×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OpaioX

Membro Pleno
  • Posts

    1.032
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que OpaioX postou

  1. @ciro-mota muito obrigado pelas informações! Obrigado mesmo!
  2. Os que eu acho sempre são mais caros. Os fabricantes de notebook poderiam criar diversos modelos para quem preferir pouco espaço de armazenamento como 120 GB, 240 e 480 GB etc já que o preço dos ssds de 120 e 240 gb são praticamente os mesmo dos HDs de 1TB e nem todo mundo precisar de de 500GB ou 1 TB de armazenamento. O que eu faço e recomendo é comprar um note normal e depois trocar por ssd de seu interesse mas não custa verificar se o note que você pretende comprar permite trocar o HD por SSD.
  3. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Tem que olhar no painel de controle, em algum lugar da configuração do WIFI. Tente por exemplo em WIRELESS AVANÇANDO por AP ISOLATION ou ISOLAMENTO DE ESTAÇÃO em português ou algo do tipo. Seu router tem a opção de criar rede wifi para convidados ou criar outros redes wifis? porque tem roteador que tem essa opção de criar 2, 3 até 4 redes wifi, e elas são independentes e também protegem. Sobre esse link Para você entender isso melhor, ou apenas para fazer outra leitura, achei esse texto sobre assunto: https://www.neweggbusiness.com/smartbuyer/networking/access-point-isolation-secure-wireless/, você domina o inglês? Usa o google crhome? Sabe traduzir? Botao direito>traduzir essa página.
  4. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Se o roteador tiver a função AP ISOLATION e o suposto atacante se conectar via wifi e você também via wifi, não há comunicação. Porém, se um de vcs se conectar por cabo há comunicação. Assim, pelo que eu entendi quando estava pesquisando uma saída para esse problema, pelo que eu entendi, o AP isolation protege você do ataque do homem ao meio. Para você entender isso melhor, ou apenas para fazer outra leitura, achei esse texto sobre assunto: https://www.neweggbusiness.com/smartbuyer/networking/access-point-isolation-secure-wireless/
  5. Mas qual limite você impôs para quem usa o netflix? Aqui eu nao podia liberar mais do que 3, 4 e 5 mbps para o dispositivo que usava netflix. Tem que ir alterando o valor até achar um ponto de equilíbrio e foi o que funcionou pra mim porém com roteadores da TPLINK.
  6. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Nesse caso você precisaria comprar outro roteador + o switch como mostra a ultima figura. Uma obervação: você ligado ao switch como mostra a foto, nos meu testes, não há comunicação com com o roteador novo, mas tem que fazer testes no cenário se você conectar direto no roteador antigo via wifi ou cabo, para garantir que não há comunicação com roteador novo...aqui funcionou como mostra a figura do meu ultimo post.
  7. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    você disse que tem acesso ao roteador e não ao modem certo? Se for ao roteador, entra no painel de controle e tenta ver em rede wan, qual a configuração, se esta em IP DINAMICO, OU PPPoE. Olha esse emulador da TPLINK: https://www.tp-link.com/resources/simulator/EMULATOR_WR840NV4_BR/index.htm vai em rede>wan em wan que você olha se esta em IP DINAMICO OU PPPoE. Ficaria assim caso o seu router que disca Acho que de toda forma teria que comprar outro router além do swich. editei: no cenário acima o switch isola seu pc de quem estiver no roteador novo com o suposto atacante. Mas ficou confuso porque tem muito equipamento ligado... e o roteador que você ja tem você poderia deixar para a tv ou outro dispositivo que voce usar sem fio, mas o suposto atacante tem que ficar no roteador novo como mostra a figura..
  8. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    você tem acesso ao roteador? porque se é o roteador quem disca, é porque o modem está em modo bridge. Se você pegar um cabo de rede e ligar em uma das quatro portas lan do modem ao seu computador e a internet funcionar so de plugar no pc é porque o modem funciona como router (ele disca, pega internet e distribui). Se não funcionar é porque quem disca é o router. E dai eu acho que não é viável porque você vai precisar de mais dois routers para fazer do jeito que sugeri... ou talvez um só se você puder ligar direto ao switch como eu já lhe disse.
  9. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Esse é seu Olhei rapidamente o manual e vi quatro portas LAN atras dele...se ele tem essas quatro portas é porque ele funciona como roteador (apesar que o meu modem tem so uma porta lan, mas com switch ele distribui para vários) Mas agora tem outro problema, saber se ele esta como bridge ou modo router. porque se ele estiver em modo bridge eu acho que não vai dar certo. você sabe dizer como ele está? https://criandobits.wordpress.com/2014/06/12/modem-bridge-x-router/
  10. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Eu não conheço esse router, olha o nome e modelo dele e posta aqui para vermos se achamos algo dele. Aqui o meu modem é também roteador. Ele distribui IPs e se fosse preciso ligar 7 computadores por cabo no switch e dele ao modem, seria possível porque ele distribui normalmente como roteador.
  11. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    O switch não é gerenciavel, logo não tem como fazer controle de banda. Mas segundo o manual do que eu do modelo que tenho aqui ele tem a QoS que prioriza o tráfego, mas eu não entendi bem como funciona isso.
  12. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    A minha experirência foi com SF 800 VLAN http://www.intelbras.com.br/empresarial/redes-opticas-e-cabeadas/switches/nao-gerenciaveis/sf-800-vlan-ultra ou seja, que tem isolamento de portas é esse que eu testei. Existem outros mas eu não testei. Sobre router: pode ser qualquer um, mas se seu modem é roteador? Ele tem que ser para dar certo do jeito que eu fiz como mostra essa imagem abaixo, pois ele distribui IP para o roteador B e A. Agora, pensando bem, como você usa conexão por cabo, ao invés de comprar outro router, você poderia ligar direto do switch ao seu PC. Mas lembrando que seu modem tem que ser roteador também, porque ele tem que distribuir IP para seu pc e para o roteador A. Mas se você usa wifi também daí vale a pena comprar o roteador também e vai ficar como a imagem acima (modem> switch> roteadores).
  13. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    A minha experiência foi com um Switch com Vlan Fixa. Os custos para usar o Switch e outro router ficam na casa de R$ 180,00 com frete mais ou menos. Veja alguns preços: https://www.google.com.br/shopping/product/17158814238156390013?q=Switch+vlan+fixa&biw=1366&bih=637&prds=paur:ClkAsKraX82R2Yq6QfziGYoBi2o-owAr8qdLz8SwZqeEzzOrl7iBh3X-hF2tFxh1Y9AuxevX8sd-nHP-HJhHfupPr3u-LQhHaoOS2aG8VGp_uhVZS2wBa4qVlRIZAFPVH73sP176CIaIwY3XMjHXaWK9B4yCew&sa=X&ved=0ahUKEwjvhOfE2-XaAhUDiJAKHcxDA0UQ8wIIuQI https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862000648-roteador-wireless-tp-link-tl-wr849n-300mbps-2-antenas-fixas-_JM Mas antes de comprar eu recomendo você pesquisar e ler bastante sobre o seu problema (ataque homem ao meio e outras formas que você possa estar vulnerável na rede) e ter certeza que as dicas que eu sou vão lhe atender bem. Se você optar por acatar minha dica, faça por sua conta e risco. Não deixe de ler todos os links que eu postei e tire suas próprias conclusões. Nos testes que fiz, me atendeu bem.
  14. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Sobre vasculhar seus arquivos, olhou seu firewall do w10? Se a rede está com pública? Tem certeza que seu computador está livre de vírus, cavalo de troia etc? Pois malwares que abrem as portas do seu pc para outros vasculharem os arquivos do seu pc. Para não verem o que você acessa na internet (proteger contra ATAQUE HOMEM AO MEIO) de sua rede local, o jeito que eu sei é esse. Essa dica eu não testei ainda: http://pcworld.com.br/dicas/2009/06/25/monte-uma-rede-sem-fio-para-os-clientes-sem-por-os-dados-em-risco/ Olha minha dúvida aqui também: Mas eu optei por esse esquema com Vlam Fixa: adicionado 3 minutos depois
  15. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    De ficar invisível a outro pc que usa a mesma internet que chega na sua casa sim. Mas se ele está vasculhando seus arquivos, não é porque você configurou de maneira errada seu firewall? O firewall do windows tem que ser configurado como "rede pública" para não ficar visivel a outros computadores na rede local ( como não responder a pings e não compartilhar arquivos). http://www.marcoandrade.com.br/mudar-o-tipo-de-rede-no-windows-publica-privada-ou-dominio/ Eu ainda marco a caixa "bloquear conexões de entrada, incluindo os que estejam na lista de programas permitidos" E se você não usa o acesso remoto do windows, desabilita também https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-security/como-desativar-a-assistência-remota/b831f46e-d966-4f55-aa1f-6f32653b8b3a Ao ataque homem ao meio na rede da sua casa sim que eu SAIBA, mas isso não garante que você não possa sofrer esse ataque pela internet a fora. Você leu la no link da intelbras sobre a Vlan Fixa? Leia mais aqui sobre esse procedimento que eu indico: https://www.hardware.com.br/comunidade/recurso-switch/1391954/
  16. Uma coisa que eu não entendi até hoje sobre o : Para resolver o problema, tanto os roteadores wifi quantos os dispositivos que se conectam a ele terão que atualizar? Ou somente atualização em uma das pontas resolve? Outra dúvida: sei que houve atualização para W10 e W7, mas se eu usar um adaptador wifi usb, a atualização que veio no windows update do 10 e 7 já garantem a segurança? Ou teria que entrar por exemplo no site da tplink ou do outro fabricante do adpatador wifi e baixar um driver atualizado para a brecha? Vocês conhecem um APP para android que faça o teste e mostre que o android não recebeu atualização de segurança do fabricante (sangung, Lg, Motorola etc) para a falha do WPA 2?
  17. OpaioX

    segurança rede casa roteador

    Olá! Penso que é possível compartilhar uma mesma conexão com segurança ( na sua casa). Mas pelo que eu saiba, isso não é garantido por toda internet (da sua casa até o site, jogo ou serviço que você acessa...) Sim, como já informaram, através do ataque homem ao meio (Man-in-the-Middle) ou simplesmente passar a conexão por outro pc antes de de ir para internet (através de duas placas de rede e você as ligas através da ponte de rede). Se os sites que você acessa usam https vocês estará mais seguro, pois não será possível pegar sua senha e nome de usuário, por exemplo. Agora, se não usam https, as informações estarão legivel para para qualquer um ( desde se seu amigo que compartilha a internet com você caso ele saiba fazer esse Man-in-the-Middle a seu provedor ou outros no caminho ate o destino pela internet). Isso somente se ele invadir seu pc, através de uma vulnerabilidade ou caso você instalou algo sem querer ou por querer achando que era algo mas era virus. Acho o Man-in-the-Middle mais perigoso que uma invasão, porque você nem faz ideia que estão farejando seus dados... Da para ter uma assinatura apenas, mas teria que comprar mais equipamentos: 1 roteador 1 Switch com VLAN Fixa ( é o jeito mais fácil e barato que eu sei separar conexões com segurança) Assim, você liga o modem da operadora no Switch e ele manda para os dois roteadores. Dessa forma os dois roteadores não se enxergam. Mas existe outra forma, contudo não posso garantir se funciona 100% no caso do ataque homem ao meio. Nos roteadores tplink existe um função chamada AP ISOLATION, com essa função ativada quem estiver ligado ao roteador via wifi não se enxergam. Mas isso só via wifi... se você tiver no cabo e alguem no wifi há comunicação.
  18. Foi divulgado hoje em vários sites de notícias de informática e tecnologia que encontraram uma vulnerabilidade no WPA2 das redes WIFI que até então era considerado seguro. Existia a pena uma vulnerabilidade no protocolo WPS, mas não no WPA 2 Link do site do(s) pesquisador(es) da vulnerabilidade https://www.krackattacks.com Em português, tem vários sites brasileiros conhecidos que divulgaram a noticia hoje (ontem) dia 16/10/2017 (preferi não postar nenhum link se site de informatica BR.... pesquisem aí ) Key Reinstallation Attacks - KRACK
  19. Será que isso é uma boa ou má notícia? Gostei do gargoyle, principalmente pelas opções de mostrar o consumo, consumo por dispositivo e várias outras... tomará que mantenha todas essas opções. Estou pensando em comprar outro roteador barato para colocar o Gargoyle, mas tenho dúvida sobre qual modelo e versão eu encontro no mercado livre que seja compatível. Alguma sugestão? Tenho um TP LINK 740n(br) ver 6.0 (que diz na caixa) será que que consigo atualizar para o Gargoyle? Qual site vocês usam para saber as especificações do roteador como memoria flash, ram e processador?
  20. Não. Tem que ficar de olho no certificado do site, como o @gustavokreischer observou. Site que não tem https, as informações podem ser interceptadas sem nenhum esforço. Ja sites que usam https, essas informações vão criptografadas e, para um atacante interceptar, ele tem que quebrar o seu https, ou seja, tirar o s da sua conexão, mas se isso acontecer você logo irá perceber no Google Chrome. Porém, eles podem fraudar o certificado por um falso, e com isso a conexão irá aparecer com https. Então tem que ficar muito atento e ter certeza que aquele certificado é realmente do site que você está tentando acessar. A técnica usada para interceptar as conexões chama-se Ataque man-in-the-middle (fonte: 1 e 2 ). Uma forma de evitar esses ataques é ter cuidado com a rede no qual você acessa, exemplo é evitar redes wifi abertas; outra é ter certeza que ninguém invadiu (pegou sua senha, quebrou...- desabilite o WPS, sua senha pode ser quebrada mais fácil com ele ativoo...) sua rede wifi e estão usando sua internet, usar sua internet é o menos problema, já que alguém com conhecimento dentro da mesma rede que você poderia utilizar desse ataque para redirecionar toda a sua conexão para o pc dele...) Outra forma de se proteger é forçar seu pc a usar algum dns de sua confiança e não aceitar o dns do router o pego pelo seu provedor...isso principalmente se você usa notebook, já que você poderia se conectar em várias redes... Enfim, ter um pc limpo não é garantia de não ter problemas. Logo, temos que ficar de olhos no redirecionamento de conexões....
  21. É mesmo é? E esse ícone do Utorrent no print de sua tela?
  22. Administrando? Poderia dar mais detalhes? você usa windows? Qual versão? Se for windows, o firewall está ativo? Deixou na opção "rede pública" ?
  23. Seria possível infectar a máquina somente de acessar um site caso o seu navegador tenha alguma vulnerabilidade. O problema são sempre as vulnerabilidades.... e na época do flash e do Java, parece que houve muita infecção dessa forma, apenas acessando um site e já era. adicionado 3 minutos depois Mas há casos na internet....e sabemos que é possível se infectar apenas de acessar um site criado especificamente para explorar vulnerabilidades no navegador ou complementos como no caso do flash player antigamente... o flash e java eram famosos por essas vulnerabilidades. Então, ser possível é, desde que tenha alguma vulnerabilidade... adicionado 45 minutos depois Pode acontecer de criarem um codigo colocaram no site para explorar alguma vulnerabilidade nos navegadores, neste caso não precisa da interação do usuário para contaminação. E houve muito ataque dessa forma na época do flash player e java...
  24. Quanto a não fazer diferença nenhuma eu não concordo. Só do pc já ligar mais rápido, instalar programas mais rápido, atualizar mais rápido, fazer scans com antivirus mais rápido e outros tarefas mais rápido, já é muito melhor que HD. Quanto ao HD de 1 TB, tem que saber se a pessoa precisa dessa capacidade toda de armazenamento. adicionado 0 minutos depois @Fabio Martinez recomendo leitura:
  25. Depende do quanto pode gastar. Mas para uso básico que é acessar internet, ver videos online, email etc além de editar doc word, excel etc, o i3 atual é mais do que o suficiente, pode até ser um processador mais em conta como um g4500, g4400 e outros até 300 reais. porém, um processador melhor irá durar mais tempo aliado a componentes de boa qualidade como fonte e placa-mãe. Recomendo fortemente comprar um SSD também ao invés de HD comum.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!