Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GuidoEx

Membro Pleno
  • Posts

    245
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que GuidoEx postou

  1. Interrupção de dezenas de segundos, nobreak.
  2. Essa curva postada pelo colega lá em cima me foi apresentada como a curva ITIC. É mais ou menos uma convergência dos produtores de fontes com os clientes de produtos tecnológicos, onde você tem as garantias das operações de funcionamento. A curva diz quanto tempo a fonte tem que funcionar nas condições dadas. Não estamos falando necessariamente de PROTEÇÃO, mas sim de GARANTIA DE FUNCIONAMENTO EM SITUAÇÕES ADVERSAS. Falar que "todo capacitor já tem um filtro" é quenem falar "todo ser humano tem dois pulmões". A qualidade deles, e até onde você pode ir com eles, ai sim muda muito. Claro que os caras vão defender o ponto de vista (leia-se bolso) deles. Estabilizadores podem até garantir a curva ITIC para alguns ciclos de rede, agora colegas, para 0.01 ciclo, só a fonte é capaz de segurar. Eu acho estabilizador um desperdício de dinheiro, por isso não uso.
  3. Difícil precisar o problema só com essas informações.. Mas se você secou antes de ligar, duvido que tenha queimado algo. Eu tiraria as placas e desconectaria os cabos, veja se tem água nas ligações, dá uma limpada, reconecta tudo e manda ver. Um amigo meu aconteceu isso depois de transporte (sem chuva).. Era a VGA que desprendeu levemente.
  4. Quando seu chuveiro está trabalhando, ele gera algumas frequências na rede elétrica, fora dos 60Hz padrão. Várias cargas geram esse tipo de coisa. O indutor da sua fonte é um pequeno trambolhinho, e como toda estrutura física, tem uma frequência na qual ele ressona, o que gera a vibração física. Quando uma frequência da rede acerta essa frequência de ressonância, a frequência é amplificada e o indutor começa a vibrar.. Vibrando, você pode ouvir. É normal cara, acontece em reatores, em fontes, em transformadores, em muita coisa.
  5. Wolpert, Pra resolver problemas de propagação de harmônicas na rede, quando tem bastante potência, geralmente usa-se filtros passivos sintonizados nas frequências desejada. É isso que o setor industrial faz em cargas muito grandes, e claro, você não vai fazer isso ai.. A não ser que você esteja a fim de brincar bastante. Mas acho que aí o problema é de uma propagação em vários harmônicos, principalmente no momento em que acontecem comutações ai no seu aquecedor. Então não é pelos filtros passivos que você vai trabalhar. Ferramentas manuais geram bastante distorção harmônica.. Na Europa tem até normas específicas só pra esse tipo de carga. Pelo que eu vi tem bastante material pesado ai na sua garagem. O que mais pesa é eles estarem ligados em fase+fase.. Se fosse uma fase só, eu recomendaria que você mudasse o PC de fase, resolveria o problema do seu PC. Olha, a solução imediata mais garantida é aumentar o nível de circuito da sua instalação. Ou seja, de imediato, colocar fios mais grossos na entrada da sua instalação até a oficina. Isso alivia, e muito, esse problema. Como você disse que a instalação é antiga, isso ai melhorará bastante sua realidade, e até dará mais seguraça pra tudo. Converse ai, isso vai melhorar muito. Com relação à filtrar, você pode fazer esse filtro ai que o Faller e os colegas tem feito, ou senão coloque uma boa fonte (caso não tenha) no seu PC. Com PFC Ativo! Eu investiria em uma fonte melhor, mas mantenha um aterramento adequado certo. Isso vai proteger a sua motherboard. Edit: Só aqui comentando que você já fez algumas coisas com filtros, veja bem os filtros que você usou. Qualidades e qualidades certo. E lembre, se a distorção é brutal, isso ai propaga no ar com relevância, certo!? Filtros ajudam a dar uma limpeza, mas num é isso que resolve tudo. Se eu pai colocar mais e mais coisas na garagens, mais crítico vai ficar cada vez. O barulho de cigarra é o indutor da sua fonte ressonando, isso ai acontece mesmo. É um saco, mas acontece. Se sua fonte é boa, tem PFC ativo e seu PC está funcionando dentro das normalidades, e o que te incomoda é apenas o barulho de cigarra, você pode tentar uma gambiarra ai.. Torno a dizer, isso só vai resolver o barulho, não as harmonicas da rede.. Pega uma dessas braçadeiras e dá uma apertada no indutor junto com a carcaça da sua fonte (use as fendas laterais pra isso).. Mas de leve certo, com cuidado, mas firme. Isso ai fica tipo uma "mola" e vai mudar a frequência de ressonância da estrutura, do corpo do indutor. Isso vai tirar ele dessa frequência física de ressonânica. Se a nova frequência, agora com a "mola", não for alcançada, acaba o barulho. Pensando na expansão das ferramentas da sua garagem, na qualidade da instalação e de todos os equipamentos da sua casa, a solução é de aumentar o nível de curto-circuito da casa. Eu faria isso. Dá trabalho cara, mas pensa, é mais seguro, garantido, funciona para todos os equipamentos da sua casa. Mais dúvidas, manda ai cara.. ABraços..
  6. Como assim Rau? Num entendi sua colocação cara.. Fazer isso ai com fio de aterramento eu já fiz cara.. Até com fio que num era rígido (tipo esse monte de fiapinho). Funciona, vai por mim. Esse tipo de emenda que eu mandei manda bem até sem solda, dai depois você puxa com força os dois lados e eles se apertam mais ainda. Mas ai sei lá né, vai muito do gosto do cara. Agora se o cara for derivar vários fios, ai acho que fica mais fácil partir pra uma solução igual à sua, porque ai fica até mais fácil de tirar um e colocar o outro, em caso de trocas. Mas também, pra derivação, tem essa aqui ó: Só que essa eu nunca fiz. A emenda que eu mostrei antes, já usei. Essa desse filme agora, nunca.
  7. Eu emendo assim ó.. Sucesso, essa é garantida. Capricha na esmagada com o alicate.
  8. Eu já vi ligar estabilizador na entrada de salas com muitos instrumentos delicados dentro, quando tem muita carga indutiva na rede (motores, por exemplo). Acredito eu que seja pra segurar os picos de tensão que essas cargas geram, não deixando isso passar no duro pra dentro da sala. Talvez nessa condição não seja interessante deixar as fontes chaveadas expostas a tal stress.. Bom, não sei ao certo, nunca parei pra pensar nisso.
  9. Fala mais sobre essas cargas.. o aquecedor e as ferramentas. Senão CC ou CA, potência, etc.. Você sabe como funciona esse esquema do aquecimento central? As vezes, pelo bem da rede da sua casa, vale ais a pena filtrar a origem, não o seu PC.. Afinal, penso eu, você tem vários PCs e vários eletrônicos em casa.
  10. Quando isso aconteceu comigo, eu troquei o chip e funcionou instantaneamente. Veja ai como está sua fila de impressão, vai que tenha alguma coisa travada nela. E veja ai se esse chip tá OK.
  11. O circuito de correção ativa copia a forma de onda da tensão de entrada do retificador para moldar a corrente de entrada, seja ela qual for. E é por isso que pendurar filtros é perigoso. Se você excitar ressonância, pode ter problemas pois a ressonância da tensão por causa do filtro se propaga pra dentro do conversor. Concordo plenamente que o mundo poderia ser uma senoidal perfeita, mas negada, filtro é feito pra filtrar! O que vocês querem fazer? Colocar um filtro pra não estressar um outro filtro? Quem vai morrer com esses transientes ai é o capacitor, o transistor que está lá aguenta esse tipo de coisa. Será que vale comprar um nobreak de mais de R$1000, pensando que quem tem a maior chance de morrer é um capacitor de centavos? É nesse ponto que eu bato.. Um filtro PFC filtra, naturalmente, quando a rede é senoidal, algo MUITO PIOR do que uma onda quadrada. O PFC não gera uma senóide pra entrada senoidal, ele gera algo perto de uma senóide (ou outra forma de onda) que quando FILTRADO se aproxima muito da senóide. Vou mandar aqui uma forma de onda que pode estar dentro da sua fonte, nesse exato momento, com total naturalidade.. Esse preto ai é a corrente subindo e descendo.. A de baixo é o ciclo da rede, 60Hz. Qualquer um que sabe o que é uma derivada quer chorar vendo isso. Na sua fonte isso está bem mais ameno, por motivos do tipo diferente de conversor (essa onda que eu mostrei é Boost Descontínuo, a sua fonte provavelmente é Boost Contínuo).. Mas o objetivo é mostrar: O filtro do PFC tá ai pra lidar com ondas como essas, talvez um pouco mais tranquilas por economia, mas faz e faz bem feito.. Se eles encaram e filtram formas de onda assim, colegas, durma tranquilos. O perigo de uma onda quadrada na entrada é excitar a ressonância do filtro, mas ele é projetado pra ressonar em frequencias muito altas, e a rampa de subida do nobreak não é um quadrado, é meio trapezoidal, até pelos nobreaks serem meio porcarias. Isso acaba ajudando o filtro. O que eu recomendo fortemente, se você quer proteger o PC, é colocar PROTEÇÃO ELÉTRICA na entrada.. Contra sobretensão (raios, cagadas na rede).. E trabalhe com equipamente de alto fator de potência (leia-se VA perto de W), pelo bem da rede elétrica do Brasil e dos condutores elétricos da sua instalação. E estabilizador também não é a coisa mais útil do mundo, joguem isso fora.
  12. Falou tudo. Eu concordo com o pessoal se preocupar com a qualidade da energia e a preservação do equipamento, mas a rede elétrica não é um demônio. A fonte de vocês é projetada pra operar nela, existe regulação e filtros já na entrada de qualquer fonte decente.. Se tiver PFC Ativo, mais bem que tem filtragem, senão não chega no alto fator de potência. A fonte dos PCs tem um retificador na entrada.. Entre com o que você quiser, vai retificar.. Pra que gastar mil reais em um nobreak gerar uma senóide, se ela vai ser retificada? A onda quadrada é ainda melhor pra retificar.. E o circuito do PFC faz com que a tensão não deforme, não tem erro. O que não é bom é tensão dente de serra, ou triangular.. Ai é ruim.. Mas quadrada ou trapezoidal, tranquilo. Se eu fosse usar um nobreak, compraria um com um bom fator de potência, ou seja, cujo valor em VA é muito próximo (idealmente igual) ao valor em W. Se tiver estabilizador, depende muito da qualidade da rede da sua casa.. Se tiver bem feita, ele nem vai fazer os "tlecs tlecs", vai ficar quenem um fio lá.
  13. Ó cara, 180V de pico mas varia bem né meu. E você sabe que LED não é a coisa mais resistente à sobretensão que existe, quando ele está conduzindo. É verdade, pensando bem acho que só o diodo dá sim, 60Hz é bastante pra você perceber ele variando a luminosidade. Tenta ai com um LED fulera. O ideal é você deixar ele funcionando com 75% da corrente nominal, ai acho que não vai queimar muito fácil não, e vai da pra ver que está aceso.
  14. Eu prefiro pegar esses 80 reais a mais que os filtros fuleros e comprar uma fonte pfc ativo com mais potência(no caso uma iceage 650w ao invés de 500w). Pega ai qualquer extensão de tomadas com um fusível, só cuidado pra não ligar a impressora a laser (caso você tenha) no filtro, senão certeza q o fusível vai pro saco na hora que você ligá-la. Compra uma fonte boa, PFC, bons reviews. Não perca grana comprando um rio de potência porque isso não vai mudar nada, pelo contrário, pode até gerar desperdício.
  15. LED entre fase e terra, no way. LED + resistor + retificador = você precisa ter uma tensão de pico muito bem definida pra jogar no conjunto LED+Resistor. No aterramento você pode ter de tudo, desde nada até kV.
  16. Cara, quando o sistema é profissional, geralmente é bem decente. E bixo, transientes existem em qualquer lugar do mundo. Essa onça ai certamente já tem um filtro dentro, abra pra dar uma olhada. Cuidado com essa paranóia de ir pendurando proteção e filtro em tudo que você liga, você pode estar desperdiçando dinheiro desnecessariamente, e até gerar problemas pro seu equipamento. E se você tiver um sistema de som profissional processado digitalmente, velho, o negócio é mais robusto ainda a transientes na entrada. Preocupe-se com a saída, a interconexão das caixas, a qualidade do aterramento.
  17. Fera, o que você entende por alterar a frequência fundamental? O Butterworth é um passa-baixas, mas se você quer colocar potência ai no meio eu sugeriria a topologia de Cauer, procura na Wikipedia que tem. Mas fera, pra que isso? Implementar uma onça dessa não é nada simples, e eu nunca vi isso pra filtros de EMI, se é essa a sua intenção, penso eu que seja. E cuidado com os valores das indutâncias, você vai precisar de duas e talvez elas fiquem meio grandes, dada as correntes que vão circular ai.
  18. O que ocorre é um efeito indutivo, fios longos tem uma indutância equivalente maior. A indutância vai sentir a variação de corrente e transformar isso em uma queda ou elevação de tensão, por isso a tensão balança. Se a carga é muito pesada ela vai ser trifásica, exatamente pra não desbalancear as fases do sistema. Existe a indutância natural da linha de transmissão, que envolve o transformador do poste e etc.. Mas a indutância de uma rede mal dimensionada é muito maior acredito eu, e se essa rede mal dimensionada for a da casa dele, terá problemas grandes. Pode ser várias coisas.. Em MG, mais especificamente Juiz de Fora, a cidade toda teve problemas por causa de uma indústria só. Não é também uma questão só de consumir muita corrente, mas é da forma com que essa corrente é consumida. Pode consumir mega ampéres, se for senoidal em 60Hz em uma rede de baixa indutância (fios devidamente dimensionados, sem emendas porcas), até que tranquilo. Agora se algo gera um "picote" na corrente, ai vai ter queda violeta (lembrando que a queda no indutor é proporcional a "velocidade" de variação da corrente sobre ele). O cara vai ter que descrever o cenário dele pra podermos estimar alguma coisa.
  19. Felipe, você precisa dizer pra gente se tem alguma coisa de peso ligada na sua instalação, ou se tem alguma firma perto da sua casa. Como o Rau disse, seu problema pode ser um problema da própria fornecedora de energia (onde você mora?), mas podem ser outras coisas também. Quando alguma carga, algum equipamento puxa bastante corrente de forma muito brusca, a tensão tende a afundar mesmo, e ai você pode perceber em lâmpadas incandecentes, ou até mesmo alguns equipamentos eletrônicos podem desligar. Isso depende muito da qualidade da instalação, mas não só disso. Também pode ocorrer o problema de você ver as lâmpadas cintilando enquanto algo é usado (geralmente acontecesse isso com chuveiro ou microondas), dai chama "flicker". Esse seu problema é aleatório ou acontece sempre em alguma faixa de horário? Manda o máximo de informação que você puder.. Onde você mora, como é sua percepção do problema, quanto tempo dura, há quanto tempo acontece, que hora costuma acontecer, que dias da semana, etc.. Vou contar uma história pra você ver como isso é real: Tinha uma empresa que, logicamente, usava uns computadores. Os PCs eram meio ruinzinhos, e começaram a dar problema. Eles desligavam do nada, e os funcionários perdiam o trabalho deles. Beleza, nobreaks poderiam ajudar, mas era um problema estranho e eles queriam uma solução mais barata, queriam resolver a raiz do problema. Os PCs estavam todos na mesma fase. Chama o pessoal da elétrica, desconfiam da idade das fontes, por precaução trocam de algumas máquinas para ver se era o problema. Novamente, o problema persiste. Alguma coisa acontecia, e do nada os PCzinhos desligavam. Conversa vai conversa vem estavam os engenheiros no corredor, e viram uma máquina de coca-cola no corredor, quase na porta da sala dos PCs. Desconfiados, esperaram alguém pegar latinhas. Perceberam o que? Que os PCs desligavam quando alguém pegava latinhas na máquina! Tiraram a máquina de lá, e de fato, o problema parou. Por que isso acontece? Quando o cara tira a latinha da máquina, um motorzinho empurra a lata pra que ela caia na boca onde retira-se o produto. Quando o motor parte (provavelmente sem um soft-start ou medidas pra pico de corrente) a corrente sobe bastante e a tensão da fase cai por consequência, abaixo do nível aceitável e por um tempo maior do que a fonte do PC podia suportar. A máquina e os PCs estavam, então na mesma fase.
  20. Fato! Por isso mesmo estou perguntando, pois residências não tem esse tipo de coisa. Tenho um amigo que tem um barracão que em tese é uma firma, porém nada impediu que ele habitasse lá por um tempo. Então pensei, com base no que o cara disse: Será que ele mora em um lugar com instalação industrial?
  21. Você tem tomadas trifásicas na sua casa? Esse negócio da fase ficar mais fraca é aleatório, você tem certeza? Ou é quando alguém liga alguma coisa, microondas chuveiro.. Ou algum "vizinho" liga alguma máquina.. Veja isso ai cara.
  22. Ficou bala em meu. É esse o caminho mesmo, você pegou bem o jeito. Nas próximas que você for fazer, seja lá do que for, segue mais duas dicas: 1- Como você mesmo disse, estranha a trilha antes de colocar os componentes. Ai beleza, não muda nada, mas se tivesse algum integrado mais delicado (aquelas caixinhas pretas com várias perninhas) você correria um grande risco de queimá-los. 2- Quando a terminação da trilha for assim quadrada (o que é muito incomum, geralmente ela é arredondada) você, quando for traçar a placa, deixa as pontas arredondadas. Tendeu? Em vez de terminar quadrada, com pontas, termina tipo quenem o cabo de uma faca, arredondado. Isso evita um negócio que é conhecido como "efeito de pontas", que é o fato de as cargas elétricas se acumularem brutalmente em regiões mais pontiagudas. Isso ai pode gerar interferência. Mas relaxa, isso pra montagens futuras. Estou anexando uma imagem pra você ter uma ideia de como funciona esse efeito de pontas na prática.
  23. Então Rau, o que eu posso de adiantar é que o projeto já vem com um "jogo", permitindo que seja colocada mais indutância. Mas até onde eu sei, isso é para o caso da variação na indutância da linha de transmissão mesmo, talvez também para a adição de mais alguma coisa como você disse. Vou me informar melhor quando o semestre começar. Muito legal esse site que você achou, vou imprimir e dar uma lida. O artigo do Middlebrook está inclusive nas referências do capítulo que eu te passei. Preciso ler mais, na época não parei pra pensar nessa ideia de "adicionar mais filtros ao filtro que já existe". Se você ver, ele fala no site ai da malha de corrente. É ai que são feitas as alterações para deixar o controle mais robusto e menos sensível às variações do filtro. Vou ver com mais detalhes ai comento aqui. Mudando um pouco de assunto, trocamos de geladeira em minha casa e infelizmente o plugue ainda veio na norma antiga, mas serviu na nova tomada, mas o fio terra continua vindo amarrado embaixo perto do motor pra você liga-lo a parte. Mas o que me chamou atenção é que o fio terra dela veio enrrolado num anel de ferrite, toroidal... Pra que especificamente essa indutância é colocada no fio terra da geladeira? Provavelmente pra filtrar ruidos da geladeira pra fora e não o contrário, mas na nossa geladeira antiga não tinha isso e não dava problema... Olha cara, enrolar o fio no toróide é uma medida para EMI, fato. Já vi muito disso em cabos USB. No caso de colocar isso no terra, posso tentar filosofar aqui.. 1º v=L*di/dt 2º Lembra do seu tutorial, do homenzinho sendo eletrocutado na cerca? Usarei o exemplo dele. Se o cara tá com a mão em algo e o potencial do neutro sobe, e ele encosta a outra mão na geladeira que não está com o terra equipotenciado, ele fecha o circuito e é eltrocutado. Isso acontece com grande velocidade. Seu tutorial lá descreveu muito bem isso. Agora se no terra tem um indutor, a rampa de subida da corrente é limitada pela tensão e pela indutância. Se a indutância é alta, a rampa de subida será baixa. Isso falando em transitório certo. Ou seja, a indutância no terra faz com que a geladeira descarregue as cargas mais devagar, não permitindo um surto abrupto de corrente, se esse surto for instantâneo. Acredito eu que é uma medida de proteção para o usuário, o que impediria que vários ampéres passasem pelo carinha numa paulada só. Torno a dizer, um palpite meu. Mas interessante, também nunca tinha visto isso. Agora tocando também no assunto do Kaike Não. Mas considere: 1 - Nem toda fonte boa com PFC ativo tem varistores. É cada vez mais comum não ter. 2 - Quando se fala de filtro no Brasil, geralmente se quis falar de protetor contra surtos para proteção da fonte cara com PFC ativo. Uma proteção contra surtos é bacana, e também não vai alterar nada desde que sejam passivos. Varistores por exemplo, protetores térmicos, a gás, eles estão lá abertos e inertes. Se nada de incomum acontecer, assim permanecerão lá. Se quiserem colocar uma fileira de varistores, mandem ver, só alegria. Se a fonte não tiver varistores, pode colocar sem medo, desde que bem dimensionado né. Pra isso você não vai precisar colocar um indutor, um filtro EMI, nem capacitores X e Y. Abraço caras, a conversa está boa, o assunto está produzindo muito..
  24. Rau, uma apostila que a galera usa muito é a do professor Antenor. Eu tive aula com ele, aliás terei novamente semestre que vem. Se você tiver alguma pergunta em específico, eu posso repassar pra ele e trazer a resposta. Nesse assunto, ele é o cara. Ele e um tal de Barbi em SC. Esse assunto de filtro no filtro foi abordada com profundidade, e eu lembro bem da frase dele, algo mais ou menos assim: "Não se pode sair por ai colocando filtro à vontade (o conversor em si)". Não estamos falando de varistores, elementos de proteção como fusíveis e disjuntores, DR, capacitores X e Y, nada disso. Estou me referindo a filtros para EMI, que participam dinamicamente. O certo, que eu aprendi, é projetar um bom filtro de EMI olhando para a fonte. Faz isso, comprova o funcionamente e se ocorrerem interações danosas (excitar ressonâncias, por exemplo) faz-se ajustes. Olha também o comportamento dinâmico do PFC, faz alterações. Ai beleza, o filtro manda bem e o circuito trabalha como um relógio. Agora eu te pergunto: Como você projeta um filtro EMI genérico pra uma fonte COM PFC? Não faz. Cada fabricante, cada faixa de potência, cada projeto é um projeto. Ah, mas a própria linha de transmissão tem sua indutância equivalente. Justo. Por isso projeta-se com alguma folga, afinal essa indutância tem um valor esperado. Além disso, as normas de EMI (sejam americanas, européias) tem em suas laudas uma indutância esperada da linha, ou seja, isso não é uma incógnita total. Claro, esse assunto todo serve pra retificadores de alto fator de potência, PFC. Se não tem PFC, mande ver em um filtro EMI. Além de proteção, o filtro "alisa" as formas de corrente e eleva o fator de potência. De fato, na prática, isso causa alguma mudança nas características do formato da onda senoidal entregue à fonte que cause algum problema mensurável? Na figura lá de cima, que eu mandei, você pode ver: Aquilo lá não é um ruído esporádico, nem aleatório. Se você observar vários ciclos, você vai ver que na queda depois do topo a curva "engrossa". Isso ai é a entrada do conjunto, ou seja, você está alterando a forma de onda da tensão de entrada. A fonte não vai sentir isso no curto prazo não. Agora é o que eu disse: Sua casa não é um hospital, e aqui é o Brasil. Isso ai é EMI conduzida na rede, se tem normas em que isso não passaria, é porque alguém é atrapalhado por formas de onda assim. Se você fizer uma FFT ai, você vai ver harmônicas em outros lugares. O que pode dar de problema? Além dos problemas clássicos, como perdas por aquecimento, efeito pelicular, podemos ter coisas mais precisas.. Se você tem uma 5ª harmônica significativa, terá perda em motores. 5ª harmônica gera "torque negativo". Se você tem um circuito que usa detecção por nível de tensão em, vamos supor, 60V.. Olhe a forma de onda "riscada".. Quantas vezes cruza os 60V? Mais que duas a cada ciclo. E circuitos com detecção de cruzamento de zero? Dá uma olhada como essa forma de onda corta o zero. Com relação a níveis, encare todos eles como 1 filtro de N níveis. Esse 1 filtro de N níveis é projetado PARA uma dada fonte com PFC. Sobre o "quanto se pode adicionar" sem gerar muitos problemas, vou dar uma pensada, depois escrevo, senão vou me enrolar. Quando esse efeito acontece, o que você altera não é só o filtro, mas também o controle do PFC, na malha de corrente. O sistema fica mais robusto. Acredito que todas os PFC hoje sejam controlados assim, com mais robustez. Ai você pode colocar mais filtro sem alterar tanto. O problema fica meio que "genericamente" amenizado. Mas nem por isso vamos deitar e rolar. Mas tipo, para aplicações normais, isso é pelo em ovo. Na nossa faixa de potência então, ainda mais. Isso aqui é uma discussão quase que acadêmica. A questão é: Eu tenho uma fonte boa, PFC, tenho uma plaquinha com varistores, fusível rápido, bom aterramento. Preciso de mais um filtro EMI?
  25. Concordo com você, um estabilizador decente (com tempo de comutação na ordem de alguns poucos ms) não vai destruir nada. A regulação do PWM é constante, de fato. Quanto aos NTCs, fontes que eu vi de grande porte não usam. Não sei como são as de computador, eu só lidei com fontes de mais potência. Até onde eu sei, os NTCs são usados pra dar partida suave (soft start) diminuindo o inrush, mas existem formas de se fazer isso sem NTCs, mas sim aumentando gradativamente a largura de pulso do PWM que controla o chaveamento. Em alternativas de maior tensão, vale muito a pena. Não sei se os NTCs nas fontes de PC tem outro significado, eu já vi serem usados dessa forma. A questão que cai é: Sabendo de tudo isso, vale a pena gastar dinheiro em um estabilizador? Bem ou mal um estabilizador bom sai quase 100 reais. Eu investiria esse dinheiro em uma fonte melhor. Até o uso do filtro EMI é questionável. Se a fonte não tem alto fator de potência, PFC, beleza. Usar um filtro até eleva o fator de potência. Agora se a fonte tem PFC, ela já tem um filtro na entrada. Sem filtro na entrada do PFC o fator de potência não chega nos 0,98 até 1. Qualquer topologia usada (bem ou mal o PFC é uma fonte chaveada adicional ligada na boca da fonte em questão) usa um filtro de EMI na entrada, maior ou menor. A galera curte montar filtros e ligar, eu dou força, mas eu mesmo, aqui em casa, não uso. Eu tenho uma fonte bem decente, tem proteção, PFC ativo, to tranquilo. Aqui já recai uma questão mais acadêmica, mas caso alguém se interesse, o assunto é bom: Não se pode sair por ai pendurando filtros atrás de filtros. O Boost no MCC funcionando como PFC (sim, é isso que está dentro da maioria das fontes que tem PFC) tem seu comportamento dinâmico alterado, e outras topologias também. Se altera muito ou se altera pouco, ai já é outra conversa. Esse fenômeno ocorre mesmo, e medidas são tomadas para que o filtro não interaja com a fonte de forma danosa. Ou seja: Você já tem um filtro devidamente projetado, sua fonte funciona bem. Você vai lá e mete outra na entrada. A chance de alterar alguma coisa no funcionamento é grande. Não que isso faça sua fonte parar de funcionar, mas gera algumas deformações nas formas de onda. OK, isso é o Brasil (sem normal apertadas pra isso) e sua casa não é um hospital. É o seguinte: Torno a bater na mesma tecla.. Não destrói, seu PC não vai queimar por causa disso, nem nada será cobrado. Mas eu digo, precisa? Se a fonte é boa, precisa de mais filtragem? Quem quiser mais detalhes, ta ai o pedaço da apostila que eu usei quando cursei essas coisas. http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/pfp/Cap11.pdf A grande maioria do que é comprado aqui é porcaria. Coisa boa tem, é só querer comprar. Por isso essas discussões são importantes. Se o brasileiro criar um hábito de comprar coisas com qualidade boa, são elas que vão prevalecer no mercado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...