Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

96daniel96

Membros Plenos
  • Total de itens

    99
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

1

Sobre 96daniel96

  • Data de Nascimento 21/09/1996 (23 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro,RJ
  1. Para um alto-falante de 4 ohms 50Wrms, preciso de um trafo de quanto de tensão e corrente? Calculando a tensão com 50w e 4 ohms seria: √4*50 = 14.14V E corrente √50/4 = 3.54A Então poderia usar um transformador de 15+15V 5A. Só que acho que ta meio exagerado. Vocês conhecem alguma apostila ou tutorial que ensine a projetar um amplificador de potência? Tava vendo o livro Designing Power Audio Amplifiers, e tem lá amplificador AB, o ruim que mesmo lendo só o que interessa é muita página em inglês, vou dar uma olhada melhor na copa. E no caso de eu usar o TDA2050. Eu posso usar uma fonte simétrica de até 25V 2A?
  2. Boa noite, eu estava pensando em fazer um amplificador para guitarra de 50W. Achei esse circuito aqui: O que achei legal é que a tensão é baixa, 20V, da para usar de um transformador 15+15V, e a tensão dos capacitores não precisa ser muito alta. Só que eu acho que a potência dele não chega a isso tudo. O que acham, Tem muitos amplificadores na internet, só que queria algo mais simples de preferência com transistores e com 50W de potência. Além dos componentes serem baratos e faceis de achar. Queria a opnião de vocês antes de fazer por que transformador e alto-falante já da muito dinheiro, se eu errar vai ser difícil voltar atrás. Desde já agradeço a atenção.
  3. O nível 1 do 555 e do 4049 tem uns 2 v de diferença, deve ser esse o problema. Da próxima vou usar outro inversor do 4049 para tirar o Q. Achei interessante esse 4016 e 4066, não sabia que existia, estou pensando em usar ele no chaveamento do sinal, vai ser mais simples que usando transistores. Eu devo testa-lo no protoboard e dando tudo certo irei usa-lo no próximo efeito.
  4. Boa noite. Fiz o circuito que havia postado anteriormente, Usei o 555 como togle e 4049 para inverter a saida do 555 para alimentar o outro transistor. Liguei através de um diodo as saidas do 555 e 4049 (Q e Q/ do toogle) no source de cada transistor. O sinal no gate de cada transistor passando por resistor de 1M, e o drain dos dois transistores curto circuitados. Coloquei dois resistores de 10K em paralelo indo para o terra e saindo do drain, e um capacitor de desacoplamento ligado no drain e no resto do circuito. O circuito funcionou, apenas com um pequeno barulho na hora do chaveamento, deve ser do transitório do capacitor, mas operando normalmente, sem ruidos sem os dois sinais misturados. Obrigado pela atenção
  5. O circuito que eu deveria fazer era este, mas tinha resolvido fazer com o 4027. Então resolvi fazer esse circuito. Ele não funcionou. Ele até funciona mais ou menos como toggle, mas não pelo botão. Só eu aplicando o sinal diretamente na base de cada transistor. Eu agora estou pensando em fazer com o 555 Vi isso aqui: v É um circuito bem pequeno, e funcionando é o que poderia me ajudar muito já que eu tenho pouco espaço sobrando na caixa. É uma boa ideia faze-lo?
  6. Boa noite. Pessoal, é o seguinte: Quero usar um botão para gerar um pulso de clock para um flip flop JK(4027), usado como T. Então primeiro eu fiz as ligações do flip flop e liguei um resistor pull down e uma microchave. Funcionou bem. Só que eu quero usar uma chave push button, e a coisa fica meio complicada. Quando aperta o botão as vezes gera mais de um pulso de clock, e quando desaperta quase sempre gera algum pulso. Tentei colocar um capacitor em paralelo com o resistor de pull down, assim ao apertar o botão o capacitor carrega e mesmo se a chave trepidar ele continua carregado, ao desapertar independente da trepidação ele vai manter o nível lógico 1 enquanto durar a trepidação, logo depois o resistor pull off descarregaria o capacitor e voltaria com o nível lógico 0 no clock do 4027. O problema é que logo quando desaperta gera de alguma forma outro pulso de clock. Eu observei trocando um capacitor por um maior(100µF), que esse pulso é proveniente da descarga do capacitor e não da trepidação do botão, logo depois que desapertava cerca de um segundo ele gerava um pequeno pulso que invertia a saida do flip flop(já que uso como T), e as vezes até só piscava a outra saida mas mantinha a mesma saida. Eu não sei o que faço, isso não era para existir. Desde já agradeço a atenção.
  7. 4 A vou gastar muito. Eu deveria ter investido em um amplificador mais potente. Por enquanto ta aceitavel. Obrigado a todos pela ajuda.
  8. No caso eu não to usando a fonte de computador pro amplificador. Eu tenho fontes de 12 V 1A pequenas. Eu coloquei aquele pré amplificador numa placa e o som está bem melhor, que no protoboard era muito ruido. O tópico ta quase resolvido. Mas antes, eu quando liguei em 17 v percebi que o som sai maior. A que tensão vocês recomendam ligar o circuito do tda2003 e quanto de corrente precisa?
  9. Demorei mas voltei. Aquele primeiro amplificador que eu fiz para fone de ouvido eu coloquei numa caixa de ferro, e descobri que o jack j10 da entrada tava invertido fazendo a guitarra ficar em curto com a carcaça. Eu desinverti e o amplificador para fone agora ta sem ruido nenhum, quando eu encostava nas cordas interferia no som, pegava radio am, só tem uma leve distorção mas é pouca da para levar. Quanto ao do tda eu fiz aquele pré amplificador e ficou bom no volume, mas a qualidade do som ficou meio ruim pros graves, e bastante ruido, não sei se tem alguma coisa haver do alto-falante também ta todo ferrado furado, colado e tal. Acho que quando fizer a placa do pré amplifiador e colocar numa caixa deve melhorar bastante que nem no outro amplificador e ficou sem nenhum ruido que eu possa escutar. E também queria saber quanto a fonte de 18V, acho que nem tem fonte chaveada desse valor. O que me recomendam, comprar uma fonte chaveada de um valor maior e regular para 18 ou fazer uma fonte linear com transformador e tudo. Para 18 V o circuito precisa de quanto de corrente? Quanto a fonte de computador eu usei a saida de -12 junto com a de 5 para alimentar o circuito com 17 v. Na carcaça da fonte ta escrito que a saida de -12 aguenta 0.5A, ela tem vários capacitores estufado e vazando. Obrigado a atenção.
  10. Só para constar, eu tentei usar aquele circuito que postei para fone de ouvido como pré amplificador. Usei uma fonte chaveada de 12 V. Deu um ruido insuportavel. Depois uma fonte linear regulavel(com lm317), e o barulho diminuiu, deu até para escutar o som da guitarra mas o barulho era mais alto do que a guitarra. Aquele circuito, toda vez que eu encosto na saida, o coletor do bc558, é um barulho insuportavel. Não sei porque isso se é a saida, não deveria interferir tanto. Vou ver esse circuito, é barato. Funciona bem com guitarra? Vou usar outras fontes. Bom estaria mas eu ia ter que mudar tudo. Vou ficar com o do tda2003 Talvez eu demore mais de uma semana para comprar os componentes, mas eu volto a responder.
  11. Perto dos 3W não é tanto mais é uma faixa boa. Mas não sai som quase nenhum dos auto falantes, no máximo ruido, mas já fiz sair um som que só percebi encostando o ouvido no alto-falante.. Resolvi ligar em 17V Peguei uma fonte de computador. Usei a saida de -12V e 5V para ficar 17 V Apresentou muito ruido, bastante mesmo. Eu fiz uma placa e a parte do jack e capacitor de entrada ficou no protoboard. Mexi nos capacitores e conectei a guitarra ficou menos ruido mas som não escutei não. Só que eu não pude fazer muitos testes porque o capacitor, que fica em série com o alto-falante explodiu, e ainda explodiu na minha cara, deu para sentir na cara não sei se foi o óleo ou um vento. Eu ainda vou ter que comprar outro capacitor com tensão maior, mas tenho outro de 16V que posso ligar ainda em 12V. Vocês acham que funcionaria se eu ligasse esse amplificador com tda 2003 usando o a pilha como pré amplificador? A distorção com o amplificador a pilha fica baixa, só a pilha não estar muito fraca. Alguém conhece um circuito de preferência alimentado por 12V que use de preferência transistores? Ou um circuito que amplifique o sinal da guitarra para o tda2003? Desde já agradeço a atenção
  12. Vocês conhecem algum amplificador mais simples possível usando fonte de 12 ou 9v, alto-falante 4 ohms 10W? Eu fiz um com TDA 2003, mas ele não ta funcionando como esperado. Só mais para o futuro eu vou poder fazer um amplificador maneiro, potente e tal, agora só quero fazer funcionar o amplificador de 10W. Eu nas tentativas já consegui pegar até rádio AM menos a guitarra, no máximo que consegui mexendo nos capacitores pegar mais as notas mais agudas ou mais graves, mas o som é sempre baixo. Quanto aquele ser amplificador de corrente ou não eu não sei, só sei que funcionou. Eu montei esse circuito com tda 2003. http://umtoc.com/circuitos (é o mesmo circuito do datasheet) Mas não funciona e quando testo com a saida do computador até que fica com volume agradavel. Não sei se para o circuito do tda2003 devo criar um novo tópico. Conto com a ajuda de vocês que sabem mais. Agradeço a atenção.
  13. Boa tarde, eu fiz um amplificador para guitarra, usando dois transistores, ficou bom. Eu montei com base nesse circuito Tirado do http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/3261-art444 Com alterações, como R1 e R2, que coloquei valores próximos, o potenciometro coloquei um de 50 k por que o vendedor me vendeu errado, e para poder abaixar esses 50 K coloquei um resistor de 68 k entre o terminal do meio e cada um dos lados. Também coloquei um led. Funcionou bem mas com um pouco de ruido. Ficou bem pequeno, a placa ficou um pouco menor que o suporte de pilhas e o circuito menor ainda. Agora vem o problema: Eu comprei dois auto falantes de 8 Ω. material e fiz um amplificador com tda 2003, ele amplifica som do computador mas da guitarra não, alterando o capacitor de entrada melhorou, mas ou atrapalhava nos graves ou nos agudos e continuava baixo, então resolvi fazer um com base no de cima. Eu vou começar esse mês o terceiro ano de técnico de eletrônica, vou estudar amplificadores como esse, acho que até o nome disso é amplificador darlington, se não for algo parecido, e eu não vou esperar aprender a fazer isso, a calcular tudo para poder fazer meu amplificador. Gostaria de sugestões para amplificar guitarra. Projeto atual. Fiz um amplificador igual o de cima com as seguintes diferenças: R1=R2=1MΩ C1=10µF(não tinha outro menor.) Mas os seguintes componentes a mais: Capacitor de 470µF em série com os auto falantes. Resistor de 470Ω no coletor do BC558 indo para o terra. Ele não está amplificando guitarra, ele só ta amplificando a saida de fone do computador. Eu queria sugestão de como fazer funcionar. Eu pensei em fazer tipo um pré amplificador, igual o mostrado, usando mesmo transistores, com um zener regulando para 3 volts. O que vocês acham? Desculpe pelo post grande obrigado pela atenção,.
  14. Eu queria fazer um amplificador pequeno para guitarra. Eu fiz um bem simples para fone de ouvido. Tem um jack J10 para o cabo da guitarra J2 para o fone e duas pilhas. Funciona bem mas com um pouco de distorção. Queria saber como dimensionar corretamente um circuito amplificador para um alto-falante. Nos autos falantes tem o valor de potencia e impedancia, mas não sei no que interfere. Queria saber no caso de usar transistor bipolar comum ou FET. Estou precisando mais de uma ideia mesmo, eu poderia sair testando mas não quero ficar saindo comprando componente fazendo mais testes do que o necessário. Desde já agradeço a atenção.
  15. Consegui tirar o jack. Para isso cortei com o alicate de corte. Logo que cortei um terminal já saiu. Depois o outro que ficou preso e não saia de jeito nenhum eu taquei solda nele todo e saiu e suguei. Como podem ver não sugou tudo, não quis ficar tentando sugar e aquecer muito a placa. Eu ia comprar um ferro de solda com potência maior e breu(vou guardar a dica do breu para outras soldas difíceis.). Mas acabou que consegui tirar e não fui. Pena que cortei o jack e agora não vai ter outro para comparar, mas ta tranquilo. Queria saber se vocês acham que vai ser difícil soldar o jack por cima com aquela solda que ficou. se atrapalhar vou tentar tirar passando a solda para um cabo flexível de cobre. Obrigado a todos pela atenção.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

montagem2018-capa-newsletter2.jpg

PROMOÇÃO DE QUARENTENA

De R$ 39,90 por apenas R$ 19,90 só até as 23h59min desta sexta-feira 27/12/2020

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!