Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CyberForce

Membro Pleno
  • Posts

    424
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por CyberForce

  1. Veja se não amassou a lateral do gabinete' date=' o correto seria retirar a placa mãe e testar ela em uma bancada.

    Tente ligar o seu computador apenas com processador, placa-mãe, memoria e fonte, o resto voce descarta, como hd, drives e etc.

    Por fim tente limpar as memorias e fazer o teste nelas, as vezes com essas quedas, por mais pequena que seja, espalha muita sujeira, podendo afetar a memoria ou outros componentes impedindo o bom funcionamento do equipamento[/quote']

    Não querendo tocar o terror ai, mas se entendi certo esse gabinete tombou ligado certo? Se fizer a placa mãe ligar, de uma boa olhada no hd, no smart, não custa nada terem criados alguns bad blocks nessa queda.

    Mas é issso ai, em quedas ou pequenas pancadas, é muito comum as memórias se deslocarem. Dai trava tudo mesmo, e o micro não volta a ligar.

  2. Valeu pelas respostas galera, verifiquei s conexões e realmente está ligado em SATA III, o problema é o windows mesmo e baixa qualidade deste HD da WD em específico.

    Rodei o HD TUne, e ele ficou com a performance praticamente igual um samsung SATA II que tenho, resumindo acabei fazendo um RAID0 com o Samsung ja que tinha 2 iguais e a performance dobrou segundo o HD Tune, mas a nota SATÃNICA do windows continua 5.9 (coisa que muito me irrita diga-se de passagem).

    Amanhã posto todos os testes aqui, acredito que será bem esclarecedor pra quem está querendo comprar um HD SATA III, mas já adianto que o nosso colega Shido tem TODA a razão.

    Amigo, ja teve outro tópico aqui falando dessa marcação do windows num hd wd sata 3 como o seu,, e a conclusão é que o windows realmente nao passa desses 5,9, não sei o motivo. O que importa é se o seu sistema ta rodando sem travamento, iniciando rápido etc..

    Mas se quer mesmo melhor performance em sata 3, somente com o ssd. Parece não haver grande diferença em se usar um hd mecânico sata 3 em relação a um sata 2.

  3. Tá... Vamos por partes...

    Quanto ao GTA, verifique se você tem as atualizações dele (versões "genéricas" parece ser mais difícil pra conseguir todas). Esse jogo em particular teve muita incompatibilidade relatada desde seu lançamento, por isso é imprescindível atualizá-lo o máximo possível.

    Quanto ao Windows e o Catalyst, você disse que sua versão é "retail, atualizada 100%" - verifique se o ServicePack 1 já se encontra instalado, pois ele também corrige diversas incompatibilidades; já sobre o Catalyst aconselho testar a versão 11.4 do driver que é a que mais teve relatos de estabilidade até agora (mesmo versões posteriores não apresentaram tanta estabilidade assim).

    Agora...

    Este deve ser um problema a parte: a geração muito alta de FPS. Abordamos isso recentemente inclusive.

    Verifique por meio de alguma ferramenta (FRAPS, AfterBurner...) a taxa de FPS gerada nestas situações: se estiver acima dos 1000, é "normal" (não é bom, mas é normal). Para se resolver, basta ativar a função de VSync como "Always On" no Catalyst.

    Aliás, vai uma dica (deve valer pro CyberForce também): ME PARECE que este recurso não funciona corretamente sem que esteja ativado junto um perfil de gerenciamento de energia - aquilo de "desligar o monitor após X minutos de inatividade, e hibernar o computador após Y minutos".

    Sim... Eu também estranhei isso! Mas notei que só funcionou (especialmente em jogos) quando os ativei via painel de controle do Windows mesmo - e como muitos (incluindo eu) têm o hábito de configurar esses recursos como "sempre ligados"...

    Então veja que não é uma promessa de que resolva - até porquê não conheço mais casos que o atestem - mas acredito que funcione. Se alguém mais relatar casos semelhantes, aí sim dá pra dizer que este é o motivo.

    Esqueci de falar sobre a sugestão de gerenciamento de energia. Não é o meu caso (caso isso seja de fato real), meu monitor sempre fica configurado para desligar em 10 minutos, apenas os hd's que configuro para nunca desligarem.

    Até.

  4. Justamente! (E era de tu mermo que eu tava falando, Cyber...)

    Note o seguinte: todo monitor tem uma taxa de exibição, normalmente variando entre 45Hz (aqueles mais antigões) até 150Hz (os mais novos, especialmente os preparados para exibir imagens HD3D). Essa medida, o Hertz, é uma medida da física usada para definir a quantidade de ondas (ou pulsos) por segundo.

    Logo, um monitor que trabalhe com 60Hz é capaz de receber - e transformar isso em informação "visual" - sessenta pulsos de dados por segundo.

    Note que muitos outros equipamentos trabalham com essa medida, especialmente processadores; e seguem aproximadamente a mesma divisão de nomenclatura que acontece com os dados (porém, no caso dos Hertz, permanece-se no sistema decimal, e não no sistema binário. O que significa que 1 KiloHertz = 1.000 Hertz, ao invés de 1.024 Hertz). Portanto, 1GHz (que é a frequência com a qual trabalham os processadores modernos) é o mesmo que 1.000MHz e por aí vai.

    Agora, vejamos: se uma placa vier a entregar os dados de exibição numa taxa de 1.4MEGAHertz - que era seu caso com o clone do Arkanoid - é lógico que é MUITA energia passando por este circuito! Afinal ele é preparado pra trabalhar com cerca de UM DÉCIMO disto - está muito acima das suas especificações!

    Mas se a placa continua "reclamando" quando trabalhando dentro das especificações (o Yast mencionou que o ruído se torna mais baixo - mas ainda existe), então tem coisa errada...

    Tem a ver com capacitores, transístores e resístores, sim. Mais exatamente a parte que "se encontra entre" o processamento e a ponte de saída. Mas, como eu disse antes, não acredito que os componentes dessa placa sejam TÃO "frágeis" assim - o que denota a possibilidade de algum defeito.

    Veja também que levanto a possibilidade de ser o Cooler com alguma rebarba... O controle de temperatura da placa aumenta a rotação da ventoinha de acordo com a temperatura imediata - com uma tolerância mínima (cerca de 1ºC ou menos). Se a temperatura ficar variando entre 3ºC num período longo o suficiente, mesmo que nos pareça curto, a placa ficará aumentando e diminuindo a rotação de acordo.

    Por isso, inclusive, no AfterBurner há um campo onde você pode aumentar a tolerância (aqui eu configurei para 3ºC), onde a placa estabiliza a rotação se a temperatura oscilar dentro desse limite.

    Dado tudo isso, pra responder finalmente sua pergunta:

    NÃO É normal as placas emitirem algum ruído enquanto trabalhando sobrecarregadas, mas É normal se o "produto do trabalho" delas for MUITO alto. Por isso que inventaram o recurso do Vertical Syncronization (VSync): para que a parte preparada para trabalhar com a parte "pesada" não prejudique a parte que fique com o serviço "leve".

    Mesmo coolers não devem emitir muito ruído - o som das pás da hélice cortando o vento (literalmente) é característico, e se houver algum outro som além deste é sinal de problema.

    Por outro lado, o cooler sim aumenta seu ruído de acordo com a carga de processamento da placa - mas NÃO de acordo com a quantidade de FPS produzida.

  5. Assisti o vídeo inteiro sim! Ôhhh!

    Até fiquei cas zoreba colada nos auto-falantes aqui pra ver se não tava deixando passar nada!

    Vamos ver como sai o teste do cooler a 100%... Sinceramente acho que os transistores dessa placa não são TÃO frágeis assim pra reclamarem por qualquer coisa (salvo em casos excepcionais, como o do carinha com a cópia do Arkanoid lá atrás)!

    E ai Tsurani, acho que eu sou o carinha do arkanoid, :D.

    Esse ruido ai não esta igual ao da minha placa não. A minha fazia porque ia a mais 1400 fps, embora nao saiba dizer se isso seria motivo para que algum ruido houvesse. Ruidos de chiado ou zumbido, provenientes da placa de vídeo não seriam um problema nos capacitores, ou algo assim? Ou é normal toda placa de vídeo gerar algum ruído, por mais baixo que seja, quando em uso em jogos que exigem bem dela, ou com alto fps?

  6. Essas distorções podem ser por dessincronia na atualização. O vsync serve para isso. E a frequência de atualização depende do monitor, basicamente.

    O CCC é o driver hehe, aliás, é o pacote e a interface do driver, significa Catalyst Control Center acredito. Brinca nas configurações de jogos (ou 3D) lá. Principalmente quanto ao Anti-Aliasing (aconselho que leia sobre ele, é bem interessante).

    O significado é esse mesmo sirroman, e tb estou contigo nas orientações.

    Apenas recomendaria que ele instale o pacote completo com o CCC tb, há configurações para jogos que você so poderá realizar através dele, e se ele não estiver ativo no sistema, as configurações não serão aplicadas.

  7. Olá! Sou novato e este é o meu primeiro post aqui. Pesquisei e ainda não sei se estou no lugar certo. Então peço desculpas por algum problema.

    Tenho um computador mais antigo, Core 2 duo 2.66 GHz, Placa Asus P5N-E SLI, 4GB de memoria DDR2 e funcionava com uma GeForce 7100. Comprei uma Asus HD 5770 1GB 128-bits DDR3 e não funcionou. O computador liga mas não há imagem no monitor. Minha primeira suspeita foi a fonte que talvez não aguentasse. Desliguei todos os HD's exceto o do OS e a placa de audio mas não fez diferença. A fonte é uma Seventeam de 420W e pesquisando descobri que ela deveria suportar essa placa. Pesquisando mais descobri que essa placa-mãe não suporta memória DDR3. Desculpem-me a ignorância, mas seria o mesmo com a placa de vídeo? Terei que trocá-la? Ou pode ser outro problema?

    Agradeço muito a ajuda!

    O fato de sua placa mãe nao suportar ddr3 nada tem a ver com o tipo de memória usada na placa de vídeo. Sua hd usa ddr3, a minha usa ddr5, e no entanto minha placa mãe nao suporta ddr3 tb. Seu problema não é esse. Pode ser algum problema da própria placa de vídeo. Se você usava uma gforce o ideal é você formatar seu hd, instalar tudo do zero pra instalar os drivers da sua nova hd, do contrário vai dar erros no sistema. Mas como você disse se não há imagem talvez seja algum defeito na sua hd, experimente usar um outro monitor com entrada dvi ou hdmi e teste. Outra coisa. Essa placa tem duas saidas dvi, experimente ligar o monitor nas duas, talvez esteja ligando na saida errada. Aguarde outras opiniões.

    • Curtir 2
  8. Valeu Tsurani. Concordo com você. Sempre posto meus resultados, e tb quando ajudo em hardware fico no aguardo em saber se consiguimos ajudar. Muitos nao postam se foi resolvido ou não. Cara me diz uma coisa, você comprou gabinete no kabum tb?

    Ae sirroman, eu tb to com up marcado pra ano que vem. Já to fazendo poupança pra isso. Com certeza os preços estarão melhores do que hoje. Ja to pensando em placa-mãe, processador, memórias e um gabinete novo maior, é no que to de olho no momento. To com uma vga novinha das boas, talvez troque a fonte, isso vou ver na época, meu hd ta novinho tb, mas eu to pretendendo pegar um sata 3 tb. Pensei em pegar um ssd pra sistema e jogos, mas convenhamos, o preço ainda esta um absurdo. Vamo ver o quanto eu consigo de verba pra o up.

  9. Vale pessoal consegui. Valeu Tsurani, sirroman e eranor por toda ajuda. Conseguir criar o preset vinculando a configuração ao jogo. É bem fácil, mais fácil do que imaginava. Meus fps baixaram no jogo do paranoid (que é bem leve) para no máximo 250 fps, ainda com possibilidade de baixar mais. Problema resolvido. Nos demais jogos que são pesados os fps vão a no máximo 100-150, normalmente ficam em 30-60. Agradeço muito pela ajuda. Abraços.

  10. Tem como mexer nas presets. Salvo engano tem como atrelar cada preset a um atalho ou você pode clicar com o botão direito no ícone do CCC e alternar entre as presets lá.

    Eu não lembro em que versão, mas acho que já vi como, abrindo um jogo, ele automaticamente mudar o preset. Mas parece que o que tem hj em dia é, mudando o preset o jogo abrir automaticamente.

    Então sirroman, eu tentei mesmo fazer um presets, to apanhando um pouco ainda, mas pelo que vi você cria um preset com o nome do jogo por ex, esse nome fica na lista presets e ao clicar sobre o nome do jogo ele ja abre automaticamente. So ainda nao sei se consegui vincular as configurações de jogo ao respectivo jogo no preset. Ainda vou tentar mais a noite e ver o que consigo.

  11. Só deixar em "Use Application Settings" em todas configurações do 3D do Catalyst, e configurar o desempenho gráfico em cada jogo mesmo, não tem segredo.

    Infelizmente não tem o mesmo padrão da Nvidia que dá para se configurar pelo próprio software da VGA. Também acho isso uma pena =/.

    Então se entendi certo, o jeito é fazer a configuração manualmente antes de abrir o jogo, fazer a configuração especifica do respectivo jogo antes de começar a jogar. Se for assim é uma pena mesmo. Podiam melhorar o catyst nesse aspecto, porque cada jogo tem sua configuração específica e com o tempo talvez fique cansativo refazer as configurações para cada jogo em específico. Obrigado pela ajuda eranor.

  12. Uma GPU não chega a "se controlar", ela sempre tenta trabalhar a 100%.

    Ou seja, aproveite o uso de AA e efeitos no máximo hehe.

    Legal sirroman. So aproveitando tudo ao máximo. Diga-me, tem alguma forma de fazer uma configuração específica para cada jogo? Seria no presets do catalyst? É uma opção interessante, que vem nas placas da nvidia. Como é minha primeira radeon, baita placa, ainda não sei bem de todas as manhas.

  13. Depois de uns 5 dias pra ler o tópico INTEIRASSO, acho que já sou até especialista em HD 5770.

    Procure ver nesses jogos com "FPS infinito" se eles possuem a opção de V-Sync. Deve ajudar!

    Acredito que seu problema seja que o trabalho exigido da placa a cada frame é tão POUCO que isso tem feito as voltagens oscilarem muito, e como o V-Sync trava o FPS na atualização do monitor, isso deve dar um tempo maior de "descanso" entre as oscilações de tensão.

    Então cara. É uma baita placa não posso reclamar de nada. Mas esse jogo em particular nao tem a opção de v-sync, ja havia pensado nisso tb. O engraçado é que tenho outros jogos da mesma linha (remakes do paranoid) todos leves, e o action ball é o unico que em que os fps estouram acima de mil, os outros ficam em 60-80. E esse é justo o que mais gosto de jogar. Nos outros jogos pesados que tenho, eu sempre habilito o v-sync pra limitar um pouco os fps.

  14. O próprio jogo então que faz isso. Não tem como desativar isso? Fica tão feio a paisagem ir se formando conforme se avança no cenário do jogo.

    Gustavo, e quanto ao chiado que citei, o que acha que pode ser. Tem um joguinho (action ball) é bem levinho, remake do paranoid, bem gostoso de jogar, minha placa vai com fps acima de mil com o jogo em full, e fica chiando um pouco, parece capacitor como disse. Ja li que quando se sobrecarrega o fps isso pode acontecer mesmo, mas tem outro jogo que fica em 100-200 fps e tb chia um pouco. Isso é grave tem como resolver isso, ou diminuir os fps?

  15. E ai pessoal beleza.

    Comprei uma xfx radeon 5770 ha um mes. Ate hoje funcionando beleza tudo em full, mas tenho reparado em duas coisas: em alguns jogos ela faz como um chiado, bem baixo, parece ser o capacitor, principalmente em alguns jogos mais leves mais simples (como por exemplo o action ball 2, onde o fps passa de 1000, tem como resolver isso?). Jogando farcry 1 tb percebo um leve chiado. Em jogos mais pesados como call of dutty 4 modern ware fare, ela nao faz esse ruido. Isso é comum em fps alto?

    A outra duvida é a seguinte: tanto no farcry 1 farcry 2 call of duty 4, alguns detalhes das paisagens vão se formando conforme eu avanço no cenário. Uma placa como essa, com tudo em full não deveria manter tudo na tela? Porque isso acontece e há como resolver? Ambos os problemas podem ser da placa?

    So pra consta eu to usando o Catalyst versão 11.2.

    Fico grato por toda ajuda pessoal.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!