Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raian2

Membro Pleno
  • Posts

    44
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

21
  1. Adquirido! Já havia comprado a versão anterior, impressa. Mas lá em casa "ninguém pega ou mexe nessas coisas" e o livro sumiu kkk. Mas é um excelente livro, consegue ser bastante didático e não se pega a fórmulas complexas. Pra quem tá na faculdade, sabe na prática mas tem dificuldade com as contas (meu caso) é um excelente livro!
  2. Entendi! O 494 é meio abusado no começo pra entender o funcionamento dele, briguei bastante aqui! Quanto aos componentes, normalmente eu conseguia através de sucatas de nobreak, principalmente os MOSFETs. Nobreaks mais antigos usam o sg3525 junto com uma PIC. A parte que tive mais problemas aqui era realmente com o acionamento do Mosfet, a parte do driver especificamente. O indutor eu fiz alguns cálculos e me deu uma certa noção da quantidade de espiras, mas a quantidade ideal eu consegui no chute mesmo rsr (no meu caso 3 ou 4 espiras de não me engano). Sei que deu certo depois que resolvi o problema do Mosfet. Pode acontecer que a quantidade de espiras na saída do transformador esteja insuficiente para conseguir manter a regulação com uma carga maior. Por exemplo, se você quer 150v de saída, enrrole o secundário do transformador para uns 250v +/-. Isso abre espaço para o 494 trabalhar com pulsos pwm menores para manter os 150v de saída. Se você já deixa o transformador setado para 150v o 494 já inicia o ciclo pwm próximo de 100% e fica sem ter como corrigir a tensão. Também não tenho muito conhecimento em eletrônica, principalmente com inversores, mas aprendi bastante nesse projeto também. Nesse projeto eu uso 2 inversores. Um que abaixa de 17~14v para 13.5 e um que eleva para 19v. Esses 17 a 14v vem de um painel solar de 60w. Um dos inversores (o mais "problemático", o abaixador de tensão) vai ligado em uma bateria de 45ah. E tive mais problemas em abaixar a tensão do que elevar. Ainda tenho problemas com esse inversor abaixador. Certamente devo tirar o indutor e colocar um transformador. Só não tive tempo ainda de estudar essa mudança, de como fazer o conversor DC DC isolado, não que eu necessite de isolamento, mas creio que com a oscilação do painel solar, nessa configuração devo conseguir mais potência de saída.
  3. @GuilhermeGB O circuito que está utilizando ainda é o da postagem de 11/05/2020? Se for, tente colocar um drive desses para cada um dos mosfets (q3 e q4) com o circuito em anexo: Talvez o maior rendimento se deva por conta da capacitância no gate do irf640, creio que deve ser menor do que a do irfz44n. Aqui consegui montar um inversor de 12 para 19v para alimentar uma placa-mãe com processador celeron 847n. Uso como servidor de rede em casa, e já está a mais 3 meses ligado sem apresentar problemas. Funcionou sem precisar de ventilação forçada, dentro de uma caixa de fonte atx.
  4. Sei que o tópico é antigo, mas alguém tem o arquivo de download da samsung UN40J5200AG? A minha está travada na tela de configuração inicial, desligando, e não responde os comandos do controle remoto
  5. @GuilhermeGB Por nada! Estamos aqui para ajudar! Quanto ao capacitor ao menos em minha interpretação é para o simples bloqueio de dc, entretanto o seu valor e o do resistor não são escolhidos aleatoriamente, pois leva-se em consideração a frequência de operação do circuito. Creio que sem esse capacitor ocorra uma histerese no amplificador operacional dos terminais 1 e 2, ao menos foi o que aconteceu comigo em alguns testes. Eu não conseguia deixar a tensão do pino 1 exatamente igual ao pino 2. A tensão variava alguns milivolts, hora pra cima, hora para baixo, sempre que eu tentava igualar a tensão dos terminais.
  6. @GuilhermeGB Não sei se dará certo, mas põe um resistor de valor maior entre o pino 2 e 3. (ainda não entendi direito como funciona essa parte do feedback do CI). Em alguns esquemas eu vejo um capacitor ceramico (10n, 4,7n) em serie com o resistor que vai no pino 3. Faça um teste também adicionando um capacitor de 4.7Uf entre o pino 3 e o negativo do CI. Comigo ocorria um ruido ao fazer controle de corrente, e colocando esse capacitor resolveu!
  7. O meu montei na base da aranha mesmo e funcionou, mas tava tão feio e confuso que resolvi fazer uma pci. Nas fotos abaixo da pra ver a bagunça rsrs. No meu caso são dois inversores, um de 13,8v para 19v e outro de 18v para 13,8v. Tive mais problemas em abaixar a tensão do que elevar, justamente por conta do acionamento do mosfet! Demorei a entender que esses carinhas são bem diferente dos transistores no que tange ao acionamento. Sugiro que baseie-se no circuito que vou anexar, que é o do datasheet do fabricante do TL. Qual é a tensão que está colocando na entrada do transformador? Uma Sugestão também seria usar um potenciômetro para ajustar a tensão de saída. Quando estava começando a fazer aqui, estava calculando com base em resistores. Mas a potencia disponível variava conforme a tensão que eu ajustava (problemas de acionamento do mosfet, núcleo inadequado, quantidade de espiras inadequadas). Quando baixava a tensão de saída, o circuito funcionava melhor. Depois de funcionando corretamente, você pode voltar a calcular os resistores e colocar no lugar novamente.
  8. @GuilhermeGB Também estou começando agora nessa parte de fonte chaveada. Mas quando limitou a tensão em 220v provavelmente o TL494 ja deve estar trabalhando com o máximo ciclo ativo, sem margens para que os pulsos possam "crescer". Nos testes de um inversor de 18 para 13,8v que montei aqui, precisei fazer a realimentação por meio de um fotoacoplador. O lado do transistor do fotoaclopador liguei entre o os 5v de referencia que o CI fonece e o terminal 1. E entre o terminal 1 e o terra, coloquei um resistor salvo engano foi 270r. A saída do trafo também deve ser um pouco maior que a tensão de saída desejada, creio que pelo menos uns 50% para que o Ci consiga ter certa folga. No meu inversor aqui, quando em carga a tensão costuma baixar 0,2v e permanece estável nisso (Se eu colocar mais carga a tensão não cai, por exemplo sem carga=13,8v, com carga de 1a = 13,6v, com carga de 3a = 13,6v), tanto no que eu montei quanto numa fonte atx que eu alterei (que também usa o TL494). No meu caso, essa pequena queda de tensão torna-se de certa forma prejudicial por que tenho um limite um tanto estreito de tensão (Preciso da tensão em 13,5v com carga ou não)
  9. Esse KR75l provavelmente não é um mosfet e sim o tiristor que liga e desliga o fusor! O mais comum nessa fonte é estourar o capacitor, queimar o fusível e o mosfet.
  10. Olá, boa tarde! Consegui solucionar o problema. Andei pesquisando em alguns sites e encontrei a solução. Eu sabia a solução seria adicionar um capacitor, só não sabia onde. Com as informações do site https://320volt.com/en/akim-voltaj-ayarli-atx-smps-guc-kaynagi-modifiye/. Vi que foi colocado um capacitor de 4.7uF entre o pino 3 e o terra do CI, solucionando o problema. Inclusive lá no site tem as formas de onda antes e depois de adicionar o capacitor. O circuito base que estou usando é esse em anexo. Peguei uma fonte ATX, isolei os terminais 1e 2,15 e 16 do CI para controlar a tensão e a corrente. O capacitor está em Azul, na segunda imagem em anexo. Com a adição do capacitor, ao menos em minhas aferições, a fonte se mostrou mais eficiente, e aqueceu menos.
  11. Desculpas ao ressuscitar o tópico, mas estou com o mesmo problema aqui. Quando o TL começa a limitar a corrente, um apito surge na fonte. Sei que deve ter como resolver isso, pois o fabricante não ia desenvolver um CI que "gritasse" ao ativar suas proteções. Já adicionei capacitores, um resistor em serie com o terminal do ci, e um capacitor jogando no terra mas nada resolve! Mais alguém ai passou por esse problema e conseguiu resolver? Obrigado!
  12. Boa noite! Você ja efetuou o procedimento acima?
  13. Isso já aconteceu bastante comigo! Lembro que tinha que pegar um secador de cabelos, para aquecer a fonte por uns 30s para que conseguisse partir! Batava o tempo esfriar para ela só "pegar no tombo" rsrs. Olha que na época o pc era modesto: HD80 IDE, processador Celeron D315 de 2,13GHz e 512MB de ram e um gravador de cd e outro de DVD. Mas isso não durou muito: Tratei logo de dar uma reforçada nela e realizar algumas melhorias com adição de componentes que faltavam, resolvendo assim o problema da dificuldade de ligar quando fria (eram os capacitores do primário, rotulados em 330uF e na verdade eram de 180uF), até poder comprar uma seasonic de 520w, testada e recomendada aqui pelo site! Foi o único modelo dentre os testados no site que encontrei a venda na época aqui, junto com o meu fornecedor!
  14. Olá amigos boa tarde! sei que o tópico já e antigo mas aqui eu conseguir solucionar, e minha resposta poderá ajudar os demais. O notebook foi um LG S430. Entrei pelo modo de segurança e na pasta arquivos de programas eu renomeei a pasta da intel que possuía o conteúdo do bluetooth para intel.old. Em seguida fui na pasta do Windows\system32\drivers e apaguei o arquivo amppal.sys. Após isso reiniciei o note e ele funcionou normalmente!
  15. Uma forma de você testar a fonte Lívia, é você desconectar todos os fios que vão ligados na placa-mãe e nos drivers. Em seguida, com um pedaço de fio, junte os fios verde com qualquer um preto que a fonte deve ligar. Caso ela não ligue, provavelmente estará com defeito! Porém mesmo que ela ligue ainda assim não é possível diagnosticar se a fonte está realmente boa, pois ela poderá está apresentando tensões abaixo do normal e também elevados índices de ruído, tornando as suas tensões de saída "sujas". Pelo link da fonte que enviou, já dá pra perceber que ela não é nada boa!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...