Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bahamut

Membro Pleno
  • Posts

    22
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Bahamut

  1. Disponha colega.

     

    Repense o uso do no-break. Leia: No-Break realmente é a salvação?

     

    Quanto aos estabilizadores, faz muito bem em não utilizar um (ao menos não diretamente). Entenda sobre os malefícios dos estabilizadores em: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

    Antes de comprar um no-break eu tinha pesquisado sobre a eficiência deles, bem como de estabilizadores e alguns testes de réguas de energia disponíveis no mercado. Se me lembro bem, na época li muita coisa aqui mesmo no fórum do Clube do Hardware.

     

    No bairro onde moro a energia pisca/acaba com certa frequência, principalmente quando chove, então uso um no-break só para dar tempo para desligar o PC do jeito certo. Mas sabendo que no-break não serve para muito mais do que manter a energia, uso um protetor da Clamper entre o no-break e o PC para realmente proteger o hardware.

  2. 1-) O modo Quiet, limita a rotação do fan da VGA a se não me engano 40% (contra 47% no modo Uber). Com isso, a temperatura vai subir mais rápido e os clocks baixam antes, ocasionando menor rendimento.

     

    2-) As VGAs modernas, quando em idle, baixam os clocks da GPU e memória e também baixam a versão do PCI-E, além de baixar a tensão de alimentação. Fazem isso para economizar energia e gerar menos calor. No GPU-Z, clique no sinal de "?" ao lado da versão do PCI-E e inicio o render test. Veja se as coisas ficam diferentes. ;)

     

    Quanto ao desempenho, qual a fonte de alimentação do seu PC?

     

    Utiliza estabilizador e/ou no-break?

     

    Os drivers da placa-mãe estão corretamente instalados e atualizados?

     

    Teste outra versão do Catalyst.

     

    Qual o seu processador? Pode estar tendo problemas com o famigerado gargalo.

    Valeu pela resposta...

     

    Bom, quanto aos modos quiet e uber, tu já tinha lido sobre isso...achei muito interessante embora pelas análises q li em diversos fóruns, a diferença de performance não é algo q possamos notar na prática, então não tem problema. O q estranhei, é q os clocks da gpu e da memória deveriam aumentar um pouco (pouca coisa mesmo) e pelo GPU-Z, não vi mudança alguma. Mas como escrevi antes, não é algo q me faça diferença até porque quando estiver muito quente, vou aumentar os rpm manualmente pelo catalyst assim como já fazia com a 6950 q tinha antes.

     

    Obrigado pela dica no GPU-Z...não tinha reparado nesse detalhe e tb não sabia q a economia de energia diminuía o próprio uso do PCI-e...fiz o render test e realmente muda.

     

    O q tenho no meu Pc é isso:

    Gabinete: NZXT Tempest Evo
    MB: Asus M5A99X Evo
    Proc: AMD FX 6100
    RAM: Corsair Vengeance 8GB (2x4)
    GPU: Radeon Sapphire R9 290X Tri-x
    Fonte: C3 Tech 750R
    HD: SeaGate 500GB Sata 2
    No-break TS Shara II
    Protector Pro Clamper - (ligado no no-break). Pode parecer exagero, mas aqui na região onde moro a rede elétrica oscila muito e na época pesquisei bastante p saber q o estabilizador dos no-breaks não são lá muito confiáveis (o no-break serve só p segurar o pc por alguns minutos quando acaba ou pisca a luz).
     
    Quanto aos drivers, está tudo tranquilo, embora eu tenha desinstalado/instalado o catalyst por via das dúvidas (como dica p alguém q quiser, usei o Display Driver Uninstaller da Guru3D no modo de segurança p limpar o q sobra da desinstalação ). Funciona muito bem. 
     
    Bom, no final das contas, depois de testar com alguns outros games pesados a conclusão é q a 290x funciona muito bem.
     
    O q me espantou foi no World of Tanks (WoT) onde o FPS ficou praticamente a mesma coisa q quando usava a 6950 (e bem menos quando coloquei tudo em maximum). Depois de gastar um bom tempo pesquisando isso, descobri q o problema é do WoT...pisaram na bola numa das atualizações e até agora não resolveram (por algum motivo "perderam" o suporte a CPUs multi-core. Mas até ter essa info, fiquei meio chocado e achei q algo não tava certo por aqui.
     
    De qualquer forma, suas dicas me levaram a pesquisar e aprender mais sobre GPUs e PCI-Es, e outros Es huauhauha
    Obrigado de novo :D
  3. E ae galera, tudo beleza?

    Estou com uma dúvida e problema com minha 290X e queria ver se alguém tem alguma sugestão.

     

     

    1º - usando o GPU-Z, fiz algumas tentativas p ver a diferença entre o quiet e o uber mode, mas não muda nada. Pelo GPU-Z, fica tudo igual (clocks, etc). O q pode ser isso?

    Não q faça diferença já q na prática mudaria mais o barulho das ventoinhas e não na performance, mas mesmo assim fiquei cismado com isso.

    Alguns benchmarks q comprovam isso: http://us.hardware.info/reviews/4901/11/amd-radeon-r9-290x-review-amds-new-high-end-hawaii-gpu-3dmark-vantage

     

     

    2º Não sei se está relacionado ao sintoma descrito acima, mas de acordo com o GPU-Z, o video está trabalhando no PCI-E a x1 e não x16 como o esperado. Alguém tem alguma ideia de como acerto isso? Tudo funciona aparentemente normal (video ok, sem falhas, sem apagões, sem tela azul ou qualquer coisa parecida), mas a performance dela está praticamente a mesma coisa q com uma 6950 q usava antes.

     

    Cheguei a procurar na bios (tenho uma Asus M5a99X-Evo) mas não encontrei nada q explicaria isso. Chequei tb se o power saving da bios estava ativado, mas não é o caso.

     

    Sei q estou fugindo um pouco do tópico, mas como notei isso com a 290x, acho q pode estar relacionado.

    De qualquer forma, agradeço pela atenção :D

     

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!