OP IS A GOD AMONG MEN
Mutíssimo obrigado! Terça-feira meu Windows travou e, ao reiniciar, meu Seagate simplesmente parou de ser reconhecido pela mb. Achei que perderia todos os meus arquivos, incluindo fotos com a esposa e do casamento das quais não tenho nenhum backup.
Felizmente encontrei este post e resolvi testar o método. Deu tudo certo! O HD voltou a funcionar e já consegui atualizar a firmware.
Vou acrescentar algumas coisas que me deixaram com dúvida, e já vi alguns colegas postando com as mesmas dúvidas.
1- O cabo CA-42 tem duas pontas: a que liga no celular e a que liga no USB do PC. A que é ligada no celular é para ser cortada fora, e a que liga no USB será mantida, pois essa será a conexão entre o HD e o PC.
2 - Na ponta cortada do CA-42 será descascado o cabo até revelar os fios internos. É bom descascar um bom pedaço, deixando um comprimento bom nos fios internos para manusear. A pontinha de cada um dos fios do CA-42 será descapada. Aí você pegará aquele gabinete velho e passará a tesoura em um chumaço daqueles cabinhos que servem para ligar na placa mãe, retirará o conector mudu de uma ponta e descapará a outra. A ponta descapada de cada um dos fiozinhos do CA-42 será unida a uma ponta descapada de um fiozinho do gabinete. Nesse ponto, o autor do tópico sugere usar solda (que creio ser o melhor mesmo), mas eu consegui apenas enrolando os fios e passando isolante (como se faz para instalar um chuveiro elétrico).
3 - Outra coisa, tem muito cabo por aí "entitulado" CA-42 mas que, na verdade, é o DKU, com 4, 5 ou 6 fios. Nos dois cabos que eu comprei (o primeiro eu acabei queimando, hahahahah) vieram seis fios. Não é preciso, como alguns outros foruns mencionam, usar multímetro para identificar o RX, o TY e o GND. Porém, não consegui utilizar o método que alguns colegas mencionaram, de verificar quais fios estão soldados no conector do celular (nos cabos que eu comprei havia uma camada maciça de cola impedindo isso). É possível, no entanto, ir por tentativa e erro: fazer combinações entre todos os fios até alguma coisa aparecer no hyperterminal. Consegui identificar RX, TY e GND desse modo.
4 - Uma coisa que não vi ninguém mencionar é a possibilidade de, quando você digita o primeiro comando no hyperterminal, aparece um código "LED fddr" seguido de números, ou algo assim. Isso significa que a plaquinha verde do HD não foi isolada corretamente com o cartão comercial = try again XD
Bem, isso foi o que aprendi com o meu procedimento. Espero que seja útil aos outros infelizes consumidores da Seagate (creio que ainda serão muitos!).
Agora, dicas para os curitibanos: o cabo pode ser achado numa lojinha de eletrônicos na praça Generoso Marques, custa 19,90; o jogo de chave TORX tem na Casa China da Ébano Pereira, custa 3,99 o joguinho com 6.
Boa sorte aos colegas e, mais uma vez, muitíssimo obrigado ao autos do tópico!