Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Beardyfella

Membro Pleno
  • Posts

    50
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Beardyfella postou

  1. Aleluia... acho que consegui! Está há dois dias ligado e ainda não explodiu nada. Bom, na verdade aconteceu uma coisa que eu considerei estranha... não muito, mas, mesmo assim. Bom, pelos cálculos de potência, usando fusíveis de 5A, eu teria 220 x 5 = 1300 watts, certo!? Pois é, então resolvi testar o máximo do filtro ligando nele um ferro de passar de 1200w e nada mais. Quando fiz isso, um dos fusíveis térmicos abriu... pouco tempo depois do ferro ter sido ligado. Não deu faísca, explosão, nada disso... simplesmente abriu. Esse comportamento é normal!? Não deveria o TCO de 92ºC e 10A aguentar o tranco!? Se abriu assim com o ferro de passar, não vai abrir com os dois PCs!?
  2. Já fiz isso... mas o problema principal não é bem esse... imagino que o outro estabilizador seja doido mesmo, mas não importa porque ele vai ser aposentado assim que o filtro estiver estável. Agora eu fui testar com a lâmpada-anti-curto de novo e ela não acendeu mais quando colocada entre o fase e o terra... Sinceramente não estou mais entendendo nada. Uma hora eu ligo na tomada e funciona, outra hora eu ligo e queima o fusível... uma hora a lâmpada acende... outra hora não acende. Agora quando eu coloco a lâmpada-anti-curto no fase e no terra, o led acende, mas fraco. O mesmo acontece quando coloco no neutro e no terra. Outra coisa que pude perceber é uma resistência de aproximadamente 468k ohms entre o fase e o neutro, 280k entre o fase e o terra e 760 entre o neutro e o terra. Confesso que tô perdido.
  3. Pois é... a questão não é medo da proteção... a questão é medo de eu ter feito alguma bobagem. Convenhamos que depois de todo esse sofrimento, não é bom sair ligando tudo no filtro sem submetê-lo a uma bateria de testes. Olhem só que interessante. Mesmo com o varistor explodido, o filtro funciona. Pelo menos em tese. Testei tudo com a lâmpada-anti-curto e não notei nada de errado, então pensei: "ora... vou substituir os fusíveis e ligá-lo novamente... só pra ver se a tomada não vai causar mais nenhum problema". Quando ligo na tomada... tudo funciona normalmente. Então eu desligo e ligo de novo. Sempre faço isso pra... bom... sei lá pra que... desencargo de consciência, eu acho. Então, quando eu religo o filtro na tomada: Pof! Lá se vai o meu fusível do fase. Então abri e comecei a testar tudo com a lâmpada mais uma vez... não é possível que isso esteja dando curto de novo. Eis que percebo que há corrente entre o fase e o terra... deve estar passando por alguns dos capacitores. Quando eu deixo a lâmpada conectada ao fase e ao terra do circuito, ela vai, lentamente, acendendo. Acho que não percebi isso antes porque leva um tempo até a lâmpada acender. O mesmo não acontece entre o neutro e o terra. Parece que os capacitores do outro lado estão isolando a corrente. Esse comportamento não é normal, né!? É possível que algum desses acontecimentos tenha danificado um dos capacitores!?
  4. Tenho... se não tivesse, eu não conseguiria medir a tensão entre o terra e o fase quando o estabilizador maluco não estivesse ligado. Se o terra não estivesse... enterrado... a tensão seria 0. É... a questão é que eu deixei uma tomada (onde eu liguei o filtro de linha) da seguinte forma: Esquerda: Neutro Direita: Fase Baixo: Terra A outra (onde estava ligado o estabilizador) estava: Esquerda: Fase Direita: Neutro Baixo: Terra Uma estava o inverso da outra. Não sei se eu poderia ter feito isso... se deixar as duas tomadas com polaridades inversas poderia ter causado isso. Pois é! Foi o que eu achei. Não sei se é o comportamento padrão o estabilizador enviar corrente pelo terra, neutro, ou... sei lá. Mas parece que o problema era esse, pois ele só acontecia quando eu ligava o estabilizador na tomada. Não precisava nem ligar a chave dele. Só o fato de ele estar conectado à rede elétrica, já causava o comportamento bizarro. Quando eu deixei as duas tomadas como: Esquerda: Neutro Direita: Fase Baixo: Terra Tudo voltou ao normal. Não tenho como postar fotos da medição, mas só recebo 223v entre o fase e o neutro e entre o fase e o terra. Parece que o estabilizador, de alguma forma, não funciona caso o fase-neutro esteja invertido em relação a outras tomadas da casa. O mais bizarro é que eu testei o filtro naquela tomada várias vezes antes de ele do varistor explodir. Todas sem nenhum problema. Agora eu substituo o varistor estourado e tento outra vez. Vamos ver no que dá. Ruim é que agora eu confesso que tô com um baita medo de ligar o meu Q6600 nesse negócio. Hehe. Vou deixar funcionando umas 2 semanas com um rádio relógio pra ver se não explode/pega fogo/faz o núcleo da terra parar de girar/envia um sinal de invasão para a frota de alienígenas mais próxima.
  5. Hmm... é... realmente... aqui é bem comum faiscar quando eu plugo na tomada... Uia... quando fui medir dessa vez, olha o que deu! Isso que a tomada está com fase e neutro nas posições indicadas por você, há alguns posts atrás. Agora eu tô confuso... meu multímetro tá doido!? resolvi o problema de apagão do Brasil capturando eletricidade direto da terra!? Quediabodecoisaéessa!? EDIT ----------------------------------------------------------------------------------------- Fazendo mais algumas medições percebi que esse comportamento bizarro só acontece quando o estabilizador do meu computador está ligado (em outra tomada da casa) (mantenho ele ligado provisoriamente enquanto o filtro fica pronto porque senão precisaria comprar uma régua nova). Não sei se é relevante, mas as tomadas aqui de casa estavam com o fase e o neutro invertidos. Então eu abri essa tomada onde eu testei o filtro e inverti o fase e o neutro. É possível que isso esteja acontecendo pelo fato de uma tomada que está ligada ao terra ter o fase e o neutro em uma posição e a outra tomada (onde está o computador), ligada ao mesmo terra, ter o fase e o neutro invertidos!?
  6. Haha... definitivamente não. Explodiu o que ficava entre o fase e o terra. E explodiu mesmo... com direito a barulho alto e tudo... E, não. Realmente, os varistores você tinha me indicado para 220v. A referência deles é 20D391K... se não me engano eles aguentam até 250v. Agora... achei meio estranho um surto de tensão acontecer exatamente no momento em que eu pluguei o filtro na tomada... não!? Ou é possível que o surto dure um certo tempo e, exatamente nesse meio tempo, eu pluguei? Se ele tivesse explodido depois de um tempo conectado à rede, eu não me preocuparia, porque concluiria que houve um surto. Agora, se em um momento ele esta funcionando, então eu desconecto da tomada, e quando eu recoloco explode um varistor.... achei meio coincidência demais.
  7. Putz... realmente. Eu olhei os 350v e não me liguei da margem de segurança. Mas tudo bem. Há males que vem pra bem e esse foi um deles. Pois eu acabei testando todos os componentes à exaustão. O que infelizmente não resolveu totalmente o meu problema. Quando troquei o centelhador por um de 470v, tudo funcionou como deveria. Deixei o filtro ligado um tempo com equipamentos não tão caros quando o computador pra ver se tudo estava funcionando como deveria. E funcionou. Até agora. Do nada, quando liguei na tomada, ouvi um estalo muito mais forte e uma faísca. Parecidos com o que eu ouvi das outras vezes. Mas, desta vez, um varistor simplesmente explodiu, levando com ele um dos meus fusíveis de ação rápida. Vejam as fotos: E agora? O que eu fiz de errado!?
  8. Pois então. Eu realmente fiz bobagem e não me toquei que os TCOs poderiam queimar ao soldar. E eu realmente queimei um deles ao soldar. Entretanto, não foi a causa do primeiro problema. Depois de tudo, troquei os TCOs e fusíveis queimados e testei exaustivamente com a lâmpada. Parecia tudo correto, mas quando liguei na tomada aconteceu exatamente a mesma coisa, dessa vez queimando só os fusíveis de ação rápida. Notei que a faísca saia de algum lugar próximo ao centelhador e varistores. Bom, imaginei que pudessem ser as bobinas. Então eu removi os dois núcleos, desenrolei todas as bobinas, isolei todo o núcleo toroidal com fita teflon (veda-rosca) passando umas 3 camadas, enrolei novamente as bobinas e testei com a lâmpada em todos os pontos de solda e nos núcleos. Tudo parecia perfeito. Quando liguei na tomada, fiquei de olho no circuito aberto, pra ver o que acontecia. Da primeira vez que liguei não aconteceu nada e funcionou como deveria. Então tirei da tomada, limpei toda a placa com álcool isopropílico, encaixei ela no devido lugar do ex-tabilizador e testei novamente. Não deu outra: fusíveis queimados. Desmontei a coisa toda mais uma vez, troquei os fusíveis (a essa altura eu estava usando os fusíveis que vieram com o estabilizador pra não "torrar" os meus novos à toa), testei com a lâmpada e tudo funcionou como deveria. Então passei pra tomada, já sabendo que os fusíveis iam queimar. Dessa vez eu só estava tentando detectar exatamente de onde vinha a faísca. Ao colocar na tomada da primeira vez, não aconteceu nada, mas como já sabia que isso não significava nada, continuei colocando e tirando da tomada. Eis que vejo claramente de onde vinha a faísca: centelhador. Deu pra ver perfeitamente a chispa ligando as duas pontas pelo centelhador. Então, como teste final, removi o centelhador do circuito e testei tanto com a lâmpada como na tomada e tudo funcionou como deveria. O que pode ter acontecido!? Centelhador ruim!? Comprei o centelhador errado!? No corpo dele diz GD82R350, que parece ser exatamente o mesmo que você usou, faller. Não estou entendendo muito bem o que pode estar acontecendo, pois o centelhador só deveria se comportar assim com tensões superiores à 350v, o que não é o caso, pois medi a tensão alternada da tomada com o multímetro várias vezes e a tensão não variou acima dos 230v. O que faço agora? Vale a pena comprar outro centelhador igual!?
  9. Entendi perfeitamente. Bem engenhoso o esquema. Montei aqui e comecei a testar... pra minha surpresa... não há fuga. Coloquei uma lâmpada de 60W e ela nem pisca quando a coloco em contato no circuito. Funciona como deveria. Testei o centelhador e a lâmpada não acendeu (acho que era essa a ídiea porque ele só permite corrente acima da tensão especificada, né?), testei os varistores mas eles também não transmitiram corrente. Inclusive fiz um teste extremo, encostando um dos fios no ferrite e testando o outro em pontos do circuito pra ver se a lâmpada ligava, mas não piscou nem uma única vez. Acho que isso encerra a possibilidade de fuga de corrente pelo ferrite, né? Será que dei azar e, conforme a posição, algum fio solto de dentro da caixa do estabilizador acabou causando o curto!? Substituo os TCOs e tento de novo como se nada houvesse acontecido!? Abração e brigado pela força!
  10. Hmm... não parece em curto... não removi as bobinas da placa, mas quando coloquei as ponteiras do multímetro nas soldas das pontas e no núcleo de ferrite, o multímetro continuou apontando 1. Nem se mexeu. Quando coloquei as ponteiras nas soldas das 2 pontas, aí sim ele baixou pra perto de zero. O que eu acho que deva ser o comportamento correto. É melhor refazer as bobinas de qualquer forma ou deixo como está!? Alguma outra ideia de uma possivel causa pro curto!?
  11. Como é que eu faço esse tal teste de continuidade entre as bobinas e o ferrite!? Preciso isolar os fios do ferrite e uma bobina da outra? Tipo colocar alguma coisa entre a bobina fase e a bobina neutro do mesmo torus? Porque talvez fosse melhor testar antes do reparo, não!? Re-enrolar aquilo tudo não é lá muito divertido. Então, se não estiver ali o problema, talvez fosse melhor deixar como está, não!? E valeu pelos elogios quanto à placa. Nessas horas é bom ter uma reguinha vagaba daquelas de propaganda de político e uma caneta que não esteja falhando nem soltando muita tinta. E pra cortar a placa naquele formato bizarro foi meio complicado. Primeiro eu usei uma serrinha p/ metal, mas tava demorando muito, o acabando estava porco além do que a serra escapava e riscava toda a placa. Então usei o mesmo método pra cortar vidro: fiz o desenho da placa e passei o estilete por cima pra marcar. Isso em ambos os lados, tanto da resina quanto do cobre. Depois de marcar, passei o estilete mais uma vez pra aprofundar um pouco a marca... então quebrei com um alicate. Dei uma lixada nos cantos e ficou perfeitinha e consumiu muito menos tempo e esforço que com a serra.
  12. Só não isolei porque no tutorial do almeida dizia que eles vinham com um verniz em volta. Achei que, assim, eles já estivesse protegidos. É melhor desmontar as bobinas e enrolar novamente com uma veda-rosca por baixo, então?
  13. Claro. Trilha recém feita, sem componentes: [attach]57170[/attach] Componentes recém colocados, ainda sem fios: [attach]57171[/attach] [attach]57172[/attach] Depois do incidente da faísca: [attach]57174[/attach] [attach]57175[/attach] Acho que não pode ter sido inversão do fase/neutro, né? Praticamente nada ali tem polaridade... só os leds e diodos... e eles estão funcionando normalmente! Já sei que vou ter que trocar os TCOs, mas tem algum jeito de saber se o resto ainda funciona? Varistores? Capacitores? Centelhador!? Valeu...
  14. Legal... comprei um tubinho novo de ferro de solda e elas grudaram perfeitamente nos terminais... acho que aquele tava é velho mesmo. Tudo pronto... quando fui ligar na tomada pra fazer testes... problemas sérios aconteceram. Primeiro eu liguei na tomada e testei com o multímetro nas saídas pra ver se a tensão estava saindo em 220v, mas não estava... flutuava em torno de 70v. Então desliguei tudo e comecei a procurar o problema. Não achei nada, portanto resolvi religar o sistema. Uns 2 segundos depois de religar eu ouço um estalo e vejo uma faísca perto dos varistores. Resultado: os meus 2 fusíveis de ação rápida se abriram, 3 dos 5 TCOs pararam de funcionar e, francamente, não sei mais o que está perdido e o que ainda pode ser aproveitado. O que eu posso ter feito de errado!? Isso pode ter sido causado por inverter o neutro e o fase na entrada do circuito!? Consigo testar os resistores, os diodos e os fusíveis (estes usando uma pilha e vendo se passa corrente). Agora, como faço pra testar se o centelhador, os varistores e os capacitores ainda estão funcionando!?
  15. Se não for muita incomodação, será que alguém poderia me informar como eu faço pra prender os cabinhos nas tomadas, tendo em vista que a solda não gruda no metal das tomadas? Ou será que não é pra usar cabinhos ali!? Uso fio esmaltado!? Sei que parece besteira, mas tô meio perdido. É a única coisa que falta pra finalizar o projeto aqui. Brigadão.
  16. Pior é que não... eles são novinhos... estão brilhando... mas a solda não gruda neles de forma nenhuma... pensei até em dar uma lixada pra ver se eles ficam mais... "rugosos" e aí a solda gruda, mas me falta experiência nessa área pra analisar se isso compensa. Acho que tenho uns engates desses aqui... dentro do estabilizador, era assim que os cabinhos eram presos às tomadas... mas não tinha mais nenhum, então apelei pra solda. Em loja de eletrônica tem dessas linguetas de metal pra vender? Ou será que é melhor ligar tudo às tomadas de outro jeito!?
  17. Estou fazendo isso mesmo. Até porque a minha ideia era seguir o esquema do faller e deixar duas tomadas sempre ligadas, sem a necessidade de passar pela chave da frente. Estou com a plaquinha pronta, com todos os componentes devidamente soldados (a solda ficou uma bagunça... algumas vezes foi difícil fazer com que o estanho grudasse nas trilhas). Agora, ao ligar as tomadas encontrei um problema... não consigo soldar os cabinhos às ligações de metal da tomada... a solda simplesmente desgruda do metal da tomada e não gruda de jeito nenhum... além do que ficar cortando cabinhos minúsculos e ligando tomada em tomada não me parece ser uma boa prática. Estou fazendo alguma coisa de errado!? Não tem um jeito melhor de ligar essas tomadas em série do que com cabinho!? Valeu aí pessoal... tá quase pronto... assim que estiver, posto fotos de todo o processo pra ajudar o pessoal que tá começando.
  18. Ahhh... beleza... deu certinho com o multímetro! Valeu!
  19. Putz, já tinha desmontado todo o esquema das tomadas com ferrinho quando li a sua mensagem... acho que vou deixar com essas fechadas mesmo...azar. :\ E quanto aos leds... deu certo não... liguei eles na pilha como você disse, mas nenhum acendeu... será que estão quimados? posso testar com o multímetro? fiz alguma coisa de errado!? Valeu!
  20. Perfeito... já comecei a montagem... e estraguei a primeira PCI... vamos a segunda... Seguinte... percebi que as tomadas do meu es-tabilizador (sim, só percebi agora) são todas "grudadas"... vários soquetes de plásticos unidos por trás por chapas de cobre que passam por todas as tomadas ao mesmo tempo. Tem algum problema continuar com este sistema ou seria melhor trocar pelas tomadas "modulares" que eu comprei!? Fiquei meio em dúvida porque no caso das modulares, vou ter que passar um cabinho soldado de tomada em tomada. Brigadão!
  21. Hmm... certo... e como sei qual lado é qual no led e no diodo? O diodo tem uma marca branca de um lado, seria isso o positivo ou o negativo!? Valeu!
  22. Excelente! Entendi perfeitamente com a exceção de um pequeno detalhe: tem alguma diferença entre colocar a bobina invertida no fase ou no neutro ou dá na mesma? Já estou montando tudo aqui... primeiro num papel de maquete pra ter certeza que vou ter espaço na pci e pra evitar erros bobos... já errei 3x, então acho que foi uma boa ideia testar primeiro. Só estou com uma última dúvida quanto à parte dos resistores. Aquele diodo retificador e/ou os leds não têm polaridade? Preciso me preocupar qual o lado do fase e qual o lado do neutro naquele circuito!? Brigadão!
  23. Hmmm... entendi. Mas lembro do faller dizendo alguma coisa sobre enrolar cada núcleo de um jeito para oferecer dois tipos de filtragem ao invés de só um. Estaria certo isso!? Tentei desse jeito, mas não rolou não. O multímetro ficou acusando 0 de tensão pra uma das entradas e a outra ficava oscilando em 0.1 a 0.5. Pois é... tentei assim e ele realmente mostrou alguma leitura quando eu mudava para o fase, mas era horrivelmente muito baixa. Daí me veio a ideia: tenho um fio terra... pra efeitos de medição, posso usar ele como um neutro pro fase, não? Então espetei uma ponteira no terra e a outra eu alternei entre as duas outras entradas... funcionou perfeitamente e deu a tensão correta da energia. Não sei se tem algum problema em fazer a medição desse jeito... tem? Beleuza. Vou me preparar pra começar a fazer a plaquinha aqui. Brigadão!
  24. Uma bobina inteira ou somente um lado de uma delas?! Serve um multímetro!? Se sim, como eu ligo ele pra testar!? Mais uma duvidazinha antes de eu começar a montagem: existe alguma recomendação em termos de tamanho das trilhas da placa de cobre? É bom que sejam o mais largas possível ou mais finas possível? Qual o melhor!? Obrigadão por toda a ajuda, cara. Com esse suporte que você me deu, acho que ninguém mais vai ter dúvida no assunto!
  25. Consegui comprar todos os componentes, finalmente. Mas foi bem mais caro do que eu imaginei... espero que seja um senhor filtro de linha/supressor de surtos. Caso alguém pense em fazer um destes e vá comprar todos os componentes, é bom preparar o bolso. Só segui em frente porque estou disposto a pagar um pouco mais por uma proteção que eu tenho certeza que vai funcionar como deveria. Eis a lista (preços da região de Porto Alegre, fevereiro/2008): • 6 Varistores 20D391K (250v; 20mm de diâmetro): R$ 17,40 • 5 TCOs (fusíveis térmicos) (ponto de fusão 92°C, 10A): R$ 13,00 • 4 Capacitores cerâmicos 4700µF x 1200v: R$: 4,80 • 1 Capacitor de poliéster 470nF x 630v: R$ 1,30 • 2 Fusíveis de ação rápida 4A: R$ 0,30 • 1 Resistor 470k, 2w: R$ 0,77 • 1 Centelhador à gás 350v: R$ 4,70 • 2 Núcleos toroidais de ferrite (29mm Diâmetro; 6mm Largura; 13mm Espessura): R$ 9,40 • 2 Porta-fusíveis: R$ 2,80 • 4m de fio esmaltado: R$ 10,00 • 3m de "cabinho": R$ 2,40 • Placa de cobre: R$ 3,90 • Percloreto de ferro (300ml): R$ 2,30 • 2 Resistores 2k7, 2w: R$ 0,70 • 2 Capacitores 150nF x 400v: R$1,40 • 2 Diodos 1n 4004: R$ 0,20 Total: R$ 75,50 Só ficou faltando o micro-disjuntor rearmável de 10a, que eu não encontrei em lugar nenhum. Não sabia que era tão raro assim. Mas, de qualquer forma, acho que posso viver sem ele. Algumas fotos dos componentes: Algumas fotos da carcaça: Agora estou com algumas dúvidas quanto a montagem: • Onde vai o centelhador? • Qual a posição correta dos TCOs? Li ali em cima que eles são em série, mas não entendi muito bem como. • Algum desses componentes tem polaridade? • Perguntinha meio *****: como saber qual o fase e qual o neutro na minha tomada!? Eles têm sempre as mesmas posições? É algum tipo de convenção? • É melhor enrolar as bobinas como o AlmeidaFilho indicou ou seria melhor usar o método de enrolar um dos fios de uma delas no sentido contrário, como você citou anteriormente? Fiz um pequeno esqueminha de como eu acho que seria o posicionamento dos TCOs em série, levando em consideração que a posição do fase é sempre aquela. Imagino que esteja errado, mas de qualquer forma, aí vai a minha tentativa: Valeu por toda a ajuda!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...