Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rudag

Membro Pleno
  • Posts

    130
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que rudag postou

  1. Boa tarde! Comprei uma cpu usada e ela veio com a placa Radeon 7000. O problema é que não consigo colocar na resolução adequada de 1920x1080, pois a maior que tem é de 1600x900. Já procurei o driver para Win 10/11 e não achei. Existe alguma forma de colocar na resolução correta? Segue print das especificações da placa. Obs: não é para jogos, apenas trabalho.
  2. Sim, posteriormente vou tentar um sensor de distância na pilha de produtos produzidos. Assim o o operador não tem que apertar o botão, apenas colocar o produto na pilha. Esse nrf24l01 é muito bom, inclusive achei um arduino nano que já vem com ele acoplado. Pra mim vai ser bom porque vai economizar tempo e espaço. Pelo que pesquisei, o nrf24l01 vai dar conta do recado porque ele consegue ouvir até 6 transmissores simultaneamente. Eu duvido que ocorra 6 cliques ao mesmo tempo, então ele tem o que eu preciso com baixo custo. Aos amigos que me acompanharam até aqui, acho que evolui bem. Agradeço à toda ajuda até agora. Meus próximos passos vão ser: 1 Descobrir o melhor botão para ligar ao arduino. Pelo que pesquisei, o ideal seria um botão cogumelo grande, pois o operador não teria nem que olhar para o botão devido ao fato dele ser grande. Comprei um de 6V no AliExpress que tem led embutido, vamos ver se vai funcionar. Não achei nenhum de tensão baixa ou com led embutido aqui no Brasil, alguém já viu parecido? 2 Descobrir a melhor forma de fazer a alimentação elétrica. Num cenário ideal, acho que baterias recarregáveis seriam a forma mais prática, mas devido ao número de operadores, talvez tenha que ser por fio mesmo.
  3. Pessoal, bom dia! Tenho pesquisado bastante sobre o meu projeto nos últimos tempos, inclusive comprei vários periféricos para teste. Minha melhor solução até agora foi utilizar transceptores Nrf24l01 para a comunicação entre eles. Como esse transceptor tem uma limitação de "ouvir" até 6 placas, para se fazer uma rede maior eu preciso fazer um esquema de nós, onde um alguns transceptores que seriam apenas transmissores acabam viram receptores também para passar o sinal até o destino. Não é tão complicado, mas gostaria de um jeito mais simples. Pensei em fazer tudo via wifi, mas me surgiram as seguintes dúvidas: Consigo fazer um arduino+wifi (transmissor) enviar um dado específico (um número, por exemplo) e outro arduino (receptor) ler esses dados? Ou talvez seja melhor fazer um software que leia os dados da rede wifi para substituir o arduino receptor? Existe algum roteador de baixo custo que suporte umas 70 conexões simultaneas? Os dados que vão trafegar são muito pequenos.
  4. @alexandre.mbm Realmente acho que não me fiz claro. Vou tentar descrever o projeto na prática, será que serve? Ambiente: barracão grande (40 x 10 metros) Interior: várias mesas, cada uma com um operador (pessoa). Uma mesa para o encarregado de produção com o receptor. Objetivo: contar a produção dos operadores Descrição do transmissor: um botão de plástico, relativamente grande, que trabalha, por exemplo, por rádio frequência. É semelhante a um controle remoto de portão, por exemplo Descrição do receptor (ideia simples): uma placa receptora de RF, ligada a uma placa UNO, ligada a um computador Funcionamento: em cada mesa haverá um transmissor. Ao terminar de produzir um determinado produto, o botão é pressionado. O botão (transmissor) envia para o receptor o seu ID. O receptor então recebe o sinal e se comunica com o software de produção para indicar de qual operador veio o sinal, o horário que recebeu o sinal e por fim calcular o tempo de produção. Exemplo prático: Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:45:12 Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:45:42 Operador 1 termina o produto e pressiona seu botão. Receptor recebe o sinal 13:46:12 Software calcula que o tempo médio de produção do operador é de 30 segundos. Disso tudo, a única coisa que sei fazer é o Arduino se comunicar com o software. Quais componentes utilizar é o que preciso descobrir para pelo menos começar a estudá-los, qual biblioteca utilizar, etc...
  5. Boa tarde! Sou novo em Arduino. Estou fazendo um projeto em que preciso registrar o clique de um botão físico sem fio. Basicamente terei vários botões individuais e, ao ser clicado, preciso registrar num banco de dados qual botão foi pressionado e o horário. Nos meus primeiros passos eu já consigo ler no meu programa o que a placa Arduino Uno escreve na porta serial. O que preciso agora seria conseguir identificar o código/id do botão pressionado, ou seja, cada botão tem que emitir algo único. Como sou iniciante, não sei exatamente qual hardware utilizar. Para o botão (transmissor), eu achei esse Interruptor Remoto 433Mhz Botão Portátil RF 1 Canal EV1527. O botão TEM que ser grande e fácil de apertar. Um botão do tipo cogumelo seria ótimo, mas não achei nenhum "pronto" já com a placa transmissora. Para o receptor, eu achei esse Módulo Receptor 433Mhz RXB6 Super Heteródino. Os botões vão ficar até 40 metros do receptor. Os dois acima trabalham com o encoder EV1527. Pelo que pesquisei, o encoder é o que gera o código do transmissor, correto? Poderiam me auxiliar na escolha do hardware? Eu comprei um kit simples de transmissor e receptor para brincar, mas acredito que não é o que preciso. Também não sei se os que citei acima são os mais adequados para o projeto.
  6. Obrigado pelo ajuda até aqui. Vou fazer da maneira mais simples mesmo: fechou a porta, o led vermelho acende. Não vou usar led verde para sinalizar porta aberta. O único problema é que estou usando um led 12v e o vendedor do sensor disse que as lâminas são sensíveis e o ideal é usar tensão até 5v. Isso procede? Caso sim, como faço para o sensor não queimar? Estou conectando um polo do sensor na fonte e o outro polo no led.
  7. Tinha algum jeito mais simples de fazer isso? Consigo ligar o led direto na fonte ou ainda ligar o led junto com o sensor, mas não consegui ligar o led no relé. Liguei a fonte no relé e ok, relé ligado. Positivo do led no NF e negativo no C, não acendeu o led. O que estou fazendo de errado? Tenho que tirar algum jumper do relé? Paciência comigo, sou leigo no assunto kkkk.
  8. Seria o certo, porém aqui na empresa o pessoal já está instruído a sempre deixar a porta "meio aberta" quando saem do banheiro, e essa regra funciona relativamente bem, então uma solução com sensor magnético na porta acredito que seja mais fácil e simples no nosso caso. @Thiago Miotto @Ricardov Comprei um sensor, um led e um relé para testar. Ligando o led no sensor, funciona perfeitamente. Como o sensor é normalmente aberto, eu conseguiria acender, por exemplo, uma luz vermelha quando a porta estiver fechada. Até resolveria meu problema, mas eu gostaria de complicar um pouco e fazer o esquema de luz verde quando a porta estivesse aberta. O relé que eu comprei foi esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2094818419-modulo-rele-1-canal-12v-30a-com-optocoupler-com-nota-fiscal-_JM Alguém sabe me dizer se esse que eu comprei serve para o que eu quero e como eu conectaria os fios? Obrigado!
  9. @Thiago Miotto @Ricardov Novamente, obrigado pela ajuda. Sou totalmente leigo no assunto, então creio que um sinaleiro pronto, tipo esse que eu postei acima, seria o mais fácil no meu caso. Porém gostaria de tentar "montar" um, pois queria aprender eletrônica básica. Se eu entendi bem, o sensor de porta aberta vai fazer um corrente contínua no positivo quando a porta estiver aberta, e isso acenderia o led verde, por exemplo. Aí eu teria que fazer um sistema que acendesse o led vermelho quando o sensor não estivesse mandando corrente, correto? Se eu fosse utilizar esse módulo rele 5v que o Thiago mandou acima, quais seriam as ligações que eu teria que fazer? @rmlazzari58 Não é bem um painel central. Na verdade o que eu quero é mostrar se as portas dos banheiros estão abertas ou fechadas, porém os banheiros estão espalhados pela empresa. Os leds ficariam de 5 à 15 metros de cada porta, dependendo da localização dela.
  10. @Thiago Miotto @Ricardov Muito obrigado pela ajuda! Sim, é possível passar fios entre o sensor e o led. Claro que se for possível um sistema sem fio, seria ótimo! E não preciso de nada avançado como controle pelo celular, Alexa, etc... Vocês acham que é possível ligar algum dos sensores acima nesse led aqui? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2207334858-sinalizador-led-de-porto-aberto-condominio-decibel-d242a-_JM E se souberem de algum led mais em conta, porque vou precisar colocar esse sistema numas 10 portas kkk
  11. Boa tarde! É possível ter um led indicando se uma porta do escritório está aberta? A ideia seria tipo uma luz verde indicando aberta e uma vermelha para indicar fechada. O led teria que ficar a mais ou menos 15 metros de distância da porta. Acredito que a porta vá precisar de algum tipo de sensor para indicar ao led se está aberta ou fechada. Seria possível algo do tipo? Caso sim, poderiam me indicar os equipamentos? Obrigado!
  12. Boa tarde! Tenho a seguinte configuração: servidor conectado à um roteador que está conectado ao modem principal que recebe o sinal de internet. Preciso fazer com que o servidor fique acessível para qualquer um na internet. Imagino que o modem tenha que redirecionar para o roteador, que por sua vez redireciona para o servidor. Tentei o seguinte: Modem redirecionando para o roteador: Roteador redirecionando para o servidor: Porém não está funcionando. Alguém sabe onde estou errando?
  13. Pessoal, acabei de comprar o SSD e o Caddy no ML e estou esperando chegar. Quando estiver tudo pronto, vou fazer os seguintes passos: 1. Passar todos os documentos (músicas, vídeos, imagens etc) para o HD externo 2. Backup do sistema (Win10) no HD externo 3. Colocar o SSD no lugar do DVD e clonar o HD para o SSD 4. Colocar o SSD no lugar do HD e o HD no lugar do DVD 5. Dar o boot com SSD para ver se está tudo funcionando 6. Formatar a partição 'C' do HD Está tudo certo acima ou devo fazer algo mais? Estou meio receoso pois é minha primeira vez com SSDs.
  14. Mais uma pergunta, estou pensando em comprar um SSD de 240gb desses na faixa de R$320 (Kingston ou Sandisk). Sei que eles são os de entrada e piores em desempenho. Considerando que o desempenho que eu quero ganhar é mais no Win10 e alguns programas como Chrome, iTunes etc... Esses SSDs estão de bom tamanho ou a performance comparada à um melhor (na faixa de R$500) vai ser muito perceptível no caso? Obrigado
  15. Pessoal, comecei a ler sobre SSDs recentemente e acho que vou comprar um para aumento de desempenho, principalmente do SO. Tenho um notebook Dell Latitude 3540. Minhas dúvidas: 1. Coloco o SSD no lugar do DVD ou coloco no lugar do HD e passo o HD para o lugar do DVD? 2. Vou precisar do tal Caddy? 3. Mais algum detalhe que eu tenha que me atentar com SSDs? Obrigado
  16. Boa tarde, hoje quando liguei meu notebook, um Latitude 3540 com Windows 8.1, ele simplesmente estava sem Wifi. Olhando no gerenciador de drivers percebi que eles estavam com aquele símbolo de interrogação amarelo que significa que não estão funcionando corretamente. Baixei os dois drivers pelo meu cel, o da Dell e o da Realtek, reinstalei os drivers e agora o gerenciador diz que esta tudo funcionando porém o Wifi continua não funcionando. Tentei usar a ancoragem USB do meu cel porém ele diz que a conexão é limitada e nada de internet. Alguém sabe o que pode ter acontecido? Grato
  17. Bom dia, vou ter que usar meu celular (Galaxy S4) como modem de internet (USB Tethering) para o laptop e gostaria de saber se isso afeta a bateria de alguma forma. A questão é que para fazer isso eu tenho que plugar o USB no laptop e a partir dai ele começa a carregar o celular, isso diminui a vida útil da bateria? Vou fazer isso todo dia por 6 meses, já que estou morando no exterior. Grato
  18. Pessoal, resolvi que vou trocar o Inspiron que eu comprei ontem por um Latitude. Pra não ter que abrir um tópico só pra isso vou perguntar por aqui. Tenho 2 opções do Latitude: i5-4210U (2.7 GHz, Cache de 3Mb) com Tela 15.6" Full HD (1920x1080) Anti-Reflexo R$2.899 ou i7-4510U (2.0 GHz até 3.1 GHz, 4Mb cache) com Tela 15.6" HD(1366x768) Anti-Reflexo WLED-Backlit R$3.099 Fora processador e tela, as configurações são iguais. Acham que vale a pena abrir mão do Full HD por um processador um pouco melhor? Vi na net que a diferença de desempenho é pouca, estou tentado na primeira opção.
  19. Então cara, é essa roleta russa que me da medo. Aparentemente a Dell da suporte em outros países, será que isso inclui visita técnica? Sobre comprar o note por la, andei olhando o site da Dell do Reino Unido e pelo visto não compensa, a diferença de dinheiro é pouca, la também é caro e o teclado é um fator que me faz pagar um pouco mais, já que vou ficar no mínimo uns 4 anos com ele. Continuo considerando trocar o Inspiron pelo Latitude, eles ainda não começaram a fabricação e já vi uma galera aqui no fórum falando que o Latitude tem uma montagem melhor, confere mesmo?
  20. Pessoal, fiz hoje a compra do Inspiron com i7 e 8GB e estou pensando em trocá-lo pelo Latitude pois os relatos de defeitos físicos (touchpad, tela, teclas) são muitos e vou viajar para o exterior por 6 meses, logo queria algo que não desse problema nesse sentido. Acham que eu consigo fazer a troca pagando a diferença de R$100 (Inspiron está 2799, Latitude está 2899) ? Será que vale a pena? Vou ter assistência técnica por la (Inglaterra)? Minha entrega está agendada para o dia 12/01, depois disso tenho 15 dias até a viagem. Se meu note vier com defeito, ja pensando no pior cenário, acham que consigo arrumar até la? Fiquei com um pé atrás devido as vários relatos de defeitos pelos amigos aqui do fórum e não queria ter dores de cabeça com isso. Imagino que se o note vier com tudo ok, ele iria suprir todas as minhas necessidades.
  21. Boa tarde pessoal, estou a procura de um Notebook, se possível Ultrabook, para uso geral (web e assistir séries/filmes). Talvez alguns jogos também mas nada muito pesado, não sou gamer. Pretendo gastar no máximo algo em torno de R$2.500. Segue os requisitos mínimos que eu espero: Tela de 15,6" i5 ou i7 1 USB 3.0 LAN 10/100/1000 (minha net é de 120mbps) Leitor de cartão SD Drive Óptico (DVD-RW) Quanto a RAM e HD imagino que 4GB e 500GB, que são o mínimo encontrado atualmente, iriam me satisfazer legal, mas opções melhores são sempre bem vindas já que pretendo ficar um bom tempo com a máquina. Algumas opções que eu considerei até agora são: http://www.colombo.com.br/produto/Informatica/Notebook-Asus-Intel-Core-i5-8GB-RAM-1TB-HD-Windows-8-1-X550LN-DM550H http://www.fastshop.com.br//loja/notebook-asus-vivobook-s500ca-bra-cj119h-fast Gostaria de saber dos amigos alguma outra opção para mim ou sobre esses citados acima. Obrigado.
  22. Pelo que vi o limite do USB 2.0 é 60mb, mas geralmente as pessoas conseguem no máximo metade disso, o que ainda seria mais do que suficiente pra mim já que 120mbps = 15mb. Acha que mesmo assim o USB me limitaria de alguma forma? Achei muito interessante isso do PLC. Lembro que li numa revista anos atrás sobre internet pela rede elétrica, mas não sabia que ela ja estava se popularizando e ficando "barata". Acabei de ler um pouco sobre o assunto e acho que vou descartar isso devido aos problemas de interferência que isso pode causar em outros aparelhos e lâmpadas, mas acho bem promissora essa tecnologia.
  23. Senhores, estou com internet nova em meu apto de 120mb porém o equipamento que tenho não me permite chegar nesta velocidade via WiFi. Tenho atualmente: - Modem/roteador Arris TG862 fornecido pela NET - Adaptador TP-Link WN722N de 150mbps - Roteador TP-Link WR740N de 150Mbps (Não estou usando) Com o modem da NET eu chego nos 120mbps apenas com cabo. Por WiFi consigo no máximo 30mbps (li relatos de que esse modem da NET é fraco como roteador). O que eu gostaria é de ter os 120mbps no meu desktop, que está a aproximadamente 1m de distância do modem, porém com uma parede no meio (modem na sala e PC no quarto, os dois próximos a mesma parede). Fora o PC vou usar apenas meu celular pela casa, mas não faço questão de ter toda velocidade com ele. Andei lendo sobre roteadores e os padrões b/g/n/ac e vi que pouca gente consegue obter mais de 80mbps pelo Wifi. Pelo que li existe algo chamado "Channel Bonding" que talvez seja a única maneira de aproveitar a velocidade máxima do roteador/adaptador. Enfim, não é porque o roteador é de 300mbps que ele vai chegar nessa velocidade, mesmo que você tenha um plano nessa velocidade. Gostaria da ajuda de vocês para escolher um roteador de até R$300 e um adaptador de até R$150 que possam me dar os 120mbps por wireless, ou o mais próximo disso. Algumas opções que vi de roteador foram: TP-Link WDR4300 TP-Link WDR3600 (ganhou do 4300 em vários testes, mesmo sendo teoricamente "inferior") Tp-Link Archer C7 AC 1750 (padrão 802.11ac) Quanto ao adaptador, não sei de nenhum, mas imagino que um que possa aproveitar os 5Ghz do roteador seja melhor no meu caso. Grato
  24. é amigo, da GeForce, a melhor que você consegue por R$300 é a 8500gt 512mb tenta procurar em sites sem ser o MercadoLivre que você deve achar a 8600gt nessa faixa tb
  25. Ela é uma placa boa, melhor que as 7300 e é da ATI. O **** é que com R$300 você fica limitado a placas não muito boas. Pelo visto você não qé gastar mt. Não dava pra pega uma 8600gt por uns R$500 não? Olha: ATI Radeon HD3850 256Mb ATI Radeon HD3850 512Mb GeForce 8600GT XFX 512Mb GeForce 8500GT XFX 512Mb Acho que a última opção da pra você pegar, mas não é tão boa quanto as outras...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...