Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Yatzuma

Membro Pleno
  • Posts

    82
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Yatzuma

  1. 2 horas atrás, João Pedro Sousa Santos disse:

    Alguém de que more em Fortaleza - CE ou saiba de algum técnico que trabalhe por aqui? Quero levar meu computador para limpeza interna do gabinete + troca de pasta térmica do CPU e também uma formatação no Windows. Pode ser uma loja ou um técnico que trabalhe com computador gamer, porquê tenho medo de colocar na mão de qualquer um e geralmente os caras daqui não fazem nem ideia de como manusear um computador.


    Vê com a Noobi, tão investindo mais em PC gamer ultimamente

  2. 3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

    @Yatzuma os nobreaks que não são online de dupla conversão ainda possuem uma parte que acaba agredindo a fonte do PC que é a comutação entre a alimentação via bateria ou via rede. A comutação acontece através de relés, o que faz o PC ficar alguns milissegundos sem alimentação, isso pode ser prejudicial para os capacitores a longo prazo, principalmente se o usuário morar em um local onde há muita queda/variação de energia.


    Entendo seu ponto de vista que modelos online são ótimos para proteção, mas o lado financeiro torna a compra inviável para a grande maioria dos usuários. É fácil dizer que modelos online são melhores quando o gasto cairá em cima de outra pessoa, mas quem está buscando nobreak quer algo dentro da realidade. Ainda que opções senoidais puro sejam caros, ainda é possível a compra.

    Eu vejo desta forma:

    Online Dupla Conversão - Equipamentos médicos e servidores
    Senoidal Puro - Computadores com PFC Ativo
    Senoidal por Aproximação (PWM) - Resto

    Hoje, neste exato momento, uso modelo semi-senoidal, é ideal? Não, mas me preveniu de muitas quedas de energia. Uso já tem 3 anos.
     

    • Curtir 1
  3. 1 hora atrás, Tiberio disse:

    Nobreak on line de dupla conversão são muito caros, já os nobreaks senoidal e semi senoidal (os mais baratos) não são recomendados de usar em fontes com PFC Ativo.


    Online dupla conversão são usados normalmente em equipamentos médicos e servidores por serem equipamentos dito como mais sensíveis, um nobreak senoidal basta para fonte com PFC ativo. Lembro até de ter visto nas especificações de alguns modelos da SMS que os modelos semi-senoidal / senoidal por aproximação (pwm) não são indicados para PFC ativo.

  4. 20 horas atrás, Alink disse:

    @Yatzuma a configuração completa fica no meu perfil mas é 8 gb de memória RAM placa-mãe Hp 6005 pro um HD de 500 gb placa de vídeo integrada e fonte de 320w, pelo o que eu vejo o problema só aparece após processar um vídeo ou após abrir algum site que usa muito processamento de vídeo, não atualizei drives e nem formatei mas eu já tinha feito a troca pelo mesmo processador antes e não tava dando esse defeito.


    Quando você diz que já tinha feito a troca pelo mesmo processador, seria para o que está sendo usado (Phenom)? As vezes uma atualização pode resolver ou até mesmo formatar, pode também ter tido o azar de danificar algum pino ou até mesmo o próprio processador estar com problema.

    Se no processador anterior não apresentava nenhum problema, eu desconfiaria do atual processador caso as atualizações não surtam efeito.

  5. Em 01/08/2022 às 12:06, GuilhermeGB disse:

    A VS500 é bem ruinzinha, nem chega a ser adequada para um PC de entrada, mas a AX860i é uma fonte acima da média. Aparentemente seu problema de tensão é só erro de sensor, você pode comprovar com um multímetro, pode medir algum conector PCI-Express para a placa de vídeo que está sem uso, ele fornece +12V, então dá pra medir a tensão entre um pino de fase e um GND.

     

    Tem algo errado na instalação ou funcionamento do seu WC, 100ºC já é uma temperatura crítica onde o PC pode desligar a qualquer momento por proteção. Verifique se a bomba e as ventoinhas estão funcionando, verifique o encaixe do bloco e a aplicação da pasta térmica no processador.


    Instalação estava correta e o WC funcionando sem problemas. O problema infelizmente é na placa-mãe, provavelmente no VRM

    Vou tentar enviar ela para reparo e torcer para que o problema seja corrigido.

  6. Em 30/07/2022 às 19:14, GuilhermeGB disse:

    Os sensores da placa-mãe nem sempre são precisos, então não dá pra confiar cegamente na tensão que reportam. Quais são as fontes que você testou aí? Com relação à temperatura do seu Core i7, qual é o cooler que você usa nele? Qual o modelo do seu gabinete e quantas ventoinhas você usa? Como as ventoinhas estão posicionadas?


    Quando bate em 100° a led CPU da placa-mãe acende. É usado o WC Corsair H100i, o gabinete é um Cooler Master HAF 932, atualmente aberto, temperatura ambiente não é problema.

    Fonte:
    Usada - Corsair AX860i
    Testada - Corsair VS500

     

  7. Um problema que surgiu é o 12v estável em 10,4v sendo verificado no HWmonitor e BIOS, a temperatura chega facilmente em 100° apenas com abertura de programas

    Foi testado com outra fonte para descartar a baixa tensão e trocado pasta térmica por uma de boa qualidade para temperatura, mas o problema permanece. A placa-mãe aparentemente não tem capacitor estufado, o que me leva a crer que o processador esteja em curto. Pensei em testar o circuito VRM, mas não tenho multímetro para isso.

    Alguma outra possibilidade a ser analisada?

    A placa-mãe é uma ASUS Strix Z270G

    Print HWmonitor.jpg

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!