Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodrigo Lange

Membro Pleno
  • Posts

    614
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Rodrigo Lange postou

  1. Cara se ele demora a partir pode que você esteja com problemas no sistema mecanico. Valvulas de retenção, valvulas de retorno de ar.. Valvula de alivio inicial pode estar entupida.. Falta de lubrificação... Sugiro ligar o motor sem a correia e observar seu funcionamento.
  2. @Jean da Silva Tchê tu estás se formando em informática num nível técnico! Pediram pra usar o EthernetShield. Se você pensar um pouco você pode embarcar um mini servidor Web e realizar por exemplo um reset em um PC remoto. Se usarem uma placa Arduino Leonardo por exemplo, você pode emular um teclado HID nativo que receba comandos via socket e executar scripts dentro do PC remoto. você pode ter o controle total do PC emulando isso em server e desfrutar de protocolos como o MQTT por exemplo. Existe uma infinidade de coisas a se fazer.. Mas você precisa colocar seu cérebro pra pensar! Aqui lhe daremos sugestões de sabores.. Mas jamais a receita do bolo completa!
  3. @MOR Usa um conversor de nível cara... Ou faz uma gambiarra eletrônica ai.. Vai funcionar de boa! A maioria dos MCU's usam 3v3 pra programação serial...
  4. @aphawk Qto tempo féra!!! Já saiu aquele analisador de espectro tipo o da quasar? Henrique.. Primeira coisa.. SIM8xx é uma b****! Mas funciona até hoje e se popularizou bastante! A questão se bem entendi é puramente lógica de programação! Se a dúvida for em relação ao SIM8xx sugiro primeiramente estudar os seus respectivos comandos AT. @Isadora Ferraz o sim8xx no modo default tem por padrão Autobaud. Porém na bancada percebi que ele se comporta melhor a 57600. Claro o melhor mesmo é usar a comunicação i2c dele hehe! @Henrique Souza Até onde sei assim que você envia o comando AT respectivo de enviar SMS o sim te retorna um /n Ok /n. Não há de fato uma confirmação se sua operadora enviou ou não.. Se algo der muito errado retorna /n ERRO /n. Mas isso não garante de fato o envio... Pesquise no Google por "SIM800 AT+CMGS". https://www.elecrow.com/wiki/images/2/20/SIM800_Series_AT_Command_Manual_V1.09.pdf Já em relação ao C++ meu amigo.. Sugiro ir montando etapas em seu projeto.. Crie blocos com suas funções.. Depois integre tudo ao código principal! (Já vou avisando.. Não manjo qse nada de PIC..)
  5. @alex_eduardo você pode verificar isso alimentando com uma fonte externa. Outra solução é um jumper entre o vin e o 5v. Em alguns casos precisa alimentar com fonte externa de 3v3 e 5v pra comunicar a USB. Se for falsificado é provável que você nem tenha culpa de nada (ou sim já que assumiu o risco comprando paralelo) rsrs
  6. Bom a lista de componentes está no diagrama esquemático! Simples assim!
  7. Que ironia... entro depois de 2 anos e eis que vejo um projetinho que montei kkk Eu só eliminaria aquele VU ali... E usaria um NE5532 ou algum outro ampop mais moderno..
  8. Em testes na bancada as fitas acenderam normalmente. Porém notei um efeito estranho.. Elas parecem mudar o brilho repentinamente. Podem ser meus olhos mas... Os capacitores estão bem dimensionados ou ate mesmo super dimencionados. 6600uF. Alguma sugestão do que pode ser? Desconfio de oscilações no primario; porém no multiteste está estável à 127.6v.
  9. Então a ligação em série em ambos os casos daria certo? No caso 3 fitas LED em série e/ou 3 Spot's em série? Penso que desta forma tenho 72W * 3 = 216w / 12v = 18A e em 36V teria 1/3 disso próximo a 6A por conjunto. No caso da fonte seria de onda completa aproveitando os dois semi ciclos já que meu trafo tem tape central. Curiosidade.. Comprei o trafo como 0-24 / 0-24 20A. Neste caso terei 40A? Testando o trafo com uma resistência obtive mais de 45A sem esquentar o trafo.
  10. Bom dia amigos. Dúvida técnica; como posso ligar fita LED e/ou Spot's LED com tensão de 12v em uma fonte de 36v? Pensei em ligar em série conjuntos de 3 unidades cada. Daria certo? Pois estas fitas já vem com resistores a cada 3 led's. Obs: O acionamento será com um mosfet para que eu possa dimmerizar. Grato amigos! Dados: Fita LED 5630 5 metros 300LED's 72w total x 8unid Spot LED 12v 3W x 85unid Trafo 0-127-220 // 0-24 0-24 20A imagino que retificado me dê 36~37v Ainda não pensei em como fazer a ponte de diodos! Aceito dicas para melhor aproveitamento da fonte! Obrigado
  11. Perfeito! Não havia prestado a devida atenção.
  12. @MOR, onde encontro estes dados no datasheet? Não entendo a relação do diodo com o transistor em relação a corrente. No datasheet considera I = 10mA pro diodo. O MOCxxxx (3020) será usado em outra etapa do circuito onde o mesmo fará o disparo de um triac BTA12-600b. A idéia é que todo circuito seja minimalista mesmo; até porque a PCI não pode ser maior que um NodeMCU v3. @faller Sinto-me mais seguro trabalhando com 10mA; não sei se 5mA estaria dentro do espectro de acionamento do transistor opto acoplador. Embora aumente a potência dissipada no resistor, não sei se isso pode ser prejudicial em termos de temperatura, uma vez que o circuito é muito compacto e praticamente não dispõe de ventilação. Será que este é o melhor caminho pra um circuito de zero crossing??? Obrigado a todos desde já pelo tempo dispensado em me ajudar. Boa semana!
  13. Bom dia Srs. Tenho uma dúvida técnica. Não possuo os instrumentos necessários para teste então gostaria de saber quais caminhos devo tomar para determinar o valor de R1 na imagem bem como a potência dissipada por ele de modo que fique dentro dos limites do opto-acoplador. A tensão é 127v; a ponte usa o diodo 1n4007 e o opto-acoplador é o 4n25. http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchild/4N25.pdf http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/bytes/1N4002.pdf O circuito anexo é apenas uma parte de um dimmer para cargas indutivas. Grato desde já.
  14. Boa tarde Srs, Alguém saberia me dizer se tem algum MOSFET equivalente ao 1nk60z? Grato desde já. 1NK60Z.pdf
  15. Pow pessoal desculpem a demora em responder... Faculdade e trabalho matam qualquer um.. E ainda construindo casa.. To morto.. Mas a ideia é fazer mesmo @xykote.. Até ja estou deixando preparada a construção para receber quaisquer tipo de automação.. Seja wireless.. cabeamento estruturado POE.. etc... Poderia comprar pronto mas não teria o mesmo prazer de fazer e opinar haha. Essa semana vou dar alguns passos a diante e posto a evolução do projeto. abraços
  16. Vixe desisti do código.. Acredito que eu não precise mais da rotina de bouncing pois vou usar switches capacitivas TTP223. Vou ter que começar praticamente do zero rsrs E não tenho nem ideia de como farei...acho que preciso usar interrupções.
  17. hahaha Mas mesmo assim obrigado Paulo. Vou tentar fazer algo nessa madrugada. Tentar alterar o código.. Ae posto os resultados aqui.
  18. Obrigado pela ajuda pessoal, @ no meu código já tem uma rotina de anti bouncing. Só não estou conseguindo casar uma logica que dê certo para após 400ms +ou- com o botão pressionado ele incremente ou pule direto pro 9 por exemplo. Idem pro botão DOWN. @aphawk Eu até entendi sua lógica só não consigo ver como implementar no meu código. Referente ao projeto com o PT2322 vou providenciar o TEA5767 e tomar como base aquele seu projeto no tutorial. De fato ficou muito bom! Parabéns. To começando a repensar em fazer a automação da minha casa...Não consigo nem fazer um botão funcionar rsrs
  19. Qual seria a lógica usada no Bascom para fazer o botão incrementar a medida que o mesmo permanecesse pressionado após meio segundo? @aphawk assim que finalizar vou postar um projeto bacaninha com 3 STK4241ii + Amp. p/ Sub + FM + PT2322 que é de fácil aquisição junto com o código fonte para ATMEGA328P. Achei super interessante aquele circuito onde você utiliza um CI p/ FM que agora não lembro de cabeça qual era. Ps: Por onde começar no Bascom? Lembrando que uso placa Arduino UNO e Mega 2560. Tenho uma vaga lembrança do basic da época dos seus tutoriais. Consigo interpretar bem.
  20. Pessoal vou postando os códigos aqui a medida que avanço no projeto. Uma duvida de lógica básica: (olha que quebrei a cabeça e nenhuma alternativa funcionou adequadamente) Como faço pra quando pressionar o "botao_UP" por mais de 500ms a variável "conta" receba o valor "9" por exemplo??? Mesma coisa pro botão Down receber "0". ? O programa abaixo está funciona perfeitamente bem. No outro programa o PWM é mais complexo. O acionamento é para cargas AC com detecção de passagem por zero e controlando os ângulos de disparo do Triac. Editei/cortei algumas coisas pra deixar apenas o que interessa, que é no caso a rotina de incremento/decremento da variável "conta". /*Este Sketch realiza um contador de 0 - 9 - 0utilizando um display 7 seguimentos juntamente com o CI HCF4511 e mais2 botões para incremento/decremento*/const int a = 4; //define contador binário // a-1, b-2, c-4, d-8 do HCF4511const int b = 5;const int c = 6;const int d = 7; const int botao_UP = 3; //botão Up conectado ao pino 9const int botao_DW = 2; //botão Down conectado ao pino 10const int saida = 11; //define o pino 11 como saída PWMconst int debounce_time = 10; int conta = 5; //estado inicial da variável "conta" que será mostrado no displayint estado_botao_UP; //variável de leitura estado do botãoint estado_anterior_botao_UP; //variável de leitura estado anterior do botãoint estado_botao_DW; //variável de leitura estado do botãoint estado_anterior_botao_DW; //variável de leitura estado anterior do botãoboolean debounce(int pin) { int contador = 0; boolean estado; //guarda o estado do botão boolean estado_anterior; //guarda o ultimo estado do botão do { estado = digitalRead(pin); if(estado != estado_anterior) { // compara-se o estado atual com o anterior contador = 0; // reinicia o contador estado_anterior = estado; } else { contador = contador + 1; // aumenta o contador em 1 } delay(1); } while(contador < debounce_time); return estado;} void atualiza_numero() { switch(conta) { // São atribuidos valores de 0 à 9 a variável case 0: // De acordo com cada valor o mcu executa as instruções dentro do Switch Case digitalWrite(a, LOW); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, LOW); digitalWrite(saida, LOW); break; // Neste momento o programa finaliza as instruções, sem o Break iria executar as outras instruções. case 1: digitalWrite(a, HIGH); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, LOW); analogWrite (saida, 5); //escrevemos um valor entre 0 - 255 na saída PWM sendo 0 para nenhum brilho e 255 para máximo brilho do LED break; case 2: digitalWrite(a, LOW); digitalWrite(b, HIGH); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 18); break; case 3: digitalWrite(a, HIGH); digitalWrite(b, HIGH); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 45); break; case 4: digitalWrite(a, LOW); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, HIGH); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 80); break; case 5: digitalWrite(a, HIGH); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, HIGH); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 110); break; case 6: digitalWrite(a, LOW); digitalWrite(b, HIGH); digitalWrite(c, HIGH); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 140); break; case 7: digitalWrite(a, HIGH); digitalWrite(b, HIGH); digitalWrite(c, HIGH); digitalWrite(d, LOW); analogWrite(saida, 175); break; case 8: digitalWrite(a, LOW); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, HIGH); analogWrite(saida, 215); break; case 9: digitalWrite(a, HIGH); digitalWrite(b, LOW); digitalWrite(c, LOW); digitalWrite(d, HIGH); digitalWrite(saida, HIGH); break; }} void setup() { pinMode(a, OUTPUT); pinMode(b, OUTPUT); pinMode(c, OUTPUT); pinMode(d, OUTPUT); pinMode(botao_UP, INPUT); //declaramos os botões como entradas digitais pinMode(botao_DW, INPUT); pinMode(saida, OUTPUT); //declaramos o pino 11 como saída para o PWM } void loop(){ estado_botao_UP = digitalRead(botao_UP); //lê o estado do botão if(estado_botao_UP != estado_anterior_botao_UP){ //se houver mudança no estado // "!=" é o mesmo que "diferente" if(debounce(botao_UP)) { //checa se está pressionado conta++; //incrementa a contagem if(conta > 9) { conta = 9; } } } estado_anterior_botao_UP = estado_botao_UP; //guarda o estado do botão estado_botao_DW = digitalRead(botao_DW); //lê o estado do botão if(estado_botao_DW != estado_anterior_botao_DW){ //se houver mudança if(debounce(botao_DW)) { //checa se está pressionado conta--; //decrementa a contagem if(conta < 0) { conta = 0; } } } estado_anterior_botao_DW = estado_botao_DW; atualiza_numero(); }
  21. Seria algo mais ou menos assim: A opção do token pass me parece boa. Eu só preciso atualizar os dados no Master, nada critico. Em caso de alarme não teria problema em esperar até 20s. para o master identificar por exemplo que Slave #002 teve alteração. Acredito que em 20s. consiga fazer a varredura de até 15 módulos. Ou estou falando bobagem?
  22. Apenas por curiosidade.. Porque utilizar o TDA2030 quando temos CI's com melhor performance?
  23. Com certeza! Mas se bem que o Raspberry já daria um bom adianto no Master. No Slave acho que vai ter umas 4 variáveis apenas leitura pelo Master e mais 5 de leitura/escrita. Não teria como eu enviar regularmente um pacote com os dados ao Master ou apenas quando tiver alteração nas variáveis e/ou Master solicitar?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...