Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raian2

Membros Plenos
  • Total de itens

    41
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

15

Sobre Raian2

  • Data de Nascimento 13/06/1992 (28 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Valença - Ba
  1. @GuilhermeGB Por nada! Estamos aqui para ajudar! Quanto ao capacitor ao menos em minha interpretação é para o simples bloqueio de dc, entretanto o seu valor e o do resistor não são escolhidos aleatoriamente, pois leva-se em consideração a frequência de operação do circuito. Creio que sem esse capacitor ocorra uma histerese no amplificador operacional dos terminais 1 e 2, ao menos foi o que aconteceu comigo em alguns testes. Eu não conseguia deixar a tensão do pino 1 exatamente igual ao pino 2. A tensão variava alguns milivolts, hora pra cima, hora para baixo, sempre que eu tentava igualar a tensão dos terminais.
  2. @GuilhermeGB Não sei se dará certo, mas põe um resistor de valor maior entre o pino 2 e 3. (ainda não entendi direito como funciona essa parte do feedback do CI). Em alguns esquemas eu vejo um capacitor ceramico (10n, 4,7n) em serie com o resistor que vai no pino 3. Faça um teste também adicionando um capacitor de 4.7Uf entre o pino 3 e o negativo do CI. Comigo ocorria um ruido ao fazer controle de corrente, e colocando esse capacitor resolveu!
  3. O meu montei na base da aranha mesmo e funcionou, mas tava tão feio e confuso que resolvi fazer uma pci. Nas fotos abaixo da pra ver a bagunça rsrs. No meu caso são dois inversores, um de 13,8v para 19v e outro de 18v para 13,8v. Tive mais problemas em abaixar a tensão do que elevar, justamente por conta do acionamento do mosfet! Demorei a entender que esses carinhas são bem diferente dos transistores no que tange ao acionamento. Sugiro que baseie-se no circuito que vou anexar, que é o do datasheet do fabricante do TL. Qual é a tensão que está colocando na entrada do transformador? Uma Sugestão também seria usar um potenciômetro para ajustar a tensão de saída. Quando estava começando a fazer aqui, estava calculando com base em resistores. Mas a potencia disponível variava conforme a tensão que eu ajustava (problemas de acionamento do mosfet, núcleo inadequado, quantidade de espiras inadequadas). Quando baixava a tensão de saída, o circuito funcionava melhor. Depois de funcionando corretamente, você pode voltar a calcular os resistores e colocar no lugar novamente.
  4. @GuilhermeGB Também estou começando agora nessa parte de fonte chaveada. Mas quando limitou a tensão em 220v provavelmente o TL494 ja deve estar trabalhando com o máximo ciclo ativo, sem margens para que os pulsos possam "crescer". Nos testes de um inversor de 18 para 13,8v que montei aqui, precisei fazer a realimentação por meio de um fotoacoplador. O lado do transistor do fotoaclopador liguei entre o os 5v de referencia que o CI fonece e o terminal 1. E entre o terminal 1 e o terra, coloquei um resistor salvo engano foi 270r. A saída do trafo também deve ser um pouco maior que a tensão de saída desejada, creio que pelo menos uns 50% para que o Ci consiga ter certa folga. No meu inversor aqui, quando em carga a tensão costuma baixar 0,2v e permanece estável nisso (Se eu colocar mais carga a tensão não cai, por exemplo sem carga=13,8v, com carga de 1a = 13,6v, com carga de 3a = 13,6v), tanto no que eu montei quanto numa fonte atx que eu alterei (que também usa o TL494). No meu caso, essa pequena queda de tensão torna-se de certa forma prejudicial por que tenho um limite um tanto estreito de tensão (Preciso da tensão em 13,5v com carga ou não)
  5. Esse KR75l provavelmente não é um mosfet e sim o tiristor que liga e desliga o fusor! O mais comum nessa fonte é estourar o capacitor, queimar o fusível e o mosfet.
  6. Olá, boa tarde! Consegui solucionar o problema. Andei pesquisando em alguns sites e encontrei a solução. Eu sabia a solução seria adicionar um capacitor, só não sabia onde. Com as informações do site https://320volt.com/en/akim-voltaj-ayarli-atx-smps-guc-kaynagi-modifiye/. Vi que foi colocado um capacitor de 4.7uF entre o pino 3 e o terra do CI, solucionando o problema. Inclusive lá no site tem as formas de onda antes e depois de adicionar o capacitor. O circuito base que estou usando é esse em anexo. Peguei uma fonte ATX, isolei os terminais 1e 2,15 e 16 do CI para controlar a tensão e a corrente. O capacitor está em Azul, na segunda imagem em anexo. Com a adição do capacitor, ao menos em minhas aferições, a fonte se mostrou mais eficiente, e aqueceu menos.
  7. Desculpas ao ressuscitar o tópico, mas estou com o mesmo problema aqui. Quando o TL começa a limitar a corrente, um apito surge na fonte. Sei que deve ter como resolver isso, pois o fabricante não ia desenvolver um CI que "gritasse" ao ativar suas proteções. Já adicionei capacitores, um resistor em serie com o terminal do ci, e um capacitor jogando no terra mas nada resolve! Mais alguém ai passou por esse problema e conseguiu resolver? Obrigado!
  8. Boa noite! Você ja efetuou o procedimento acima?
  9. Isso já aconteceu bastante comigo! Lembro que tinha que pegar um secador de cabelos, para aquecer a fonte por uns 30s para que conseguisse partir! Batava o tempo esfriar para ela só "pegar no tombo" rsrs. Olha que na época o pc era modesto: HD80 IDE, processador Celeron D315 de 2,13GHz e 512MB de ram e um gravador de cd e outro de DVD. Mas isso não durou muito: Tratei logo de dar uma reforçada nela e realizar algumas melhorias com adição de componentes que faltavam, resolvendo assim o problema da dificuldade de ligar quando fria (eram os capacitores do primário, rotulados em 330uF e na verdade eram de 180uF), até poder comprar uma seasonic de 520w, testada e recomendada aqui pelo site! Foi o único modelo dentre os testados no site que encontrei a venda na época aqui, junto com o meu fornecedor!
  10. Olá amigos boa tarde! sei que o tópico já e antigo mas aqui eu conseguir solucionar, e minha resposta poderá ajudar os demais. O notebook foi um LG S430. Entrei pelo modo de segurança e na pasta arquivos de programas eu renomeei a pasta da intel que possuía o conteúdo do bluetooth para intel.old. Em seguida fui na pasta do Windows\system32\drivers e apaguei o arquivo amppal.sys. Após isso reiniciei o note e ele funcionou normalmente!
  11. Uma forma de você testar a fonte Lívia, é você desconectar todos os fios que vão ligados na placa-mãe e nos drivers. Em seguida, com um pedaço de fio, junte os fios verde com qualquer um preto que a fonte deve ligar. Caso ela não ligue, provavelmente estará com defeito! Porém mesmo que ela ligue ainda assim não é possível diagnosticar se a fonte está realmente boa, pois ela poderá está apresentando tensões abaixo do normal e também elevados índices de ruído, tornando as suas tensões de saída "sujas". Pelo link da fonte que enviou, já dá pra perceber que ela não é nada boa!
  12. Olá amigo boa tarde! O TIP41 / TIP42 possui características muito semelhantes, da uma olhada depois!
  13. Tranquilo! Acontece! Precisando é só falar!
  14. Olá amigo, boa noite! normalmente o fato dos coolers girarem e pararem significa que alguma proteção da fonte foi acionada, mas cada caso é um caso. Veja se não conectou nada errado, se nenhum conector esta encostando no gabinete. Caso esteja tudo OK, pode ser algum curto na placa mãe. Normalmente o teste que faço é desconectar o cabo ATX e ligar a placa e ver se os ventiladores giram normalmente (coisa de 1 ou 2 segundos) e desligo. Caso girem é provável que o defeito esteja na placa mãe, se não, provavelmente estará na fonte (o que não descarta a hipótese do defeito estar localizado na placa).
  15. Beleza isaquepc! Nesse caso é o melhor a ser feito, já que ainda esta na garantia! Precisando é só falar! Creio que realmente pode ser problema físico na placa! A Intel agora que se vire rsrsr!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!