Pessoal, estou com uma epopeia para o upgrade do meu PC e resolvi pedir uma ajuda aqui no Clube do Hardware. A minha configuração atual é a seguinte:
- Processador AMD FX 6300
- 8 GB de Memória RAM
- 1 HD SSD e 1 Sata 500 GB
- Fonte EVGA 450W
O meu problema começou no mês passado ou retrasado quando a minha fonte queimou e, por consequência, levou o HD e a placa-mãe juntos. Então eu pensei em comprar uma placa-mãe para o FX 6300 e resolvi optar por aquelas com o chipset 970 ou 990, as quais eu descobri que utilizavam todo o desempenho do meu processador. No entanto, também descobri que nenhuma das baratinhas vinha com vídeo (não sei se outras vêm) e pensei: bem, não vale a pena fazer um upgrade caro nesse processador antigo.
Ao mesmo tempo, eu não tenho dinheiro para ir à linha Ryzen no momento e preciso de uma placa até o dia 15. Toda essa introdução vai para a primeira dúvida abaixo, mas agora eu tenho questionamentos em relação ao próximo ano. O fato é que eu sempre pensei em continuar na AMD, até mesmo pela familiaridade, mas pesquisei em alguns fóruns internacionais de áudio e as pessoas falaram que (se eu entendi direito) apesar da Ryzen ser o futuro, ATUALMENTE a Intel ainda é melhor.
Esse argumento é sustentando devido à frequência maior das Intel, em detrimento da quantidade de núcleos dos AMD (comparando processadores similares). Pelo que eu entendi, a frequência é mais vantajosa para quem trabalha com áudio porque todo o processamento é em tempo real (com automações, plugins atuantes enquanto a música vai rolando etc), diferentemente de uma edição de vídeo que trabalha com renderizações. De acordo com o conhecimento de vocês, isso faz sentido?
No entanto, além da familiaridade, o fato da Intel não ter um socket unificado (pelo menos eu não encontrei nada sobre isso) também me deixou com um pé atrás. Sinceramente, eu tendo bastante ao Ryzen e pretendo ter essa configuração aqui, muito devido ao preço:
- Ryzen 5 1400
- 8 GB de RAM DDR4 2400 MHz
- 1 HD SSD e 1 Sata
- 1 placa-mãe A320
Bem, tendo todas essas informações, deixo as dúvidas supracitadas abaixo e adiciono mais algumas:
1) Existe alguma placa baratinha (abaixo de 300) com chipset 970 ou 990 e com vídeo? Se não, penso em pegar uma mequetrefe mesmo só pra quebrar um galho.
2) O que importa mesmo para esse tipo de trabalho com áudio é a quantidade de núcleos ou a frequência da CPU? vocês iriam de Intel ou AMD?
3) A placa-mãe A320 dá conta do recado ou a B350 seria melhor?
4) Eu ainda não faço nada profissional, apenas estudo, por isso tendo a esperar até o fim do próximo ano para fazer essas compras do Ryzen. Quais são os rumores sobre a segunda geração? Será que ela já vai ter vídeo integrado? E sobre as memórias DDR4, será que elas realmente irão subir o preço?
5) A minha fonte atual (EVGA 450W) aguenta essa config pro Ryzen? E se eu pensar em pegar um Ryzen 7 ou algum da segunda geração?
6) Eu também tenho um cooler TX3 EVO, vocês acham que ele segura a temperatura dos Ryzen?
*Curiosidade: os Ryzen realmente esquentam menos e consomem menos energia que os FX?
Muito obrigado só por ler esse textão hehe!