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Thiago Vallotti

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Reputação

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  1. Vamos por partes: 1. Identifique se algo está aquecendo além do normal, (CPU ou GPU) em jogos, use o MSI AfterBurner pra motitorar tudo isso, ou o HWINFO para monitorar no windows, YouTube e etc. 2. Muito dificilmente a placa de vídeo está esquentando, até pelo modelo, as VGAs não costumam travar ou reiniciar o PC, elas reduzem a carga quando submetidas a altas temperaturas, teste isso, em full load em jogos, e provavelmente dando temperaturas por volta de 72 a 82ºC estamos dentro da normalidade. (chip GK104 aguenta mais de 90ºC), se tiver esquentando, é desmontar e limpar, trocar pasta e etc 3.Provavelmente se o problema é na CPU, em idle no Windows espere temperaturas na casa dos 30 a 40ºC e em full load, espere na casa dos 70 a 80°C, pode testar issso com o HWInfo e compactando uma pasta imensa no winrar pra usar full load. 4.Caso observe temperaturas na casa dos 90°C, pode ser processador com cooler mal encaixado, ou mal instalado, ou pasta térmica seca, neste caso desmonte tudo, verifique, limpe, instale nova pasta e o cooler, também recomendo trocar o cooler box, meu i7 4770 com cooler box, batia fácil 90°C em full load e dava throttling reduzindo a carga, só resolvi depois de trocar o cpu cooler por um BigTyp Revo da TT, dissipador biteludo e fan monstro, derrubou pra 60ºC. 5. Como seu pc já tá com um bom tempo de uso, uma boa limpeza e tirar os pózinho do meio das aletinhas de alumínio ajuda, aproveita e limpe os contatos da RAM, é bem normal entrar pó com o tempo ali e ficar resetando do nada, verifique a limpeza do gabinete e dos coolers dele tb. 6.Verifique o espaço do HD, HD cheio ou fragmentado após um tempo de uso fica quase sempre sendo acessado; 7.(RESOLVEU NO MEU CASO) percebia que meu PC W7 64, ficava quase semrpe usando o CPU mesmo sem carga, era um malware ou SPYware dos além rodando em segundo plano, cortei ele manualmente no msconfig, e ainda usei uns anti spy boot malware da vida que eliminaram o problema, se nada resolver, faz backup, formate tudo! Abraços
  2. Vamos por partes: 1. Identifique o que está aquecendo, (CPU ou GPU) em jogos, use o MSI AfterBurner pra motitorar tudo isso, ou o HWINFO para monitorar no windows, YouTube e etc. 2. Muito dificilmente a placa de vídeo está esquentando, até pelo modelo, as VGAs não costumam travar ou reiniciar o PC, elas reduzem a carga quando submetidas a altas temperaturas, teste isso, em full load em jogos, e provavelmente dando temperaturas por volta de 72 a 82ºC estamos dentro da normalidade. (chip GK104 aguenta mais de 90ºC), se tiver esquentando, é desmontar e limpar, trocar pasta e etc 3.Provavelmente o problema é na CPU, em idle no Windows espere temperaturas na casa dos 30 a 40ºC e em full load, espere na casa dos 70 a 80°C, pode testar issso com o HWInfo e compactando uma pasta imensa no winrar pra usar full load. 4.Caso observe temperaturas na casa dos 90°C, pode ser processador com cooler mal encaixado, ou mal instalado, ou pasta térmica seca, neste caso desmonte tudo, verifique, limpe, instale nova pasta e o cooler, também recomendo trocar o cooler box, meu i7 4770 com cooler box, batia fácil 90°C em full load e dava throttling reduzindo a carga, só resolvi depois de trocar o cpu cooler por um BigTyp Revo da TT, dissipador biteludo e fan monstro, derrubou pra 60ºC. 5. Como seu pc já tá com um bom tempo de uso, com um ventilador mandando pós pra dentro or quase 2 anos, uma boa limpeza e tirar os pózinho do meio das aletinhas de alumínio ajuda, aproveita e limpe os contatos da RAM, é bem normal entrar pó com o tempo ali e ficar resetando do nada, verifique a limpeza do gabinete e dos coolers dele tb. Abraços
  3. vi aqui que realmente o driver não foi instalado da AMD, verifica se você baixou os drivers do site da AMD, pelo o que estou vendo aqui, o CRIMSON que é o driver do site deles pra r7 360 só dá suporte pro w7 64 bit, se tiver o w7 de 32 bit, vai ter q garimpar um driver da série antiga CATALYST creio eu, as pelo que vi a AMD encerrou o suporte para o w7 de 32 bit: http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMD-Radeon-R9-Fury%2c-R9-300%2c-R7-300-Support-for-32-Bit-Operating-Systems.aspx
  4. Boas tarde! Tenta passas suas specs pra turma saber qual seu hardware (placa-mãe e VGA principalmente) e ajudar a solucionar! Mas antes de tudo faça estas verificações: 1. Certifique se que instalou a placa no primeiro slot PCI E disponível (se estiver mt tempo sem uso, limpe o), use o slot PCI E mais proximo do processador e tenha ligado os cabos de energia auxiliares da fonte na sua VGA caso tenha entradas adicionais de energia; 3. Lige o PC; 2. Entre na BIOS na placa e ative a opção para ela usar o slot PCI E como fonte do vídeo e não o integrado (pode ser que você tenha que ficar trocando o conector de video entre o integrado e a VGA, nesse primeiro momento que nem um bocó pra descobrir da onde tá vindo o video da BIOS mas isso é normal kkkk); 3. Com ou sem driver é só instalar a placa que ela já deveria ser reconhecida pelo sistema e começar a dar vídeo pela sua saída HDMI por exemplo; confira no gerenciador de sispositivos se a VGA está reconhecida pelo SO (botão direito do mouse no ícone MEU COPMPUTADOR > gerenciador de dispositivos > adaptadores de vídeo (deve aparecer a sua VGA)) 4. Baixe e instale o ultimo driver da AMD no site deles compativel com seu SO;
  5. Um ótimo artigo da Digital Foundry, com vídeos bem interassantes, dá uma noção do que mencionei acima, frame pacing, ou seja a cadência com que os frames aparecem na tela (ms), e sua constância, se tornam mais importantes que a taxa de quadros (FPS) em si. Segundo o artigo, nem sempre FPS mais altos retornam uma sensação de fluidez, lígico que isso varia de acordo com o tipo do game e a percepção pessoal. Mas fica claro que no vídeo de comparação Killzone Shadow Fall (FPS Shooter) aparenta ser mais agradável com 30 FPS travados, já o magnífico Tomb Raider (Adventure em terceira pessoa) aparenta mais fluidez com FPS destravados. Pessoalmente, já observei games muito diferentes em percepções, chegava a jogar COD 4 por volta de 18 FPS nas cenas pesadas e não me sentir ncomodado, ontem estava relembrando o velho NFS Porche Unleashed e via as montanhas com "judder" mesmo com os FPS travados em 60! http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-frame-rate-vs-frame-pacing
  6. Suas temperaturas estão maravilhosas! Meu i7 bate fácil nos 70ºC com uso moderado!
  7. Amigo boa noite! Aposto que pode ser sua VGA a culpada destes problemas, A 7300 já é uma plaquinha bem antiga de 2006, e era uma mid, mas a sua versão deve ser um modelo simplificado 7300 SE, tem um clock de GPU mais baixo, 225 MHz e ainda por cima tem a largura de banda de apenas 64 bits. Confirme se é ou não TurboCache o que piora ainda mais a situação. Portanto estes lags são perfeitamente previsíveis nestas condições. Está sendo guerreira ainda coitada! Espero ter ajudado.
  8. Bem, o windows tem que dar o BOOT normalmente mesmo sem driver nenhum de video instalado, portanto creio que não seja este o problema. Um detalhe importante essa MB sua ae tem o PCI Express x 16 2.0 e não 3.0, agora não sei dizer se está é a razão dos problemas. Seria bom se mais alguém que tivesse instalado a VGA num slot 2.0 comentasse por aqui... Comigo tive um problema parecido, recebia erros e telas azuis, retirei uma placa wifi PCI e só alegrias. ABraços
  9. É um problema com a aparência típica de superaquecimento da GPU, ou instabilidade da fonte, favor informar suas especificações para podermos auxiliar. programas de monitoramento de temperatura in game também ajudam muito.
  10. will 1202, sua gambiarra está aprovadíssima! Tenho um monte de dissipador e cooler aqui, dos antigão AMD Athlon com 8712381783216 W de TDP, deve resolver!
  11. Olá pessoal! Venho aqui comentar sobre um assunto muito discutido, e talvez o cerne de todo o universo gamer pelo mundo todo, os tais dos FPS, o que eles significam, como eles dependem e variam com hardware e principalmente quanto estes números mágicos podem influenciar na sua jogatina. Baseados em minha pouca experiência e teorias que formei aqui. Antes de tudo! Antes de entendermos o que são FPS, temos que voltar para os primórdios da invenção, do cinema, ou antes disso, da descoberta que figuras especialmente desenhadas e passadas repetidamente davam a impressão de movimento, HORNER com seu zootrópio mostrou ao mundo no século XIX que imagens ao serem repetidas em seu aparato davam a impressão de estarem em movimento, muitos acharam que a tal engenhoca era bruxaria e por ae vocês imaginem o auê e o fervor que causou, caríssimo e praticamente sem utilidade, era vendido como acessório de luxo para os "bons" da época, colocarem no meio da sala, ter o aparato, na época, seria como se portasse uma GTX 780. https://www.youtube.com/watch?v=BLdNOvywJkU Tempo depois os irmãos LUMIÈRE deram utilidade ao conceito, juntando os conhecimentos de fotografia com o de HORNER, criando o Cinematógrafo, que seria como uma filmadora bem simples, que nada mais era do que uma câmera fotográfica, que se podia avançar o filme com uma manivela, gravando no filme uma sequência de imagens que se reproduzidas sequencialmente num projetor à luz em uma parede por exemplo, davam a impressão de estar em movimento. Nem preciso falar o que isso causou? Apenas a invenção do cinema, nossa sétima arte. Imaginem você no fim do século XIX com uma máquina dessas??? Que era capaz de gerar imagens em movimento como a máquina de HORNER, mas agora era real, sem as figurinhas enfadonhas do zootrópico, mas sim a de pessoas correndo, tomando café e etc. Na época era como se tivesse um quad-SLI de GT TITAN. Tú viraria o rei dos nerds da época! https://www.youtube.com/watch?v=aduf5KDArEw O conceito de cinema foi aperfeiçoado e chegou aos dias de hoje, colorido, 3D, HD, Full HD, 4k! Mas o que o cinema de 1800 e bolinha tem a ver com os games atuais? E com os tais do FPS? Bem caros, FPS eram um problema sério, desde a época de HORNER, para dar a impressão de movimento mais realista, percebia-se que quanto mais rápido se girava o disco, melhor era a impressão de movimento, detalhe que girando-se mais rápido o disco, ele acabava mais rápido, e era necessário ter tambores maiores e maiores se quisesse uma animação de 2, 3 segundos de duração. Vale o mesmo para a máquina dos LUMIÈRE, quanto mais rápido se girava a manivela. maior a sensação de "fluidez" dos movimentos, lógico que haviam limites, girar a manivele freneticamente causava um tempo de exposição muito baixo do frame do filme à luz, e a "fotografia" não saia por falta de tempo de exposição. Portanto havia uma imposição natural a isso, de tal forma que o primeiro filme feito neste aparato durava poucos segundos. Se quisesse filmes com maior duração, teriam que se usar rolos de filmes mais compridos, e se quisesse maior "fluidez" os filmes teriam que ser maiores ainda! Pois aí que entram os FPS, para podermos ter mais FPS nos filmes e termos a sensação de fluidez, é necessário que hajam mais "fotos" no rolo de filme para serem mostrados num determinado tempo. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGfL3gzASVOP2ZnCemU-zumwH5ckcLe1ljjvGkLZQ6iaAS3vHC Portanto para termos um filme de uma determinada duração e com FPS aceitáveis, são necessários centenas de metros de filme cinematográfico. Ná época do início do século XX, com o cinema mudo a taxa usual de FPS ficava em 16 ~ 20. Depois da década de 20, essa taxa foi aumentada para 20 ~ 26 Na década de 20 ~ 30, com o cinema com som, foi escolhida a taxa de 24 FPS, por ser mais fácil "sincronizar" o vídeo com o áudio, já que era essa a frequência dos filmes 35 mm de audio. Só a título de curiosidade, em projetores modernos a taxa real de FPS é de 3 x 24 = 72, já que são 3 imagens idênticas gravadas no filme. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Frame_rate O que são FPS? FPS é a abreviação para frames per second ou seja, quantos quadros ou "fotos" por segundo estão sendo exibidos no seu monitor. Por exemplo: 24 FPS significam que no intervalo de 1 segundo o filme gerou 24 fotos que foram exibidas 30 FPS significam que no intervalo de 1 segundo o filme gerou 32 fotos que foram exibidas 72 FPS significam que no intervalo de 1 segundo o filme gerou 72 fotos que foram exibidas É sabido que normalmente, um filme a uma taxa de 10 ~ 12 FPS o olho e o cérebro humano interpretam as imagens como sendo únicas, como se fosse um slide show. Normalmente, se olharmos para um vídeo somente com uma tela clara, e tiver um único frame escuro, nós o percebemos à uma taxa de percepção de 16 ms (milisegundos) que se convertido daria 62,5 FPS! Se fossem imagens aleatórias, serámos capazes de perceber uma em específico (como exemplo, um monte de objetos e você prestar atenção somente em um guarda-chuva) no tempo de percepção cai para 13 ms, o que dá 76,92 FPS! Por exemplo, se for mostrado a nós um "flash" bem curto de 10 ms de uma imagem, nossa percepção pela manutenção da imagem na retina e no córtex cerebral, pode "aumentar" a duração desta imagem para 100 ~ 400 ms. Isso nos torna aptos a analisar a imagem, posteriormente, seus detalhes, mesmo quando ela não estiver mais lá! Esta "persistência" nos prepara e nos torna aptos a vermos imagens em sequencia parecerem perfeitamente fluidas num filme, que roda normalmente a 24 FPS. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Frame_rate E o meu game???? Tem que rodar a quantos FPSs? Existem relatos diversos, de tudo um pouco por aí, pessoas que tem um hardware fantástico e rodam games a 120 FPS. Outros que afirmam que sentem diferença em rodar um game a 60 FPS ao invés de 30 FPS. E uma legião incontável de PCistas versus Consolistas brigando por causa de FPS nos games. Vamos concordar que em 1982 ná época do Monster Maze 3D, tipo como o primeiro game 3D da história, estavam todos boquiabertos com o pseudo 3D, com resolução 58x42 pixels, preto e branco, rodando a violentíssimos 6 FPS! http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/83/3D-monster-maze-T-rex-2-steps-away.png http://en.wikipedia.org/wiki/3D_Monster_Maze Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/3D_Monster_Maze Graças a Deus, Bill Gates, Steve Jobs, Atari, 3dfx, Nvidia, AMD, Intel e etc as coisas melhoraram! E muito! Entra também o fator pessoal de diversão. Muitos zeraram o Monster Maze rodando a 6 FPS achando se tratar o melhor game do mundo! Eu pessoalmente já zerei Call of Duty 4 Modern Warfare num netbook, que em momentos deixava o FPS cair para 18, e me diverti muito achando o game super fodástico, nem percebendo o lag! Mas sabendo, do fator pessoal, pode ter pessoas que se aborreçam demais em ver os FPS caindo a um valor que julguem não ser ideal para o hardware que possuem, mesmo sem "sentir" os lags, como os gamers completamente neuróticos (como eu) que colocam o EVGA Precision para monitorar os FPS o tempo todo, em todo jogo, e ficam mais olhando para o número que para o jogo, e levam headshot ou socam o carro no muro! A verdade é que a questão psicológica conta e muito, ficar monitorando os FPS fará com que psicologicamente você esteja mais atento e alerta a queda de frames e com certeza vai sentir os frames drops! Há uma "regra geral" que games devem rodar sempre a mais de 30 FPS, mas isso varia de acordo com a situação, percepção da pessoa e tipo de game, um jogo de FPS ou de corrida (principalmente), parece-me realmente que 60 FPS são mais fluidos que 30 FPS, tenho a impressão que para RPGs e jogos e estratégia, não há diferenças entre 30 e 60 FPS. As diferenças podem haver ou pode ser algo psicológico? O que acham? Então primeira dica, seja feliz e desencane do monitor de FPS! (À começar por mim mesmo!) Hertz, Screen Tearing, Vsync e Frametime Beleza, vendi um rim para o mercado negro! Comprei um PC super mega fodástico, Intel Core i9 e octa SLI de GTX Z THOR! E não vou ter nunca na vida problemas de aborrecimento em games dessa geração! Certo? Bem, depende! A primeira coisa a se prestar atenção é com o tal do screen tearing, que pode ser tão aborrecedor quanto jogar a um FPS baixo. O que ocorre é que os monitores também não são semideuses capazes de mostrar 1 zilhão de imagens por segundo, eles também têm seus limites, seja pelo próprio processador de imagens interno, quanto ao elemento formador de imagem que tem um certo tempo de "persistência" (como os nossos olhos). Os primeiros monitores de tubo e LCD tinham sérios problemas, eram muito lentos, ou retinham a imagem do quadro anterior, e não tinham a capacidade de atualizar a imagem com muita velocidade. Resultado mesmo tendo um hardware para rodar tal jogo a 60 FPS, você ficava preso à taxa de atualização do monitor da época, como por exemplo 24 Hz (24 imagens por segundo). Problemas de imagens borradas, sensação de travamentos e etc, que não eram culpa do hardware ou da placa de vídeo e sim do monitor. Hoje em dia, acho que estamos livres deste problema, a tecnologia dos monitores melhorou e eles conseguem "acompanhar" o hardware, mas temos que tomar certas preocauções. Primeiro, antes de querer testar um CrossFire ou SLI nervoso, pergunte-se e confira: Qual a taxa de atualização do meu monitor? Bem, normalmente fica em 60 Hz (60 imagens por segundo) e esse é o padrão para a maioria deles, mas há como você alterar nas configurações de vídeo, para mais ou para menos. Vamos esclarecer o problema de Screen Tearing, imagine você com seu monitor padrão, que roda a 60Hz, e jogando um game no talo, feliz com sues 210 FPS certamente o que verá será isso: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Tearing_(simulated).jpg Note que surgiram duas linhas TEAR POINTS, causando descontinuidade na imagem, em games essa sensação é facilmente percebida, dá um aspecto horrível, e fica praticamente impossível de jogar um game nestas condições. O que ocorre é que a placa de vídeo está mandando imagens sequenciais à 210 FPS (4,76 ms), e o monitor trabalha a 60 Hz ou FPS (16,66 ms), então o monitor forma 3 imagens no mesmo frame! Segunda dica: Ative sempre o Vsync, isso fará com que sua placa de vídeo só mande o próximo frame assim que o monitor já estiver completado a varredura, e você estará livre teoricamente do screen tearing Agora vem a parte mais controvérsia, o tal do frametime. Frametime é o inverso de FPS, se o FPS lhe diz quantas "fotos" o vídeo tem em 1 segundo, o frametime lhe diz quanto tempo a "foto" ficou sendo exibida no monitor e é expressa geralmente em milisegundos (ms). E aí que o bicho pega, lembra lá em cima neste tópico, que falei de tempo de percepção do olho e cérebro? Pois é meus senhores essa percepção é sempre expressa em unidade de tempo milisegundos (ms), e aí entramos num assunto interessante. 1. Vamos supor que você esteja rodando um game a seus 60 FPS, com o Vsync ligado (monitor a 60 HZ), (pois não quer o screen tearing na imagem), isso corresponde a um frametime de 16,66 ms. Jogo vai indo beleza, até que uma baita explosão acontece, você olha no marcador de frames (neurotic mode on) e percebe que ele cai para 54 FPS. Não temos que nos preocupar certo? 2. Supondo agora que você esteja rodando um game bem pesado, que não segure 60, mas sim 30 FPS, sem problemas por aqui, muitos consoles e alguns games de PC são "travados" a 30 FPS, e filmes rodam a 24 FPS, com o Vsync ligado (monitor a 60 HZ), isso corresponde a um frametime de 33,33 ms. Outra explosão acontece, você olha no marcador de frames e percebe que ele cai para 27 FPS. Não temos que nos preocupar certo? Acima de 24 está bom! Pessoal aí que está a pegadinha, no caso 1, no momento da explosão haverá um frame que teve que ser repetido na tela, levando um único frametime a 33,33 ms, embora o marcador de FPS esteva em 54, o seu cérebro captou muito bem o único frametime de 33,33 ms, haverá uma percepção que o jogo estará rodando a 30 FPS naquele momento. No caso 2, a coisa piora,no momento da explosão haverá um frame que teve que ser repetido três vezes na tela, levando um único frametime a 49,98 ms, embora o marcador de FPS esteva em 27, o seu cérebro captou muito bem o único frametime de 49,98 ms, haverá uma percepção que o jogo estará rodando a 20 FPS naquele momento. 3. Agora pense numa situação onde os FPS ficam na casa de 27 ~ 29 por todo o game, a todo segundo, num instante você verá um frame triplicado a 49,98 ms, e volta a sensação de 20 FPS, você sente já o lag devido ao longo frametime a todo instante! Terceira diga: Aprenda a regular a taxa de atualização do seu monitor (HZ), como por exemplo no terceiro caso, se alterar a taxa de atualização do monitor para 54 Hz, eliminam-se os problemas, não haverão frames "triplicados" somente "duplicados" fazendo com que o frametime fique em 33,33 ms e a experiência de jogo seja muito melhor que antes. Também o inverso é verdadeiro, supondo uma taxa de atualização do monitor a 90 HZ, e sua VGA mandando ver a 86 ~ 88 FPS constantes, teremos a todo segundo pelo menos um frame "duplicado", e a sensação é que ao captarmos esse frametime de o jogo estar rodando a 45 FPS! Portanto pessoal fiquem atentos à estes detalhes, espero ter ajudado! Abraços!
  12. Sobre os FPS caírem mais do que o normal com o vsync ligado, também tenho a mesma impressão, a impressão que os FPS não cairiam caso o vsync estivesse desativado. Mas isso ainda vou testar para confirmar.
  13. Também tenho o mesmo processador, com o desprezível e vergonhoso cooler stock da intel (brincadeira um i7 vir com um cooler tão tranqueira) Fui na BIOS só para confirmar e afirmar que infelizmente as temperaturas ficam em torno disso mesmo: Temperatura Ambiente 20 ºC Temperatura da placa mãe 31ºC Temperatura da CPU pela BIOS começou em 48 e foi subindo até 54 ºC isso só na tela da BIOS Pelo jeito o negócio para nós é trocarmos o cooler e colocarmos algo decente, se na BIOS tá nessa temperatura, imagine na hora dos jogos, conversão de vídeo, autocad e etc ABraços
  14. Cara tenho essa mesma placa e não julgo o sistema de refrigeração dela como ótimo, apenas aceitável para dar conta do over da GPU. Jogando de boa sem over aqui, é fácil essa GPU passar dos 82ºC. Fique experto com over nos chips de memória, são da Hynix e são configurados a exata frequência que ela opera 6000 MHz, portanto qualquer over aqui é perigoso, e pode estar causando os erros que citou, para piorar o cooler da VGA não toca nos chips das memórias e eles ainda são intercalados na PCB (uns virados pra cima e outros para baixo). Tente fazer um over apenas na GPU e mantenha os clocks da memória em stock e veja o que ocorre. Monitore a temperatura da GPU e fique experto, segundo a Nvidia 97º C é o máximo que o GK 104 suporta. Abraços PC: Gabinete Cooler Master Elite 372 Fonte Corsair CX 500 W MB GigaByte B85M-D3H Processador Core i7 4770 @ 3,4 GHz (Stock) Memória DDR3 Kingston 2 x 4 GHz @ 1600 MHz VGA EVGA Nvidia GTX 760 SC AVX 2GB driver beta 337.50 HD Western Digital SATA III, 1 TB, 64 MB, 7200 rpm DVD LG SATA Monitor LG 2241V 21,5 pol Full HD

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