Ir ao conteúdo

Queiros19

Membro Pleno
  • Posts

    544
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Queiros19 postou

  1. Ora bem, Depois de ter resolvido outras prioridades, aqui venho eu com a continuação deste esquema. Nunca usei nenhum programa de simulação de PCBs, no entanto, e como tenho os componentes a minha disposição, parti para a realização do PCB em protoboard. Então, para "afinar" isto de modo a conseguir ler tensões entre -12V a 15V, por exemplo. Quais são os passos? O que preciso de fazer para futuramente medir entre -15V a +15V ou até mesmo entre -20V a +20V? MOR, descreves-te uns passos a realizar mas sinceramente não consegui perceber, e não consegui seguir os passos, mas penso que esteja tudo a funcionar. Verifiquei o circuito e parece-me bem montado, no entanto tenho de começar com os testes e ter isto a funcionar 100%. Mais uma vez, obrigado pela ajuda Está quase concluído (: PS: Os dois potenciómetros iguais são de 10K ligados em serie para fazer o ajuste de 20K, não tinha nenhum de 20K (:
  2. Ora bem, Antes de mais, obrigado pela paciência e ajuda, está a ser muito importante. MOR, Conclui o esquema e tenho algumas duvidas: 1 - É onde eu escrevi "INPUT" que realmente é feito o input da tensão a medir? 2 - A minha tensão positiva ronda os 15.55V e a tensão negativa os 12.5V, alguma implicação com as tensões do circuito? 3 - É onde eu escrevi "ADC" que realmente é feita a saída de tensão ao ADC do microcontrolador? 4 - O quarto AMPOP é para fazer de seguidor de tensão a saída para o ADC? Não percebi qual a finalidade do 4º AMPOP. De resto, alguma coisa acrescentar? Posso começar a montar todo o circuito, para postar algumas fotos? Obrigado
  3. Isadora ferraz, MOR Obrigado pelas respostas, Sim, tal como tinha dito, os PCBs que testo, tem vários reles em cascata para fazer multiplexagem ou desmultiplexagem, no entanto, alguns pinos já tem tensões definidas, e nesses pontos eu tenho de me limitar a ler. Se no caso de uma multiplexagem tiver vários canais já definidos e regulados com -5V, +5V, -12V, +12, +15, e GND, eu nesses casos tenho de me limitar e ler e em todos os outros canais opcionais, aplico uma tensão X e tenho de confirmar, depois de seleccionar todos os transístores de modo a conseguir o canal especifico, faço e leitura e comparo com o valor padrão. Vou testar o circuito em anexo, assim que estiver pronto dou a minha opinião. Obrigado
  4. Boas, Obrigado pela resposta e pela disponibilidade... De sistemas AMPOP não tenho grande noção nem grande experiência, mas se me arranjarem um circuito eu monto e logo posto fotos e resultados... Respostas: A frequência do sinal será sempre zero, no entanto por vezes faço leitura de uma tensão positiva regulada e estabilizada e por vezes faço leitura de tensão negativa. O objectivo é eu ter um PCB da empresa que faz multiplexagem com 32 ou 64 reles e eu com a medição de tensão com uma resistência X para ter uma corrente a fluir (na ordem dos 50mA a 200mA) medir a tensão no momento para ver se tenho soldas frias (resistência elevada e baixa tensão em um circuito directo). Ou então através de multiplexagem de um IC (DG406 ou DG407) com varias tensões nas entradas, através de comandos comutar os sinais e medir as diversas tensões. Basicamente preciso de fazer um voltímetro estabilizado para ir medir a tensão que ponho lá nas saídas dos PCBs. Futuramente e se o voltímetro medir tensão diferencial, com um resistor shunt faço também medição de corrente, mas isso fica mais para a frente. Obrigado pela ajuda Aguardo respostas
  5. posso usar um IC LM358 para esse fim? Se sim, vou fazer o esquemático no eagle e já vos mostro...
  6. Obrigado pela resposta. O Arduino em causa é o Mega2560. Acho que consigo tentar com um IC desses, mas não preciso que seja tensão diferencial. A tensão a medir é sempre com referencial a GND mas por vezes é negativa e por vezes é positiva. Mas se tiver a possibilidade de ser diferencial. OK. Vou tentar por ai, mas como faço para medir desde -15 até +15 da maneira mais precisa possível sem divisor resistivo?
  7. Boas pessoal, Tenho andado com um problema no trabalho, em que estou a fazer uma pequeno pré teste com um Arduino a uns PCBs testados na empresa. O problema é precisamente na leitura de tensão, que com um divisor resistivo se torna muito instável e pouco fiável. Tenho dois divisores em simultâneo, de modo a que consiga medir desde os -15V até perto dos +20V em que no fim fico de 0V a +5V para fazer entrada no ADC do Arduino. O problema é que a medição dificilmente bate certo com a medida de um multímetro no momento da medição. Procurei um chip ADC para comunicar com o Arduino via I2C ou SPI ou qualquer coisa, mas os valores são enormes, caríssimos e muitos não fazem o que preciso. Como consigo fazer uma medição com alguma precisão e exactidão de -15V a +15V?! Alguém conhece um bom esquemático que me possa ajudar? Obrigado.
  8. Vi sim seu link, vi ontem e fui a correr comprar um PCF8570, paguei 5€ por um CI. De 6 pernos Vou testar o reset das variáveis porque creio que seja isso. É com o PCF8570 que estou a ter esse problema! apresento aqui a definição das variaveis boolean valuea; boolean valueb; boolean valuec; boolean valued; boolean valuee; tem aqui a inicialização da comunicação I2C void setup() { Wire.begin(); Serial.begin(57600); as rototinas que estou a usar void [COLOR="Red"]memw[/COLOR](int i2c_addr, word address, byte data) //Write to i2c SRAM { Wire.beginTransmission(i2c_addr); Wire.write((byte)lowByte(address)); Wire.write((byte)highByte(address)); Wire.write(data); Wire.endTransmission(); } byte [COLOR="Lime"]memr[/COLOR](int i2c_addr, word address) //Read from i2c SRAM { Wire.beginTransmission(i2c_addr); Wire.write((byte)lowByte(address)); Wire.write((byte)highByte(address)); Wire.endTransmission(); Wire.requestFrom(i2c_addr,1); if(Wire.available()) { return Wire.read(); } return B00000000; } e aqui a maneira como as acesso void ramwrite() { [COLOR="Red"] memw[/COLOR](addr_ram,20, valuea); [COLOR="red"]memw[/COLOR](addr_ram,21, valueb); [COLOR="red"]memw[/COLOR](addr_ram,22, valuec); [COLOR="red"]memw[/COLOR](addr_ram,23, valued); [COLOR="red"]memw[/COLOR](addr_ram,24, valuee); } void ramread() { valuea = [COLOR="Lime"]memr[/COLOR](addr_ram,20); valueb = [COLOR="lime"]memr[/COLOR](addr_ram,21); valuec = [COLOR="lime"]memr[/COLOR](addr_ram,22); valued = [COLOR="lime"]memr[/COLOR](addr_ram,23); valuee = [COLOR="lime"]memr[/COLOR](addr_ram,24); if(valuea == 1){digitalWrite(candd,HIGH);} if(valuea == 0){digitalWrite(candd,LOW);} if(valuea == 1){digitalWrite(cande,HIGH);} if(valuea == 0){digitalWrite(cande,LOW);} if(valuea == 1){digitalWrite(tv,HIGH);} if(valuea == 0){digitalWrite(tv,LOW);} if(valuea == 1){digitalWrite(rad,HIGH);} if(valuea == 0){digitalWrite(rad,LOW);} if(valuea == 1){digitalWrite(tom,HIGH);} if(valuea == 0){digitalWrite(tom,LOW);} } e estou a seguir o link que o aphawk me indicou este aqui: http://arduino-related.livejournal.com/1414.html
  9. Bom dia ricardospimentel, ja não estou casa e ja não tenho o código a minha beira, mas a cena de estar a resetar as variáveis dentro do iniciador parece-me uma solução valida, secalhar distraído estou a fazer isso, tenho de ir ver isso! Ontem acabei por me esquecer de ir ver o datasheet mas hoje vejo e logo te digo alguma coisa se tiver alguma duvida! Sff = se faz favor xD Bom dia vtrx, uso uma board Arduino Uno e programo com a IDE da Arduino!
  10. Boa noite ricardospimentel, não percebi o que seu post, peço-lhe que repita sff Obrigado
  11. Tenho uma 24C04WP e uma 24LC32A, alguém me arranja uma rotina para uma delas?
  12. boa noite, comprei o PCF8570 aqui numa loja, e fiz a experiencia, implementei no meu sistema de automação, mas apanhei um problema, esta a funcionar a aceder tudo maravilha, mas quando faço reset ao Arduino (mesmo sem retirar alimentação do PCF8570) as variaveis vão todas a zero, exprimentei até a alimentaçaõ individual, só para o PCF e continua a dar reset, alguem me pode ajudar?
  13. Apenas a usar a EEPROM do atmega328 para guardar os valores da saídas do meu sistema de automação residencial em caso de falha de energia, manter as saídas no mesmo valor, mas vou ter de arranjar uma maneira de aceder a EEpROm o menor número de vezes possível, como por exemplo, esperar e testar as alterações e caso exista uma alteração ai sim, grava na eeprom caso contraio, nem lá vai mexer! Mas e no caso de ser uma eeprom externa? Alguém tem alguma rotina que consiga mexer numa eeprom externa via I2C?
  14. Boa tarde fórum Clube do Hardware! Tenho um Arduino Uno em casa a funcionar com Automação residencial e tenho o ATMEGA328 a fazer um acesso a EEPROM de 2 em 2 seg durante pelo menos 20h, o que da um total de 32mil acessos acho eu, será que gasta de forma significativamente a EEPROM? Ja ouvi falar em 100.000 acessos, é verdade?
  15. os sentidos das correntes, são arbitrados, ou seja, é você que os poe a sorte, a unica diferença é que se der um valor negativo da intensidade, significa que a corrente flui no sentido inverso ao que foi escolhido é so mudar. as formulas são Somatorio das forças electromotrizes = somatorio das quedas de tensão ∑E=∑R.I (eu uso o '.' para a multiplicação)
  16. hey amigo, eu estou aprendendo codigo assembly, e estou precisamente aprender LCD, e notei ai uma coisa no seu codigo CONFIG: CLR E CLR RS MOV A,#38H ACALL INST ACALL INST MOV A,#06H ACALL INST MOV A,#0é ACALL INST MOV A,#01H ACALL INST RET repare na linha a vermelho, com especial atenção na parte verde e mais uma coisa, qual a diferença de uma rotina "lcall" ou "acall"??
  17. amigo, isso é simples, imagine que o terra esta mesmo ligado ao neutro. a resistencia entre o fio terra e o neutro é zero (aproximadamente) ora bem, segundo OHM, R=U/I e U=I*R ate aqui tudo certo, então se a resistencia entre esses dois fios é zero U=I*0 =0 volt (obrigatoriamente se um deles é zero) quer dizer que a queda de tensão entre o neutro e a terra é zero exprimente com um multimetro ligar entre a terra e neutro, normalmente existem 2,3,5,10V de diferença (devido a uns condensadores e tal, nada de mais) se isso se confirmar (essa diferença de tensão) é um indicio que esta tudo bem e bem ligado mas ainda melhor, é procurar a fase e ligar no terra, se fizer PUUUUMMM, é porque esta ligado neutro com terra, se fizer pum, é porque fez um ligeiro curto circuito e o diferencial disparou por corrente de fuga
  18. qual é a versão mais recente do PCSX2? Pelo sim e pelo não vou actualizar a versão da BIOS
  19. PCSX2 0.9.5 SVN 390 X3 BIOS v01.60(07/02/2002) a BIOS é um bocado antiga mas sera esse o problema? o jogo inicia e da, so que trava muito. e tentei primeiro com o GOW2 e o Padrinho, tanto um como o outro travam. Obrigada
  20. o PC é este Notebook Asus X53S Placa Gráfica: NVIDIA GeForce 9300M G Processador: Intel Core2 Duo T8100 2.10Ghz Memorias: 2GB RAM 360GB disco SO Windoes 7 Ultimate 32 bits SP1 mas esse emulador esta correndo muito lento e trava muitas vezes nao conseguindo jogar em condiçoes, tudo o que é jogos PC ele funciona numa boa mas o emulador nem por isso.. alguem me poderá ajudar?
  21. um rele de 5V funciona com 3V numa boa. e uma de 12V também funciona com 8V..
  22. os 5V vem do USB? afinal o que faz o PIC?
  23. não, é mesmo impossível, não sei a que placa-mãe se esta a referir mas uma placa mãe de hoje em dia tem as pistas desenhadas em cima e em baixo, e mesmo no meio da placa mãe tem pistas, acho que nao estou a ser muito explicito. é assim imagina uma folha de papel com pistas desenhadas em cima e em baixo, de um lado e do outro da folha, agora imagina mais duas, mais quatro ou mais oito folhas assim todas desenhadas de um lado e do outro mas todas coladas umas as outros com aquelas pistas todas pensadas e ligadas entre si inteligentemente para fazer um computador pensar.. Queiros

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...