois positivo de cada célula a um Alarme como este: LINK

    SKU014552_02_1.jpg

    Para que não fiquem sem carga\danificadas e conseguir assim desligar tudo quando der o alarme.

     

    As minhas dúvidas: 

    • é seguro fazer estas ligações com estas células?
    • se o motor consumir menos que a corrente que as células podem dar (ex.: 2200mAH) não há problema pois não?

     

    (Cada célula eu carrego individual e lentamente, fechada naquele saco específico para estas baterias)

     

    Resumindo, o esquema seria assim:

    Esquema_RCar.png

  5. Pelo que vi o PC\Board precisa de ter a confirmação que esta tudo Ok com a fonte, daí o Power_OK, neste caso o PC só arrancou com uma Fonte Nova e desta Enermax o que vi de errado é mesmo a falha do Power_OK. 

     

    A fonte liga sem problemas (fora do computador e unindo os respetivos fios) o problema é apenas o Power_OK.

  6. Olá a todos, 

     

    Tenho aqui uma fonte avariada (pois as motherboards não arrancam com ela), todas as saídas estão boas (3.3V, 5.5V e 12V) o problema está no Power_OK, o fio cinzento que devia de ter 5V depois da fonte estar ligada não tem, fica sempre com 0V. Por este motivo as motherboards detectam que a fonte tem algum problema e não iniciam.

     

    A minha pergunta, existe alguma forma de analisar esta situação? Algum componente que possa estar a fazer isto? Condensadores parecem bem, a fonte é relativamente nova (muito pouco uso), é uma Enermax PRO 550W. Sabem que testes é que a fonte faz a si própria para ativar ou não a linha de Power_OK? 

     

    Obrigado.

  7. Olá,

     

    Usando este esquema consigo controlar um motor ou algo que queira controlar por PWM e usando o potênciometro: 

     

    pwm555.gif

    A minha dúvida é se em vez do potênciometro daria para ter como input um sensor, em vez do controlo ser manual seria automático mediante a tensão que o sensor fornece.

     

    O sensor teria um Output de: 

     

    • Analog Output (AO): 0~5V analog output voltage

     

    Gostava que quando o Output do sensor fosse por exemplo 1v o 555 gerava pwm e o motor anda pouco, se a tensão subir no sensor então o motor tb andava mais depressa. 5v do sensor (input) seria os 100% de máx. do motor (output pwm do 555).

     

    será possível? 

  8. Olá, tenho aqui uma Canon XL1S que deixou de ligar, ao ligar o botão o Led acende e o LCD chega a ter uns números mas depois vai abaixo, e volta passados uns segundos e fica sempre assim em Loop. A parte de reprodução está Ok, funciona, a parte de ligar e gravar é que não.

     

    Como já fiz uns testes e cheguei à conclusão que é mesmo algo com a 'Main PCB', deram-me também a sugestão para substituir os condensadores maiores existentes na placa, porque se avariou estando parada deverá ser algum condensador estragado.

     

    Preciso agora de identificar quais são os condensadores  :rolleyes: 

     

    Fotos da placa:

    Imagens

     

    Estou a olhar para aqueles "220 2.5Q" por exemplo da 2ª imagem, mas não tenho a certeza.

     

    Se puderem ajudar p.f.

  9. Bom, de facto o circuito funciona mas o objectivo é que não foi cumprido... fazer balançar o pêndulo parece ser complicado, devia de ter algum tipo de feedback para accionar o circuito\bobine quando o pêndulo estivesse no sitio certo... assim é complicado!  :(

  10. Olá a todos, 

     

    Estou a alterar\arranjar um relógio de cuco e neste momento quero fazer andar um pêndulo, ele funciona com um electroíman. A bonine que o faz andar é esta: 
     
    f0jBtJds.jpg
    aBLjmZbs.png
    IchgEKNs.jpg
     
    Não sei muito como se ligam os 3 pinos que ela tem mas testei ligar assim: num dos pinos\contactos coloquei 0v e num dos outros fui ligando ~ de 2 em 2 segundos +3.8v e o pêndulo movimentou-se da maneira que quero. Posto isto, preciso de fazer um circuito que me envie um sinal de 2\2 segundos, posso usar um timer 555 mediante uma configuração como esta?
     
    3ICdwJ3.jpg
     
    A Bobine medindo o consumo com o multímetro medi uns ~1.80mA, por isso penso que posso ligar directamente. Depois é só conjugar a R1, R2 e o C1, por exemplo: 
     
    R1= 51K
    R2= 330k
    C1= 1.0uF
     
    Posso usar desta forma? 
     
    Obrigado
  11. Olá, 

     

    Venho apenas perguntar uma coisa relativamente a um projecto que estou prestes a concluir. Basicamente trata-se de um 'sistema' de alarme, vai tocar uma sirene e alertas mediante o estado de sensores (movimento e distância) colocados nas portas da casa. 

     

    A parte de controle é feita com um ATMega328 (arduino), coloquei tudo numa caixa (devia de ser maior mas pronto) e tenho uma placa de 2 relés (que usa opto isolator) para ligar\desligar 2 luzes de 220v. Parta a alimentação desta placa de relés estou a usar um stepdown só para ele, para separar assim a alimentação do restante circuito e não gerar interferências quando liga\desliga os relés. Está tudo a funcionar mas fiquei com uma questão, há problema colocar na mesma caixa os fios de 220V das luzes a controlar?

     

    XFEs4ips.jpg

    ProVFIQs.png

    YOn7Cs8s.png

    gHSJyHDs.png

     

    Estando tudo protegido e tapado pode gerar alguma interferência no funcionamento normal do circuito de controle? 

     

    Eu sei que vão achar muitos fios e muita confusão, mas não deu para fazer menos :), tenho tudo documentado e a confusão é mais porque os fios ficaram um pouco grandes mas posso arrumá-los todos num lado.

    Hxv1Csxs.jpg

  12. Ah sim, obrigado, é para proteger os componentes devido ao motor quando é desligado\ligado. Vou colocar um díodo 1N4007 porque não tenho o do esquema.

     

    Só me falta o potênciometro de 50K, só tenho de 100k e 20K, e o condensador de 0.01uF, só tenho o de 0.1uF, a ver se compro..

  13. Olá, obrigado pelo esquema. 

     

    O MBR1645 é para retificar? Posso substituir por outro componente? é que não tenho nenhum..

     

    P.S.: O objectivo do meu circuito é apenas ligar\desligar as ventoinhas e conseguir controlar a sua rotação com 1 potênciometro.

  14. Num projecto que estou a fazer tenho um transformador de 9V e vou ter uma bateria de backup de 8.4V (feita com pilhas recarregáveis de 1.2V), vou também monitorizar a tensão para saber quando está com pouca carga, e para não haver consumo constante devido à monitorização sei que pode ser usado um Mosfet. 

     

    Encontrei um esquema:

    vsense_lowpower_600w.png


     

    Posso usar este esquema para a minha bateria? Para apenas ligar o circuito quando precisar? 

    O transistor tenho aqui uns quantos BC517 que tb deve dar, qto ao resto é que não sei se posso usar. A parte do ADC eu já tenho a funcionar, queria apenas acrescentar um esquema com um Mosfet.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!