Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ahlc

Membro Pleno
  • Posts

    990
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que ahlc postou

  1. Poste uma Print Screen de algum programa de monitoramento (Aida64, HWMonitor, etc) que mostre as temperaturas quando estiver em processamento pesado, inclusive as voltagens, ok! Segue um exemplo em anexo. Quais os jogos e respectivas configurações utilizadas?
  2. Se existem outros equipamentos na casa (seja um smartphone ou outro Notebook) e eles recebem o sinal de rede roteado pelo D-Link, sem perdê-lo, eu creio que pode ser um problema físico no adaptador Wireless do Lenovo ou o driver do mesmo está desatualizado. O equipamento já foi aberto para limpeza? Caso sim, sugiro verificar se o adaptador Wireless está perfeitamente ligado ao seu berço na placa. Como o software do D-Link está atualizado, as opções ficam reduzidas ao hardware do Note ou o driver propriamente dito.
  3. Pois é, infelizmente a resolução do problema passará irremediavelmente pela rotina da "tentativa e erro", caso realmente valha a pena tentar salvar o equipamento (cabe a você decidir). Como disse o colega Xflapc2, apenas um local realmente especializado poderá esmiuçar a causa real do problema, porém, tal local é raro de ser encontrado (quase um Eldorado), já que a maioria esmagadora das assistências técnicas estão mais preocupadas em "assinar laudos em massa" favoráveis à causa própria ($$$$$) ou do fabricante (eximindo-o da responsabilidade, quando há uma brecha)... o consumidor tupiniquim está realmente ferrado neste quesito. Aguardamos o resultado do teste.
  4. Olá Vinícius. Duas questões básicas: Qual foi o disgnóstico feito pela assistência na época? Algo foi substituído no equipamento nas duas oportunidades? A priori, você já realizou todos os procedimentos que normalmente seriam indicados para diagnosticar e sanar o problema. Tudo indica "problemas de aquecimento", mas o leque de "causadores potenciais" é grande (jogos e configurações utilizadas, temperatura ambiente x temperatura do hardware, defeito físico do hardware, etc). O problema só ocorre durante jogos, correto? Fatores relativamente simples, como: boa qualidade (presente em compostos térmicos ricos em prata) e consequente correta aplicação da pasta térmica (quantidade adequada, sem excesso) em conjunto com uma perfeita acoplagem dos dissipadores ao processador e chipset, certamente podem fazer toda a diferença em casos de aquecimento. Dependendo do tipo de procedimento realizado na assistência e uma possível falta de cuidado dos profissionais ao manusear o hardware, eu creio que pode estar ocorrendo problemas relacionados com a acoplagem deficiente dos dissipadores (derivado de um empeno da placa). Se realmente for isto, o procedimento é relativamente simples: adaptar uma pequena plaquinha de cobre entre as superfícies de contato eliminando o espaço existente. Consegui sanar um problema semelhante em um equipamento de um amigo, justamente assim. Sonde esta possibilidade: 1) Limpe as superfícies de contado (de preferência, com álcool isopropílico). 2) Utilize um pedaço pequeno de folha A4 (comum) para testar a acoplagem (sem aplicar a pasta térmica, claro). Coloque o papel entre os dissipadores e as superfícies a serem arrefecidas; dê torque normal aos parafusos (sem exercer força excessiva). 3) Puxe suavemente o pedacinho de papel; se ele for deslocado com facilidade a acoplagem não está perfeita. Aí entra a plaquinha de cobre (existem espessuras diferentes), ela vai preencher este espaço. Como você já tentou várias alternativas, não custa tentar mais esta. Abraço.
  5. Tulio, uma lástima o que ocorreu. Espero que possas solucionar o quanto antes, mas infelizmente o seu equipamento ficará de molho na assistência até a substituição do componente! Nunca é demais reforçar a observação do colega Xflapc2: "Aos usuários menos experientes ou demasiadamente autoconfiantes, quaisquer procedimentos realizados no hardware do equipamento (seja em um Note ou Desktop), obrigatoriamente têm que ocorrer apenas quando os meios de alimentação (bateria ou fonte) forem desinstaladas e/ou isolados da rede elétrica (tomada), sob pena de danos, muitas vezes dispendiosos!" Notem que, mesmo quando não estão ligados aos meios de alimentação, os equipamentos guardam uma carga elétrica residual; daí deriva a importância de descarregar a eletricidade estática antes de manusear o hardware. Espero que consigas resolver o problema prontamente!
  6. Olá. O software do adaptador wireless do Note está atualizado?
  7. Não, nenhum dado é perdido fazendo este processo.
  8. Olá. Os principais drivers atualizados (vídeo e BIOS)? Caso sim, efetue o Cold Reset do equipamento e veja se funciona: 1 - Remova bateria e fonte do Note. 2 - Remova todos os periféricos (mouse, flash driver, cabo de rede, ou seja, qualquer coisa ligada ao equipamento). 3 - Pressione o botão power (sem interrupção) por volta de 30 a 40 segundos. 4 - Ligue o Note novamente. Abraço.
  9. Disponha! Pois é, a solução provavelmente passará pela aquisição de um bom Controlador de Fans. Abraço.
  10. Olá jabare. 1) Poste a sua configuração, incluindo o modelo da fonte de alimentação. 2) Que modelo de gabinete abriga o hardware? Possui refrigeração auxiliar instalada (fans injetores e/ou exaustores)? 3) Está utilizando o Cooler Box, correto? 4) Que tipo de pasta térmica está utilizando? Pastas à base de prata são as mais indicadas, fuja das "Implastec's" da vida. 5) Já averiguou a temperatura via BIOS? Vamos partir destas questões básicas.
  11. Olá. Provavelmente não há aterramento. A fonte de alimentação do PC está diretamente ligada à tomada ou existe um filtro de linha, no-break ou estabilizador (nada recomendável) fazendo esta ponte? Na grande maioria dos casos, a questão da ausência de aterramento energiza as partes metálicas (comumente o gabinete), porém, não podemos descartar as ligações internas dos componentes (um fio desconectado ou desajeitadamente acomodado dentro do gabinete). Revise as duas possibilidades.
  12. Bom dia, Igor. Realmente não atentei para o detalhe, apenas uma saída possibilita controle PWM. Acho difícil encontrar um modelo que permita o controle PWM nos 5 fans, via adaptador. Pesquisei bastante e nenhuma alternativa é aplicável para a quantidade de fans que pretende utilizar. Já pensou em adquirir um controlador de fans? Uma solução mais cara (comparado ao adaptador flexa), mas algo não tão complicado de encontrar, online ou em loja física.
  13. Olá meu caro. Seja bem vindo ao CDH. Seria este o seu foco? https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html
  14. Olá meu caro. Na dúvida dê privilégios à exaustão. Explico: mesmo que o seu sistema de refrigeração contasse "apenas com fans exaustores", o arrefecimento aconteceria de qualquer maneira, pois seria criado um "sistema de pressão negativa" dentro do gabinete (mesmo sem a presença dos injetores de ar fresco, o ar será sugado para o interior do gabinete por conta da pressão negativa gerada). Nada impede que você utilize fans injetores para otimizar o sistema, porém, não leve em conta apenas o indicador "CFM" como parâmetro, pois o que realmente conta é pressão gerada pelo fan! Se houver um maior volume de ar entrando (pressão gerada pelo fan) o mesmo vai recircular entre os componentes, sem gerar troca de calor, prejudicando a eficiência do arrefecimento em si. Abraço.
  15. Olá Max, A manutenção periódica certamente é um bom começo! Algumas questões relevantes: 1) Qual pasta térmica foi utilizada na última revisão da máquina? Pastas ricas em prata são as mais indicadas, pois conduzem mais eficientemente a troca de calor entre o processador e o dissipador. Não custa lembrar, o excesso de pasta térmica prejudica a dissipação de calor, bem como, a limpeza deficiente dos resíduos da pasta antiga (álcool isopropílico é o mais indicado).. 2) Utiliza o notebook sobre uma superfície rígida? Obstruir os pontos de admissão de ar frio e exaustão de ar quente prejudicam e muito o arrefecimento da máquina. 3) Utilizar uma boa base refrigerada (NotePal) ajudará na manutenção das temperaturas num bom patamar. Cooler Master, Thermaltake e Zalman são boas pedidas, porém, para uma resposta eficiente, nada abaixo de 60CFM, ok! 4) De nada adianta uma boa pasta térmica, limpeza periódica e um bom NotePal, se a acoplagem do dissipador ao processador não for perfeita. Muitas vezes faz-se necessário colocar uma plaquinha de cobre entre o dissipador e o processador para otimizar o contato e a consequente dissipação de calor. 5) A solução pode passar também pelo processo de undervolting do processador e gerenciamento de "perfil de Energia" no sistema operacional (modo alto desempenho, modo equilibrado ou modo economia de energia). Num primeiro momento é isso. Aguardamos o feedback!
  16. Sua linha de raciocínio é bastante correta, Max. A troca do gabinete atual por um modelo moderno e melhor construído é bastante acertada; quando puder arcar com a despesa, certamente não vai se arrepender da aquisição! Sobre o CPU Cooler, dependendo do grau de exigência/demanda de processamento e gráficos do jogo, a temperatura está num patamar aceitável e dentro dos limites operacionais para o seu processador (levando em conta que estás utilizando o CPU Cooler Stock). Caso queira fazer um teste, eu lhe proponho uma alternativa: Tenho um Cooler Master Hyper TX3 (1ª geração e pouquíssimo uso) encostado aqui em casa e "não quero valor algum por ele"; caso queira testá-lo, bastaria arcar com o custo do envio via Correios para Teresina (creio que via PAC não ficará caro). Mesmo com um gabinete acanhado é possível melhorar o sistema de refrigeração dos componentes. As modificações não são difíceis e o custo é mínimo (basta uma serra copo para abrir novos pontos para fans, adquirir grelhas protetoras e fans para instalar no gabinete). Muitos colegas fazem este procedimento e encontram bons resultados gerais, caso não possua uma serra copo, em alguns locais você pode pedir para fazer os cortes, não é caro. Uma pergunta: "Qual o modelo da sua fonte?" Como disse anteriormente, com um sistema de refrigeração eficiente instalado no gabinete ( fans injetores e exaustores) + um bom CPU Cooler, não terás problemas com temperaturas perigosas. Abraço.
  17. Um bom e honesto dispositivo, dentro do nicho de mercado no qual ele está inserido: Atividades multitarefa básicas (vídeo, áudio, interatividade social, etc), com desempenho adequado e sem dor de cabeça. Obviamente, desde que seja mantido atualizado e otimizado (existem inúmeros aplicativos para esta finalidade).
  18. Olá Bruna. A primeira coisa que tens de ter em mente ao adquirir um produto manufaturado (seja de qual categoria ele for): "Você está comprando um pacote de serviços e facilidades (política de garantia séria, assistência eficaz em caso de necessidade, etc), não apenas um Tablet!" Analisando superficialmente, os três modelos atenderiam às suas necessidades sem problema algum, mas como eu citei acima, você estará comprando um conjunto de facilidades. Tendo como foco de atenção a Positivo e a Lenovo, sinceramente, não saberia avaliar o conjunto de facilidades oferecidos (o importantíssimo pós venda), Já sobre a HP, solidamente inserida no mercado há tempos, vez ou outra encontro usuários a reclamar de dificuldades em acionar a garantia e assistência para produtos defeituosos (sejam Tablets, Notebooks, etc), não é uma regra, mas é mais frequente do que imaginamos quando o foco de atenção é uma marca renomada como a HP! Porém, problemas ocorrem associados a qualquer marca! Por valores até mais em conta, você consegue aquirir um dispositivo igualmente adequado às atividades que pretende executar. Como alternativa, alguns Samsung Galaxy TAB estão dentro da faixa de preço pretendida. Abraço.
  19. Boa tarde, Max. A priori: 1) O gabinete: O modelo de gabinete, pelo o que pude visualizar, infelizmente já apresenta deficiências naturais no que diz respeito ao sistema de refrigeração (construção antiga e limitadora). Ele apresenta locais para instalação de "fans exaustores pequenos" no painel traseiro (creio que 80mm ou 92mm) e aparentemente sem local para instalar um "fan injetor" na parte inferior do painel frontal, esse local existe? 2) O CPU Cooler: Tendo em vista o modelo do gabinete, ele já impõe restrições para determinados CPU Coolers eficientes (modelo torre). Seria interessante se você verificasse a distância compreendida entre a placa mãe e o painel lateral do gabinete, com a finalidade de determinarmos o "espaço útil disponível" para a instalação do CPU Cooler. De bate e pronto (levando em consideração o seu gabinete), já poderia lhe recomendar o Cooler Master Hyper TX3 (1º modelo, com desempenho superior ao TX3 EVO, sua variante posterior). Já utilizei o referido modelo em um gabinete bastante acanhado, mesmo ficando no limite em relação ao painel lateral, a instalação foi feita com êxito. Porém, como as atividades que você desempenhará no PC demandarão grande processamento, talvez o Hyper TX3 não seja o mais adequado. CPU Coolers com dissipadores horizontais seriam a solução lógica, mesmo que não tenham desempenho similar aos bons modelos Torre Vertical. * Cooler Master Gemnll S524 * Zalman CNPS2X * Enermax ETD T60 VD Resumindo, com a largura útil do gabinete definida, a escolha fica facilitada com as opções ampliadas ou reduzidas.
  20. Olá, Kenji. Realmente desanimadora a falta de compromisso de alguns fabricantes, seja na qualidade dos equipamentos ou na qualidade da assistência prestada. Por mais que tentem convencer-nos de que certas coisas mudam, infelizmente, parecem não mudar quando o foco é a CCE. Se possível descreva os programas e procedimentos utilizados para tentar ressuscitar o equipamento; desta maneira, não repetiremos procedimentos já utilizados! Apenas para adiantar: já utilizou o WIPE_ROM EASY A10 - A13.exe? Abraço!
  21. Disponha! Bem, o conjunto display completo é o do link. Cabe a você decidir se compensa realizar a compra (lembre-se que terás de pagar um valor adicional pela instalação, caso não saiba realizar o procedimento), ou então, partir para outro equipamento. Abraço!
  22. Olá, Manuela. O seu tablet está operando com a ROM original ou encontra-se "rooteado"? Você já promoveu alguma atualização no equipamento? Já tentou o procedimento de "Hard Reset" para restaurar as configurações de fábrica?
  23. Olá. Você procura apenas pelo "vidro touch externo" ou o "display lcd completo"? Sendo em lojas físicas ou mesmo online, você tem que estudar se vale a pena adquirir o que você procura (caso seja o conjunto completo), pois os valores que pesquisei são elevados. Na minha opinião, não compensaria pagar por algo (custo + frete) que representará quase a metade do valor do Tablet novo em folha. Veja o exemplo abaixo: http://www.lojamaxtel.com.br/index.php?route=product/product&path=353_60_168&product_id=172 Abraço.
  24. Olá, Ghiele. Pesquisando em fóruns gringos, eu pude observar que o problema não é um fato isolado. Todos os relatos que li passam por uma "saga de procedimentos" para tentar solucionar o inconveniente. Quase todos os relatos passam pela revisão da instalação (ligações corretas, verificações de possíveis danos a fiação e integridade das portas USB), bem como, pela revisão dos drivers USB propriamente ditos e compatibilidade do software com o SO nativo. Na grande maioria dos casos, a solução passou irremediavelmente pela aquisição de um bom Controlador de Fans. Outra parcela (pequena) optou por desistir do componente e instalou outro modelo. Abraços.
  25. Olá Max. Algumas considerações relevantes: 1) Quanto pretende gastar? 2) Qual o modelo de gabinete que está abrigando o seu hardware? Pouco adianta um eficiente cooler para o seu processador, se o gabinete não oferecer boas condições para otimizar um correto sistema de refrigeração dos componentes. 3) Utiliza o PC para quais atividades? 4) Você citou que deseja um modelo parecido ao cooler Intel original; creio que deseje um cooler horizontal (perfil baixo), correto? Volto a questionar: o seu gabinete tem restrições na largura para receber um "Cooler Torre" tradicional, ou seja, com dissipador vertical?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...