Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pincipi

Membro VIP
  • Posts

    2.066
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Pincipi em Posso usar este carregador? foi marcado como solução   
    Eu sei um conceito básico sobre carregadores de celular (originais). Quando são rápidos ou inteligentes, caracterizados por vir escrito várias tensões de saída, podem ser usados em telefones comuns ou em telefones de carga rápida, no telefone comum ele vai fornecer a carga normal porque não existe uma comunicação com o aparelho e no caso do aparelho inteligente ocorre a comunicação e o celular envia a informação para o carregador dar a carga mais rápida.
    Se o cabo utilizado estiver com defeito ou não ter a parte de comunicação de dados, esta falta de comunicação sempre vai fazer com que a carga seja normal.
    Agora na parte prática com celulares Samsung da minha esposa, toda vez que ela usou carregador não original a bateria estufou. Já com celulares Samsung do resto da família nunca tiveram problema algum com carregadores não originais.
    Na teoria pode usar normal mas, na prática... ...só Deus sabe.
  2. O post de Pincipi em Como é o ícone de 5G na tela do Motorola G84(XT2347-1)? Operadora Vivo. foi marcado como solução   
    Fui em outra loja Vivo e disseram que o "V o LTE" é do Wattsapp e confirmaram a mesma versão do Chip 4G funcionar igual ao 5G e ser totalmente desnecessário comprar um chip novo 5G porque daria na mesma e iria mostrar o mesmo ícone no aparelho, sendo que nesta loja o Chip custa R$ 15,00.
    Eu não sei se é mania de não acreditar em tudo que se ouve por ai ou se as diferentes versões fornecidas não bateram e resolvi pagar para ver comprando um Chip novo em outra loja por R$ 13,00. 
    Ai ficou assim o ícone do Chip 4G desativado:

    Aproveitando, a estampa que vem no Chip 4G:

    E agora o Chip novo 5G com a seguinte estampa:

    E o teste dele funcionando no mesmo lugar com o mesmo aparelho:

    Comparado ao teste anterior do Chip 4G funcionando em 5G eu diria que teve muita diferença sim e que de jeito nenhum é a mesma coisa.
    Chegando finalmente à conclusão ou resolução do post de como é o ícone do 5G na tela do G84:

    Isso é o que podemos chamar de 5G puro.
    O detalhe é que a inscrição do 5G aparece em negrito quando usa o Chip 5G e quando usa o Chip 4G a inscrição 5G aparece em cinza ou só 4G+ como mostrado nas imagens mais acima.
    Tentaram me enganar mas, não conseguiram.
     
  3. O post de Pincipi em SSD com erro 0x800701B1 mesmo conectado via sata 3 foi marcado como solução   
    Tem que abrir o SSD e olhar o que está escrito nos CI.
    No link acima (anatomia do SSD falso) mostra como.
    Também pode tentar tirar uma foto legível e ai o pessoal daqui tenta identificar, isso se não der o azar da identificação da controladora ter sido raspada.
     
  4. O post de Pincipi em Não é possível acessar este item porque ele viola nossos termos de serviço foi marcado como solução   
    A empresa resolveu e o formulário voltou a funcionar sem dar a mensagem de erro.
    As pessoas que conseguiram entrar em contato disseram que informaram que o sistema estava com instabilidade sem previsão de retorno.
    De fato a solução não compete ao usuário.
  5. O post de Pincipi em Como remover pinos do conector de bateria de notebook para usar em projeto foi marcado como solução   
    Acabei usando a ideia de abrir parte do terminal e encaixar o pino e dar uma leve apertada antes da solda. Ficou assim:

    Mantive a ponta original e o pino ficou a 90 graus, desta forma posso usar o mesmo cabo para encaixar no terminal da bateria e também encaixar no plug fêmea:

    A principio eu não vi necessidade de isolar o ponto de solda mas, quando fiz os encaixes de teste percebi que estavam perigosamente muito perto um do outro e poderiam dar algum curto eventual, sem contar que daria outro aspecto ao cabo.
    As capas pretas originais são muito grossas a ponto de não conseguir encaixar um cabo ao lado do outro então, restou a opção de usar fita isolante ou durex como vedação e ainda com mais duas funções, a primeira para servir de "pega", ficando mais fácil segurar, encaixar e soltar; a segunda função é servir de etiqueta de identificação.
    Fazendo um sanduíche com um furo para passar o terminal igual fiz abaixo com uma fita isolante branca e uma etiqueta colada em cima:

    Eu também poderia usar fitas isolantes de cores diferentes, sendo que, no caso de uso do durex, duas camadas dele seriam tão grossas como a fita isolante e entre elas pode colocar um pedaço de papel com a identificação desejada.
    Meu objetivo foi alcançado, agora é só me divertir com a nova função.
  6. O post de Pincipi em Dell Erro 0141 - No Hard Drive detected foi marcado como solução   
    Tem uma grande chance de ser defeito apenas no HDD.
    Se colocar outro HDD ou SSD e for reconhecido permitindo instalar o sistema, é quase certeza de que o defeito está no HDD original e para confirmar teste ele em outra máquina e se não for reconhecido é porque é ele mesmo mas, se for reconhecido e passar no teste de integridade, significa que apenas o sistema corrompeu, bastando formatar de novo para voltar ao normal.
    Quanto aos dados que estão gravados nele, vai depender da condição de saúde dele, se estiver saudável dá para recuperar antes de formatar e se não estiver saudável talvez apenas uma empresa de recuperação de dados resolva.
  7. O post de Pincipi em Cadê o utilitário de administração de token do Windows 11? foi marcado como solução   
    A solução está simplesmente em reinstalar o certificado conforme as instruções da sua certificadora e milagrosamente o administrador de Token volta a aparecer no resultado da barra de pesquisa do Windows 11.

  8. O post de Pincipi em Programa para saber se um SSD 2TB é falso? foi marcado como solução   
    Não procede, a adulteração faz com que seja permitido a gravação de tudo que quiser, sem nenhuma mensagem de erro, o problema só é detectado depois quando tenta ler o que foi gravado e não consegue, só vai conseguir ler apenas os primeiros arquivos que ocuparam o espaço verdadeiro, todo o resto é perdido, mesmo aparecendo no diretório que está lá.
    Pela foto é mesmo um genérico e o pior é que foi adulterado para mostrar que tem 2TB.
    A principio trata-se de lixo eletrônico mas, caso queira perder um tempo com ele na esperança de desfazer a adulteração e usá-lo normalmente com a sua real capacidade, tem que abrir a caixa de plástico com uma espátula, a tampa é de encaixar, com ele aberto tentar identificar a controladora e a memória, de posse destes dados pesquisar na internet por soluções que possam recuperar o SSD. Não é algo fácil de se fazer.
  9. O post de Pincipi em Microfone baixo apenas no Notebook foi marcado como solução   
    Tem que dar uma olhada no padrão do tipo de conector, tanto do fone como do notebook. Tem do tipo em que os pinos do microfone e dos alto-falantes são separados ou tem apenas uma divisão interna e tem os pinos com duas divisões internas.

    Se não me engano, quando só tem uma entrada, a pinagem é dupla, tanto para o microfone como para o alto-falante.
    Na época do Win95\98 tinha um esquema na tela que mostrava quando estava usando os internos ou os externos, hoje em dia é tudo diferente e não sei como descrever.
    Ainda tem o detalhe do pino não entrar todo dentro do buraco ou conector, quando o pino entra, ele fisicamente desconecta o fio do microfone interno e habilita o fio do microfone externo. Pode ser um mau contato na pinagem.
  10. O post de Pincipi em TODOS discos rígidos JÁ TESTADOS NA MÁQUINA TRAVAM E FICAM 100% SSD TAMBÉM foi marcado como solução   
    A fonte não é bem vista pelo pessoal aqui do fórum:
    Seria uma boa testar com a a outra fonte e ver se o problema some, ai com certeza é culpa da fonte e se o problema persistir não é a fonte, é outra coisa como placa-mãe, processador memória.
     
  11. O post de Pincipi em Notebook não liga e fica tela azul foi marcado como solução   
    Significa que deu erro de instalação e o sistema não consegue subir mais.
    Se houver algum arquivo importante, deve antes de tudo salvar ele em outra máquina.
    Uma das alternativas seria tentar restaurar o sistema pelas opções de inicialização. Para mim é extremamente difícil já que em toda a minha vida apenas uma ou duas vezes deu certo.
    Outra mais fácil seria formatar ou instalar o SO novamente. Para mim é mais fácil, para outros usuários não, porque envolve reinstalar os drivers e todos os programas usados.
    Qualquer tentativa de restauração do sistema envolve eventual perda de dados.
    .
  12. O post de Pincipi em Upgrade de placa-mãe Dell Inspiron N4050 foi marcado como solução   
    Eu comprei uma placa-mãe nova para o meu N4050, sem me preocupar em escolher a mesma configuração, simplesmente peguei a mais barata porque tinha um coprocessador e está funcionando muito bem, comparado a um velho tanque de guerra restaurado, passa em qualquer terreno e manda bala:
     
  13. O post de Pincipi em Teoria e prática do cabo Y para unir duas baterias da Shineray SHE em paralelo foi marcado como solução   
    Consegui falar com alguém que trabalhou num projeto de unir estas duas baterias e ele aprovou o cabo paralelizador ou balanceador do Ali com uma ressalva no carregamento; que as baterias devem ser carregadas em separado para se proteger o carregador.
    Toda a teoria e prática em resumo é o seguinte:
    1-Tem que evitar que uma bateria veja a outra, no caso o diodo faz o serviço.
    Ele desenhou um esquema no estilo mostrado pelo vendedor e demonstrou que ao se unir uma bateria na outra com o cabo Y direto causa as seguintes situações; a bateria 1 vai enviar energia para o motor e também para a bateria 2 causando calor e perda de eficiência, isso explica porque com duas baterias a minha SHE-S sobe a ladeira a 24 Km/h com duas baterias e com apenas uma sobe a 36 Km/h.
    2-Não se sabe todos os parâmetros da BMS porque os fabricantes não forneceram as especificações.
    O projeto não seguiu adiante porque não encontraram um meio de ajustar o regulador de tensão ou usar um microcomparador.
    Sabe-se que a BMS da SHE-S limita a entrada de carga em 15A e limita a descarga em 85A e que tecnicamente tudo funciona a não ser que um pico de saída estrague o modulo/motor.
    Na prática uma bateria com a BMS defeituosa estava permitindo a saída deste pico e queimando os módulos, com ela separada o evento não ocorreu mais.
    Outro evento que ocorreu na prática foi acelerar para subir a ladeira enquanto o veículo se deslocava para trás, neste caso em específico se somou a energia mandada pela controladora com a energia gerada pelo motor no modo de gerador, esta soma ultrapassou o limite dos mosfets e fumaçou.
    Fato análogo ocorre com um guindaste que não aguenta o peso e o operador continua mandando energia para subir e o motor gira ao contrário por conta de não aguentar o peso.
    Mais especificamente sobre a ressalva no processo de carregamento, nos testes as células de LIFePo4 incharam com cargas acima de 12A.
    O recomendando é uma carga lenta de 5A, desta forma as células vão durar todos os ciclos esperados e cada bateria carregada individualmente pois, se usar um carregador mais forte, como por exemplo o da Watts que tem 12 A, na teoria enquanto as duas baterias estiverem carregando irão 6A para cada uma e no momento em que a BMS de uma cortar a carga, a outra vai sofrer o pico de tensão, passando a receber de 6A para os 12A, numa paulada só.
    E se usar o original de 5A para carregar as duas ao mesmo tempo também vai estressar o carregador que vai trabalhar por mais de oito horas seguidas.
    Este surto inicial não é visto por nós mas, o carregador sente e pode ser que ali na hora ele não queime mas, com o uso constante destes surtos ele vai apresentar problemas no regulador de tensão e no comparador de tensão.
    Cada bateria custa R$ 6.000,00 e cada carregador custa R$ 900,00. O cabo está em torno de R$ 400,00.
    Segundo ele a opção do cabo paralelizador de 120A é um exagero para usar na SHE-S e a opção de 80A é a mais adequada.
    Todo o assunto envolve a lei de Ohm;
    P=VXI ou I= P/V, no caso em questão são 60V na bateria, 2000W no motor trabalhando em 33A. Esta é uma conta matemática em que  equipamento vai durar por muito tempo, todos os seu componentes viverão dentro da expectativa.
    Os Chineses montaram a moto dentro desta conta e qualquer coisa que nós modificarmos, vai acabar na mudança da conta e uma ou outra parte da moto vai ter a vida útil reduzida.
    Tudo no mundo tem o seu limite de uso e quando se fala em condição nominal de uso não existe um estresse mas, quando se ultrapassa o limite de uso em 10X da condição nominal existe o estresse, a tendência é estragar o componente a curto ou longo prazo entretanto, quando se ultrapassa em 100X a condição nominal o limite entra no destrutivo.
    Tendo em vista o exposto, a condição nominal de uso é a moto sem o cabo Y emendando as baterias, seja ele o direto ou o paralelizador.
    Quando se usa o Y paralelizador na descarga se mantém a condição nominal mas, quando se usa na recarga, entra na condição de estresse e quando de usa o Y direto, tanto na descarga como na carga está presente a condição de estresse.
    Nesta condição de estresse um ou outro componente vai mudar o comportamento, ou vai permitir menos corrente ou permitir mais corrente e é nessa hora que outro componente passa a entrar também na condição de estresse.
    Esse assunto é muito abstrato para mim e confesso que não entendi muito bem, espero que tenha transmitido a mensagem e que você não tenha algum prejuízo ao usar seu cabo Y.
     
  14. O post de Pincipi em Vale a pena trabalhar com conserto e reparação de notebook foi marcado como solução   
    Nunca vi uma assistência técnica falir e tem uma coisa que ninguém fala quando está vendendo o curso de manutenção em notebook; quem não tem competência vira um simples trocador de peças.
    Igual comparar quem se formou em direito, apenas uma parte consegue passar no exame da OAB e exercer advocacia.
    Qualquer um consegue fazer um diagnóstico e chegar na peça ou parte defeituosa e muitos poucos conseguem reparar a peça.
    Na parte de software quem sabe conserta e quem não sabe formata.
  15. O post de Pincipi em Bateria AS10D51 do Acer defeitos e curiosidades foi marcado como solução   
    As coisas mudam e não é que achei a solução:
    Agora só falta achar um jeito de fazer o reset sem utilizar este equipamento muito caro. Se eu tivesse uma tonelada de baterias usadas até compensava comprar um destes.
    No estilo de outros vídeos:
    https://youtu.be/bnLq-hlduMc
    Apenas fazendo um curto circuito entre o positivo da bateria e o positivo da BMS :
     
  16. O post de Pincipi em Não consigo ligar o notebook HP G42. foi marcado como solução   
    Sim e não.
    A maior probabilidade é problema de solda BGA que acontece muito nestes HP como pode ser apenas uma leve oxidação em alguma parte como no conector de memória.
    Só abrindo ele para diagnosticar.
  17. O post de Pincipi em Falta de aterramento, condutividade e mau-contato na carcaça de lanterna de LED foi marcado como solução   
    Ficou assim; eu desmontei tudo, completamente até o interruptor, menos as soldas das molas e do LED.
    Comecei do zero.
    Testei cada componente individualmente e tudo Ok.
    Testei cada junção separadamente com garras jacaré e tudo Ok.
    Porém quando juntava a terceira junção dava perda de continuidade. Explicando melhor, parte 1 cabeça com LED, parte 2 corpo com bateria e parte 3 ponta com interruptor. Parte 1 com parte 2 Ok, parte 2 com parte 3 OK. Parte 1 com parte 2 com parte 3 não liga.
    Desisti da ideia de descobrir onde estava ocorrendo o defeito, estou com muitos projetos ao mesmo tempo e preciso dela funcionando para iluminar.
    Perdi a paciência e passei a broca em todos os pontos de contato, inclusive as pontas das molas, usei uma escova de metal  nas roscas, limpei com pano, passei graxa de silicone apenas nos anéis de vedação, os de borracha, remontei e ela funcionou sem falhas, sem mau contato e necessidade de bater para dar contato.
    Nunca saberei qual foi exatamente o ponto de contato que dava defeito.
    Revisão de 20 anos está completa e agora segue a observação para ver quando vai voltar dar mau contato.
     
  18. O post de Pincipi em KB5025298 do Win11 mata a janela do Web Signer no Edge foi marcado como solução   
    Na Microsoft eu consegui abrir uma consulta, já o suporte do Tribunal respondeu em três minutos com a solução (Eu levei mais de uma hora brigando com o sistema para registrar o chamado):
    Antes de seguir com o procedimento, deixe apenas um certificado digital válido espetado no computador, remova os demais.

    No meu caso este passo inicial ficou assim:

    Continuando:

    Ai minha tela ficou assim:

    A próxima fase:

    E na minha tela apareceu assim:

    Ufa! Deu certo! Agora exibe a tela da senha e só tem um porém, se apenas digitar não acontece nada, necessariamente tem que clicar em cima do retângulo com o cursor piscante e ai sim digitar a senha e depois clicar em OK.
    Agradecimentos ao suporte!
  19. O post de Pincipi em SSD em 100% de uso foi marcado como solução   
    A análise tem que ser por partes, para ir criando um quadro principal:
    1- Saber se o Kingston é falso ou não, se for falso fica em pé de igualdade com o Goldenfir porque ambos são de origem Chinesa e de qualidade aproximada, se bem que muitos usuários não gostam do Kingston e o consideram igual ao Chinês de baixa qualidade. Uma vez estabelecido que não é hardware, podemos passar para o software:
    1- A maioria dos casos é atualização em andamento mas, pode ser alguma outra tarefa em atividade e uma vez excluída a atualização, podemos partir para a análise do gerenciador de tarefas e tentar descobrir qual é o programa ou quais são os programas que mais estão consumindo.
    Não tenha medo de comprar outro SSD, é muito bom e até maravilho ter um ou outro SSD de reserva pronto para uso, quando você menos espera pode estar precisando de um como por exemplo agora nesta situação, se o terceiro SSD desse também 100% de uso, com certeza não é algo com o hardware.
  20. O post de Pincipi em Os fios conectados a minha placa de wifi se soltaram, e não sei como conecta-los foi marcado como solução   
    É disto que estamos falando?

    Seriam os conectores soltos? Como no destaque em verde.
    Se for este o caso:
    Para que serviam esses dois fios na placa Wi-Fi?
    -Servem para ligar a placa às antenas, desta forma o sinal captado pelas antenas vai até a placa e vice versa.
    Posso conectar de novo ou eles quebraram?
    -Se apenas desencaixou como na imagem acima, pode conectar que tudo volta a funcionar normalmente.
    O encaixe é por pressão, basta alinhar direitinho e apertar que os plugs se prendem.
    Pela descrição de como se soltaram, tudo leva a crer que não quebraram ou se romperam, se não conseguir encaixar de novo ou se após encaixar o sinal permanecer fraco é porque quebraram ou se romperam.
    Como isso afeta o desempenho de meu notebook?
    -Se estiver muito próximo ao roteador Wifi nem vai notar uma perda de velocidade ou incapacidade de conexão mas, se estiver longe ou com barreiras no caminho como paredes, não vai conseguir conectar ou vai funcionar muito lentamente.
     
  21. O post de Pincipi em SSD KingSpec com 100% de uso foi marcado como solução   
    Eu demonizo o Kingspec:
    Se você tiver outro SSD de outra marca faça a experiência e veja se aparece o mesmo problema, se não aparecer significa que deve descartar este Kingspec e assinar um termo de compromisso de boa conduta se comprometendo a nunca mais comprar SSD da China.
  22. O post de Pincipi em Notebook com tela preta na inicialização e com suspensão problemática foi marcado como solução   
    Eu não conheço este notebook e pode ser que ele não tenha uma bateria para CMOS ou que ela esteja com defeito.
    Pela descrição, tudo leva a crer que quando colocar uma bateria nova todos os problemas sumirão.
    Enquanto a bateria nova não chega, existe uma pseudo solução sem noção, ou em outras palavras "por sua conta e risco";
    - Furar a(s) célula(s) estufada(s) com uma agulha.
    O procedimento é assim:
    Primeiro identifica qual é o lado que fica para cima quando o notebook está em uso.
    Depois checa se tem apenas um adesivo cobrindo a célula ou se tem uma capa plástica.
    O objetivo de furar em cima é tentar minimizar algum eventual vazamento de ácido.
    Se for com capa de plástico tem que remover parte dela, com estilete ou alicate, se for só um adesivo, procure a parte mais elevada para furar meio que de lado, de modo a evitar que a agulha atinja a parte interna da célula.
    Tanto o estilete como o alicate como a agulha podem além de perfurar a proteção externa, atingir os componentes internos e iniciar um processo de curto circuito com aquecimento e principio de incêndio.
    Feito o furo ou rasgo, a pressão interna é aliviada e podemos pressionar a capa para deixar a bateria esbelta novamente.
    Tem gente que deixa como está e já põe de volta no notebook.
    Eu gosto de fazer um curativo estilo band aid ou com algo que possa absorver algum vazamento e ainda permita que uma nova pressão escape pelo furo, tipo uma camada fina de algodão ou um pedaço de papel, tudo recoberto por durex ou fita adesiva.
    Pode ser que tenha que furar mais que uma célula.
    Mesmo a bateria estando ruim ou incapaz de manter o notebook ligado, ela nestas condições ainda consegue fornecer energia suficiente para manter os parâmetros de data e hora.
    Eu já fiz isto de forma provisória até comprar uma bateria nova, acontece que acabou se tornando definitivo e por enquanto tive sorte, não vazou, inchou ou explodiu. O que não impede que algo assim possa lhe acontecer, por isso que é por sua conta e risco e também sem noção porque quem faz este tipo de coisa não tem a menor noção das consequências.
  23. O post de Pincipi em Meu sobrinho apagou o meu SSD kingston no "Delete boot option" foi marcado como solução   
    Partindo da última tela, significa que existe a opção de dar boot pelo Kingston e se ela não está ocorrendo, é porque algo aconteceu nas partições dele.
    Se os dados do SSD não forem importantes, basta instalar o Win que tudo se resolve.
    Agora, se precisa dos dados, tem que verificar o que aconteceu com as partições, tipo dando o boot pelo pendrive ou colocando o SSD em outra máquina.
     
  24. O post de Pincipi em O fim do CDMA já tem data marcada? foi marcado como solução   
    Para os devidos fins; atesto a morte ou o fim do CDMA no Brasil em 19 de abril de 2023 entre 09:00 e 11:00 horas da manhã.
    Eu sai por volta das 9 horas e quando voltei às 11 horas o telefone estava com a palavra "procurando" e sem sinal de antena:

    Tentei fazer uma ligação e deu falha na chamada, tentei ligar para o meu número e deu que não foi possível completar a sua chamada, por favor verifique o número discado.
    Entrei no site da claro e localizei a seguinte mensagem:

    Caso eu queira outra tecnologia tem duas opções nesta operadora:

    Com duas possibilidades, ou através do modem da Net ou através de chip de celular e ainda posso fazer portabilidade para a vivo que oferece o único plano de noventa reais. Não encontrei outras possibilidades de telefone fixo.
    Aproveitei e tentei pegar o termo de quitação:

    E lá estava o velho logotipo da Embratel, também tentei uma segunda via de conta:

    Ainda existem anúncios de aparelhos CDMA usados no mercadolivre e curiosamente no AliExpress tem um tal de Dongle para CDMA.
    CDMA já era, virou passado igual orelhão de ficha.
  25. O post de Pincipi em Internet discada na virada do ano 2016/2017 foi marcado como solução   
    Achei um caminho de sucesso para conexão no discador globo.com, não é fácil porque quando se clica em download nada acontece.
    Entre no site do globo.com e procure do lado direito em cima o ícone de pessoa, clique nele e escolha a opção de se cadastrar se já não possui cadastro:

    Preencha os dados e confirme, depois procure por serviços de assinatura e escolha o que tem vivo internet fixa grátis:

    É o único serviço gratuito, todos os outros são pagos, feito isto vem agora a parte difícil, em seu perfil procure a página que tem o botão de download do discador:

    Como disse antes, se clicar em baixar nada acontece, clique com o lado direito do mouse e vai abrir as opções, clique em abrir em nova aba ou janela:

    Finalmente vai aparecer a opção de download, clique confirmando:

    Depois basta instalar e configurar com os dados cadastrados. Sucesso finalmente!

    Velocidade incrível de 45333 bps que mal consegue abrir uma página em 16 minutos.
     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...