Não concordo com tudo isso, vamos por partes.
Na época do Snes, a sega lançou primeiro o Mega drive em:
Japão 1988-out-29 (JAP)
Estados Unidos 1989-ago-14 (EUA)
União Europeia 1990-nov-30 (EU)
Especificações Técnicas
* Processador: Motorola MC68000 de 16-bits, com clock de 7,6 MHz
* Co-Processador Z-80, com clock de 3,8 MHz
* Memória RAM principal de 512kb
* Vídeo: 512 cores disponíveis e 64 cores simultâneas
* Áudio: 10 canais de aúdio, estéreo
* Memória RAM para som: 128kb
* Dimensões (larg X alt X comp): 28,5 x 5 x 22,5 cm
* Peso: 2,7 kg
* Mídia de armazenamento: Cartuchos
Super Nintendo lançado em:
Japão 21 de novembro de 1993
América do Norte 13 de agosto de 1994
Europa 11 de abril de 1992
Austrália 3 de julho, 1992
Especificações Técnicas
* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
o Paleta de cores: 32,768
o Número máximo de cores na tela: 256
o Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
o Número máximo de sprites: 128 sprites
* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
o Canais de som: 13 canais de aúdio Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital
* Outros:
o Resposta do controle: 16ms
o Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
o Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
o Mídia de armazenamento: cartucho com até 6MBs (ou 48Mbs)
o Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M: Brasil;
Ou seja o Super Nintendo era menos "parrudo" do que o mega e mesmo assim, tinha gráficos melhores, mas não foi projetado para ser mais **** que o mega.
O N-64 veio depois do virtual boy, pulando a geração de 32 bit (quando isso ainda era usado) e trouxe seus gráficos 3-D lindos(para a epoca) e ai sim eu concordo que ela brigou por gráficos.
No cube, acho que era mais seguindo a moda do que pra brigar apenas por gráficos, porque a Nintendo já apresentava novidades novamente no controle, como o sistema de pressão dos botões superiores do Game cube.
No wii, a estrategia foi simplesmente mudada, com um console mais barato, sem a necessidade de tv´s full HD e inovando na forma de jogar (DS manda lembranças).
porque apenas brigar com os gráficos dos consoles concorrentes, sem o apoio das thirdies seria difícil. Lembro quando muitos davam a Big - N como morta ou como a sega... graças a Deus isso foi apenas mito ^^. que venha o 3DS.
Ou seja nem sempre se brigou por gráficos apenas...