Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

leohartmann

Membro Pleno
  • Posts

    1.199
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que leohartmann postou

  1. A Dell costuma usar fontes de 300W em seus desktops mais simples... São fontes de qualidade que, provavelmente, são capazes de fornecer tal potência. Não são fontes genéricas como se vê em PCs "de supermercado".
  2. Então porque, em grandes lojas varejistas tais como Americanas, hipermercados como Carrefour, Big e Nacional (cito esses pois foram nos quais eu vi pessoalmente o que relatarei) e em algumas lojas especializadas em informática, ligam seus PCs, notebooks e eletrônicos direto na tomada? Isso não seria uma prova da inutilidade dos estabilizadores? Mas ressalto que mesmo não usando estabilizadores em seus eletrônicos em mostruário, essas lojas ainda mantêm vários estabilizadores em suas prateleiras para venda. Prova de que o comércio vende estabilizadores porque os consumidores solicitam e não porque são necessários!
  3. Existe sim, basta instalar uma bateria externa de maior capacidade. Como já disse: Nobreaks tem seu uso e em alguns casos vale a pena usá-los. Eu inclusive uso um. Tenho três PCs, um deles é um notebook, esse eu costumo ligar num filtro de linha da SMS ou direto na tomada, depende do local onde eu uso ele. Não vou carregar um filtro de linha junto com o notebook, não é nada prático. Outro PC, um desktop, eu ligo com um filtro de linha simples, da SMS. O terceiro PC, outro desktop com um ponto de venda instalado, ligo em um nobreak SMS (Net 4+ Expert 800VA). Nesse PC eu julguei necessário um nobreak pelos motivos: Ele trabalha com uma impressora fiscal, que se desligada durante uma venda pode não concluir corretamente a operação, causando divergencias entre a impressora fiscal e o software de vendas. A energia aqui falha seguidamente, não é desejavel que o PC reinicie a cada queda de luz. A perda do sistema operacional e do software de vendas instalado poderia causar um prejuízo muito maior que o custo do nobreak e até de um hardware novo. Por esse motivo também faço backup constante desse PC.
  4. Hoje é muito raro uma queda de luz conseguir corromper arquivos do HD, ainda mais uma partição inteira. Pode ocorrer da partição "sumir", do Windows não conseguir iniciar, mas na maioria das vezes um "chkdsk" usando o CD de instalação do Windows resolve o problema sem perda de nenhum arquivo. Não nego que quando usávamos as arcaicas partições FAT isso ocorria frequentemente. Você pode sim trocar a fonte, mas e o monitor e outros equipamentos que estão juntos com o seu PC? PS: Não estou dizendo para não usar nobreaks e sim para usá-los só quando necessário.
  5. A tal norma especifica mais ou menos o seguinte: - O estabilizador deve aceitar uma variação da rede elétrica de 90 a 145V (não confirmei esses valores, mas é aproximadamente isso) e nessas condições impedir que a saída varie mais que 6% em relação à tensão nominal de 115V. Minha opinião: Uma fonte de PC atual funciona de 90V até 264V nominalmente, na pratica pode funcionar com variação maior, variação tolerada muito maior que a do estabilizador. Com vantagens, as tensões de saída sem praticamente nenhum variação. - Afirma que em caso de sobre ou sub tensão sustentada a saída do estabilizador seja desligada. Minha opinião: A energia vai para 150V. Com estabilizado: o PC desliga. Sem estabilizado: o PC segue funcionando. - Que os estabilizadores tenham proteção contra sobrecarga. Minha opinião: Incrível como um estabilizador podia ser vendido sem isso, não é a toa que alguns incendeiam. - Que os estabilizadores integrem filtro de linha. Porém não especifica a capacidade dele. Minha opinião: Se o fabricante colocar um capacitor de R$0,05 ele cumprirá a norma. Para mim essa norma não serve para nada além de marketing...
  6. Tudo que é bivolt ligue direto na tomada, não vale a pena ligar no estabilizador, você acaba perdendo uns 10% de energia na forma de calor. Pode manter o estabilizador para esses equipamentos que só funcionam em 110V, mas o ideal seria usar um transformador.
  7. Com os DPS na entrada você já protege todos os seus equipamentos, mas ainda assim é recomendado usar um protetor de surtos (filtro de linha) antes dos equipamentos mais sensíveis. Pense na possibilidade de instalar um dispositivo DR na entrada de energia do seu apartamento, isso ajuda muito na proteção das pessoas contra choques elétricos. E lembre que levar o aterramento para todos os equipamentos que precisam dele: geladeira, fogão, micro-ondas, chuveiro elétrico, condicionadores de ar, alguns aparelhos de TV, etc. Se possível instale tomadas de três pinos com o devido aterramento em todo o apartamento. Se usa TV a cabo, antena, internet a cabo, telefone ou ADSL instale protetores de surto nesses cabos também. Esses protetores devem ser ligados ao mesmo aterramento das tomadas.
  8. Recomendo um filtro de linha da APC se for 110V ou Upsai ou Clamper para 220V. Com relação a falta de aterramento na tomada, esqueça isso. Use um adaptador para poder ligar o filtro de linha nela ou troque a tomada por uma de três pinos (não importa se o terceiro pino não for ligado a nada).
  9. Troquei o chuveiro recentemente por um mais potente (o antigo não conseguia esquentar suficientemente a água) e substituí o conector de emenda por um da marca Lorenzetti com suporte de 50A. Aquele mais pequeno igual o da foto realmente não dizia a corrente máxima suportada.
  10. Isso aí não passa de um filtro de linha de quinta categoria com adaptador de três para dois pinos, um T faz praticamente a mesma coisa. O filtro de linha desse adaptador é funcional para surtos pequenos, por falha de projeto ele não é capaz de fornecer proteção para grandes surtos.
  11. Usei conectores desses na ligação de um chuveiro de 5500W por um bom tempo e não percebi nada de estranho no plastico deles, eu diria que suporta no mínimo uns 15A.
  12. Eu usaria o mesmo argumento dele para defender o uso de um aterramento TN-S para computadores: é uma máquina relativamente sensível e a equipotencialização entre os aterramentos em contato com ele é praticamente essencial para um bom funcionamento. Pode procurar por normas BRASILEIRAS e internacionais, todas recomendam o padrão TN-S para equipamentos de TI (tecnologia da informação). Desde que seja uma emenda bem feita pode emendar sem problema algum. Use conectores de pressão (como o da foto, mas garanta que ele suporte 10A ou mais, o ideal seria 15A ou 20A) ou enrole os dois fios com um alicate apertando bastante, procure deixar um grande pedaço de contado entre os dois fios (em torno de 3cm).
  13. Seu tópico foi movido e veio parar junto com esse, então vá para a primeira página desse tópico e leia o texto que tem lá.
  14. Entre essas aí fico com a C3Tech DSA-5060, mas saiba que é uma fonte de no máximo 450W e se você exigir dela 600W ela queimará. Se vista como uma fonte de 450W ela é uma ótima fonte e com um preço melhor ainda, pode ir nela sem medo.
  15. A concessionária de energia elétrica ainda não arrumou isso aí? Está demorando muito... Mas no caso do colega, onde o neutro rompeu somente na entrada dele, o terra do transformador ainda está lá, as saídas das fases do transformador continuam referenciadas á Terra, logo, um aterramento bom no lugar do neutro faz com que ele consiga novamente um potencial 0V próximo àquele do transformador, estabilizando a tensão nos 127V por fase. Isso, é claro, com um baixo consumo dentro da casa, se o consumo da casa aumentar o aterramento pode não ser suficiente para conduzir toda a corrente voltando a desbalancear as fases.
  16. Isso depende do ponto onde o neutro romper, explico: Se o neutro de apenas um ponto consumidor (medidor) monofásico romper nada acontecerá, agora se o neutro romper em um ponto mais distante e vários pontos consumidores ficarem sem o neutro provavelmente a tensão varie, mesmo nos pontos monofásicos. EDITADO: O _rau_ chegou antes...
  17. Veja o teste dela e tire suas próprias conclusções: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1703
  18. Desde que não ultrapasse a potência máxima suportada pela tomada pode ligar até 50 equipamentos... Se possível use um filtro de linha, mas pode ligar direto na tomada sem problema nenhum.
  19. Proteção de raios, descargas atmosféricas, é uma coisa MUITO complexa, não será um estabilizador que vai salvar seu PC em um caso desses. Em relação a proteção de surtos de tensão (descargas atmosféricas) um filtro de linha de qualidade razoavel é MUITO melhor que um estabilizador.
  20. Maior proteção de surtos, melhor filtragem de ruídos e proteção para cabos de telefone e coaxial.
  21. Fonte boas funcionariam com sobrecarga por um tempo, se a sobrecarga aumentar ou persistir ela provavelmente desligue (tem proteção contra sobrecarga). Fontes genéricas (de baixa qualidade) vão funcionar em sobrecarga, vão aquecer bastante e a eficiência diminuir ainda mais até que a fonte não aguente e equieme (não tem proteção contra sobrecarga).
  22. Muito provavelmente terá nenhum problema. Mas se tiver que ligar o PC tire a pulseira, para evitar que um possível choque se potencialize.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...