Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GuidoEx

Membro Pleno
  • Posts

    245
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

33
  1. Interrupção de dezenas de segundos, nobreak.
  2. Essa curva postada pelo colega lá em cima me foi apresentada como a curva ITIC. É mais ou menos uma convergência dos produtores de fontes com os clientes de produtos tecnológicos, onde você tem as garantias das operações de funcionamento. A curva diz quanto tempo a fonte tem que funcionar nas condições dadas. Não estamos falando necessariamente de PROTEÇÃO, mas sim de GARANTIA DE FUNCIONAMENTO EM SITUAÇÕES ADVERSAS. Falar que "todo capacitor já tem um filtro" é quenem falar "todo ser humano tem dois pulmões". A qualidade deles, e até onde você pode ir com eles, ai sim muda muito. Claro que os caras vão defender o ponto de vista (leia-se bolso) deles. Estabilizadores podem até garantir a curva ITIC para alguns ciclos de rede, agora colegas, para 0.01 ciclo, só a fonte é capaz de segurar. Eu acho estabilizador um desperdício de dinheiro, por isso não uso.
  3. Difícil precisar o problema só com essas informações.. Mas se você secou antes de ligar, duvido que tenha queimado algo. Eu tiraria as placas e desconectaria os cabos, veja se tem água nas ligações, dá uma limpada, reconecta tudo e manda ver. Um amigo meu aconteceu isso depois de transporte (sem chuva).. Era a VGA que desprendeu levemente.
  4. Quando seu chuveiro está trabalhando, ele gera algumas frequências na rede elétrica, fora dos 60Hz padrão. Várias cargas geram esse tipo de coisa. O indutor da sua fonte é um pequeno trambolhinho, e como toda estrutura física, tem uma frequência na qual ele ressona, o que gera a vibração física. Quando uma frequência da rede acerta essa frequência de ressonância, a frequência é amplificada e o indutor começa a vibrar.. Vibrando, você pode ouvir. É normal cara, acontece em reatores, em fontes, em transformadores, em muita coisa.
  5. Wolpert, Pra resolver problemas de propagação de harmônicas na rede, quando tem bastante potência, geralmente usa-se filtros passivos sintonizados nas frequências desejada. É isso que o setor industrial faz em cargas muito grandes, e claro, você não vai fazer isso ai.. A não ser que você esteja a fim de brincar bastante. Mas acho que aí o problema é de uma propagação em vários harmônicos, principalmente no momento em que acontecem comutações ai no seu aquecedor. Então não é pelos filtros passivos que você vai trabalhar. Ferramentas manuais geram bastante distorção harmônica.. Na Europa tem até normas específicas só pra esse tipo de carga. Pelo que eu vi tem bastante material pesado ai na sua garagem. O que mais pesa é eles estarem ligados em fase+fase.. Se fosse uma fase só, eu recomendaria que você mudasse o PC de fase, resolveria o problema do seu PC. Olha, a solução imediata mais garantida é aumentar o nível de circuito da sua instalação. Ou seja, de imediato, colocar fios mais grossos na entrada da sua instalação até a oficina. Isso alivia, e muito, esse problema. Como você disse que a instalação é antiga, isso ai melhorará bastante sua realidade, e até dará mais seguraça pra tudo. Converse ai, isso vai melhorar muito. Com relação à filtrar, você pode fazer esse filtro ai que o Faller e os colegas tem feito, ou senão coloque uma boa fonte (caso não tenha) no seu PC. Com PFC Ativo! Eu investiria em uma fonte melhor, mas mantenha um aterramento adequado certo. Isso vai proteger a sua motherboard. Edit: Só aqui comentando que você já fez algumas coisas com filtros, veja bem os filtros que você usou. Qualidades e qualidades certo. E lembre, se a distorção é brutal, isso ai propaga no ar com relevância, certo!? Filtros ajudam a dar uma limpeza, mas num é isso que resolve tudo. Se eu pai colocar mais e mais coisas na garagens, mais crítico vai ficar cada vez. O barulho de cigarra é o indutor da sua fonte ressonando, isso ai acontece mesmo. É um saco, mas acontece. Se sua fonte é boa, tem PFC ativo e seu PC está funcionando dentro das normalidades, e o que te incomoda é apenas o barulho de cigarra, você pode tentar uma gambiarra ai.. Torno a dizer, isso só vai resolver o barulho, não as harmonicas da rede.. Pega uma dessas braçadeiras e dá uma apertada no indutor junto com a carcaça da sua fonte (use as fendas laterais pra isso).. Mas de leve certo, com cuidado, mas firme. Isso ai fica tipo uma "mola" e vai mudar a frequência de ressonância da estrutura, do corpo do indutor. Isso vai tirar ele dessa frequência física de ressonânica. Se a nova frequência, agora com a "mola", não for alcançada, acaba o barulho. Pensando na expansão das ferramentas da sua garagem, na qualidade da instalação e de todos os equipamentos da sua casa, a solução é de aumentar o nível de curto-circuito da casa. Eu faria isso. Dá trabalho cara, mas pensa, é mais seguro, garantido, funciona para todos os equipamentos da sua casa. Mais dúvidas, manda ai cara.. ABraços..
  6. Como assim Rau? Num entendi sua colocação cara.. Fazer isso ai com fio de aterramento eu já fiz cara.. Até com fio que num era rígido (tipo esse monte de fiapinho). Funciona, vai por mim. Esse tipo de emenda que eu mandei manda bem até sem solda, dai depois você puxa com força os dois lados e eles se apertam mais ainda. Mas ai sei lá né, vai muito do gosto do cara. Agora se o cara for derivar vários fios, ai acho que fica mais fácil partir pra uma solução igual à sua, porque ai fica até mais fácil de tirar um e colocar o outro, em caso de trocas. Mas também, pra derivação, tem essa aqui ó: Só que essa eu nunca fiz. A emenda que eu mostrei antes, já usei. Essa desse filme agora, nunca.
  7. Eu emendo assim ó.. Sucesso, essa é garantida. Capricha na esmagada com o alicate.
  8. Eu já vi ligar estabilizador na entrada de salas com muitos instrumentos delicados dentro, quando tem muita carga indutiva na rede (motores, por exemplo). Acredito eu que seja pra segurar os picos de tensão que essas cargas geram, não deixando isso passar no duro pra dentro da sala. Talvez nessa condição não seja interessante deixar as fontes chaveadas expostas a tal stress.. Bom, não sei ao certo, nunca parei pra pensar nisso.
  9. Fala mais sobre essas cargas.. o aquecedor e as ferramentas. Senão CC ou CA, potência, etc.. Você sabe como funciona esse esquema do aquecimento central? As vezes, pelo bem da rede da sua casa, vale ais a pena filtrar a origem, não o seu PC.. Afinal, penso eu, você tem vários PCs e vários eletrônicos em casa.
  10. Quando isso aconteceu comigo, eu troquei o chip e funcionou instantaneamente. Veja ai como está sua fila de impressão, vai que tenha alguma coisa travada nela. E veja ai se esse chip tá OK.
  11. O circuito de correção ativa copia a forma de onda da tensão de entrada do retificador para moldar a corrente de entrada, seja ela qual for. E é por isso que pendurar filtros é perigoso. Se você excitar ressonância, pode ter problemas pois a ressonância da tensão por causa do filtro se propaga pra dentro do conversor. Concordo plenamente que o mundo poderia ser uma senoidal perfeita, mas negada, filtro é feito pra filtrar! O que vocês querem fazer? Colocar um filtro pra não estressar um outro filtro? Quem vai morrer com esses transientes ai é o capacitor, o transistor que está lá aguenta esse tipo de coisa. Será que vale comprar um nobreak de mais de R$1000, pensando que quem tem a maior chance de morrer é um capacitor de centavos? É nesse ponto que eu bato.. Um filtro PFC filtra, naturalmente, quando a rede é senoidal, algo MUITO PIOR do que uma onda quadrada. O PFC não gera uma senóide pra entrada senoidal, ele gera algo perto de uma senóide (ou outra forma de onda) que quando FILTRADO se aproxima muito da senóide. Vou mandar aqui uma forma de onda que pode estar dentro da sua fonte, nesse exato momento, com total naturalidade.. Esse preto ai é a corrente subindo e descendo.. A de baixo é o ciclo da rede, 60Hz. Qualquer um que sabe o que é uma derivada quer chorar vendo isso. Na sua fonte isso está bem mais ameno, por motivos do tipo diferente de conversor (essa onda que eu mostrei é Boost Descontínuo, a sua fonte provavelmente é Boost Contínuo).. Mas o objetivo é mostrar: O filtro do PFC tá ai pra lidar com ondas como essas, talvez um pouco mais tranquilas por economia, mas faz e faz bem feito.. Se eles encaram e filtram formas de onda assim, colegas, durma tranquilos. O perigo de uma onda quadrada na entrada é excitar a ressonância do filtro, mas ele é projetado pra ressonar em frequencias muito altas, e a rampa de subida do nobreak não é um quadrado, é meio trapezoidal, até pelos nobreaks serem meio porcarias. Isso acaba ajudando o filtro. O que eu recomendo fortemente, se você quer proteger o PC, é colocar PROTEÇÃO ELÉTRICA na entrada.. Contra sobretensão (raios, cagadas na rede).. E trabalhe com equipamente de alto fator de potência (leia-se VA perto de W), pelo bem da rede elétrica do Brasil e dos condutores elétricos da sua instalação. E estabilizador também não é a coisa mais útil do mundo, joguem isso fora.
  12. Falou tudo. Eu concordo com o pessoal se preocupar com a qualidade da energia e a preservação do equipamento, mas a rede elétrica não é um demônio. A fonte de vocês é projetada pra operar nela, existe regulação e filtros já na entrada de qualquer fonte decente.. Se tiver PFC Ativo, mais bem que tem filtragem, senão não chega no alto fator de potência. A fonte dos PCs tem um retificador na entrada.. Entre com o que você quiser, vai retificar.. Pra que gastar mil reais em um nobreak gerar uma senóide, se ela vai ser retificada? A onda quadrada é ainda melhor pra retificar.. E o circuito do PFC faz com que a tensão não deforme, não tem erro. O que não é bom é tensão dente de serra, ou triangular.. Ai é ruim.. Mas quadrada ou trapezoidal, tranquilo. Se eu fosse usar um nobreak, compraria um com um bom fator de potência, ou seja, cujo valor em VA é muito próximo (idealmente igual) ao valor em W. Se tiver estabilizador, depende muito da qualidade da rede da sua casa.. Se tiver bem feita, ele nem vai fazer os "tlecs tlecs", vai ficar quenem um fio lá.
  13. Ó cara, 180V de pico mas varia bem né meu. E você sabe que LED não é a coisa mais resistente à sobretensão que existe, quando ele está conduzindo. É verdade, pensando bem acho que só o diodo dá sim, 60Hz é bastante pra você perceber ele variando a luminosidade. Tenta ai com um LED fulera. O ideal é você deixar ele funcionando com 75% da corrente nominal, ai acho que não vai queimar muito fácil não, e vai da pra ver que está aceso.
  14. Eu prefiro pegar esses 80 reais a mais que os filtros fuleros e comprar uma fonte pfc ativo com mais potência(no caso uma iceage 650w ao invés de 500w). Pega ai qualquer extensão de tomadas com um fusível, só cuidado pra não ligar a impressora a laser (caso você tenha) no filtro, senão certeza q o fusível vai pro saco na hora que você ligá-la. Compra uma fonte boa, PFC, bons reviews. Não perca grana comprando um rio de potência porque isso não vai mudar nada, pelo contrário, pode até gerar desperdício.
  15. LED entre fase e terra, no way. LED + resistor + retificador = você precisa ter uma tensão de pico muito bem definida pra jogar no conjunto LED+Resistor. No aterramento você pode ter de tudo, desde nada até kV.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...