Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Netto-JP

Membro Pleno
  • Posts

    218
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Netto-JP

  1. Também melhorou para jogos (FPS). De uma maneira geral, vale muito a pena. E em relação aos drivers, tudo perfeito.

    As duas únicas coisas que não conseguir insalar foram:

    - ROXIO CREATOR STARTER (funcionou! meu .exe tava com erro)

    - "Janela" de configurações ao clicar no ícone de ferramentas.

    Você atualizou os drivers como se o site de suporte da DELL tá dando erro na hora de baixar?

    Não consigo baixar nenhum driver do meu XPS 15...

  2. Tudo 100%, não tive problema com nada....

    Me parece que o consumo da bateria diminuiu.....

    A inicialização do SO e aplicativos esta mais ágil:p.

    O desligar do SO também.

    Gostei do resultado.

    O consumo de bateria dizem que está melhor mesmo, assim como a inicialização e o desligamento. O resto não sei...

    Mas como eu disse no post anterior: esperem pelos drivers novos da DELL!

    Todos os drivers mais importantes do Windows 7 são compatíveis, mas eles receberão versões atualizadas para Windows 8 e como resultado final a performance deverá ficar ainda melhor! :D

  3. Só para constar.... Ficou bem mais rápido .

    Eu já havia testado o Windows 8 em uma outra máquina, e nela só percebi o boot um pouco mais rápido. De resto o Windows 8 me pareceu um Windows 7.5. O que muda mesmo é o visual.

    Acho que a gente é que se empolga quando faz a mudança e tende a achar que melhorou muito. Mas enfim, por esse preço em conta (até Janeiro/2013) tá valendo atualizar...

    Quando eu instalar no XPS 15 posto minha opinião...

    OBS: antes de atualizar para o Windows 8 esperem a DELL disponibilizar os novos drivers e firmware! O site de suporte da DELL para drivers estava fora do ar ontem e hoje está ativo mas sem os arquivos para baixar! Quando tento aqui dá erro!

  4. A diferença é pouca, no fim das contas nossas SSD obtém os mesmos resultados, isso é bom. Só uma curiosidade, você instalou no Windows 7 o driver da controladora AHCI/RAID?

    Instalei sim. Não notei nenhuma diferença na prática.

    Mas eu só fiz a medição depois...

    E há uma diferença entre sleep e hibernação: no sleep, o PC não pode ser desligado, senão perde tudo, como se estivesse ligado; na hibernação, pode, porque o Windows salva a sessão inteira e todo o conteúdo da memória no tal arquivo de hibernação, que na prática é grande demais para desperdiçar tanto espaço (nunca menos de um gigabyte, geralmente bem mais). Melhor desativar.

    Então SLEEP = SUSPENDER ? hehehehehe

    Fui pesquisar sobre isso e dizem que já existe um modo híbrido, que parece que é este de suspensão. Só não entendi como funciona. Bem, na dúvida desativei tudo mesmo, então este detalhe nem interessa mais...

    Não acho uma boa desativar o serviço de Desfragmentação, porque você vai continuar precisando dele para os seus HDs - a menos que você use outro utilitário para isso, como o Defraggler, PerfectDisk, Disktrix Ultimate Defragger etc.

    Mas aí não seria só rodar manualmente o desfragmentador quando o usuário julgasse necessário? Acho que isso bastaria, até porque a tendência é que o HDD seja bem menos usado.

  5. Não Netto-JP, você terá que fazer isso manualmente. Digite a tecla Windows + R (ou no executar do menu iniciar) e digite "dfrgui". No box, clique em "Configurar agendamento" e desative a opção. Você pode também acessar o serviços do Windows (tecla Windows + R e digite "services.msc"), procurar pelo serviço "Desfragmentador de Disco"; clicar com o botão direito do mouse e abrir as propriedades desse serviço; na Guia Geral, em tipo de inicialização, caso não esteja manual, selecione "manual" e confirme.

    Pelo que entendi do que eu havia visto aqui no sistema, havia agendamento apenas para o HDD, para o SSD não. Parece que o Windows 7 já faz isso automaticamente sim. Porém, para garantir eu fiz o que você disse e desativei o agendamento.

    Sobre a questão da energia, pressione a tecla Windows + R e digite "control" (painel de controle). Abra o item "Opções de energia", crie um plano e configure para manter o computador sempre ativo (nas configurações avançadas de energia). A dica que o Goyta deu sobre isso também é válida, mata o problema pela raiz!

    É estranho fazer isso em um notebook, mas tudo bem.

    Até a "suspensão" ao baixar a tampa eu desativei... hehehehe

    Ah, fiz uma medição aqui usando o ATTO e o resultado foi bem semelhante ao que você postou, só um pouco mais baixo. Ex: onde no seu tem 560.000 no meu deu 554.000.

    Valeu!

  6. Pessoal,

    Gostaria que vocês listassem aqui as principais recomendações para o bom uso e manutenção do desempenho da unidade SSD.

    Por exemplo, já vi aqui sobre a questão da indexação, da desfragmentação e também sobre o modo "sleep", mas ainda tenho dúvidas com relação a este último.

    No guia da OCZ eu vi um esquema para criar um novo plano de energia no Windows e assim impedir que o sistema entre no modo de espera (que eu acho que equivale ao que eles chamam de "sleep") ou de hibernação. No entanto, fique com dúvida em algumas opções e gostaria de saber a configuração que vocês usam e se isso é mesmo tão importante assim.

    Quanto à desfragmentação, é verdade que o Windows 7 já desliga automaticamente essa função por estar trabalhando com uma unidade SSD?

    Obrigado galera!

  7. Agora, a maioria dos usuários não faz nada disso (nem mesmo em drives como os Marvell - Intel 510 e Crucial M4, por exemplo - que não vêm com overprovisioning de fábrica) e ainda obtém ótimo desempenho do drive, como você está tendo. Então, não precisa se preocupar em refazer tudo. Numa futura reinstalação do Windows por qualquer motivo, então pense em talvez fazer isso.

    Acho que vou fazer isso mesmo e deixar como está. Aliás, não fiz nenhuma medição ainda mas estou bastante satisfeito com o desempenho. :)

    Oh Netto-JP, minha opinião é a seguinte: se fosse você, desativava! Eu deixo desativada e no meu caso não faz a menor diferença (pelo menos a olho nú).

    É só desativar o segundo box - referente a indexação, como na imagem

    Fiz o que você disse e desativei.

    Ele ficou processando os arquivos um tempo (cerca de 1 minuto) e deu erro em alguns poucos arquivos durante este processo (precisei "ignorar" para avançar). Acho que havia algo rodando quando desmarquei a opção e por isso essas falhas.

    Alguma sugestão para corrigir?

    Devo marcar e desmarcar de novo? hehehehehe

  8. Mas eu não quis ser grosseiro ou insinuar incompetência ou ignorância da sua parte.

    Eu sei! Fique tranquilo que eu não pensei que você fez nada disso. Foi só a nostalgia que me bateu na hora! :lol: Até ri no final! :) Na verdade eu percebi que você não entendeu muito bem o que eu estava tentando dizer. Mas tudo bem, isso é comum em conversas por texto...

    Apenas talvez houvesse um detalhe que houvesse lhe escapado - isso acontece o tempo todo, inclusive com gente muito experiente e inclusive comigo.

    É verdade, eu poderia até ter esquecido num primeiro momento mesmo, mas como eu quebrei bastante a cabeça antes de resolver então isso não aconteceu dessa vez. Mas enfim... o que importa é que está tudo OK!

    Agora, isso que você escreveu não é overprovisioning. Este só faz sentido em SSDs, não em HDs, e nunca é reservado pelo próprio Windows: ou é reservado e tornado invisível e inacessível pelo próprio fabricante do drive (é o caso dos SSDs baseados em SandForce, que têm 60, 120 ou 240 GB disponíveis dos 64, 128 ou 256 GB que na verdade têm), ou então por você mesmo na hora de criar as partições (deixando um espaço sem alocar para partição nenhuma). Overprovisioning precisa de uma área inacessível ao sistema de arquivos do sistema operacional, acessível apenas à controladora, para esta usar como área de trabalho para fazer garbage collection e melhorar o uso e a eficiência do drive.

    Então no caso do Vertex 3 ele mesmo já tem essa área reservada, correto? Ter que instalar tudo de novo só por causa desse detalhe é dose... hehehehe

    Mas o que é prejudicial não é a indexação propriamente dita e sim o índice, que ocupa muito espaço e tem uma frequência enorme de atualização o tempo todo - ou seja, tudo que você não quer num SSD. Então, há uma ideia melhor: manter o SSD indexado, mas tirar o índice dele. Isso pode ser feito através do Painel de Controle do Windows, nas "Opções de Indexação", transferindo o índice para uma pasta especialmente criada no seu HD (tipo E:\Index ou algo assim). Procure nos posts de uns 10 dias atrás, botei até capturas de tela desse processo (se a mensagem ainda estiver lá - neste tópico, a gente nunca sabe o que a Stasi vai achar inaceitável...).

    beleza!

    Quando eu estiver em casa verei isso direitinho!

    Valeu! ^_^

  9. Talvez tenha ocorrido o problema pela falta do driver da controladora AHCI/RAID. Quando surgir aquela tela onde se escolhe a partição que Windows 7 será instalado, você tem que clicar no botão para carregar os drivers e colocar o disco de drivers que veio com seu micro ou um pendrive com os drivers mais atualizados (geralmente os fabricantes disponibilizam os drivers nos seus sítios). Aponte para a pasta correta e aguarde o fim do processo. Quando o Windows reconhecer o driver, a SSD passa a ser visualisada na referida tela. Netto-JP, você já tentou isso?

    O problema era exatamente esse! O Windows ficava pedindo os drivers!

    Só que quando eu pesquisava na internet TODO MUNDO dizia a mesma coisa: que setando AHCI na BIOS e o drive SSD sendo reconhecido pelo sistema, na hora de instalar não havia o que fazer e bastava selecionar o drive SSD que daria tudo certo.

    Então, sabendo disso, eu nem quis ir atrás dos drivers e resolvi tentar primeiro a formatação por outros meios, e foi aí que a instalação do Windows passou a reconhecer o SSD.

    depois da instalação dos drivers (controladora, chipset, rede, video, som) e atualização do Windows 7, reconecto os cabos das outras unidades, executo a formatação rápida pelo "diskmgmt.msc", seleciono a letra e o rótulo de cada unidade e depois desativo a indexação das SSD.

    A indexação que você fala é aquela usada posteriormente para pesquisar arquivos? Isso é prejudicial para o SSD e deve ser desligado mesmo?

    É que eu considero essa função um tanto útil...

  10. Na instalação do Windows 7, há um momento em que ele mostra os drives disponíveis para a instalação do sistema e embora pré-selecione um deles, dá a opção de você clicar em outro, se houver, ou em um link "Avançado" que dá opções para particionar drives e formatá-los. Este recurso também permite a você criar a partição com menos espaço do que o disponível, sacrificando um pouco para fazer overprovisioning adicional.

    Essa tela deve ter passado despercebida para você. Além disto, talvez devido à ordem das portas SATA, o Windows deve ter selecionado seu HD em vez do SSD na sua primeira instalação. Se o SSD tivesse sido corretamente selecionado nesse momento, não haveria problema se o HD também estivesse conectado. Minhas instalações do Windows aqui são assim, pois tenho dois HDs internos e tenho que selecionar o correto, e também será assim quando eu fizer minha atualização e instalar meu SSD.

    No guia da OCZ e em alguns fóruns vi a recomendação de, ao instalar um SSD, deixar a instalação do Windows preparar o drive e criar a partição (ou seja, seria nesse momento que falei), em vez de usar outro utilitário, pois isso daria melhores resultados. Mas se você fez assim e está dando certo, ótimo! Parabéns! :)

    Cara, já instalei Windows incontáveis vezes (desde o Windows 3.11, em 1994) então acho que posso dizer que eu sei o que estava fazendo. ^_^

    Talvez eu não tenha sido muito claro mas o que eu tentei dizer no post anterior foi que o SSD simplesmente não aparecia! Ou seja: infelizmente não havia como selecioná-lo para que eu pudesse fazer os ajustes através da própria instalação do Windows. Por isso mesmo que resolvi postar aqui, já que alguém pode vir a ter o mesmo problema!

    Tentei inclusive retirar o HD antigo e mesmo assim a instalação não enxergava o drive SSD. Só enxergou depois que eu criei a partição e formatei. Parece estranho? Sim, parace. Mas pelo visto é uma peculiaridade da minha máquina. Fazer o que? Em todo caso já vi coisas mais estranhas em informática do que isso. :)

    Ah, e também não houve nenhum problema relacionado à ordem da porta SATA, pois o drive SSD foi instalado na porta que antes era a do HDD. Portanto, era a mesma porta onde o sistema veio instalado de fábrica.

    Enfim, o que importa é que funcionou, apesar de ter me dado um pouco mais de trabalho.

    E fica aí a dica para quem tiver problemas semelhantes...

  11. Pessoal,

    Só para deixar registrada aqui a minha primeira experiência com SSD: felizmente está dando tudo certo!

    Meu OCZ Vertex 3 120GB chegou e no mesmo dia eu retirei o meu HD do meu notebook e coloquei ele no lugar. Retirei também o drive óptico (que virou uma unidade externa) e coloquei esse meu antigo HD (750GB) no lugar dele, usando um adaptador, lógico.

    Os discos foram detectados normalmente pela BIOS mas eu não conseguia fazer a instalação do Windows 7 (via pendrive) porque o SSD não vem formatado. A instalação do Windows simplesmente não o enxergava. Tive que entrar no menu de recuperação (usando este mesmo pendrive) e daí acessar o prompt de comando. Lá eu fiz uso do comando "diskpart" para criar a partição e depois formatá-la (formatação rápida, lógico).

    Até aí tudo certo, pois o Windows passou a reconhecer o SSD e eu fiz a instalação rapidamente. O problema é que ao reiniciar a máquina para completar a instalação o Windows não entrava, ficava só em uma tela preta. Já estava achando que a minha sorte tinha terminado quando percebi que eu havia cometido um erro, pois deveria fazer a instalação apenas com o SSD conectado, sem o segundo HD. Então, retirei o HD e fiz nova instalação: tudo certo! Depois foi só reconectar o HD, que foi reconhecido normalmente.

    Ainda estou impressionado com a diferença de velocidade! O Windows entra quase que instantaneamente (10 segundos, no máximo) mesmo após a instalação de vários aplicativos, incluindo anti-vírus! Enfim, o salto de um HDD SATA II para um SSD SATA III com certeza faz muita diferença. É de longe a melhor atualização que eu já fiz em um pc/notebook, e olha que estou nessa brincadeira faz um bom tempo já! ^_^

    OBS: o meu Vertex 3 já veio com a última versão do firmware (2.15) e eu não tive qualquer problema de tela azul ou sistema reiniciando. Está tudo rodando normalmente!

    Ah, obrigado pela ajuda de vocês! Este tópico tem sido muito útil!

    Valeu! :)

  12. De fato, Netto, me enganei e é o Crucial M4 de 256 GB que está logo depois do Vertex 3, mas o de 128 GB vem logo depois do de 256 GB (e curiosamente, neste teste é mais rápido).

    Ok goyta! Obrigado pelas informações!

    Já comprei meu Vertex 3, mas pelo visto ainda tenho muito o que aprender sobre o assunto enquanto ele não chega.

    Por um acaso você sabe de algum tutorial de instalação de SSD's?

    Preciso saber qual a melhor maneira de instalar e configurar o Windows 7 de forma a otimizar o desempenho e a durabilidade.

    Aliás, acredito que estas dúvidas sejam comuns por aqui! (Inclusive peço desculpas se eu estiver sendo repetitivo ou postando no local errado).

    Obrigado mais uma vez!

  13. Dê uma olhada na comparação do Anandtech entre os dois em todos os testes, para ter uma base.

    Realmente, em termos de gravação o Crucial M4 é mais lento, segundo esse teste que fizeram.

    Agora, quanto à perda de desempenho quando o drive está cheio, creio eu que a diferença é pequena e na prática deve ser algo imperceptível. Acho que você está comparando o OCZ Vertex 3 de 120 GB com o Crucial M4 de 256GB, que são os que estão juntos na tabela, como você mesmo disse. Se fizermos a comparação com o Crucial M4 de 120GB veremos que o desempenho é só um pouco mais baixo que o OCZ Vertex 3.

    Ah, uma coisa que pesa a favor do Crucial M4 são esses 8 GB a mais de espaço. Parece pouco, mas não quando estamos falando de algo entre 120 - 128 GB para comportar o sistema + principais programas e arquivos. hehehehehe

    Enfim, já decidi pelo OCZ Vertex 3 mesmo.

    Obrigado!

  14. O firmware 0009 melhorou dramaticamente o desempenho de leitura do Crucial M4 e colocou-o bem próximo ao patamar dos SandForce síncronos, os mais rápidos de todos atualmente. Mas a gravação continua medíocre, e o firmware também não resolveu o outro problema do M4: a degradação de desempenho quando o drive está cheio é muito significativa (todo SSD tem essa perda, mas uns têm mais do que outros). Nisto, eles se parecem com os SandForce assíncronos (embora a velocidade de gravação seja ainda inferior).

    A velocidade de gravação do Crucial M4 é tão ruim assim ao ponto de ser considerada "medíocre"? Nossa...

    Então acho que vou de OCZ mesmo. Obrigado.

  15. Pessoal,

    Estou querendo comprar uma unidade SSD e estou em dúvida entre o OCZ Vertex 3 e o Crucial M4, ambos na faixa dos 120-128 GB. (O Kingston HyperX 120GB, considerada a mais rápida, não consegui encontrar em nenhum site no Brasil).

    O problema é que ao dar uma lida rápida neste tópico percebi que entre os 2 que eu citei (OCZ e Crucial) não existe um consenso por aqui. Alguns usuários recomendam o OCZ Vertex 3 e outros o Crucial M4. Pelo que entendi o primeiro seria mais rápido e o último mais confiável.

    Gostaria de saber se essa diferença de velocidade se dá na leitura ou na gravação (ou em ambos) e se nestes testes foram consideradas as últimas versões de firmware dessas unidades, uma vez que isso pode influenciar muito no desempenho. A Crucial, por exemplo, consegue melhorar a velocidade com versão mais recente de seu firmware.

    Obrigado!

  16. Acabei de testar Age of Empires 3. Desempenho excelente.

    As temperaturas estão bem baixas, lembrando que o clock está padrão:

    ThermalZone 0 e 1 = 70º

    Core #1 = 74º

    Core #2 = 74º

    GT 525M = 73º

    Vai dar pra brincar de overclock legal :cool:

    Cara, testei o XPS com o game Left 4 Dead, tudo no máximo, resolução 1080, sem overclock. O game rodou liso, mas não verifiquei qual a taxa de quadros. A minha única dúvida é exatamente com relação às temperaturas que estão sendo registradas.

    Com o note em uso normal eu tenho por volta de 55º na CPU. Com o game rodando isso vai para 75º.

    A minha pergunta é: essas temperaturas estão normais?

    Tenho uma base daquelas com coolers, mas como minha bateria é de 9 células (o notebook não fica encostado na base) acredito que não esteja sendo o suficiente.

    Será que comprar uma base melhor mudaria alguma coisa? Alguém usa uma dessas com um XPS 15 Core i7? Quais são as temperaturas?

  17. Não me importaria de aguardar outros 28 dias.

    beleza. Já eu me importaria, e não gostaria de esperar mais 48 dias.

    O teclado iluminado realmente faz falta e não tenho preguiça de digitar umas teclas a mais para acessar os acentos.

    Ninguém disse que não fazia falta, só que é algo que não é essencial.

    Também não vi ninguém dizer que não curtia o teclado padrão inglês porque tem preguiça de digitar umas teclas a mais para usar os acentos.

    Na verdade qualquer modificação desse tipo no teclado causa perda de produtividade amigo, pois creio que muitos aqui usam o teclado também para trabalho e estão habituados ao teclado padrão BR. Agora, deve haver quem use um notebook caro desses só pra jogar... então cada caso é um caso. Apenas estamos aqui tomando como referência o "usuário médio", digamos assim.

    Gambiarra de led via USB num aparelho de quase R$4 mil não me agrada.

    Gambiarra? Não chamaria isso de gambiarra...

    É apenas um acessório USB como muitos outros que você mesmo usará. Aliás, algumas lâmpadas dessas são tão discretas que você nem se dá conta dela, basta procurar o melhor modelo.

    E como um colega aí já disse... A tela do XPS é tão grande e com brilho tão forte que dá pra enxergar normalmente as teclas. Qualquer coisa é só ajustar o brilho. Eu mesmo já testei...

    Enfim, não estou aqui para convencer ninguém. Apenas coloquei a minha opinião. ^_^

  18. No geral o XPS 15 vem atendendo bem as minhas expectativas. Apenas uma coisa tem me incomodado: o tamanho da fonte em alguns sites.

    Ok, sei que isso se deve à resolução de 1080p e que sempre podemos usar o ZOOM do navegador, mas esse recurso distorce bastante as fotos dos sites. Outra opção é aumentar a fonte no navegador, mas neste caso também existe um efeito colateral: alguns sites ficam meio distorcidos e em outros isso não altera o tamanho da fonte.

    Enfim, ainda não consegui uma solução definitiva, se é que existe. Uma coisa que não tentei ainda foi alterar o tamanho da fonte nas configurações do Windows.

    Alguém tem alguma sugestão?

  19. Liguei na Dell e disseram que não há como comprar o teclado separado. Que raiva, se ainda estivesse dentro dos 7 dias de devolução eu devolveria sem pensar.

    Me sinto um *****.

    Já registrei uma reclamação no Reclame Aqui

    Amigo, entendo sua insatisfação, mas acho exagero devolver o notebook e ter que esperar mais 40 dias pra receber outro só por causa do teclado iluminado, ainda por cima no padrão inglês americano.

    Aliás, pra quem precisa teclar no escuro existem pequenas lâmpadas USB que resolvem bem o problema. Ok, não é a mesma coisa do teclado mas torna possível digitar em um ambiente escuro, certo? ^_^

  20. tem tb a opção de usar o adaptador mdp x vga que virá com o note e ligar na vga do monitor, mas aí acho que perde qualidade, ne?

    Se eu fosse você eu usaria esse adaptador + cabo VGA. É muito mais prático, pois você já tem tudo nas mãos e praticamente não há perda de qualidade. Talvez o HDMI se saia melhor nas cores, mas não é algo fácil de perceber. Faça o teste!

  21. Comprei pela internet um adaptador para montar um SSD junto com o HD no note. Este adaptador é instalado no lugar do drive de DVD. O SSD irá ser montado no lugar do HD, e o HD será montado no adaptador.

    O DVD passa a funcionar externamente, conectado à porta e-sata.

    Adquiri também um SSD VERTEX 3 240GB, que chegou ontem pelo correio. Como o XPS15 tem controladora SATA3, o note deverá ter uma performance muito boa.

    Amigo, por favor, se for possível nos passe as coordenadas sobre esses produtos que você vai usar para atualizar o XPS. Modelo, preço, site onde comprou...

    E o drive de CD/DVD/BD? Como fica? Vai precisar de alguma adaptação para funcionar externamente ou é só conectar um cabo e-sata?

    Mais tarde eu pesquisarei sobre o espaço disponível no XPS 15 para a instalaçãod e HDs.

    Valeu! ^_^

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!