Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OpaioX

Membro Pleno
  • Posts

    985
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por OpaioX

  1. Em 29/04/2018 às 21:02, Pedro Gazzinelli disse:

    alguem pode me da um dica ate  1800 pra uso basico ? sera q tem com ssd ?

    Os que eu acho sempre são mais caros. Os fabricantes de notebook poderiam criar diversos modelos para quem preferir pouco espaço de armazenamento como 120 GB, 240 e 480 GB etc já que o preço dos ssds de 120 e 240 gb são praticamente os mesmo dos HDs de 1TB e nem todo mundo precisar de de 500GB ou 1 TB de armazenamento.   

     

     O que eu faço e recomendo é comprar um note normal e depois trocar por ssd de seu interesse mas não custa verificar se o note que você pretende comprar permite trocar o HD por SSD.  

  2. 9 minutos atrás, retrogamer disse:

    meu router é um tplink tlwr541g como descobrir se o meu tem esta função?

    Tem que olhar no painel de controle, em algum lugar da configuração do WIFI. Tente por exemplo em WIRELESS AVANÇANDO por AP ISOLATION ou ISOLAMENTO DE ESTAÇÃO em português ou algo do tipo.

     

    Seu router tem a opção de criar rede wifi para convidados ou criar outros redes wifis? porque tem roteador que tem essa opção de criar 2, 3 até 4 redes wifi, e elas são independentes e também protegem.

     

    Sobre esse link Para você entender isso melhor, ou apenas para fazer outra leitura, achei esse texto sobre assunto: https://www.neweggbusiness.com/smartbuyer/networking/access-point-isolation-secure-wireless/, você domina o inglês? Usa o google crhome? Sabe traduzir? Botao direito>traduzir essa página.

    • Curtir 1
  3. 10 minutos atrás, retrogamer disse:

    se eu nao comprar nem roteador e nem o switch mas conectar o meu pc ao roteador velho via wifi também serei vasculhado pelo q vejo na net?

     

    Se o roteador tiver a função AP ISOLATION  e o suposto atacante se conectar via wifi e você também via wifi, não há comunicação. Porém, se um de vcs se conectar por cabo há comunicação. Assim, pelo que eu entendi quando estava pesquisando uma saída para esse problema, pelo que eu entendi, o AP isolation protege você do ataque do homem ao meio. 

     

    Para você entender isso melhor, ou apenas para fazer outra leitura, achei esse texto sobre assunto: https://www.neweggbusiness.com/smartbuyer/networking/access-point-isolation-secure-wireless/

     

     

    • Curtir 1
  4. Em 01/05/2018 às 20:39, Alexandre Fossati Filho disse:

    É um D-Link dir809, mas creio que o problema não é o roteador, pois tenho amigos que também já fizeram controle de tráfego nos seus roteadores e não adiantou.

    O limite funciona, mas ainda assim causa alteração de ping para todos os usuários da rede.

     

    Mas qual limite você impôs para quem usa o netflix? Aqui eu nao podia liberar mais do que 3, 4 e 5 mbps para o dispositivo que usava netflix. Tem que ir alterando o valor até achar um ponto de equilíbrio e foi o que funcionou pra mim porém  com roteadores da TPLINK.

  5. Em 02/05/2018 às 12:52, retrogamer disse:

    no meu router esta como PPPoE

     

    Nesse caso você precisaria comprar outro roteador  + o switch como mostra a ultima figura.

     

    Uma obervação:  você ligado ao switch como mostra a foto, nos meu testes, não há comunicação com com o roteador novo, mas tem que fazer testes no cenário se você  conectar direto no roteador antigo via wifi ou cabo, para garantir que não há comunicação com roteador novo...aqui funcionou como mostra a figura do meu ultimo post.

     

     

     

     

    • Curtir 1
  6. 16 minutos atrás, retrogamer disse:

    como assim acesso ao roteador? eu consigo acessar o menu do roteador sim

     

    você disse que tem acesso ao roteador e não ao modem certo? Se for ao roteador, entra no painel de controle e tenta ver em rede wan, qual a configuração, se esta em IP DINAMICO, OU PPPoE.

     

     

    Olha esse emulador da TPLINK: https://www.tp-link.com/resources/simulator/EMULATOR_WR840NV4_BR/index.htm

     

    vai em rede>wan      em wan que você olha se esta em  IP DINAMICO OU PPPoE.

     

     

    Ficaria assim caso o seu router que disca

     

    vlan.png

     

    Acho que de toda forma teria que comprar outro router além do swich.

     

    editei: no cenário acima o switch isola seu pc de quem estiver no roteador novo com o suposto atacante. Mas ficou confuso porque tem muito equipamento ligado... e o roteador que você ja tem você poderia deixar para a tv ou outro dispositivo que voce usar sem fio, mas o suposto atacante tem que ficar no roteador novo como mostra a figura..

    • Curtir 1
  7. 1 minuto atrás, retrogamer disse:

    eu nao sei q modo ele esta e nao sei como descobrir isso

    você tem acesso ao roteador? porque se é o roteador quem disca, é porque o modem está em modo bridge. Se você pegar um cabo de rede e ligar em uma das quatro portas lan do modem ao seu computador e a internet funcionar so de plugar no pc é porque o modem funciona como router (ele disca, pega internet e distribui). 

     

    Se não funcionar é porque quem disca é o router.  E dai eu acho que não é viável porque você vai precisar de mais dois routers para fazer do jeito que sugeri... ou talvez um só se você puder  ligar direto ao switch como eu já lhe disse.

    • Curtir 1
  8. 7 minutos atrás, retrogamer disse:

    eu postei acima fotos do q seria modem e esclarecimentos

    Esse é seu 

     

    1 minuto atrás, retrogamer disse:

    Fiberhome GPON ONU

    Model: AN5506-04

     

     

    Olhei rapidamente o manual e vi quatro portas LAN atras dele...se ele tem essas quatro portas é  porque ele funciona como roteador (apesar que o meu modem tem so uma porta lan, mas com switch ele distribui para vários)

     

    Mas agora tem outro problema, saber se ele esta como  bridge ou modo router. porque se ele estiver em modo bridge eu acho que não vai dar certo. você sabe dizer como ele está?  https://criandobits.wordpress.com/2014/06/12/modem-bridge-x-router/

    • Curtir 1
  9. 5 minutos atrás, retrogamer disse:

    eu queria gastar o minimo eu nao sei se o q tem aqui é modem ou roteador mas a empresa instalou um equipamento igual ao da foto e ele é conectado ao meu tplink q distribui o sinal mas mexer nesse aparelho somente eles fazem, sobre wifi eu uso para minha smart tv raramente e também para o raspbery pi 3:

    S_217321-MLB20756051438_062016-O.jpg

     

    Eu não conheço esse router, olha o nome e modelo dele e posta aqui para vermos se achamos algo dele.

     

    Aqui o meu modem é também roteador. Ele distribui IPs e se fosse preciso ligar 7 computadores por cabo no switch e dele ao modem, seria possível porque  ele distribui normalmente como roteador. 

    • Curtir 1
  10.  

     

    1 minuto atrás, retrogamer disse:

    pode ser qualquer marca de router e swtch? ate as mais baratas? vou procurar aqui na minha cidade? como fica dividida a banda se eu tenho 20MB de fibra optica?

    A minha experirência foi com SF 800 VLAN  http://www.intelbras.com.br/empresarial/redes-opticas-e-cabeadas/switches/nao-gerenciaveis/sf-800-vlan-ultra  ou seja, que tem isolamento de portas é esse que eu testei. Existem outros mas eu não testei.

     

    Sobre router:  pode ser qualquer um, mas se seu modem é roteador?   Ele  tem que ser para dar certo do jeito que eu fiz como mostra essa imagem abaixo, pois ele distribui IP para o roteador B e A. 

     

    69b71710d9c34fc828281897e752edce&key=214

     

    Agora, pensando bem, como você usa conexão por cabo, ao invés de comprar outro router, você poderia ligar direto do switch ao seu PC. Mas lembrando que seu modem tem que ser roteador também, porque ele tem que distribuir IP para seu pc e para o roteador A. Mas se você usa wifi também daí vale a pena comprar o roteador também e vai ficar como a imagem acima (modem> switch> roteadores).

    • Curtir 1
  11. A minha experiência foi com um Switch  com Vlan Fixa.  Os custos para usar o Switch e outro router ficam na casa de R$ 180,00  com frete mais ou menos.

     

    Veja alguns preços:

     

    https://www.google.com.br/shopping/product/17158814238156390013?q=Switch+vlan+fixa&biw=1366&bih=637&prds=paur:ClkAsKraX82R2Yq6QfziGYoBi2o-owAr8qdLz8SwZqeEzzOrl7iBh3X-hF2tFxh1Y9AuxevX8sd-nHP-HJhHfupPr3u-LQhHaoOS2aG8VGp_uhVZS2wBa4qVlRIZAFPVH73sP176CIaIwY3XMjHXaWK9B4yCew&sa=X&ved=0ahUKEwjvhOfE2-XaAhUDiJAKHcxDA0UQ8wIIuQI

     

     

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862000648-roteador-wireless-tp-link-tl-wr849n-300mbps-2-antenas-fixas-_JM

     

     

    Mas antes de comprar eu recomendo você pesquisar e ler bastante sobre o seu problema (ataque homem ao meio e outras formas que você possa estar vulnerável na rede) e ter certeza que as dicas que eu sou vão lhe atender bem. Se você optar por acatar minha dica, faça por sua conta e risco. Não deixe de  ler todos os links que eu postei e tire suas próprias conclusões.

     

    Nos testes que fiz, me atendeu bem.

     

     

     

    • Curtir 1
  12. 56 minutos atrás, retrogamer disse:

    eu quero apenas q nao saibam o q vejo na net e q nao vasculhem meus arquivos mas eu nao sei fazer isso e a minha conexao é a q citei antes

     

    Sobre vasculhar seus arquivos, olhou seu firewall do w10? Se a rede está com pública? Tem certeza que seu computador está livre de vírus, cavalo de troia etc? Pois malwares que abrem as portas do seu pc para outros vasculharem os arquivos do seu pc.

     

    Para não verem o que você acessa na internet (proteger contra ATAQUE HOMEM AO MEIO)  de sua rede local, o jeito que eu sei é esse.

     

    Essa dica eu não testei ainda:  http://pcworld.com.br/dicas/2009/06/25/monte-uma-rede-sem-fio-para-os-clientes-sem-por-os-dados-em-risco/

     

    Olha minha dúvida aqui também: 

     

     

     

    Mas eu optei por esse esquema com Vlam Fixa:

     

     

     

    adicionado 3 minutos depois

    69b71710d9c34fc828281897e752edce

    • Curtir 1
  13. 32 minutos atrás, retrogamer disse:

    Meu roteador é um TP-LINK TLWR541G

     

    se eu uso 1 router para 2 pcs conectados por cabo rj45, a unica forma mais barata de eu ficar invisivel e o outro pc nao saber por onde navego e também nao vasculhar meus arquivos é comprar esse outro router e Switch VLAN Fixa? sem isso estou vulneravel?

     

    De ficar invisível a outro pc que usa a  mesma internet que chega na sua casa sim.

     

    Mas se ele está vasculhando seus arquivos, não é porque você configurou de maneira errada seu firewall? O firewall do windows tem que ser configurado como "rede pública"  para não ficar visivel a outros computadores na rede local ( como não responder a pings e não compartilhar arquivos).

     

    http://www.marcoandrade.com.br/mudar-o-tipo-de-rede-no-windows-publica-privada-ou-dominio/

     

    Eu ainda  marco a caixa "bloquear conexões de entrada, incluindo os que estejam na lista de programas permitidos" E se você não usa o acesso remoto do windows, desabilita também https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-security/como-desativar-a-assistência-remota/b831f46e-d966-4f55-aa1f-6f32653b8b3a

     

     

    Citação

    sem isso estou vulneravel?

    Ao ataque homem ao meio na rede da sua casa sim que eu SAIBA, mas isso não garante que você não possa sofrer esse ataque pela internet a fora. 

     

     

    Você leu la no link da intelbras sobre a Vlan Fixa? 

     

     

    Leia mais aqui sobre esse procedimento que eu indico: https://www.hardware.com.br/comunidade/recurso-switch/1391954/

     

     

    • Curtir 1
  14. Uma coisa que eu não entendi até hoje sobre o :

     

    Para resolver o problema, tanto os roteadores  wifi quantos os dispositivos que se conectam a ele terão que atualizar? Ou somente atualização em uma das pontas resolve?

     

    Outra dúvida: sei que houve atualização para W10 e W7, mas se eu usar um adaptador wifi usb, a atualização que veio no windows update do 10 e 7 já garantem a segurança? Ou teria que entrar por exemplo no site da tplink ou do outro fabricante do adpatador wifi e baixar um driver atualizado para a brecha?

     

    Vocês conhecem um APP para android que faça o teste e mostre que o android não recebeu atualização de segurança  do fabricante (sangung, Lg, Motorola etc) para a falha do WPA 2? 

     

     

     

  15. Em 18/04/2018 às 19:32, retrogamer disse:

    Se uso Meu PC com internet e roteador d-link cabeado compartilhado com outro PC q usa o mesmo router para esse PC a outra pessoa do outro PC pode vasculhar tudo o q estou vendo na web e no PC? como evitar isso?

    Olá!

     

    Penso que é possível compartilhar uma mesma conexão com segurança ( na sua casa). Mas pelo que eu saiba, isso não é garantido por toda internet (da sua casa até o site, jogo ou serviço que você acessa...)

     

    Citação

    a outra pessoa do outro PC pode vasculhar tudo o q estou vendo na web

     

    Sim, como já informaram, através do ataque homem ao meio (Man-in-the-Middle) ou simplesmente passar a conexão por outro pc antes de de ir para internet (através de duas placas de rede e você as ligas através da ponte de rede). Se os sites que você acessa usam https vocês estará mais seguro, pois não será possível pegar sua senha e nome de usuário, por exemplo. Agora, se não usam https, as informações estarão legivel para  para qualquer um ( desde se seu amigo que compartilha a internet com você caso ele saiba fazer esse Man-in-the-Middle a seu provedor ou outros no caminho ate o destino pela internet).

     

     

    Citação

    vasculhar tudo no PC

    Isso somente se ele invadir seu pc, através de uma vulnerabilidade ou caso você instalou algo sem querer ou por querer achando que era algo mas era virus.

     

    Acho o Man-in-the-Middle mais perigoso que uma invasão, porque você nem faz ideia que estão farejando seus dados...

     

    Citação

    eu teria q comprar outro roteador, assinar outro plano de fibra optica e separar as conexoes? nao tem como impedir isso como minha conexao atual?

     

    Da para ter uma assinatura apenas, mas teria que comprar mais equipamentos: 

    1 roteador

    1 Switch  com VLAN Fixa ( é o jeito mais fácil e barato que eu sei separar conexões  com segurança)

     

    Assim, você liga o modem da operadora no Switch  e ele manda para os dois roteadores. Dessa forma os dois roteadores não se enxergam.

     

    Mas existe outra forma, contudo  não posso garantir se funciona 100% no caso do  ataque homem ao meio. Nos roteadores tplink existe um função chamada AP ISOLATION, com essa função ativada quem estiver ligado ao roteador via wifi não se enxergam. Mas isso só via wifi... se você tiver no cabo e alguem no wifi há comunicação.  

     

     

     

     

    • Curtir 1
  16. Foi divulgado hoje em vários sites de notícias de informática e tecnologia que encontraram uma vulnerabilidade no WPA2  das redes WIFI que até então era considerado seguro. Existia a pena uma vulnerabilidade no protocolo WPS, mas não no WPA 2

     

    Link do site do(s) pesquisador(es) da vulnerabilidade https://www.krackattacks.com     

     

    Em português, tem vários sites brasileiros conhecidos que divulgaram a noticia hoje (ontem) dia 16/10/2017 (preferi não postar nenhum link se site de informatica BR.... pesquisem aí )

     

     

    Key Reinstallation Attacks - KRACK 

     

     

  17. Em 2017-2-14 às 10:29, marcelogon disse:

    Li que o Opem wrt será descontinuado aos poucos e será sucedido pelo Lede.

    Será que isso é uma boa ou má notícia? Gostei do gargoyle, principalmente pelas opções de mostrar o consumo, consumo por dispositivo e várias outras... tomará que mantenha todas essas opções.

     

    Estou pensando em comprar outro roteador barato para colocar o Gargoyle, mas tenho dúvida sobre qual modelo e versão eu encontro no mercado livre que seja compatível. Alguma sugestão?

     

    Tenho um TP LINK  740n(br) ver 6.0 (que diz na caixa) será que que consigo atualizar para o Gargoyle? 

     

    Qual site vocês usam para saber as especificações do roteador  como memoria flash, ram e processador?

  18. 6 horas atrás, Clara Roseane disse:

    Pessoal, o meu problema é o inverso. O provedor dá acesso aos dados do roteador, no entanto, após ter adicionado essa empresa, meu computador se transformou e estão administrando todos os eletrônicos ligados ao mesmo. Já configurei todas as formas de segurança no roteador, isolando MACs, mudando senhas do roteador e wireless, desligando uPnP, WPS, igmt, mas sem sucesso. Mesmo resetado e sem nenhum programa instalado o computador continua a ser administrado. Alguém explica essa situação? Gostaria de saber se haveria alguma forma de bloquear o acesso ao mesmo. O roteador é um modelo TP link, além disso tem uma pessoa no bloco que mexe em rede alheias, como fechar portas de acesso para esta pessoa? 

    adicionado 2 minutos depois

    Outra dúvida...qual marca de roteador é mais segura contra invasões ?

    Administrando? Poderia dar mais detalhes?

    você usa windows? Qual versão? Se for windows, o firewall está ativo?  Deixou na opção "rede pública" ? 

  19. Em 2017-5-16 às 23:44, Joao_Lucaas disse:

    @DiF O malware infectaria a máquina caso eu "permitisse" (download) ou poderia entrar na espreita, sem eu nem clicar ou ver (apertei enter e fui infectado)? Caso a segunda hipótese seja real, como funcionaria?

    Seria possível infectar a máquina somente de acessar um site caso o seu navegador tenha alguma vulnerabilidade. O problema são sempre as vulnerabilidades.... e na época do flash e do Java, parece que houve muita infecção dessa forma, apenas acessando um site e já era. 

    adicionado 3 minutos depois
    Em 2017-5-17 às 15:54, DiF disse:

    Baixar algo malicioso automaticamente por baixo dos panos até pode acontecer, mas só vai se infectar se abrir o tal baixado.  Por isso que eu digo, a pessoa não se infecta e nem é hackeada pelo simples fato de acessar o site. Precisa haver interação.  Por exemplo é possivel pegar malware, abrindo uma foto em um site. Sim, nesse caso o malware pode estar camuflado na imagem, ou até mesmo em um arquivo "confiável".

     

    Mesmo que o arquivo tenha sido baixado para pasta temporária do windows.. ele não vai se auto-executar.

     

     

    Mas há casos na internet....e sabemos que é possível se infectar apenas de acessar um site criado especificamente para explorar vulnerabilidades no navegador ou complementos como no caso do flash player antigamente... o flash e java eram famosos por essas vulnerabilidades. 

     

    Então, ser possível é, desde que tenha alguma vulnerabilidade...

    adicionado 45 minutos depois
    Em 2017-5-16 às 23:44, Joao_Lucaas disse:

    @DiF ... poderia entrar na espreita, sem eu nem clicar ou ver (apertei enter e fui infectado)? Caso a segunda hipótese seja real, como funcionaria?

    Pode acontecer de criarem um codigo colocaram no site para explorar alguma vulnerabilidade nos navegadores, neste caso não precisa da interação do usuário para contaminação. E houve muito ataque dessa forma na época do flash player e java... 

     

     

  20. 8 horas atrás, zOpek disse:

    @Fabio Martinez

    Quanto ao SSD, não há diferença alguma para um HD, o que muda é o tempo de escrita e leitura, mas um HD de qualidade já tem isso, tipo SATA3. Só faz diferença se você usa muitos arquivos pesados.

     

    Quanto a não fazer diferença nenhuma eu não concordo. Só do pc já ligar mais rápido, instalar programas mais rápido,  atualizar mais rápido, fazer scans com antivirus mais rápido e outros tarefas mais rápido, já é muito melhor que HD.  

     

    Quanto ao HD de 1 TB, tem que saber se a pessoa precisa dessa capacidade toda de armazenamento. 

     

     

    adicionado 0 minutos depois

    @Fabio Martinez   recomendo leitura: 

     

  21. 20 horas atrás, Fabio Martinez disse:

    Bom Dia,

     

    Estou querendo comprar peças para um novo computador, pois tenho um Core 2 Duo que já tem quase 10 anos, Meu uso é pessoal, para ver vídeos, filmes, poucos jogos mais leves.Gostaria de saber se um i3 é suficiente ou é melhor um i5 e gostaria que se pudessem, informar uma configuração bacana para montagem desse pc.

     

    Obrigado

    Depende do quanto pode gastar. Mas para uso básico que é acessar internet, ver videos online, email etc além de editar doc word, excel etc, o i3 atual é mais do que o suficiente, pode até ser um processador mais em conta como um g4500, g4400 e outros até 300 reais. porém, um processador melhor irá durar mais tempo aliado a componentes de boa qualidade como fonte e placa-mãe. Recomendo fortemente comprar um SSD também ao invés de HD comum.

  22. Para uso basico do basico nao precisa ser um i3, ate um g1820 serve muito bem, mas tem que ser com ssd. Uma coisa que eu nao indico é comprar pc com HD.  Nao tem como montar mesmo o pc? vale muito montar pois daí você escolhe o que quer como SSD.@c3sar_bf

     

    Editei para acrescentar  uma sugestão de orçamento:

     

    or_amento_27_11_16_pc_basico.jpg

     

    Para diminuir custos, pode também aproveitar o gabinete do PC atual, comprar rememoria um pouco mais baratas no ML e optar por fonte mais barata genérica. A vista fica um preço bem atraente. Observação, considerar se 120gb é o suficiente para o uso, caso não poderá optar por um SSD de 240gb. Pode-se também aproveitar o hd atual para apenas armazenar arquivos.

    • Curtir 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...