Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

strider16

Membro Pleno
  • Posts

    167
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

13
  1. O htlink geralmente é 2000MHz, e no seu caso está apenas 1000, não sei a razão. Antes de tudo, volte a frequência para a original de fábrica, e a tensão você pode abaixar também, e veja se o htlink passa a indicar 2000. Tem um tópico na seção q pode te ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/579045-undervolt-uma-vis%C3%A3o-diferente/ A ideia é diminuir a tensão do seu processador e manter a frequência, pra reduzir a demanda de energia. Tem um programa que é comentado, o k10stat, que eu uso e acho muito bom, porque consigo alterar tensões e frequência a partir do windows, sem precisar reiniciar o tempo todo. Comento dele porque também é possível controlar a tensão do htlink, e diminuir a energia gasta, o que no seu caso é importante. Depois de descobrir qual a tensão mínima, você pode começar a aumentar a velocidade, quem sabe assim consegue um over que consuma e aqueça menos. No site overclock.net tem um tópico que tem uma lista enorme de placas amd, e se elas são ou não recomendadas pra overclock, não lembro o nome agora, acho que fala de vrm, você pode encontrar sua placa lá e ver o que comentam dela.
  2. Geralmente comentam que 1,5 é o máximo para fazer overclock sem queimar seu processador, independente da temperatura. Eu tentaria baixar a tensão, existem diversas placas mãe e algo importante é o vrm, o módulo regulador de tensão, é ele que energiza o processador. Placas mãe mais robustas têm vrms mais robustos, e placas mãe mais antigas têm vrms mais simples, que podem não segurar bem um overclock; posso estar enganado mas acho que sua placa é das primeiras que sairam para o phenom.
  3. Acho que sua placa mãe está limitando o overclock do seu processador, seja por não conseguir entregar a potência adequada, seja por estar aquecendo. Tente diminuir a tensão. Aliás... qual a tensão do processador para as frequências que você está testando?
  4. Tem outras coisas também... 200 graus pode ser porque o programa não leu direito a temperatura. Supondo que 200 estivesse na base octal, isso seriam 128 graus na decimal (temperatura real). Qual foi o programa que você usou pra monitorar as temps? Acho menos difícill que essa temperatura seja da mobo, e não do processador, porque 200 graus é pra sentir cheiro de queimado. Sua fonte é boa? Nessas horas temos de pensar em tudo.
  5. Pelo visto essa placa da msi fica no limiar da confiabilidade: http://www.overclock.net/t/1247627/msi-970a-g46/10 E segundo essa tabela, ela também teria proteção: http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboards-vrm-info-database Como você falou que a temperatura da placa chegou aos 200°C possivelmente as proteções da placa não atuaram, você não as desabilitou na bios? A temperatura do processador é variável mesmo, depende da frequência e também da demanda dele, ele pode estar fixo em, sei lá, 2GHz, se a porcentagem de processamento mudar a temperatura também muda, e é rápido mesmo. Se tivesse que dizer se o problema foi na placa ou no processador, eu diria que foi na placa.
  6. Bom, partindo do seu princípio de equilíbrio, se você está diminuindo a tensão de um lado, e a resistência é constante, a corrente irá diminuir na mesma proporção. Faça as contas, mantenha r constante e altere i ou v, e veja o que acontece. Lembre-se desta aqui também: P = V²/R A potência é proporcional ao quadrado da tensão, e inversamente proporcional à resistência. Mas isso vale para um circuito resistivo. O processador tende a ser capacitivo, muda mais um bocado de coisa nessa história...
  7. alguns games da source (tf2, portal 2, ssf4ae) davam muito stuttering, essas travadinhas. meu problema estava na cpu, que estava no modo "balanceado" do consumo de energia. quando eu mudei para "alta performance", parou de dar esse problema, e eu pude ver que a 5670 é uma boa placa pra games sim. mas eu não gostei muito de ter de alterar isso manualmente, sempre que fosse jogar. no meu caso, tenho um phenom II 955 3,2GHz. descobri um programa, o k10stat, que permite a cada clock ter sua própria velocidade. com ele a transição entre 800MHz/3,2GHz ficou como devia. enfim... se sua cpu é intel, apenas altere o windows para o modo de alta performance. se for amd, você pode fazer ajustes mais flexíveis. off: resolvi meu problema de over. as memórias é que não suportavam ir além da frequencia stock. aumentar só a gpu em 10% aumentou linearmente a performance. não poderia estar melhor.
  8. e eu posto no setor de over e meu post some. eu desisto de fazer perguntas, a maioria delas é apagada. mas continuo respondendo de bom grado quando puder, mesmo assim.
  9. uma tem memória ddr5, a outra ddr3. a melhor é claro a ddr5. tenho uma dúvida: tenho a versão de 512mb ddr5, da xfx. pra overclock uso o msi afterburner, muito mais leve que o catalyst. isso é só pra informar, tenho certeza que não é aqui o problema. o clock padrão é 775MHz para o gpu, e 1000 para a memória. consigo dar overclock para 850MHz para gpu e 1050 para ram. o que eu quero saber: o quanto essa placa consome a mais quando dou overclock? dependendo do jogo o pc dá erros esquisitos, a ponto de ter de reiniciar, e como ela é alimentada a partir da placa mãe, pode ser que em overclock ela roube alimentação do restante da placa. alguém já viu algo assim?
  10. bom, eu acho normal travar até uns cinco segundos quando se muda de resolução. o problema é isso persistir. sobre travar após algum tempo, pode ser três coisas. uma é sobreaquecimento. recomendo rodar o gpu-z enquanto estiver jogando para verificar a temperatura da placa. tem um outro programinha, o msi overdrive, que permite alterar a velocidade do cooler da placa. outra coisa que pode dar uns slowdowns nervosos é a cpu se estiver com modo de economia de energia ativado. nesse caso quando você for jogar entra nas opções de energia do windows e coloca em alta performance. e a última pode ser um driver mal instalado. se for a versão do cd, esquece, essa é muito bugada, baixa qqr uma mais nova do site da amd e instala (mas antes, desinstala completamente, e roda o ccleaner ou o driver sweeper que o pessoal recomenda por aqui).
  11. não há diferença de qualidade entre as placas amd e nvidia. o que há é a diferença de capacidade entre os modelos de entrada, mainstream e high-end. não vai querer comparar a 5670 com a placa top da nvidia, porque a 5670 não é a placa top da amd. ah, e você terá sim de trocar os drivers. se fosse trocar por outra placa da mesma marca e mesma geração, talvez não precisasse, mas mesmo assim seria recomendado. como vai trocar por outra completamente diferente, acho que até formatar o pc seria uma boa ideia.
  12. por hora abandonei o overclock. eu queria dar um oc nesse sistema alterando o ht ref. clock, mas o k10stat só trabalha com o clock padrão de 200 MHz. o phenom msr tweaker funciona com o bclk alterado, porém com ele pude apreciar os efeitos do vdroop, que estranhamente não se manifestaram até agora. a tensão no processador varia muito para um mesmo p-state, tanto pra mais quanto pra menos, o que achei muito estranho. quando tiver um pouquinho mais de tempo (quero dizer, quando houver mais um mês com várias semanas que tenham emendas de feriado - poxa vida, como eu sou nerd!) vou tentar usar novamente o pmt e testar tensões com margens de segurança. com o k10stat, as tensões ficam cravadas no que eu estipulo, sendo idênticas em todos os programas que usei pra medir até agora. o que me lembrou de dizer da asus... postei do suporte do site em inglês, e pra minha surpresa tive uma resposta em português, pedindo número de série da placa, modelo, s.o., procedimento para RMA... uau, agora vou ter uma boa explicação. informei tudo que me foi pedido... para receber um email tão metódico e mecânico quanto o primeiro, informando os procedimentos para RMA. sendo que eu tinha especificado que só queria tirar uma dúvida desde o início. e reiterei isso. e não tive mais respostas. acho que vou pegar emprestado o termômetro IV da firma e ver por mim mesmo... só finalizando, achei um site com um bom comparativo de placas com base em seus sistemas de vrm, gostei dos detalhes. acho que pode servir pra quem levar uc e oc (ainda) mais a sério: http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboard-vrm-information-list
  13. Pra testar as tensões corretas, instalei o asus probe II, afinal um programa do fabricante da placa poderia ajudar a tirar dúvidas. De fato tirou: as tensões da fonte estão ok, variando pouco em relação aos nominais. A linha de 5V fornece 5V e idem a de 12. Mas isso também mostrou a salada que é o projeto de placas mãe: o programa só mostra duas temperaturas: CPU e MB, correspondentes ao TMPIN0 e TMPIN2. O 1 continua sendo uma incógnita. E o 2 também na verdade. Temperatura da MB, mas de onde? VRM? NB? SB? Vou tentar falar com eles pra esclarecer. E parece que consegui afinar as tensões. Pesquisando, vi um link do forumpcs onde alegam terem conseguido as seguintes tensões para os pstates de 3 a 0: 0,7375 - 0,8625 - 0,96 - 1,175 Então usei estes valores como meta. Testei com 1 hora de occt e uso normal do pc (exceto games e programas mais pesados), 6 horas de sono, digo, teste com prime95 em modo blend, e um pouco de games. fico receoso em deixar esforços altos durante um tempo mais longo, mas acho plausível demandas extremas em um tempo menor. 800MHZ: consegui 0,7625V, e o único modo de dar erro foi quando depois de passar pela rodada de testes acima rodei occt+autocad+chrome rodando um vídeo em flash. Estou na dúvida de deixar esse valor ou aumentar para 0,775V. A temperatura em idle não passa de 31 graus. 0,925V. mesmos testes, tudo ok. A 0,9V consegui bsod instantânea, e a 0,9125V foi bsod quando iniciei o occt. talvez eu aumente a tensão mais um degrau neste aqui também; mesmo estando estável, a tensão fica muito próxima daquelas que dão erros. 2500MHz: 1,0875V, e testando 1,075V. é o p-state que noto ter uma margem maior para baixar mais. 3200MHz: com 1,175V tive erro em condições extremas, depois da "bateria padrão" de testes, rodei outra vez occt+autocad+chrome carregando vídeo em flash + wmp rodando um filme. aí não teve jeito, uns 5 minutos e começou a chiar o som, artefatos no vídeo, occt e autocad reportando erros para o fabricante... só restartando. como este é o clock máximo, 100% de cpu tem de ser 100% estável, então considerei a tensão 1,1875V, mas pensando aumentar mais um passo, só pra garantir. Já era de noite quando fiz este teste, e não chegou a 50 graus a temperatura. quando acabar esta etapa, vou mudar o timing da ram (4GB em single channel de marca muito mediana, eu não fui muito esperto), e depois disso aumentar o bclk a passos pequenos. quero o máximo overclock possível que fique abaixo de 55 graus.
  14. Vou levar em conta nestes testes de stress a temperatura dos sensores da placa mãe. O hwmonitor mostra 3 TMPIN (0, 1 e 2). Na minha placa, o tmpin 0 parece ser a temperatura do soquete da cpu (fica com diferença de +/- 2 graus da cpu), tmpin 1 pode ser a temperatura aproximada dos mosfets, e a terceira temperatura eu não faço ideia, pode ser a northbridge. Digo "pode ser" e não "é" porque pode variar de placa pra placa a posição dos sensores. Digo para se ter em conta porque nunca tinha ligado pra isso, mas deixei nesta noite o prime rodando. O valor máximo de temperatura no tmpin 1 foi de 69 graus, mais quente que a cpu. Deve ser agora que eu pesquiso sobre dissipadores para os mosfet. Vou criar uma rotina de testes com o occt por duas horas, e umas 10/12 horas de prime95 em blend ou executando alguma demanda do servidor. Realmente, posso usar o pc quase normalmente rodando prime95 (música+steam+chrome+flash). Na verdade o occt também, mas de algum modo ele conflita com o chrome: usando o chrome normalmente (com umas 30 abas abertas, uma coisa puxa a outra...) e rodando occt, o chrome eventualmente trava até que o occt termine. até o momento, como clocks em stock: p0 - 1,2375 p1 - 1,1625 (o state mais neglicenciado até agora) p2 - 1,025 p3 - 0,85 (parei de considerar erro do occt+chrome instabilidade)
  15. Bom, agora estou testando clock a clock quais as menores tensões que encontro. O primeiro foi 800MHz, que realmente só fica estável a 0,8625V. Tentei deixar preliminarmente a 0,85V por umas duas horas no occt, e não tinha dado erro algum, até eu terminar manualmente o teste, aí ele deu erro. Não sei se o programa é bugado ou se realmente estava instável nesta tensão, mas voltei a 0,8625 e ele passou a noite inteira testando sem problemas. No outro extremo, resolvi tentar 3.2GHz a 1,2875V. Passou uma hora no occt sem erros. Agora de manhã resolvi testar o prime95 nestas condições, vi que ele encontrou no server um cálculo pra resolver e estou deixando. Notei que a temperatura no occt chega a 58 graus, enquanto neste teste do prime não passou de 52 em full. Deve ser porque o cálculo é mais leve que um teste de stress. Como você costuma deixar suas settings pra testar com o prime? No mais, quando eu ficar satisfeito com o undervolt que conseguir, vou fazer um pequeno overclock. Achei interessante essa instalação de dissipadores nos mosfet que você fez, é uma boa precaução por conta dessa limitação de tdp da placa, mas como o fabricante diz que há suporte para o processador e ele já está em undervolt, pode não fazer tanta diferença. Acho que dar undervolt da northbridge pode dar mais resultado. O que eu preciso agora é testar minha fonte. Seventeam, 400W, não é um luxo, mas também não é um lixo, ou isso eu pensava. Nunca tinha me atentado a um detalhe: a linha de +12V está em +15,3. Até aí, acredito que não seja um grave problema, mas a saída de +5V flutua entre absurdos 1,7 e 3,1V. Isso segundo o occt e o hwmonitor. Tenho que ver isso melhor, nem posso pensar em calcular vdroop quando a alimentação está assim. Acho que não tenho problemas porque esta minha placa deve derivar as tensões a partir da linha de 12V, mas mesmo assim, isto não parece seguro.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...