Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcelo970

Membro Pleno
  • Posts

    395
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. @Evandro: Não estou pedindo que ela tenha uma boa relação custo x benefício. O que eu "quero" é que ela tenha um preço mais aceitável. Ela será lançada oficialmente a $550, mas se sofrer o dito efeito mercadológico, a placa tem grandes chances de atingir $600. Levando-se isso em consideração, então poderemos esperar edições customizadas a $650, valor que se aproxima muito da HD6990. Indo além, diria que esse valor não ajuda em nada, pois dá a possibilidade de a Nvidia lançar uma placa top single-GPU a $600 e, até lá, de manter o preço da GTX580 como está. Óbvio que tudo isso 'na base da suposição, mas não creio que um preço de $550 ajude em alguma coisa se não a engordar os bolsos da AMD. Ah! E eu nunca disse que a AMD não poderia lançar uma placa top com um preço igualmente top. Seja lá quem for que tenha dito isso, só quero algo mais próximo da realidade e não fora dela. A HD7970 tem 30% a mais de performance e é de uma geração a frente da GTX580, por que não cobrar $499? Mais uma indireta? Mas tá tenso o negócio, hein? A questão não é quem compra uma placa dessas, mas sim o preço dela. Eu iria muito bem preferir pegar uma GTX580 por $469 (newegg) do que uma HD7970 por $550. Tem 30% a menos de performance? Sim, mas nada que um overclock não resolva. "Ah, mas a HD7970 também overcloca". Sim, mas por $90 de diferença. Foi mal cara, mas vou ter que descordar de você. Aqui no Brasil a maior parte das pessoas se preocupa com o preço do produto e não está colocando o consumo como prioridade. Os Phenom II foram uma prova disso, pois sempre recomendavam um Phenom II X6 para quem queria performance por um preço baixo, mesmo ele consumindo 125W. Ninguém se preocupava em ver se tinha uma opção que oferecia uma performance equivalente ou maior consumindo menos. Eu mesmo faço isso. Aliás, muitos colocaram o consumo da arquitetura Core da Intel como um extra frente ao Bulldozer, quando este foi lançado.
  2. Eu ia editar aquele comentário, mas não deu tempo xD O que falta? Talvez a performance da HD6990? A HD5870 esteve em todos os reviews muito próxima da HD4870X2. Com a GTX580 é a mesma coisa em relação à HD5970. A performance da HD7970 está muito mais próxima da GTX580 que da HD6990. Não estou considerando a melhoria em 2560x1600 porque além de eu não usar uma resolução dessas, ainda vejo que o que mais ajudou foram os 3GB de memória, coisa que a GTX580 padrão não tem. Mas eu não sou o único que não se empolgou com a performance da placa. Está cheio de gente nos fóruns gringos e brasileiros que não sentiu firmeza nesses 30% a mais de performance da HD7970 em relação à geração anterior. Fórum Guru3D: review HD7970. Alguns dos comentários contidos nesse link expressam bem o porquê. Sendo a HD7970, em média, 30% mais veloz que a GTX580, a AMD dá margem para a Nvidia contra-atacar com algo extremamente mais poderoso. Levando-se em consideração que boa parte dos que compram uma VGA top estão pouco de lixando para consumo, creio que que a AMD deveria ter trabalhado mais dentro desses 35W que sobraram para conseguir uma performance maior. O preço estimado de $550 é muito alto; com esse valor é possível fazer um SLI ou um CrossFire de placas mid-range e obter uma performance perto de 50% maior em relação à GTX580. Sobre o Eyefinity, ele é legal, mas não tem muita utilidade para a maioria das pessoas que não contam com espaço para usar mais de um monitor, além de estragar um pouco a imersividade por conta das bordas dos monitores (o mesmo vale para o 3D Surround). Quanto aos recursos por parte da Nvidia, CUDA não tem utilidade em jogos, mas em GPGPU dá uma grande diferença em relação às soluções open-source, e o 3D Vision é dito como a melhor solução 3D do mercado. Já o PhysX dá uma bela diferença nos jogos que o utilizam largamente (Batman Arkahm Asylum e Arkham City, Mirror's Edge, Cryostasis, Metro 2033), pois ele mexe com até 800x mais corpos que outros motores; o grande porém é o impacto na performance, que muitas vezes chega a ser insuportável. Se a placa tivesse a mesmíssima performance da HD6990 com esse consumo de 215W e custando $499, podem ter certeza que ela receberia ouro em qualquer review e surpreenderia até mesmo os defensores da Nvidia. Porém sendo apenas 30% mais rápida e custando $550, ela é apenas recomendada, mas longe de ser a "must buy". EDIT: Não estou desmerecendo a placa, mas não estou vendo ela do mesmo jeito que vocês.
  3. Se não era possível 3D em 1080p a 60Hz antes da HD7970, então por que fabricavam monitores FullHD que trabalham em 120Hz se teoricamente eu poderia produzir o efeito com um monitor comum? Nem me venha com marketing, porque até onde eu sei monitor não "prevê" quadros intermediários como as TVs de 960Hz da Samsung. Isso está me cheirando melhoria do HD3D, longe de se aplicar ao 3D Vision. E me desculpe, mas eu estava expressando minha opinião. Para mim, falta sim um algo a mais nessas placas da AMD que não seja o Eyefinity (probabilidade de eu usar mais de um monitor é nula). A HD7970 está longe de ser tão atraente aos meus olhos quanto a HD5870 foi alguns anos atrás. Ah! E não precisa se usar das indiretas para falar de mim. Eu pouco me importo se estão me chamando de fanboy. Eu compro o que eu quero, assim como qualquer um, mas espero que me respeitem por isso.
  4. Eu estava usando a mesma classificação do Guru3D. Eles tem uns níveis de recomendações e no site o "top pick" é o mesmo que "must buy". Quanto à placa, acho que faltam mais recursos úteis e um precinho um pouco mais acessível que os $550 previstos.
  5. Não conte vitória antes do tempo, a Nvidia ganhou uma pequena fama de correr atrás da GPU mais rápida do mercado. Se ela está silenciosa, é porque ficou assim nos últimos tempos (antigamente não lembro). Você lembra de tanto alarde antes do lançamento da GTX580? Eu lembro de sair um slide aqui, outro ali que ainda eram tratados como rumores. Da 480 eu lembro da conferência para explicar os extras da arquitetura Fermi, depois disso foi o resultado "duvidoso" no Unigine Heaven e só. Não lembro da Nvidia sair soltando slides a torto e a direito como a AMD anda fazendo depois que lançou as HD4000. Essa VGA da AMD certamente é poderosa. Ela agradou por ser até 40% mais rápida que a GTX580 em jogos e ter um ótimo consumo (coisa que as GTX também terão, se a Nvidia não abusar). Porém me parece que falta um algo a mais nela para ser considerada um "top pick".
  6. Oh God! Esses empresários saíram às compras nesses últimos anos? Até a segunda vírgula eu lembro, depois....
  7. Fermi? Ué, a Nvidia não ia mudar pro Kepler que é até 4x mais eficiente quando se trata de performance x watt?
  8. Elas podem ter, eu nunca vou comprar uma mesmo xD A questão é que o custo dessas memórias XDR2, pelo o que todos comentam, é muito alto. Daí fica a preocupação com o preço final das VGAs que utilizarem esses chips. Já imaginou ter uma single GPU à $599 só porque utiliza memória RAMBUS? O consumo das XDR2 já é menor que o da DDR5, então nem adianta muito discutir isso, porém não acho que a DDR5 de 7GHz chegaria a 1W por chip.
  9. Mesmo assim, esse ganho na performance é tão grande que justifica a escolha dessa memórias XDR2? Por que ela não escolheu as DDR5 de 7GHz que a Samsung estava/está desenvolvendo?
  10. E essas memórias vão ter real impacto na performance? Até agora não vi maior bandwidth fazer a performance subir.
  11. XDR e DDR funcionam do mesmo jeito? O número menor de trilhas da XDR não influencia em nada a não ser no consumo? E principalmente, ela vai afetar na performance dos ROPs da GPU (positivamente ou negativamente)?
  12. Se nao me engano o Crysis tem uma versão 64 bits, mas não faz diferença alguma na performance (por isso que eu acho xD).
  13. Foi em 2006? Jurava que já tinha acontecido oO Bom, só imaginei que projetar e produzir uma GPU fosse mais complicado devido à complexidade do projeto e à quantidade de transistores num chip. É, na área de logística ainda tenho muito o que aprender

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...