Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Johnny Teles

Membro Pleno
  • Posts

    75
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Johnny Teles

  1. Você pode adicionar outro TIP127 em paralelo.

     

    Exemplo de ligação dos transistores:

    Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg&key

     

    No entanto, eu procuraria comprar um conversor Step-Down, desta forma a perda de energia em forma de calor será menor, além de melhorar a refrigeração do cabinete/case onde pretendo montar tudo isso aí.

    • Curtir 1
  2. Obrigado pelas respostas pessoal, pelo que entendi não iria dar certo, pois queria duas fontes independentes, então resolvi desmontar o trafo e separar os secundários, tive que desenrolar metade do secundário, dali eu cortei a bobina e puxei uma pontinha pra fora. 

     

    Minha dúvida é se há diferença o sentido que fiz o enrolamento e se eu deveria ter isolado os dois com fita. Eu ainda não fechei o trafo porque vou usar fita kapton mas estou sem...

    IMG_20190505_203025.jpg

    IMG_20190505_203840.jpg

    • Curtir 1
  3. Boa noite pessoal,

     

    É o seguinte, estou montando uma fonte de bancada ajustável, tenho um trafo de 15+15 x 10A, estava pensando se existe uma possibilidade de montar uma fonte assimétrica usando este trafo, "dividindo" a saída deste trafo em duas fontes, de maneira que eu possa liga-las em série ou paralelo, conforme a minha necessidade de ter maior corrente ou maior tensão. Segue o que havia pensando em fazer:

    image.png.ffcc60e31961c8a2d797e1905388c035.png

    Será que eu consigo ligar as duas pontes em série ou paralelo? Ou eu iria fechar curto no secundário?

  4. Boa tarde galera,

     

    Estou precisando de uma placa-mãe, me deparei com as duas opções abaixo:

     

     BIOSTAR B350GT5 por R$461,01

     BIOSTAR RACING X370GT5 por R$ 521,13

     

    Não vi muitas diferenças entre ambas, exceto que uma tem 4 conexões sata e a outra 6. Vale a pena pagar um pouco mais na X370? Será que existe chance de incompatibilidade de novos processadores no futuro? Ambas as placas vi no site da terabyte. 

     

  5. 5 minutos atrás, Imakuni disse:

    Troque essa A320 por uma B350. Vai por mim, se você não investir agora numa placa que permita OC no processador e RAM (importante para os Ryzen), você vai se arrepender depois...

    Vou dar uma olhada se consigo encaixar no orçamento, quanto a CPU, está ok? estava de olho nos 2200 e no 2400, mas como não vou usar video integrado acho que não vale.

  6. Olá pessoal, atualmente tenho a seguinte config:

    Core 2 Quad Q9300 @ 2.5Ghz

    Asus P5Q-E

    4Gb de Ram

    GTX750Ti 1Gb

    2x Hd 1TB

    1x SSD Sandisk 120Gb

     

    Quero dar um up nessa máquina, uso o computador pra jogar um pouco, editar algumas fotos no lightroom e editar alguns vídeos da GoPro (nada demais, recortar, colocar música de fundo,etc).

     

    A memória ram já possuo uma de 8Gb 2400Mhz, estava de olho no Ryzen 5 1600 (630 na Cissa Magazine) + Asus PRIME A320M-K/BR (289,90 na pichau). Não pretendo trocar a placa de vídeo por enquanto, vender o hardware atual para inteirar mais dinheiro está fora de opção pois terei outro uso. O que acham?

  7. Decidi não usar o LM338 pra limitar a corrente devido ao custo do mesmo, cerca de 25 reais da minha cidade contra uns 3 reais do comparador de tensão. Consegui chegar nesse circuito abaixo usando o circuito do início do tópico e parte de "potência" do ckt do Sérgio. Os comparadores A e B já estão explicados no inicio do tópico, já o C é responsável pela limitação de corrente usando o resistor de 0R1 como referência, tive um pouco de trabalho para calcular os divisores de tensão usando resistores comerciais, é a primeira vez que mexo com comparadores de tensão e divisor de tensão. O comparador "D" está ali só pra fazer graça. Terei que alterar também os divisores de tensão do comparador "A" para que a corrente de fim de carga seja de 25mA, 70mA, 100mA e 500mA. Pretendo usar uma chave rotativa "dupla" para alterar a corrente de fim de carga junto a limitação da carga. Se observarem algum erro ou melhoria por favor me avisem.

     

    2qnqyko.jpg

     

    Caso eu queira usar um potenciômetro ao invés da chave rotativa, como devo proceder com o cálculo?

    bkp16.BMP

  8. A chave eu poderia conseguir de velhos carregadores de bateria, que chaveiam diversos enrolamentos de trafos e conseguem aguentar várias correntes. Ou então chave alavancas para conseguir a combinação das correntes que preciso. 

     

    A ideia é unir esse circuito (porém usando um LM338, para 5A) ao circuito do post inicial para carregar baterias de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e 60Ah.

  9. @Tomazelli

     

    É possível variar a limitação da corrente de saída? Preciso de um carregador versátil, que eu possa carregar vários tipos de baterias, sendo elas de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e baterias de 60Ah. Eu havia pensando em adicionar mais um LM338 configurado como limitar de corrente, algo parecido com isso o circuito proposta abaixo, mas gostaria de saber se é possível fazer isso de forma mais simplificada.  

     

    Power-Supply-1.png

     

     

  10. Boa tarde pessoal,

     

    Tenho uma moto que fica muito tempo parada, às vezes quase 1 mês e com isso a bateria vai aos poucos sendo drenada, ela tem alarme e a "memória" do painel (exceto odômetro total) é mantido pela bateria. Desligar a bateria não é uma opção, pois zera as informações do painel e é um pouco inconveniente desligar e ligar. Alguém tem ideia de um circuito para somente mante-la carregada? Pensei em algo com um transformador bem pequeno, tipo uns 100mA, a bateria dela é de 10Ah.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...