Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

svjets

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por svjets

  1. Marcelo,

    Por acaso você não tem um multímetro para medir? A faísca ocorre porque você está dando um curto entre o pino 15 e o 14 (terra) provavelmente. Não recomendo que enconste a chave de fenda no equipamento ligado. O problema pode ser de solda fria (quando o componente aparenta estar soldado mas não está efetivamente soldado. Com o pendrive desplugado você poderia encostar um ferro de solda no pino 15 para refazer a solda, não precisa nem de estanho. Só que você deve tomar cuidado para não deixar o pino 15 em curto com outros pinos.

  2. Olá pessoal!

    Sou novo por aqui postando, mas já visitei diversas vezes o forum para salvar a minha pele, hehe.

    Tenho um pendrive da "Kingston", de 4GB (DTI/4GB) que queimou após colocá-lo na porta USB frontal de um micro.

    Pois bem, achei que o que foi postado pelo pessoal (jumpear o transistor) fosse funcionar, mas não deu certo (até porque o meu não parece ter um transistor). O que eu reparei é que queimou um CI da Phison, modelo PS2136. Inclusive já postaram um pendrive aí com o mesmo CI. Pelo que eu percebi, este CI é o controlador do pendrive.

    Pois bem, queimou justamente a entrada 3.3V (não sei se dá para ver nas fotos). Pesquisei sobre o CI e encontrei o "layout" dele. O queimado seria o 15, enquanto tenho outras entradas 3.3V na 26 e na 46.

    Layout:

    layoutps2136yh5.th.jpg

    Pendrive:

    dsc00269af3.th.jpg

    dsc00271xh6.th.jpg

    dsc00272je8.th.jpg

    Aí vem minha dúvida: é possível jumpear a entrada 3.3V queimada para uma outra entrada 3.3V? Ou alguma outra?

    Ou neste caso o pendrive não tem conserto? :(

    Tenho arquivos importantes neste pen, tipo meu TCC inteiro, hehehe!

    Valeu pessoal!

    []'s!

    Marcelo

    Parece que está meio chamuscado no pino 15. Sua foto não ficou muito focalizada. Mas, primeiramente você tem que saber se está chegando 3V no pino 15. Se não estiver chegando corrente no pino, tem que percorrer a trilha que chega nele e descobrir onde está o problema pois a alimentação de 3V pode estar comprometida em outro ponto também. Se estiver chegando 3V neste pino, então o problema será em outro lugar, ou o CI efetivamente queimou, necessitando de substituição.

  3. Bem, só para complementar, conversando com um colega que é engenheiro eletrônico consegui umas informações. O resistor que eu substituí no pendrive provavelmente servia apenas como uma proteção. Colocando um resistor de valor maior (era o que eu estava fazendo) resultava não só em queda de corrente mas também em queda de tensão, por isso que ele não dava nem sinal de vida Ele disse que o pendrive funcionará sem problemas com o jumper que eu fiz, porém, se der alguma besteira que dê um pico de tensão ou corrente queimará outra coisa mais importante (provavelmente o CI menor que é quem recebe a energia) provavelmente inutilizando o pendrive. Assim, desde que o utilize corretamente, desmontando corretamente e ligando em portas usb confiáveis, a vida do pendrive provavelmente será longa.

    Espero ter ajudado alguém aqui.

    Abs.

  4. Cara mande fotos do seu feito!

    Putz, esquci de tirar foto e já colei a carcaça no pendrive. Eu escrevi que este pendrive é meu, mas na verdade é do meu irmão e eu já devolvi pra ele. Quando eu ver ele novamente eu peço o bichinho pra colocar a foto. Infelizmente, por hora, vou ficar devendo. Inclusive, estive pensando, o que eu fiz tem uma grande possibilidade de resultar em material defecado. A saída de tensão da usb é de 5V e 500mA. Ou seja, da forma que eu fiz, os 500mA estão entrando diretamente no CI menor. Provavelmente o pendrive deve, creio eu, operar com no máximo do máximo 50% desta corrente. Ou seja, ao invés do jumper que eu fiz, eu deveria ter colocado no mínimo um resistor de 10ohms (no caso da foto que você colocou, aparentemente na entrada dos 5V tem um resistor de 11ohms). Meus conhecimentos em eletrônica são bastante limitados, portanto posso estar escrevendo besteira. Porém, observe que no meu caso o pendrive não dava nem sinal de vida, a usb aparecia como disponível no gerenciador de dispositivos. No seu caso a usb reconhece que a porta usb está sendo utilizada mas não reconhece o quê foi plugado nela, logo, seu problema não é equivalente ao meu. O circuito elétrico do meu pendrive é diferente do seu, mas para elucidar um pouco mais o que fiz e partindo do princípio que os 5V da porta usb entrem no pendrive e primeiramente passem pelo resistor de 11ohms do pendrive da sua foto, o que fiz foi ligar em curto circuito os dois pólos do resistor. Não foi o que fiz, mas é a mesma coisa: é só colocar um cordão de solda entre as duas pontas do resistor de 11ohms. Mas, repito, o seu caso é diferente do meu e fazendo isso provavelmente não ajudará em nada, e pior, pode danificar seu pendrive de vez.

    Só para ficar mais explícito, marquei de vermelho o resistor do seu pendrive a que me referi.

    post-308227-13884946278014_thumb.jpg

  5. Bom, senhores. Como disse acima, o problema no meu pendrive kingston data traveler de 2GB era um resistor queimado cujo valor eu não soube definir. Pelo o que consegui identificar o primeiro número do valor deste resistor é 2, achei que seria na faixa de 200 ohms. Como só tinha resistor de 561 ohms acabei instalando um deste valor. Não funcionou. Deduzi que deveria baixar o valor, liguei em paralelo outro resistor de 561 ohms o que fez a resistência cair para prõximo de 280 ohms. Não funcionou. Liguei em paralelo mais um resistor de 561 ohms, com a resistência baixando para um valor próximo a 180 ohms. Mesmo assim não funcionou. Tentei usar o resistor (não smd) que testei ontem (de 150 ohms) e também não funcionou, não tenho ideia do por quê. Como não tinha outro resistor de 561 ohms para baixar ainda mais a resistência resolvi arriscar e fazer um jumper no lugar do resistor. Para minha surpresa funcionou. Bem, com a ausência do resistor é fato que a corrente que está sendo disponibilizada nesta entrada é maior que a original. Talvez o meu pendrive fique mais sucetível a sofrer problemas. Porém, está funcionando. Inclusive o CI menor que é quem recebe essa tensão diretamente não está esquentando praticamente nada. Um sintoma característico de um componente que está recebendo uma corrente superior a que necessita é o aquecimento. Desta forma, vou correr o risco e deixar meu pendrive assim. Estou colocando isto aqui pois, apesar de ser uma solução meio burra, funcionou para mim. Àqueles que eventualmente resolvam fazer isso, o façam por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo por problemas que possam vir a ocorrer a quem decidir por utilizar esta técnica.

    Abs.

  6. Olá, estou com kingston data traveler de 2GB queimado também. Percebi que o primeiro resistor da entrada de +5V está queimado (pelo o que consegui ler é o R1). Provavelmente este deve ser o problema de muitos aqui. Agora fica a pergunta: qual o valor deste resistor? Sei que o problema é com ele pois liguei um resistor de 150 ohms em paraleo com ele e o pc reconheceu o pendrive, porém desliguei imediatamente o pendrive com medo que o valor do resistor seja muito baixo e acabe por danificar outro componente mais importante dele. Alguém sabe dizer qual o valor deste resistor?

    Abs.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!